xikilana Escreveu:Olá
1. Porquê uma ratazana?
2. É fácil de educar? Costumam morder?
3. Não deitam muito cheiro?
4. Qual o espaço minimo necessário?
1. Quando era pequena, os meus primos tinham uma... Mas como deixaram de "existir" nunca mais pensei nelas... ate que, quando fui a espanha vi-as... Mas nesse dia, não foi o meu dia. A que compramos foi para o meu namorado, já que ele também tinha tido uma em pequeno.
Sempre gostei de ver a sua interacção com dono (no caso das meus primos)... As histórias que o meu namorado contava da sua primeira ratazana, despertaram-me a curiosidade e naquele dia em espanha a paixão...
A minha 1ª ratazana, fez um ano que está cá, o Elfo... è um amor de "ratazano", dá muitos beijinhos e aconchega-se a mim.
2. Como já foi dito, a educação depende de cada dono. Da paciencia, do tempo que dedicam à(s) sua(s) ratazanas. No que querem educar...
Quanto a morder... mesmo a minha ratazana mais arisca nunca me mordeu. E acredita, quando dizem que as ratzanas conhecem o seu dono é verdade, pode ser muita presunção, mas acredites ou não, sempre que as minhas ouvem a minha voz, "assomam-se" à "janela" (grade).
3. Cheiro... Dificilmente uma ratazana lava a sua própria casa como nós fazemos em relação à nossa

logo, se descuidarmos na limpeza da gaiola e não a fizermos de semana a semana (pelo menos), é normal que comece a cheirar... MAs de todos os roedores que tive, os únicos que realmente tinha um cheiro muito activo eram os murganhos...
Tenho 8 ratazanas distribuidas em 4 gaiolas... mais uma gaiola com 1 hamster... Nós partilhamos o mesmo quarto... Acho que seria impossivel dormir no mesmo compartimento se algum deles "largasse" cheiro".
4. Quanto a espaço...depedende de quantas ratazanas tens e a liberdade que lhes dás...