cuidados com um chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

terça fev 26, 2008 6:29 pm

oi, é a primeira vez que eu escrevo aqui no forum dos exoticos!
eu acho que vou ter um chinchila, e como nao tenho familiares nem amigos com um, tenho algumas duvidas acerca dos cuidados de um chinchila...

os gatos nao fazem mal aos chinchilas? nao teem tendencia a morder ou do genero?

poderei colocar um chinchila dentro de casa com um gato?

como deve ser especificamente uma gaiola de chinchila? ( sabendo que nao gasto muito dinheiro)

que tipo de solo deve ter o chinchila?

chinchila e chino é a mesma coisa?

POR FAVOR, agradeço todas as respostas!
nikitaverita,
Última edição por nikitaverita em terça fev 26, 2008 7:20 pm, editado 1 vez no total.
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

terça fev 26, 2008 7:09 pm

nikitaverita é mais facil se pesquisares em varios sites sobre isso e depois se tiveres duvidas perguntares aqui.... :wink: Boa sorte
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

terça fev 26, 2008 8:14 pm

Concordo com a anne20, deves sempre pesquisar antes e depois se tiveres alguma duvida perguntas aqui na Arca; mas posso responder-te a algumas duvidas porque ja tenho alguns meses de experiencia com chinchilas..o solo que eu uso para as minhas é biolliter que encontras em qualquer loja de animais. quanto á gaiola em si deve ser alta, elas adoram saltar, deves ter um bebedouro e um comedouro normal, umas prateleiras ou troncos para elas poderem brincar (atenção os troncos têm de suportar o peso da chinchila) e também podes arranjar uma roda especifica para chinchilas, e deves dar-lhe madeira não tratada pois a tratada é toxica (aconselho-te a madeira de pinho...e bastante vulgar e encontras com facilidade. quanto aos gatos não te sei dizer ao certo mas acho que as chinchilas não gostam muito de conviver com outras especies de animais. É uma questão de esperares para que alguem mais esperiente te explique.
Kamill
Membro
Registado: sexta abr 28, 2006 8:01 pm

quarta fev 27, 2008 6:29 pm

bom, tenho 4 chinchilas,acho que sei como responder.Pelas minhas pesquisas já feitas,gatos não devem ficar perto de chinchilas, além de ser o instinto dele " encher o saco" da chinchila,ela pode ficar muito estressada.Isto está acontecendo com uma das minhas,que não suporta ficar perto de cachorro que já começa a comer o proprio pelo. Chinchila é propria para dentro de casa,junto de um gato,no mesmo ambiente,não seria bom.é perigoso pois ele pode pegar a chinchila,é seu instinto. A gaiola da chinchila deve ser bem espaçosa e alta com andares,muitas coisas pra elas roerem. O solo da minha chinchila é a grade,porém muito poco espaçada. Se chino e chinchila são a mesma coisa,não sei, pois nem sei o que é um chino. Bom,acho que é isto :wink:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta fev 27, 2008 10:01 pm

Não, o chino é o porco da india no norte.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

quarta fev 27, 2008 11:45 pm

"Cada macaco no seu galho"... é o que diz o ditado...

Chinchila deve ter uma gaiola própria, de preferência sem grades no fundo para que não entale as patinhas. Como material para o fundo, pode usar aparas de madeira prensadas, próprias para roedores, que é bom, não magoa as patinhas e não é caro.
É bom que o gato não tenha acesso à chinchila, pois provoca stress.

Agora sobre outra questão que passo a citar: "como deve ser especificamente uma gaiola de chinchila? ( sabendo que nao gasto muito dinheiro)"
Resp: se não quer gastar dinheiro numa gaiola em condições, o melhor é começar a reconsiderar se quer mesmo ter um chinchila.
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

quinta fev 28, 2008 10:29 am

Não aconselho misturar gatos e chinchilas. O gato é predador, a chinchila é uma presa. Mesmo que o gato seja um "pachá" e não faça mal à chinchila, esta pode entrar em stress, o que não é aconselhável. Para além disso, a saliva dos gatos contém uma bactéria (a pasteurella) que pode matar as chinchilas (por exemplo, no caso de o gato ter lavado a pata, ainda ter saliva nas unhas e arranhar a chinchila, a bactéria entra na corrente sanguínea da chinchila).

