Ratazanas domésticas [Ninó já cá estão fotos novas :D]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

domingo jan 06, 2008 9:32 pm

Ol�

Desde h� algum tempo que me tenho vindo a interessar por estes animais dos quais muita gente ainda fala com nojo. Ontem tive a oportunidade de pegar numa ratazana muito novinha, que era a coisa mais linda, e ainda fiquei mais encantada.

De momento n�o posso ter mais animais em casa al�m de que uma ratazana ia ser complicado (as m�es e o p�nico dos ratos)!

Abri este t�pico porque achei que seria interessante todos os foristas que possuem estes animal nos falarem um pouco sobre eles. Eu sei que o google � um �ptimo motor de busca mas nada como ouvir a experi�ncia pessoal de cada um. :D

1. Porqu� uma ratazana?
2. � f�cil de educar? Costumam morder?
3. N�o deitam muito cheiro?
4. Qual o espa�o minimo necess�rio?
Última edição por xikilana em domingo mai 30, 2010 10:10 pm, editado 9 vezes no total.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo jan 06, 2008 9:37 pm

xikilana Escreveu:Olá

Desde há algum tempo que me tenho vindo a interessar por estes animais dos quais muita gente ainda fala com nojo. Ontem tive a oportunidade de pegar numa ratazana muito novinha, que era a coisa mais linda, e ainda fiquei mais encantada.

De momento não posso ter mais animais em casa além de que uma ratazana ia ser complicado (as mães e o pânico dos ratos)!

Abri este tópico porque achei que seria interessante todos os foristas que possuem estes animal nos falarem um pouco sobre eles. Eu sei que o google é um óptimo motor de busca mas nada como ouvir a experiência pessoal de cada um. :D

1. Porquê uma ratazana?
2. É fácil de educar? Costumam morder?
3. Não deitam muito cheiro?
4. Qual o espaço minimo necessário?
Posso-te responder a duas ou três perguntas...

Fáceis de educar? Depende realmente do temperamento do animal e da paciência que tenhas com ele. Conheço quem tenha as ratas treinadas a fazer agility....
Costumam morder? Nos ultimos manuseei desde adultos a juvenis, sem nunca ter levado uma única dentada.
Quanto ao cheiro, há outros roedores a cheirarem bem pior. Creio que com algum cuidado na higiene o cheiro não será muito mau.

Porquê uma ratazana?
São animais extremamente inteligentes, ágies. Conhecem sem dúvida o dono (não como os cães e os gatos). São sobreviventes por natureza e altamente adaptáveis. São limpinhos e são muito giros...

MKas de certeza que virá alguém com muito mais experiência em ratazanas que eu e te responderá mais e melhor do que eu :oops: :oops:
xikilana
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 9:40 pm

A ideia é cada um participar com o que sabe por isso agradeço-te a resposta :D

Pois, eu já tinha mexido numa, mas só ontem numa loja tive uma no colinho. Ficou no colo a lavar-se e a lamber-me os dedos. Se pudesse tinha vindo comigo mas como é óbvio as coisas não se podem fazer assim, por impulso. E agora cá em casa é complicado, mas fiquei com curiosidade para saber mais sobre estes animais.

:wink:
Mushroom
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2007 5:04 pm

domingo jan 06, 2008 10:05 pm

Desde há algum tempo que me tenho vindo a interessar por estes animais dos quais muita gente ainda fala com nojo. Ontem tive a oportunidade de pegar numa ratazana muito novinha, que era a coisa mais linda, e ainda fiquei mais encantada.

De momento não posso ter mais animais em casa além de que uma ratazana ia ser complicado (as mães e o pânico dos ratos)!

Abri este tópico porque achei que seria interessante todos os foristas que possuem estes animal nos falarem um pouco sobre eles. Eu sei que o google é um óptimo motor de busca mas nada como ouvir a experiência pessoal de cada um. :D

1. Porquê uma ratazana?

1- Muito ágeis, as ratazanas podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito das escamas da cauda. Além de nadarem bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar. Muitos dos quais se encontram abrigados em árvores, e podem se diferenciar de outros por preferirem alimentação a base de frutas. (copy wikipedia, pq não me apetecia reduzir isto por outras palavras)

2-claro que é fácil de educar, se fores com paciência e nas calmas chegas lá, se cheirares a comida (cenoura ou otros alimentos que deves ter comido) elas mordem, por isso o melhor é lavares bem as mãos.

