Rã - dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

domingo nov 11, 2007 2:32 pm

Olá, adquiri hoje uma rã e gostava de ouvir conselhos de quem já saiba mais sobre o assunto! Pois as informações que me deram na loja foram mt poucas e na net tou a ter alguma dificuldade em encontrar, pois nem sei a espécie dela! Desde já mt obrigada! :)

P.s. As minhas principais duvidas são:
- se a rã deve tar sempre dentro de água ou ter hipotese de escolha, já que é um anfibio;
- como distinguir um macho de uma fêmea;
- se são animais que preferem tar sozinhos ou com outros da mesma espécie/ espécies diferentes;
- se é necessário tapar o sitio onde tá pra não fugir;
- se costumam crescer ou se no estado adulto são sempre tão pequeninas;
- o tempo médio de vida.
Sei k devia ter-me esclarecido primeiro e só depois comprado a rã, mas infelizmente não o fiz! :oops:
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo nov 11, 2007 5:57 pm

Para alguém poder dar respostas é necessário saber que rã é :wink:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 6:02 pm

Pois, tenho estado a pesquisar mas não sei k especie é! :oops:
É verde com pintinhas pretas e deve ter 2 cm!
Tem fotos no petsite, mas não dá pra ver mt bem!
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=16291
Obrigada!
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

domingo nov 11, 2007 8:27 pm

Se é anfibio precisa de um sitio para navegar (àgua) e outro para se deslocar firmemente (terra) :P
As rãs só vivem unicamente na água no estado de girinos :wink:

Cumprimentos 8)
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 8:50 pm

Obrigada :D
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

domingo nov 11, 2007 9:14 pm

.erro.
Última edição por Sapos em domingo nov 11, 2007 9:17 pm, editado 1 vez no total.
Sapos
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 9:16 pm

olá! bem tens razão em que te devias ter informado de tudo primeiro...mas calma..nao desesperes pk tambem aconteceu comigo...essas "rãs" (porque na verdade são sapos, da familia dos anuros) são provavelmente umas bombina orientalis.
Eu tenho 4...
E tentando responder as tuas perguntas:

"- se a rã deve tar sempre dentro de água ou ter hipotese de escolha, já que é um anfibio;"
R: ter ipotese de escolha como dizes..é um anfibio (amphi-dupla bio-vida,dupla vida); logo conem teres um aquoterrário que tenha água e zona seca;

"- como distinguir um macho de uma fêmea;"
R: bem sinceramente isso não te sei explicar..espero que outros foristas possam responder..já me ensinaram..mas não foi muito certo;

"- se são animais que preferem tar sozinhos ou com outros da mesma espécie/ espécies diferentes;"
R: São uma espécie que prefere estar junta com outras, tive uma sosinha e ela pareceu me tao deprimida, que lhe comprei umas "irmãs"! aconselho te vivamente a arranjares companhia. Quanto a animais de especies diferentes...nunca aconselho..as bombinas segregam umas toxinas, pelas glandulas parótidas na zona de tras da cabeça, inofensivas para o homem(mas convém lavar as mãos depois, caso precises de lhe mexer), mas prejudiciais a outros animais...não convém.

"- se é necessário tapar o sitio onde tá pra não fugir;"
R: Sim...convém tapar..porque elas saltam...e muito!!!

"- se costumam crescer ou se no estado adulto são sempre tão pequeninas; "
R: bem eu tenho uma com 4 cm..outra com 6, outras com 5...acho que podem chegar aos 7..não mais que isso...

"- o tempo médio de vida."
R: chegam a viver 12 anos em cativeiro...

Alguma informaçao que o resto dos foristas ache errada por favor corrijam me...
Agora ponho umas fotos do meu aquoterrário para podees ter uma ideia do que podes fazer...=) eu usei um aqua para peixes...e adaptei colando divisorias de vidro com silicone para aquarios..ficou relativamente barato..e bastante pratico:

Imagem

Imagem

Imagem

Agora umas das minhas traquininhas=), ve la se são destas:

Imagem

Imagem

beijinhos e boa sorte com o sapito...ve se lhe arranjas companhia..eles sao tao engraçados em grupo!!!
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo nov 11, 2007 9:20 pm

As fotos estao estupidamente más... D+a mal para ver que é uma rã, quanto mais a sua especie..