Concordo com o que foi dito até agora. Gaiola mais alta que longa, com muitas prateleiras. Gastar pouco numa gaiola, só mesmo comprando um viveiro para pássaros, e mesmo assim, duvido que lhe fique por menos de 100€. Toda a madeira na gaiola não pode ser tratada de qualquer forma (nem verniz, nem cuprinol, etc), e só pode vir de determinadas árvores, pois algumas são tóxicas para as chinchilas. As mais fáceis de arranjar passam pelo pinho (de preferência sem bocados resinosos), pereira e macieira (que nunca tenham levado com qualquer tipo de pesticida antes de terem sido cortadas). Pode ter rede no fundo da gaiola, desde que seja uma rede quadriculada cujos lados não ultrapassem 1,3x1,3 cms, para evitar que a pata da chinchila fique presa na rede (acredite, não é assim tão incomum quanto isso). Se preferer um fundo "sólido", pode por os tais rolinhos de madeira prensada ou aparas de madeira que se vendem em lojas de animais. Nunca ponha jornal. Como elas são animais crepusculares, que se encontram mais activas à noite, arranje uma casota de madeira para ela dormir lá dentro durante o dia. De preferência, não use plástico na gaiola, pois ela vai roê-lo, e pode ingerir algum bocado que fique alojado no intestino e o "bloqueie". Se quiser por alguma roda, não ponha nunca, nunca, nunca, uma feita de rede, ou com "raios" (tipo http://www.chinchillaplanet.com/images/ ... wheels.jpg ), pois elas gostam de saltar da roda com ela ainda em andamento, e sei de chins que já morreram "decapitadas" pelos ditos raios. Uma roda de chinchila deverá ser uma coisa do tipo que estão neste site: http://homepage.ntlworld.com/bri.pollar ... wheels.htm .

Em termos de higiene, elas tomam banho num pó/areia no qual se rebolam para retirar a gordura do pelo. Nunca as molhe porque elas têm muito pelo, pelo que é difícil enxugarem completamente e podem apanhar fungos.

Elas têm o pelo incrivelmente denso (isto é, muito pelo em pouco espaço), pelo que aquecem muito facilmente. O ideial é que a temperatura da divisão em que ela está não ultrapasse os 24ºC, para que esta não entre em sobreaquecimento, o que a pode matar.

Em termos de alimentação, aconselho-a a escolher uma ração e não mixes (que basicamente têm para lá misturado tudo e mais um par de botas), pois assim consegue proporcionar-lhe uma alimentação equilibrada. Os mixes têm muitas guloseimas, e as chinchilas comem-nas todas primeiro, e só depois a ração, que é efectivamente o que lhes faz bem. Além disso, muitas destas guloseimas são açucaradas (como fruta seca), que só convém comerem nó maximo dos máximos 2 a 3 vezes por semanas, pois pode destabilizar-lhes o intestino e causar diarreia. Idealmente, a ração deverá ter no mínimo, 13% de fibras e 15% de proteínas, e pouca ou nenhuma gordura. Boas sugestões de ração da Versele-Laga são a Chinchilla Complete ou a Duo Chinchila (se bem que tem umas guloseimas pelo meio, mas também não custa muito po-las para o lado). Se por algum motivo, precisar de trocar a ração da chinchila, tem de o fazer sempre de forma gradual, ao longo de 4 semanas: na 1a semana, dá 1/4 da ração nova e 3/4 da antiga; na 2a semana, dá 1/2 da nova e 1/2 da antiga; na 3a semana, dá 3/4 da nova e 1/4 da antiga. Isto faz-se porque o sistema digestivo delas é muito sensível e pode-se ressentir... se a qualquer momento da transição notar as fezes moles, adicione um pouco mais da ração antiga. Deve também ter sempre à disposição da chinchila MUITO feno (que é absolutamente indispensável para o bom funcionamento intestinal), e volta e meia (talvez umas 3 xs por semana), alfafa. Não se aconselha ter a alfafa sempre à disposição porque é demasiado rica do ponto de vista nutricional. E claro, sempre água à disposição.

Os problemas de saúde mais comuns nas chinchilas passam por problemas dentários, intestinais (diarreia), fungos e problemas respiratórios. Para evitar problemas dentários, deixe-a roer as prateleiras de madeira à vontade, arranje pedacinhos de pinho não tratado, corte aos bocados e dê-lhe. Para evitar problemas intestinais, dê-lhe uma boa alimentação, sem muitos açúcares (ressalvo que nas chinchilas uma diarreia não é só uma diarreia, pois pode facilmente fazer com que os intestinos parem por completo de trabalhar, levando a uma morte lenta e dolorosa do animal). Para evitar fungos, deixe-as num local que não seja húmido. Os problemas respiratórios derivam do facto de terem um aparelho respiratório muito sensível, pelo que não deverão estar num ambiente onde haja muitos fumos, como uma garagem.

Assim de repente acho que é mais ou menos tudo. Mas é a tal coisa... pesquise, pesquise, pesquise. Se dominar o inglês, leia muita coisa em inglês, pois há muito mais informação nessa lingua, muito mais segura e muito mais detalhada, que lhe explica exactamente o porque de não se poderem fazer certas coisas ou terem de se ter determinados cuidados com as chinchilas.
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

quinta fev 28, 2008 2:44 pm

muito obrigado pelas respostas, tou a ver que nao poderei ter um chinchila graças ao meu gato..!

mas irei optar por um porquinho da india..!!

agradeço, cotudo, todas as informaçoes dadas, pois acho que agora ja sei o suficeinte sobre chinmchilas, mesmo que um dia nao venha a ter um

nikitaverita,
carlabatista
Membro
Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

sexta fev 29, 2008 1:11 am

Nadeshda,

Excelente post, com informação riquissima e bastante útil.
Agradeço, pois vou "printar" o seu post.

Obrigado.
Responder

Voltar para “Exóticos”