"Domesticação" da chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

terça mar 18, 2008 2:37 pm

Boas, eu tenho a minha chinchila há um ano e nunca consegui torná-la doméstica, se é assim que lhe posso chamar.

A minha prima já tem uma há algum tempo e a chinchila dela, anda ao colo a minha prima pega-lhe e sem dificuldade nenhuma, a chinchila simplesmente adora. Eu com a minha não consigo fazer nada disso. A chili (a minha chinchila) foi me oferecida por uns amigos e ela já vinha de casa de uma senhora que era alérgica ao pelo dela. Será que esse medo já vem da antiga casa?

O que posso fazer para ela ganhar confiança em mim? Como posso "domesticá-la"?

Desde já obrigado pelas respostas.

Fiquem bem

jmiguel
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

terça mar 18, 2008 2:46 pm

boas
Tens de ter muita paciência com ela, as chinchilas são muito desconfiadas, tenta solta-la contigo ao pé sem a apanhares....para ela se habituar á tua presença. Tambem lhe podes dar algumas guloseimas de vez em quando (ATENÇÃO não deves dar muitas vezes!!....é só ocasionalmente...pois as guloseimas têm bastante gordura e açúcar)..
Dá-lhe muito mimo e com o tempo ela começa a confiar em ti.. :wink:
Se tiveres mais duvidas e só dizer :)
cumps.
TiagoGrilo
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

terça mar 18, 2008 6:17 pm

há que ter atenção, pois uma chinchila não é um cão ou um gato!
Depois, há que deixar que ela se habitue a si, pois não se sabe que tipo de tratos ela passou com a antiga dona.
Tal como já foi dito, vai demorar algum tempo até ela ganhar confiança e se adaptar. É tudo uma questão de tempo e paciência!
E depois ainda há o factor personalidade... é que cada animal tem a sua e umas gostam mais de umas coisas e outras gostam de coisas diferentes.

Boa sorte!
jmiguel15
Membro Veterano

terça mar 18, 2008 6:38 pm

ok, concordo com vocês.

Obrigado pelas respostas

Espero novas respostas!

Fiquem bem

jmiguel
foka77
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 11:11 am

quarta mar 19, 2008 10:52 am

no sitio onde a soltares senta te relativamente perto da zona onde elas mais gostarem de estar e deixa te estar quieto apenas observando as
com o tempo elas começam a passar por cima de ti em vez de te evitar... a partir dai com pequenos movimentos habitua as a verem te mexer sem andar... as minhas xegaram ao ponto de me saltar pro ombro e me coçarem as orelhas:P com os bigodes delas e altamente:) depois tens e de ter cuidado k elas podem ver te a andar mas como nao tem medo nao fogem dos pes:P:P

esconde goluseimas na mao de forma a que elas queiram que a abras e a cheirem ate a terem
jmiguel15
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 7:49 pm

Pois... hoje deixei-a andar solta pelo meu quarto durante duas horas e ela correu, saltou, brincou e quando queria descansar deitava-se num cantinho. Eu fui para a beira dela e deitei-me também a fazer-lhe festinhas. Depois sempre que ela queria descansar ia para a minha beira e deitava-se junto a mim.

Acho que já começou a evoluir. :D :wink:

obrigado pela ajuda e pelas dicas!

Fiquem bem

Jmiguel
foka77
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 11:11 am

quarta mar 19, 2008 8:02 pm

jmiguel15 Escreveu:Pois... hoje deixei-a andar solta pelo meu quarto durante duas horas e ela correu, saltou, brincou e quando queria descansar deitava-se num cantinho. Eu fui para a beira dela e deitei-me também a fazer-lhe festinhas. Depois sempre que ela queria descansar ia para a minha beira e deitava-se junto a mim.

Acho que já começou a evoluir. :D :wink:

obrigado pela ajuda e pelas dicas!

Fiquem bem

Jmiguel
ela ja esta contigo ha um ano confiança nao lhe ha de faltar falta e dar o passo:)
jmiguel15
Membro Veterano

quinta mar 20, 2008 10:08 am

Pois! :wink:
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

quinta mar 20, 2008 10:50 am

Boa sorte com a tua chinchila :wink:
Cumprimentos
TiagoGrilo
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

quinta mar 20, 2008 12:27 pm

olha eu tenho um esquilo mas secalhar também resulta com as chinchilas... pegas num bocadinho de comida que ela goste, dás-lhe a cheirar mas sem que ela agarre...tenta que ela venha atras para tentar agarrar. Depois inicialmente podes fazer um percurso de forma a que ela suba para a tua mao e aí das-lhe a recompensa, ou somente colocas a comida na palma da outra mao... É normal que inicialmente ela apanhe a comida e fuja para ir comer noutro local onde se sinta mais segura, mas com o tempo vais ver que ela é capaz de ficar perto de ti a comer...Posteriormente podes fazer isso mas de forma a que ela só obtenha a comida quando tiver no teu colo e assim ela vai se habituando a contactar directamente contigo e associa-te como cuidador e fonte de recompensas... com o tempo e se quiseres ate podes cerrar um pouco da comida dela com os teus lábios e dás-lhe! é girissimo!

Boa sorte com a Chin :wink:
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
jmiguel15
Membro Veterano

quinta mar 20, 2008 4:09 pm

Obrigado pelas dicas! Vou tentar fazer isso.
Responder

Voltar para “Exóticos”