Tamanho de chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
carlabatista
Membro
Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

terça fev 26, 2008 12:06 pm

Olá a todos,

tenho uma dúvida que gostaria de partilhar aqui, que é a seguinte:

Qual o tamanho que uma chinchila pode atingir?

É que o meu Chico deu recentemente "um pulo" no crescimento e acho que ele está enorme, pois me disseram que eles não crescem muito.

Deixo aqui uma foto para poderem ver o tamanho dele:

Imagem

Ele é cinzento standart e vai fazer quase ano e meio que o tenho.

Agradeço :D .
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

terça fev 26, 2008 2:51 pm

creio que esta normal :)
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

terça fev 26, 2008 7:59 pm

Pela foto também me parece bem, está com o tamanho indincado :wink:
cumprimentos
TiagoGrilo
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça fev 26, 2008 8:00 pm

já agora..quanto é que ele pesa?
Kamill
Membro
Registado: sexta abr 28, 2006 8:01 pm

quarta fev 27, 2008 6:31 pm

Meu cosmo só está com 7 meses e já está nesse tamanho,creio que seja normal,apesar do meu cosmo ser um pouco gordinho :oops:
carlabatista
Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

quarta fev 27, 2008 8:28 pm

Agradeço as respostas, pois fiquei na dúvida em relação ao tamnaho normal de uma chinchila... são aquelas dúvidas "malucas" que nos surgem.

Quando comprei o Chico, a vendedora informou que ele não crescia muito... que as chinchilas eram de "pequeno porte", mas quando vi o Chico aumentar de tamanho, fiquei preocupada... enfim.

Assim sendo, fico descansada.
Não é que me fizesse diferença, mas gosto de saber tudo sobre a minha bicheza.

Até cheguei a pensar que lhe andava a dar comer a mair e que o animal estivesse obeso, o que para a saude dele, não seria nada positivo.

TiagoGrilo,

ele não se deixa pesar... fica em stress, mas como vou leva-lo a uma consulta de rotina, para ver dentes, ouvidos, etc, vejo o peso com o vet dele.
TiagoGrilo
Membro Veterano

quarta fev 27, 2008 9:12 pm

Não te preocupes ele está com um bom tamanho, como é que tentaste pesar o teu chinchila :?: Eu para pesar os meus normalmente ponho-os numa daquelas balanças de cozinha (para pesar ingredientes etc...)
cumprimentos para todos
TiagoGrilo
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

quarta fev 27, 2008 11:54 pm

O mais confortável para pesar uma chinchila, é colocá-la dentro da transportadora e pesar. Depois voltar a colocar a chinchila na sua gaiola e pesar a transportadora vazia. Calculada a diferença de pesos, a diferença é o peso da chinchila. Nada mais fácil e sem stresses :)

Pelo aspecto, eu também diria que está com um tamanho normal.

O que acontece é que as pessoas que estão à frente de lojas, ou por falta de informação, ou por terem medo de perder o cliente e não fazer a venda, muitas vezes dão informações erradas.
No entanto, não há qualquer dúvida de que uma chinchila é um animal de pequeno porte.

O peso de uma chinchila adulta, pode variar entre as 400 e as 600 gr, o que não quer dizer que uma que pese mais um bocado não seja normal. É como nas pessoas, há umas mais altas e mais bem constituidas e continuam a ser normais :P

Espero ter ajudado.
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

quinta fev 28, 2008 10:00 am

Não se esqueça também que as chinchilas parecem maiores do que são devido ao pelo ;) Sei de quem use uma balança de cozinha para as pesar e lhes dá um miminho para elas se manterem lá quietinhas (feno, alfafa, bolbos de rosa canina, etc). Eu nunca experimentei, mas sei de quem tenha experimetado e dá resultado :)
Aymara
Membro Veterano

quinta fev 28, 2008 3:49 pm

Pois.... tudo depende da chinchila... hehehe :)

Com nenhuma das minhas 20 nem com nenhuma que me tenha passado pelas mãos isso foi possível... mesmo com miminhos ou guloseimas, elas querem é pirar-se para ir roer o que lhe demos em paz e sossego.
Directamente em cima da balança, só consigo pesar os bébés e mesmo assim não são todos, pois alguns são mais electricos e não param quietos.

Boa sorte
carlabatista
Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

quinta fev 28, 2008 9:07 pm

A moça da loja não me deu essa informação por mal, pois sei que a nível de chinchilas, ela só sabe o que o criador que a fornece lhe explica e explica por alto, segundo o que ela me diz.

Falo muito com ela, pois além do facto de ela ter a loja de pets, ela é minha conhecida.

Qualquer das maneiras, tenho partilhado com ela, o que vou aprendendo aqui, pois acho uma mais valia para ela e para os animais que ela tem lá.

Com as vossas respostas, fico mais tranquila, pois achava mesmo que o meu Chico tinha algum problema em relação ao crescimento. Dúvidas malucas que ás vezes nos picam...eheheheh.

Já a minha Chica é mais pequena, apesar de terem quase a mesma idade:

Imagem

Obrigado a todos pelas vossas dicas que para mim foram mais uma aprendizagem.
Aymara
Membro Veterano

quinta fev 28, 2008 9:33 pm

carlabatista Escreveu:A moça da loja não me deu essa informação por mal, pois sei que a nível de chinchilas, ela só sabe o que o criador que a fornece lhe explica e explica por alto, segundo o que ela me diz.

Falo muito com ela, pois além do facto de ela ter a loja de pets, ela é minha conhecida.
Pois é, mas não deixa de ser uma irresponsabilidade as pessoas que lidam com animais não saberem nada ou saberem tão pouco sobre os animais que estão a vender, ou darem informações erradas. Mas é a realidade que temos!

Boa sorte e qualquer dúvida, pergunte. :)
carlabatista
Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

sexta fev 29, 2008 1:00 am

Aymara,

"Boa sorte e qualquer dúvida, pergunte."

Farei isso, sim.
Muito obrigado, de novo.
smcorreia
Membro
Registado: quarta jan 04, 2006 5:00 pm

sexta fev 29, 2008 3:32 pm

O meu Gil tem 1 ano e não cresceu muito e houve uma altura que fiquei um pouco preocupada. Falei depois com a veterinária de exóticos e ela na altura disse-me que os animais são como as pessoas, existem pessoas baixas, outras altas , por isso é uma situação natural.
Só sei que são uns animais muitooooooo fofinhooooooooooooos. :D
Sónia
carlabatista
Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

sexta fev 29, 2008 7:25 pm

E às vezes têm um feitiozinhoooooo... sai da frente, que aí vem dente!
Responder

Voltar para “Exóticos”