Coelho macho com outro macho ou uma femea?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
tita22
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: sexta jan 25, 2008 11:01 am

domingo jan 27, 2008 5:56 pm

Tou a pensar comprar outro coelhinho, nao sei é s compro macho ou femea... Ja m disseram k era melhor comprar uma femea e castrar o macho pois eles dao-se melhor(relaçao mais facil). Tb keria saber s dps da pra te-los na msm gaiola..
Kamill
Membro
Mensagens: 81
Registado: sexta abr 28, 2006 8:01 pm
Localização: 2 chinchilas, 3 cachorros

terça jan 29, 2008 12:10 pm

bom ,meu namorado tem 3 coelhos,eles lhe foram apresentados como todos sendo femeas,mas no final, TODOS eram machos, quando juntos, eles nao se davam muito bem, brigavam muito e um tentava subir em cima do outro, tinha vezes que a orelha ate chegava a sangrar e arrancavam pedaços, tivemos que separá-los, nao sei se foi só azar de pegar coelhos temperamentais, mas acho melhor que seja femea mesmo
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jan 29, 2008 4:48 pm

Após 5ooo vezes, coelhos machos não se devem juntar, castram-se.

Juntar fêmea, dá ninhada de 30 em 30 dias.

Por isso a melhor opção é castrar o macho e juntar-lhe uma fêmea jovem ou pouco dominante.

No entanto, os coelhos não são gregários, logo não precisam de companhia.
tita22
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: sexta jan 25, 2008 11:01 am

terça jan 29, 2008 6:10 pm

Obrigada pessoal!! Penso k o melhor entao seja msm comprar uma femea e castrar o meu coelhinho..
daniel5566
Mensagens: 3
Registado: segunda out 26, 2009 1:57 pm

sábado out 31, 2009 6:28 pm

Enquanto ao sexo naun Faz mal ter dois Machos ou 2 femeas.... Vc Caastrando o Coelho Macho ele Vai perder Vontade Fazer Tudo Vai Comer Menos Mais enfin a Cirurgia é Muito Caro e Após a Cirurgia o Cuidado é Dobrado. Eu Tenho 5 Coelhos Machos... Todos Não-Castrados São Muito Felizes e doceis. Não há Brigas entre eles Pois Nunca Avistaram Uma Femea. Opite Por Um Animal entre 45 à 60 Dias Pois Naun Conseguen Descobrir o Sexo De Seu Parceiro e Se Acostumam Rapidamente ao Companheiro. Espero ter Ajudado :D

Abraços....
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

sábado out 31, 2009 8:39 pm

daniel5566 Escreveu:Enquanto ao sexo naun Faz mal ter dois Machos ou 2 femeas.... Vc Caastrando o Coelho Macho ele Vai perder Vontade Fazer Tudo Vai Comer Menos Mais enfin a Cirurgia é Muito Caro e Após a Cirurgia o Cuidado é Dobrado. Eu Tenho 5 Coelhos Machos... Todos Não-Castrados São Muito Felizes e doceis. Não há Brigas entre eles Pois Nunca Avistaram Uma Femea. Opite Por Um Animal entre 45 à 60 Dias Pois Naun Conseguen Descobrir o Sexo De Seu Parceiro e Se Acostumam Rapidamente ao Companheiro. Espero ter Ajudado :D

Abraços....
Tanta asneira, já estou como a Kathamina, valha-me Deus!!!!!

E esta opinião é ditada pela sua vasta experiência de 13 anos de idade?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado out 31, 2009 8:52 pm

:roll:

Vamos todos dar as mãos e orar...para que Jesus ilumine as nossas mentes e que possamos usar o google, ou as páginas com informação devidamente...amén...
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

sábado out 31, 2009 8:59 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado out 31, 2009 11:05 pm

seis coelhinhos machos não castrados felizes e contentes aos pulinhos. Deve ser deve. Ou melhor, deve ter uma quinta muito muito grande.
Walder
Membro Veterano
Mensagens: 341
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

domingo nov 01, 2009 12:02 am

daniel5566 Escreveu:Enquanto ao sexo naun Faz mal ter dois Machos ou 2 femeas.... Vc Caastrando o Coelho Macho ele Vai perder Vontade Fazer Tudo Vai Comer Menos Mais enfin a Cirurgia é Muito Caro e Após a Cirurgia o Cuidado é Dobrado. Eu Tenho 5 Coelhos Machos... Todos Não-Castrados São Muito Felizes e doceis. Não há Brigas entre eles Pois Nunca Avistaram Uma Femea. Opite Por Um Animal entre 45 à 60 Dias Pois Naun Conseguen Descobrir o Sexo De Seu Parceiro e Se Acostumam Rapidamente ao Companheiro. Espero ter Ajudado :D