3- Claro que deitam cheiro, todo o tipo de animais deita, até nós, se não nos lavarmos: se limpares de máximo 1 semana em 1 semana
agora se não limpares e não deres atenção à pobre coitada deverá cheirar a um cheiro intenço de ''mijum''

4- Elas percisam de muito espaço, devem correr e fazer exercício devido que no meio selvagem fazerem uns grandes ''passeios''..
xikilana
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 10:08 pm

Tinha a ideia que as ratazanas tinham um cheiro mais intenso do que os hamsters mas já vi que não é bem assim...

Em relação às mordidelas, os meus hamsters também dão umas trincadinhas, principalmente se as mãos cheiram a comida, mas não aleija,uma ratazana já é ligeiramente maior :wink:

Cada vez as acho animais mais fascinantes :D
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo jan 06, 2008 10:31 pm

Então ora bem.

Eu só tenho 20, por isso não sou das pessoas mais experientes do fórum.

As ratazanas não possuem o cheiro almiscarado da maioria dos ratos (principalmente murganhos), mas têm de ser limpas com regularidade. As próprias tratam da sua higiene, limpando-se com a língua e patas.

Mesmo com cheiros, as ratazanas nao ccostumam morder, se sociabilizadas. Reconhecem o cheiro do dono e não mordem. Já com cheiros novos, tendem a provar, seja comida ou não.
Há também a hipotese de nos "calhar" uma ratazana de personalidade mais .agressiva que só se manifestará em pleno entre os 6 e 12 meses. Embora nenhum criador esteja livre de produzir algum animal agressivo, mas convém conhecer os progenitores e pedigree pelo menos até à terceira geeração. diminui as hipoteses de ter em casa um animal difícil de lidar.

agora as questões:

1. porquê uma ratazana

são animais fáceis de manter, pouco exigentes, muito inteligentes em relação aos restantes roedores, muito interactivos, afeiçoam-se facilmente ao dono. conhecem-nos e na medida do possível obedecem.
Não fazem barulho nem estragos, desde que em gaiola adequada.
O cheiro é mais intenso nos machos que nas fêmeas, mas nada que um pouco de po de talco por baixo do substracto e limpeza regular com toalhitas de animais não resolva.

2 - São fáceis de educar, depende do que entende por educar.
principalmente em bebes têm tendência a mordiscar ou provar, nada que n se resolva com um piparote (não se deve dar constinuidade a este comportamento)

3 - O cheiro falei em cima

4 - espaço mínimo: 0,06 metros cúbicos - para uma

ter em atenção que as ratz são animais sociais e preferem companhia.
oOoANAoOo
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 8:53 pm
Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)

domingo jan 06, 2008 11:11 pm

1. Porquê uma ratazana?

Por tantas razões =) Bem, primeiro que penso que dos roedores sejam os mais inteligentes, e depois são todas lindissímas, as várias cores, com e sem pelo, as das orelhas maiores, são todas lindas. São muitos sociáveis, curiosas, tratam da sua higiene pessoal =) Quando habituadas com os humanos elas ficam mesmo meigas, sem morder ou querer fugir.

A minha primeira ratazana, que faleceu passado dia 1, era uma pouco arisca, confesso que penso que também não lhe dei sempre a atenção devida, mas adoeceu e precisava de cuidados humanos para continuar a viver ficando totalmente dependente de nós e quando ficou melhor, a nossa relação ficou muito melhor, ela ficou muito mais meiga e super grata por tratar dela. Nunca me mordeu, mas gostava de me dar uns coices =) se a minha com a idade adulta que tinha, ficou mais meiga, penso que um bocado de pacicencia dê pa educar razoavelmente qualquer uma. Agora tenho um lindo menino de um mês à poucos dias que inda não me mordeu, nem a ninguém, e espero que não o faça e tento lhe dar todo o carinho que posso a toda a hora que estou em casa, é muito meiguinho e gosta muito da nossa companhia.

Na minha opinião não, eu limpava a minha de semana a semana e nunca chegava a cheirar mal, mas dizem que os machos deitam mais cheiro, vou começar a descobrir agora =) mas com um pouco de cuidado deve tudo ficar bem!

elas precisam de algum espaço, gostam de correr e dar saltinhos de um lado para o outro, trepar, não sei dizer um tamanho exacto, mas há aqui muita gente com mais experiencia que saberá =)

Olha, as ratazanas são maravilhosas, assim como os outros animais, mas plas ratazanas tenho um carinho especial, por isso aconcelho a quem tenha tempo para lhes dedicar e que goste a adoptar uma, não são dispendiosas nem são precisos cuidados por aí além.
Não sei se ajudei muito, mas gosto muito deles e vim cá deixar o testemunho =)

Beijinhus,

Ana Ferreira
xikilana
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 11:18 pm

Obrigada pelas respostas :P
Eu só tenho 20, por isso não sou das pessoas mais experientes do fórum.
:wink:

