ruidos de chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

terça jan 01, 2008 1:18 am

boas pessoal
Eu tenho uma chinchila macho com cerca de 5 meses e neste natal ofereceram-me uma fêmea(com cerca de 2 meses). Acontece que desde á uns dias que o macho tem feito uns ruídos estranhos (também tenta ir para cima da fêmea). Alguém me pode dizer se isto e normal e porque é que o macho faz estes ruídos??
PiriquitoSky
Membro Júnior
Registado: domingo mar 18, 2007 11:00 am

terça jan 01, 2008 9:48 am

Se calhar esta a tentar acasalar,nunca tive chinchilas mas acho que pode ser isso
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jan 01, 2008 1:24 pm

ja pensei nisso mas como a femea ainda só tem 2 meses. Tambem noto o macho anda mais nervoso e assustadiço :(
rosa_tony
Membro Júnior
Registado: segunda nov 14, 2005 5:17 pm

terça jan 01, 2008 9:42 pm

Olá,
muitos parabéns pela tua aquisição.

Para já podes-te considerar com sorte, por teres conseguido juntar as duas chinchilas assim facilmente.

Quanto aos ruidos é normal que o macho emita alguns sons, em geral quando tenta acasalar e a femea o rejeita ele faz um som como se tivesse zangado. O som é como se fosse um latido de um cachorro( acho que é mais parecido que te consigo dar o exemplo). Podes também observar outra coisa engraçada que é o macho dar á cauda como se fosse um cão quando está a tentar"engatar" a femea. Não te preocupes que isso é tudo normal.

Cumprimentos

Cristina
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jan 01, 2008 10:29 pm

Obrigado pela resposta Cristina. Já agora, quais são as condições necessarias para as chinchilas acasalarem?
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jan 01, 2008 10:36 pm

Não ha problema qualquer problema devido as diferenças de idades?
comprimentos
TiagoGrilo
rosa_tony
Membro Júnior
Registado: segunda nov 14, 2005 5:17 pm

terça jan 01, 2008 10:51 pm

Estarem bem de saude será o unico requisito para acasalarem.

No meu caso o meu macho já tinha mais de um ano quando a femea chegou com 4 meses. Mas só quando ela já tinha um ano é que teve a primeira ninhada.

Se eles se dão bem, dá tempor ao tempo e tudo seguirá o seu ritmo normal.

Terem uma boa saude é sempre o mais importante.

FELIZ ANO NOVO
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jan 01, 2008 11:27 pm

Obrigado pela resposta rosa_tony, assim fico mais descançado :wink:
BOM ANNO NOVO PESSOAL! :D
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

quarta jan 02, 2008 1:30 pm

Eu aconselhava a separar macho e fêmea por enquanto. Como eu não me dedico à reprodução de chinchilas, não sei dar valores exactos, mas não convém que a fêmea fique grávida assim que ela se torne fértil. E contrariamente ao que o membro rosa_tony disse, há idades e pesos mínimos para acasalamento, quer para o macho, quer como para a fêmea. Aconselhava-o a informar-se muito bem disso, assim como a arranjar uma outra gaiola para separar macho e fêmea após o parto, e informar-se de como tratar dos bebés caso algo aconteça à progenitora e esta não possa amamentar. Eu posso-lhe recomendar dois fóruns excelentes sobre chinchilas no geral, e que têm informações óptimas o tema, mas são em inglês. Se estiver interessado, diga-me, que eu envio PM.
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

quarta jan 02, 2008 1:51 pm

em relaçao a progenitora nao poder amamentar as crias:

isso aconteceu comigo em novembro....falei com veterinarios e com um criador de lisboa e o que me disseram foi que era muito dificil conseguir amamentar uma chinchila pois ca em portugal nao existe leite especifico para chinchilas o que me aconselharam fo leite de gato em po diluido.....mas pode ser que entretanto ja tivesse chegado ao nosso pais esse leite ou outros produtos que nos possam ajudar......

em relaçao ao macho existem problemas em acasalar cedo mas nao sao tao graves como aqueles que podem aparecer nas femeas....

conseguiu junta-los tao facilmente por serem tao novinhos e com idades tao proximas pois se fossem mais velhos ou se a diferença de idades fosse muito grande nao teria tanta sorte.............

convem ter espaço, pois para ja sao so dois mas quando nascerem as crias podem ser 4 (mae e 3 crias) logo vai precisar de espaço......

tambem convem separar o macho pois a femea mal tem a ninhada entra logo em cio e pode engravidar logo de seguida o que a vai deixar muito cansada e podera mesmo leva-la a morte caso tenha varias ninhadas seguidas......

outro pormenor e o tamanho da femea, caso esta seja pequena e o macho grande as crias podem ser grandes de mais para a mae e causar-lhe problemas durante o parto(morte), falo por experiencia propria pois tenho uma chinchila que e para venda mas que um dia, ela e mais alguns, fugiram das gaiolas....passados quase 4meses la estava o animal a ter os filhotes, 2.....normalmente em 30minutos uma chinchila consegue ter a ninhada, aquela demorou quase 2horas e esteve muito mal apos o parto......uma das crias nasceu com problemas, mais pequena do que a outra e parou de crescer com nem sequer 1mes....aos 2meses acabou por morrer com problemas cardiacos e respiratorios......

a mae safou-se, mas como ja disse, esteve muito mal.....pensei que ela nao sobrevivia......
TiagoGrilo
Membro Veterano

quarta jan 02, 2008 2:38 pm

Obrigado pelas respostas, a fêmea mesmo sendo mais nova que o macho é um pouco maior e mais gorda que ele :wink: . Sendo assim agradecia que me dissessem se deveria mesmo separar o macho da fêmea, pois eu tenho duas gaiolas, a normal,onde está o casal (esta tem 3 andares e é bastante grande) e tenho a gaiola onde normalmente levo o macho/fêmea ao vet , acontece que a 2ºgaiola não e muito grande :?
comprimentos
TiagoGrilo
TiagoGrilo
Membro Veterano

quarta jan 02, 2008 2:44 pm

também gostaria de saber por quanto tempo é que separo o macho da fêmea
quando esta tem a ninhada.
comps
TiagoGrilo
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

sexta jan 04, 2008 12:22 pm

na minha opiniao devia separar pois la por ela ser maior do que o macho nap significa que esteja em condiçoes para ter uma ninhada.....nao se esqueça que ela e muito nova.....

quando tiver a ninhada pode separa-los o tempo que quiser....na minha opiniao so os devera juntar apos tirar as crias pois o pai com os ciumes pode ataca-los....falo por experiencia propria o que nao significa que seja uma regra........
Responder

Voltar para “Exóticos”