Abraços....
Não tem mesmo consciência do ridiculo a que se expõe pois não? Cada palavra, cada disparate, se não sabe do que fala, mais vale não dizer nada, falar por falar (e erradamente) pode originar pessoas que inventem tanto o quanto se viu nesse absurdo que escreveu.

Se não sabe ajudar, não prejudique e todos os coelhos agradecem.

Passo a citar "valha-me Deus"...
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jun 28, 2012 9:53 am

Podem oferecer-me a pá de prata (ou bronze :) mas preciso mesmo d desenterrar este tópico... :P

Ofereceram-me uma coelha. Uma coelha comum, de criação para consumo, adulta, grandalhona - para não ir parar à panela. A coelha (Alice) é maior que a maioria dos meus gatos e interage bem com eles. É mansa, ainda um pouco tímida, pois nunca teve tratamento de estimação, mas não é nervosa. Os cães estão um bocado excitados, mas não conseguem chegar-lhe. Penso que será uma questão de tempo até os poder apresentar, um a um, mas isto não é prioritário.

Acontece que uma amiga minha tem coelhinhos para dar, quase adultos, e o marido já anda a lamber-se para os cozinhar, o que ela acha perfeitamente condenável. Então propôs-me dar-me uma coelhita para fazer companhia à Alice. Ora, eu sou dos gatos e dos cães... tenho feito os tpc, tenho pesquisado bastante, mas ainda não encontrei resposta à minha dúvida, ou melhor, encontro respostas contraditórias: a minha amiga diz q se podem juntar fêmeas, por vezes há umas guerritas mas nada de especial; outra amiga diz que nem pensar, que lutam até à morte. Claro que, se esta última hipótese se confirmar, arranjarei um macho, que será castrado.

Que me dizem? macho ou fêmea?

Entretanto encontrei este artigo da Búzio: http://www.mundodosanimais.pt/mamiferos/coelho/ - pequeno e bem escrito, bastante esclarecedor! Mas ainda quero opiniões.... se fazem favor :)
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta jun 28, 2012 1:25 pm

depende do temperamento da alice, mas aviso já que não costuma ser fácil juntar coelhos a coelhas adultas seja qual for o sexo. No entanto, a juntar, mais vale juntar fêmea. macho dá origem a crias de 30 em 30 dias. Embora as fmeas JOVENS (com idade inferior a 5 meses) sejam mais fáceis de juntar, o mais certo é acabar com um coelho em cada gaiola. Tenho coelhas que se se soltassem juntas tenho a certeza que se matariam, e olhe que 90% dos meus coelhos foram criados juntos.
Oren
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo nov 20, 2011 1:16 am

quinta jun 28, 2012 3:36 pm

não importa o sexo, antes de deixar 2 coelhos juntos, ambos devem ser castrados.
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jun 28, 2012 6:36 pm

Pois, Oren, mas acontece que uma esterilização de uma coelha envolve riscos elevados e fica caríssima. Não compensa. Já a levei hoje ao meu vet e esclareci esta questão.

Búzio, a Alice tem muito bom temperamento, pelo menos com outras espécies. É bastante tranquila. Bom, a ver vamos, se não se entenderem posso sempre devolver a nova, mas o vet contou.me q os machos sim, são muito territoriais e chegam a ser agressivos para os donos. A malta aqui é da paz, ela tb parece ser... :P Uma latagona de 2,600 kg e com espaço para engordar! :D
Oren
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo nov 20, 2011 1:16 am

quinta jun 28, 2012 7:44 pm

na verdade a castração compensa, principalmente em femeas já que previne piometra, gravidez psicologica e outros problemas comportamentais como demarcação de território, agressividade..., os riscos da cirurgia são minimos, desde que o veterinário seja confiavel, o pós cirurgico tranquilo, lembrando que se deve evitar ao maximo a anestesia injetavel.
Responder

Voltar para “Exóticos”