Criação de esquilos Coreanos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

sábado mar 22, 2008 11:45 pm

Ola a todos! O meu namorado está a preparar tudo para juntar uma esquila ao esquilo que ja tem... Decidimos arranjar uma femea porque o esquilo (Floffy) que era SUPER manso e sociavel mudou totalmente de comportamento de um momento para o outro. De entre as várias hipoteses que ja colocamos achamos que a mais provavel é mesmo o cio! Segundo li e contactei no meu esquilo e no do meu namorado, nesta altura da reprodução eles ficam com os testiculos muito visiveis pelo que a mudança de comportamento coincide com o aumento de tamanho dos mesmos.... Bem, o que quero pedir com este testamento é se alguem tem experiencia com criação de esquilos que me possa dizer qualquer coisa, ou aconselhar. Sei que ainda é um animal que poucas pessoas têm mas gostava que alguem dissesse alguma coisa... :wink:

PS: Ja li sobre o assunto e gostava de saber mais para além do que os sites falam...

Obrigada desde já!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
k0zh4x
Membro
Registado: domingo nov 04, 2007 9:47 pm

quarta mai 14, 2008 10:05 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
k0zh4x
Membro
Registado: domingo nov 04, 2007 9:47 pm

quarta mai 14, 2008 10:06 pm

Ja agora anne20, o teu esquilo e muito bonito =) e parece muito saudavel!! Podes dar uns conselhos ? Tipo, o que tens na gaiola e essas coisas assim! SOU UM NOVATO :P
TheBug
Membro
Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

sexta mai 16, 2008 5:51 pm

k0zh4x Escreveu: [Editado pela moderação (tlopes)]
1- Se não vem a propósito não devia ser perguntado neste tópico.
2- Não são permitidas mensagens comerciais, portanto e logicamente, incitar mensagens publicitárias e respostas comerciais também não me parece muito correcto.

Que tal visitares umas lojas de animais e colocares as mesmas perguntas?
TheBug
Membro
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

sexta mai 16, 2008 5:53 pm

k0zh4x Escreveu:Ja agora anne20, o teu esquilo e muito bonito =) e parece muito saudavel!! Podes dar uns conselhos ? Tipo, o que tens na gaiola e essas coisas assim! SOU UM NOVATO :P
Formidável capacidade de observação. Gostava de saber onde foste buscar a ideia e os dados que te transmitem o facto de "parecer muito saudavel"...

Quanto aos conselhos, eu dou-te um:

- Lembra-te que o Google é o melhor amigo do curioso!
TheBug
Membro

sexta mai 16, 2008 6:08 pm

anne20 Escreveu:Decidimos arranjar uma femea porque o esquilo (Floffy) que era SUPER manso e sociavel mudou totalmente de comportamento de um momento para o outro...

De entre as várias hipoteses que ja colocamos achamos que a mais provavel é mesmo o cio...
Olá. Venho dar uma ajuda, pois tenho alguma longa experiência com esquilos de várias espécies. Neste caso, falamos dos "siberianos", ou "coreanos", mais correctamente dos Eutamias sibiricus.

Pode acontecer que juntar uma fêmea o acalme, mas a probabilidade de isso acontecer é remota. Vão ser dois esquilos ariscos, com a agravante de que vão ser ambos reflexo dos temperamentos do outro.

Ao contrário do que se pensa (e do que as lojas vendem) os esquilos coreanos não são dóceis, nem afáveis, nem domesticáveis, nem sociáveis.
Os Eutamias sibiricus são solitários, independentes e irrequietos. Mestres da fuga e da dentada. Quando são muito jovens, são perfeitamente meigos (ou parecem), pois identificam-nos com os seus progenitores, ou membros grandes da tribo. Nessa altura enganam bem e todos pensamos que são assim meiguinhos e fáceis de manter ao ombro, chegando a passear com eles pela rua.

