Help!!! Porquinha em mau estado e grávida...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

quinta mar 06, 2008 4:36 pm

Ontem á noite vieram me entregar uma porquinha da india e qual não foi o meu espanto ao ver o estado lastimavel em que a bichinha se encontrava.Suja,pêlo ralo em vários sitios,as orelhas ratadas e magra de tal modo que á primeira vista pensei que fosse uma ratazana.E para ajudar á festa avisaram de que estaria provavelmente grávida.Ao ver o estado da bichinha não tive coragem de a rejeitar.Estive a examinar a bichinha e realmente ela tem os mamilos bem saidos para fora.Será que alguem me pode informar os cuidados a ter durante a gestação,quantos dias são,cuidados a ter com o ninho e até que ponto a minha outra porquinha,a Aisha pode ser um risco para com as futuras crias da Alicia.
Toda a informação é bem vinda :?
Eu cá meto me em cada uma...
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

quinta mar 06, 2008 6:54 pm

Eu sugeria que fosses de imediato ao veterinário dado o estado débil dela... Provavelmente vai receitar Vit. C pura, q é o q eu dou a uma porquinha que recolhi no dia 26 de Janeiro, tb grávida e muito atacada com sarna. Fui com ela ao vet e depois de muito sofrimento e muita medicação ela está óptima, já sem crostas, pele lisa com pêlo a crescer, deve estar a parir pois tem a barriga quase a "rebentar" :) e eles mexem muito, vê-se a olho nu.
Vou mandar PM com o testemunho dela no site de um projecto de salvamento que coordeno.
Não a juntes com outros porquinhos sem se saber o que tem!
Boa sorte.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

quinta mar 06, 2008 6:58 pm

epa na minha opiniao acho que devias leva-la a um bom vet para, em primeiro lugar, estabilizar o estado de saude da pequenina porque se ela está assim tao mal tratada poderá estar subnutrida e com mais complicações o que nao é saudavel nem para ela nem para os seus bebes podendo levar à morte dos mesmos (julgo eu....tem a sua logica)!! Quanto à reprodução em si nao posso ajudar muito porque nao tenho experiencia com porquinhos mas desejo tudo de bom e que essa pequena recupere e nasçam crias lindas e saudaveis! :wink:
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

quinta mar 06, 2008 7:03 pm

oi

antes de mais tens que a colocar numa gaiola separada e que possar ver se come bem , se bebe bem e o tipo de fezes , ela ao ter os mamilos mais salientes acontece com femeas que estiveram a alimentar e nao com as gravidas , depois de analizares a menina e se vires que come mal , nao aumenta de peso , tem ferida ( sarna ) ai sim leva ela ao vet , as vezes mais vale a calma e esperar do que sujeita los ao stress dos vets .

boa sorte

Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
BrunoeJoana
Membro Veterano

quinta mar 06, 2008 7:07 pm

Já falei com um amigo que é veterinário e ele diz que amanha vem a lisboa e que a vê.Ela esta separada,e também tenho certos cuidados por causa dos meus filhotes.Por vontade deles já ela andava pela casa e ao colo. Só me choca como é que uma pessoa deixa chegar um animal aquele estado.O que vale é que ele ainda teve o bom censo de me a dar.E eu tive a falta dele para a aceitar :D Ela ate que é gira,é diferente.Parece uma ratazana.Sem ofença as ratazanas :D
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

quinta mar 06, 2008 7:22 pm

BrunoeJoana Escreveu:E eu tive a falta dele para a aceitar :D
Não, tiveste bom senso e nobreza de sentimentos. Isso é de louvar.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

quinta mar 06, 2008 7:25 pm

as rataxanas nao ficam ofendidas :lol:

Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
BrunoeJoana
Membro Veterano

quinta mar 06, 2008 9:17 pm

A minha menina já foi vista pelo vet (através da webcam :oops:) Isto das novas tecnologias! :oops: Ele diz que ela realmente está um pouco mal tratada e com aparentemente com baixo peso.Recomendou que eu lhe colocasse o spray que utilizo na Aisha,as vitaminas tal como dou á outra e alimentar normalmente,apenas controlando a ver se algo de anormal acontece(fezes e febre).Ele diz para aguardar para ver como é que as coisas evoluem até ao fim de semana.Em relação a se está ou esteve grávida só mesmo esperando para ver.O outro diagnostico é de que eu devo de ter mais calma e não entrar em panico quando as coisas não correm como eu estou habituada :oops: E que infelizmente nem todos os animais são bem tratados :cry: Uma dura realidade...
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

quinta mar 06, 2008 9:38 pm

Vá dando noticias da evolução da pequenina!! Espero que corra tudo pelo melhor :wink: As melhoras para ela :)
BrunoeJoana
Membro Veterano

quinta mar 06, 2008 9:55 pm

Vou dando noticias e vou colocando fotos no album para se ver a evolução dela :D Obrigada a todos!
BrunoeJoana
Membro Veterano

domingo mar 09, 2008 10:50 am

Como a minha nova menina andava muito agitada e não parava de chorar (e depois de o vet me garantir que o mal dela era só baixo peso)decididi coloca la ao pé da minha Aisha (a 2ª menina mimada da casa) e qual não foi o meu espanto quando a Aisha a adoptou logo.Agora quando algum de nos se aproxima da gaiola ela coloca logo a cabeça em cima da Alicia como que a protege la.Aparentemente tudo esta a começar a correr pelo melhor. Agora vai ter de que recuperar o peso para que o parto corra bem :P
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo mar 09, 2008 11:27 am

para quê por em risco a residente da casa?

A nova vem mal-tratada, logo, pode ter doenças, o que não saberá se não fizer período de quarentena. Logo, bora lá por em risco o que temos.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo mar 09, 2008 11:43 am

Di1975 Escreveu:Eu sugeria que fosses de imediato ao veterinário dado o estado débil dela... Provavelmente vai receitar Vit. C pura, q é o q eu dou a uma porquinha que recolhi no dia 26 de Janeiro, tb grávida e muito atacada com sarna. Fui com ela ao vet e depois de muito sofrimento e muita medicação ela está óptima, já sem crostas, pele lisa com pêlo a crescer, deve estar a parir pois tem a barriga quase a "rebentar" :) e eles mexem muito, vê-se a olho nu.
Vou mandar PM com o testemunho dela no site de um projecto de salvamento que coordeno.
Não a juntes com outros porquinhos sem se saber o que tem!
Boa sorte.
danhusky Escreveu:oi

antes de mais tens que a colocar numa gaiola separada e que possar ver se come bem , se bebe bem e o tipo de fezes , ela ao ter os mamilos mais salientes acontece com femeas que estiveram a alimentar e nao com as gravidas , depois de analizares a menina e se vires que come mal , nao aumenta de peso , tem ferida ( sarna ) ai sim leva ela ao vet , as vezes mais vale a calma e esperar do que sujeita los ao stress dos vets .

boa sorte

Daniel
Pois isso foi dito
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
BrunoeJoana
Membro Veterano

domingo mar 09, 2008 11:43 am

Eu antes de as juntar falei com o vet e ele disse que não havia problema.Não é falta de gaiola,pois camas e espaço para elas não falta.O único problema seria a residente rejeita la ou não a deixar comer.E a verdade é que a nova acalmou bastante e até está a ficar com melhor aspecto e a outra não alterou os seus hábitos.Agora não sei o que faça?! Isto de se ser marujo de 1ª viagem :(
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo mar 09, 2008 12:15 pm

BrunoeJoana Escreveu:Eu antes de as juntar falei com o vet e ele disse que não havia problema.Não é falta de gaiola,pois camas e espaço para elas não falta.O único problema seria a residente rejeita la ou não a deixar comer.E a verdade é que a nova acalmou bastante e até está a ficar com melhor aspecto e a outra não alterou os seus hábitos.Agora não sei o que faça?! Isto de se ser marujo de 1ª viagem :(
Mesmo animais que supomos que sejam saudaveis, devem ter um periodo de quarentena ;) boa sorte com a bixinha
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Exóticos”