Entrando um bocado por deduçao e, dado que a maioria das lojas, no que diz respeito a ras, vendem apenas as Bombinas e as De Unhas, e como dizes que é verde quase de certeza que se trata de uma bombina orientalis.

é parecido com isto?:

Imagem

SE for uma bombina, sim, tens obrigatoriamente que ter uma plataforma fica seca para ela se deslocar para fora de agua as vezes que quiser!

Podem estar juntos com as da mesma especie mas n com especies diferentes.

Claro que é perciso tapar, nao??? Mas de forma que circule o ar.

Nao devem crescer muito mais que isso nao... Ficam assim relativamente pekeninas.. Com cerca de 3/4cm em adultos..

Agora, que é isso onde ela esta??? Parece um frasco de mokambo!! MEU DEUS!

Esse animal vai morrer de nao lhe colocares á disposiçao uma plataforma seca e um minimo de espaço aceitavel!
Tenta construir algo semelhante a isto:
Imagem
P_R
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 9:22 pm

Ainda nao tinha visto a mensagem do sapos! ;)

Ve la se tratas de colocar o animal em condiçoes!";)
Sapos
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 9:29 pm

Exatamente...esse bichinho precisa urgentemente de zona seca e um aqua para estar..:S assim vai morrer...se precisares de quem fique com ela durante uns tempos enquanto fazes o aqua...eu posso ajudar te..e depois dou te obviamente..ela assim está infeliz:S
Sapos
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 9:34 pm

DA sapos lol..eu sei que o nome engana..mas demos informaçoes similares...ao mesmo tempo..boasorte para o amphibio!
CatiaCarniv
Membro
Registado: sábado ago 12, 2006 1:54 pm

domingo nov 11, 2007 9:40 pm

Sapos :o Adorei os teus bichinhos, parabéns!!! :D São lindos!
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda nov 12, 2007 6:31 am

LwFlashPt Escreveu:Se é anfibio precisa de um sitio para navegar (àgua) e outro para se deslocar firmemente (terra) :P
As rãs só vivem unicamente na água no estado de girinos :wink:

Cumprimentos 8)
errado.
a Xaenopus laevis é totalmente aquatica e não precisa de parte seca.
Eu continuo sem dizer nada, pois ainda não sei que rã é...

Ok, já vi no petsite.
é uma Xenopus laevis (eu tenho 2).
As Xenopus, são rãs totlmente aquáticas que preferem temperaturas frias a quentes. é um engano po-las dentro de aquarios tropicais. Alimentam-se de larvas de mosquito vermelho, mas aceitam facilmente outros alimentos tais como tenebrio, larvas da cera, daqueles carneiros que de vez em quando aparecem em casa, etc.
Deverás proporcionar algumas plantas (elodea, musgo de Java, etc).
Preferem estar acompanhadas e quanto ao dimorfismo sexual não te sei dizer ao certo, mas posso ir investigar.

Boa sorte com a bichinha...

Aos restantes meninos... As lojas não têm só bombinas. Deviam ter ido visitar o petsite. Boa?
P_R
Membro Veterano

segunda nov 12, 2007 9:20 am

jpmf Escreveu:[errado.
a Xaenopus laevis
Tens a certeza Zé? No petsite nao consigo identificar nem uma nem outra, mas ela disse k era verde com pintas pretas!!! :o
Quer dizer, as xenopus sao tipo castanhas, ou se calhar sao meias verdes e eu é que chamo áquilo castanho...
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano

segunda nov 12, 2007 2:02 pm

obrigada pela ajuda! :)
Responder

Voltar para “Exóticos”