sábado nov 24, 2007 8:25 pm
Não há muito para comentar, sei que cuidas bem dos teus hamsters...
...apenas alguns reparos:
- Na 1ª foto dos Campbells, o RE Argente da esquerda tem uma mancha branca? Se sim, espero que não seja por descender de uma linhagem de animais com silvering... aliás, sou da opinião que deverias evitar continuar com a linhagem de silvering, e se por acaso tens hamsters para vender dessa linhagem, deveriam ir para quem não quisesse fazer criação, para evitar que esse defeito genético se propague...
- em relação ao esfregar as mãos na comida para mexer nas crias... enfim, é discutível... aliás, acho mesmo contraproducente, a menos que gostes de apanhar dentadas de hamsters: o cheiro a comida nas mãos serve apenas para os hamsters associarem o contacto humano com a comida, ou para confundirem um dedo com algo comestível...
- quanto à questão de não quereres dar hamsters, lamento, mas não concordo: não é pelo facto do futuro dono pagar pelo hamster que recebe que vai fazer dele um melhor dono: eu próprio já ofereci hamsters, ou então troquei hamsters da minha criação por hamsters de outras criações, para evitar consanguinidades e cruzamentos entre irmãos (o que, por exemplo, sei ser o caso das tuas crias roborovski, ou estou enganado?); pelo contrário, pode é dar a impressão que o criador apenas vê os hamsters como uma fonte de receita...
Especificamente quanto às dúvidas apresentadas sobre os dois machos, sim, efectivamente seria melhor saber as espécie deles, antes de emitir uma opinião... é realmente desaconselhado ter dois machos juntos com uma fêmea, pois poderão acabar por lutar pelo direito de acasalamento com a fêmea...
Agora, quanto a tê-los juntos, é perfeitamente possível, caso sejam anões; se forem sírios, também pode ser possível: eu próprio tenho neste momento 3 machos juntos, de ninhadas diferentes, idades diferentes e dão-se todos muito bem, assim como também tenho duas fêmeas juntas de ninhadas e idades diferentes, e também sem qualquer problema...
Lá está, tudo depende da nossa experiência como criadores (e também eu sou criador no verdadeiro sentido da palavra desde há vários anos, tendo neste momento perto de uma centena de hamsters em casa - Síríos, Winter-White, Campbells, Roborovski e Chineses...
Só que, provavelmente ao contrário de outros criadores, não acredito em verdades absolutas sobre os hamsters, nem em informações que mais parecem vindas de um livro de anedotas... acredito, sim, na experiência...