Por agora não posso ter, mas fiquei apaixonada por estes bichinhos...por isso quem sabe se um dia :lol:
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

terça jan 08, 2008 2:53 pm

olá eu tenho 4 ratazanas..são animais expetaculares :D e nada nojentos até pk eles se lavam com frequencia...e sim são muito meigos...com alguma paciencia até podes ensina la a fazer algumas habilidades...
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça jan 08, 2008 4:25 pm

1. Porquê uma ratazana?
1. Quando era pequena, os meus primos tinham uma... Mas como deixaram de "existir" nunca mais pensei nelas... ate que, quando fui a espanha vi-as... Mas nesse dia, não foi o meu dia. A que compramos foi para o meu namorado, já que ele também tinha tido uma em pequeno.

Sempre gostei de ver a sua interacção com dono (no caso das meus primos)... As histórias que o meu namorado contava da sua primeira ratazana, despertaram-me a curiosidade e naquele dia em espanha a paixão...
A minha 1ª ratazana, fez um ano que está cá, o Elfo... è um amor de "ratazano", dá muitos beijinhos e aconchega-se a mim.

2. Como já foi dito, a educação depende de cada dono. Da paciencia, do tempo que dedicam à(s) sua(s) ratazanas. No que querem educar...
Quanto a morder... mesmo a minha ratazana mais arisca nunca me mordeu. E acredita, quando dizem que as ratzanas conhecem o seu dono é verdade, pode ser muita presunção, mas acredites ou não, sempre que as minhas ouvem a minha voz, "assomam-se" à "janela" (grade).

3. Cheiro... Dificilmente uma ratazana lava a sua própria casa como nós fazemos em relação à nossa :wink: :D logo, se descuidarmos na limpeza da gaiola e não a fizermos de semana a semana (pelo menos), é normal que comece a cheirar... MAs de todos os roedores que tive, os únicos que realmente tinha um cheiro muito activo eram os murganhos...
Tenho 8 ratazanas distribuidas em 4 gaiolas... mais uma gaiola com 1 hamster... Nós partilhamos o mesmo quarto... Acho que seria impossivel dormir no mesmo compartimento se algum deles "largasse" cheiro".

4. Quanto a espaço...depedende de quantas ratazanas tens e a liberdade que lhes dás...
Fiquem bem, Vera
xikilana
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 5:54 pm

Pois, quanto ao cheiro eu tenho 3 hamsters e é óbvio que se deixar as gaiolas muito tempo sem serem limpas começa a cheirar...

Por agora não posso ter ratazanas cá em casa, mas cada vez me sinto mais tentada, acho que devem ser animais fantásticos ao contrário do que muita gente pensa...

:D
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo jan 27, 2008 3:05 am

lol...te eu fikei motivado km esta conversa td=P
eu tenho gerbos, hamesters russos e ultimamente tenho visto mt sobre ratazanas.
Uma das minhas preokupaçoes e se elas crescem mt?!...ate kuanto +-?!...
buzio
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 10:12 am

depende da linhagem e do sexo.

Eu tenho ratazanas adultas desde 300 a meio quilo.
Mas conheço um macho LINDO da isabel guedes que pesa 640g
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo jan 27, 2008 12:05 pm

hm...
e + uma coisa.
eu se xegar a adquirir uma ratazana, que me aconselham no k toca onde a compro.
pk eu tenho visto lojas de animais k komeçam a vende las...mas por exemplo...ou me parecem ja granditas...ou n vejo grande tratamento pk os funcionarios nem lhes tocam km medo...eu n sei mesmo.
buzio
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 12:40 pm

Eu já comprei em vários locais, tanto em loja como em criador.

observar o seguinte:

Se a gaiola se encontra limpa (não digo esterilizada, pq as ratazanas n são a pilhas)e sem vestigios de diarreia

se os olhos d animal estão brilhantes

se as miudas não se assustam facilmente

Se estão gordinhas e de pelo bem tratado

gordinhas significa mesmo gordinha e não de barriga inchada e rígida (cuidado com o megacólon)

Se não há falhas de pelo

Se a cauda esta cilindrica e não quadrada

depois poe a mão na gaiola e observa o comportamento (correndo o risco de levar dentada, mas é melhor levar dentada que um problema para casa)

as ratz são curiosas, deve vir logo ter consigo. normalmente mordiscam sem força, para "provar" o cheiro novo ou não mordiscam de todo. ratazanas que mordem não são para levar para casa.

depois destes critérios observados é escolher ;)

Atenção que estes dados não têm grande significado científico, é apenas o resumo de como escolho as ratz.
Responder

Voltar para “Exóticos”