tricofagia e comida de chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
chinchilai
Membro Júnior
Registado: terça mar 04, 2008 2:22 am

terça mar 04, 2008 2:31 am

boa noite

gostaria de ter as vossas opinioes em relaçao a comida para chinchila, gostava que me indicassem uma marca de qualidade pois eu ja dei varias mas nunca consegui saber qual a melhor.

outra questao e porque eu penso ter uma chinchila tricofagica pois ela começou a ter o pelo com cortes , zonas mais baixas que outra e o macho que esta com ela tb mas em menor quantidade ou kuase nenhuma.
gostarias que me desem conselhos do que possa fazer para ela deixar de roer o proprio pelo, neste momento mudei de gaiola para uma maior que eu construi e tento manusea la todos os dias apesar de ela ser um pouco arisca.
europeu
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2002 10:56 am

sexta mai 23, 2008 10:25 pm

A tricofagia nos ratos e nos seres humanos esta associada a uma mutação num gene que produz o comportamento tricofagico, nos papagaios e periquitos esta associada a depressão quanto as chinchilas não sei se também se trata de uma mutação ou de depressão e o que poderá fazer para impedir este comportamento
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

sexta mai 23, 2008 10:41 pm

Boas,
em relação à alimentação uma marca boa é a Prestige Versele-laga chinchilas Duo, ou então a Prestige Versele-laga Chinchila Nature, embora esta ultima tenha guloseimas a mais. :D Não é que elas se importem mas não é muito saudável para elas!

Em relação à tricofagia não a consigo ajudar, por isso espere por alguém mais experiente! :wink:

Boa sorte
Jmiguel
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

sábado mai 24, 2008 12:56 am

No que diz respeito à ração, já foi dada uma resposta fiável pelo user Jmiguel. :)

Em relação à tricofagia, há várias causas possíveis. Posso apresentar algumas:
- Alguma carência vitaminica/mineral (causada por ração pouco equilibrada)
- Stress
- Motivo pontual e que não volta a repetir-se
- Causa genética

O meu conselho é que não manuseie a chinchila durante algum tempo e que a deixe acalmar, pois se ela "mudou de casa" recentemente, não é a melhor altura para lhe causar stresses.
Deixe passar umas 2 semanitas e depois volte ao manuseamente de forma calma e lenta.
Se mesmo assim ela continuar com o problema da tricofagia, seria melhor levar ao vet para excluir a hipótese de carência vitaminica/mineral

Se não for nada disso e o vet não conseguir resolver a situação, é muito provável que não haja mesmo nada a fazer!

Boa sorte. :)
Responder

Voltar para “Exóticos”