
Nestas caixas de plástico falta terra. Mas é só um exemplo de terrário.


Geral:
- Lavar as mãos antes e depois de pegar no caracol.
- Pegar no caracol com as mãos molhadas. (Caso contrário, ele encolhe-se. É sensível ao toque.)
- Não tocar, nem pegar pela zona do “anel de crescimento”, pois pode partir.
- Não o expor ao sol directo. (É um animal noctívago. Precisa de luz não directa.)
- Podem atingir cerca de 20 cm de concha.
- Atingem a maturidade sexual perto dos 6 meses de idade.
- Podem reproduzir cerca de 6 ou 7 vezes por ano.
- Cada postura pode ser composta por cerca de 100 ovos, ou mais. (Para evitar um número exagerado de achatinas fulicas e futuros problemas e sofrimentos, deve congelar os ovos a fim de inviabilizá-los. (Meter os ovos num saco. Deixar um dia no congelador.) Desta forma, não se corre o risco de achatinas fulicas serem postos em liberdade pelos seus donos. Caso isso aconteça, será um desastre para a nossa fauna e flora nativas, porque os achatinas fulicas podem tornar-se uma praga, devido à sua rápida capacidade de reprodução. Nunca liberte em estado selvagem um achatina fulica ou outro qualquer animal exótico.)
- Remover os dejectos dos animais de dentro do terrário, assim como a comida que, dependendo da temperatura, com mais ou menos facilidade vai apodrecendo.
Habitat do Achatina Fulica:
- Puderá ser usada uma caixa de plástico, de cerca de 40 litros.

- No terrário deverá ter composto para plantas mas que não contenha químicos (biológico, ou minhocomposto), musgo, manta morta (folhas) e uns troncos (certifique-se de que aguentarão o peso do animal e não vão cair por cima dele). Humedeça o composto com água. Lave o musgo, a manta morta e os troncos. Segue-se uma fotografia de um terrário com composto e troncos.

- O composto deverá ter uma altura correspondente ao tamanho da concha do caracol, para que este se possa enterrar. 10 cm será o ideal.
- A temperatura no interior do terrário deve andar entre os 28º e os 34º e com humidade elevada (cerca de 80%. Para conseguir manter os níveis de humidade, basta pulverizar o terrário de 2 em 2 dias. Caso veja que é necessário pulverizar diariamente, faça-o, mas não deixe criar poças de água no composto.)
- Convém cobrir com película aderente todos os respiradores (orifícios) do tanque, a fim de manter a humidade. No entanto, verifique se existem entradas de ar que possam viabilizar alguma ventilação e respiração. Caso não existam, faça uns furos na película aderente.
Na fotografia que se segue, poderá ver a tampa de um tanque. Ela deverá estar coberta com a película quase na sua totalidade pelo lado de fora, caso contrário, devido às muitas entradas de ar que tem, a humidade não se manterá constante e pode mesmo baixar, pondo em risco a saúde do caracol.
http://babelfish.altavista.com/babelfis ... set004.jpg
Alimentação:
- Conchas de choco (cálcio para o crescimento) e conchas de ostra trituradas (molha-se uma pequena porção, na mão, espremendo de seguida.) Este cálcio existe à venda em casas especializadas. Terá de haver sempre cálcio no terrário.
- alface,
- milho,
- manga,
- uvas,
-cereja,
- maçã,
- espinafre,
- pimento,
- abacate,
- amora,
- pêra,
- couves,
- batata,
- tomate,
- cenoura,
- abóbora,
- pepino,
- melancia,
- beterraba,
- meloa,
- beringela,
- melão,
- laranja,
- banana,
- framboesa,
Vegetais crus ou cozidos, mas sem sal.
Corte sempre fatias finas.
Não dê molhos, massas (como por exemplo esparguete) aos seus caracóis.
- Ração seca para cão, previamente molhada, até ficar mole. (1 vez por semana.)
- Ração húmida para cão. (1 vez por semana.)
(Na semana em que der a ração seca, não lhes dê a ração húmida. Alterne as rações entre si.)
Nota: Lave sempre muito bem todos os alimentos pois podem conter químicos prejudiciais à saúde do caracol