Um dia, a maturidade chega, NÃO É O CIO, é a Maturidade. Os esquilos têm fases distintas no seu crescimento e um dia sentem-se os maiores do mundo e nada os segura. Nessa altura, passam a querer fugir sempre, mordem, não deixam agarrar-se, refugiam-se noite e dia e deixamos de os poder usar como faziamos antes, pois já não são os nossos meninos.

Esta é a faceta desconhecida de muitos em relação aos esquilos, especialmente os Eutamias. Se querem arranjar fêmeas, tudo bem, mas cuidado pois pode dar mau resultado. A criação de Eutamias sibiricus passa por viveiros razoavelmente grandes, ao ar livre, com terra e troncos, simulando o melhor possível o seu habitat natural. Eles aproximam-se, acasalam e voltam a afastar-se, pois são Solitários.

Em casos excepcionais há esquilos destes a criar em gaiolas de hamster, o que além de criminoso é raro e não deve ser considerado bitola de coisa alguma.

Quando compraram os esquilos não vos disseram que ao passarem dos 6 meses para a frente (normalmente entre os 6 e os 12 meses) as coisas iam mudar e nunca mais lhes iam pegar da mesma maneira, pois não?

:wink:
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

sexta mai 16, 2008 6:16 pm

boas...
Eu nao tenho ezperiencia nenhuma com esquilos... queria apnas fazer um pequeno comentario ao TheBug... Em nenhuma das lojas... que eu conheça especificam seja o que for... para eles todos os bichos sao ainda bebes ou jovens (as vezes bebes demais ou entao já adultos), pois vendem se melhor do que animais já adultos... e nao informam sobre cuidados a ter com o animal... ou seja o que for... eles querem é vender... pois mesmo que o animal estaja doente, nao o podemos devolver à loja, e só nos resta o livro de reclamaçoes (quando existe)...
Finalmente, o que queria realmente dizer era que é mesmo muito bom existirem foruns como este e pessoas com muita/alguma/pouca experiencia que os frequentam... pois neste momento nao devem existir muitas pet shops de confiança... Infelizmente é o dinheiro que interessa e nao o bem estar do animal...
TheBug
Membro

sexta mai 16, 2008 6:25 pm

Não me vou esticar neste assunto senão ficamos off-topic (já estamos) e além disso já muito se falou nestes e noutros fóruns sobre o problema das lojas.

Sim, é verdade. As lojas são sempre e antes do mais, empresas comerciais e com intuitos financeiros e económicos. Só depois vem algunm interesse pelos animais.

Conheci uma onde os animais estavam em primeiro lugar, onde os donos faziam formação constante e davam toda a informação necessária, mas infelizmente, essa loja teve de fechar por razões pessoais e já não existe.

Tens outras onde os donos usam estratagemas de evidenciação, mostrando conhecimentos e cuidados que muitas vezes não têm para parecerem uma loja diferente, mas depois, quando observamos bem... é sempre a mesma treta.

Já agora, voltando ao assunto em epígrafe: que idade têm os vossos esquilos? 9, 10 meses?
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

sexta mai 16, 2008 6:39 pm

Tenho na familia uma pessoa que comprou um casal de esquilos não sei a raça, mas foram colocados numa gaiola grande de rua, com uma arvore dentro desta e eles vem comer á mão, começaram foi a fazer criação e como eram muitos a opção foi abrir-lhes a porta para poderem entrar e sair á vontade. :D Mas quando começaram a nascer não pararam mais, nem sabia que se reproduziam tanto.
TheBug
Membro

sexta mai 16, 2008 7:17 pm

Sim, é verdade. Quando as condições são boas, os esquilos são excelentes reprodutores e rapidamente povoam uma zona, muitas vezes, excessivamente.

Uma das razões principais para termos que ter algum cuidado com o que fazemos com os nossos animais está nessa questão. Se os esquilos coreanos começam a reproduzir-se em liberdade no nosso País (cujas condições são excelentes para eles), corremos o risco de alterar a nossa flora, pelo menos nas zonas onde eles roerem tudo o que puderem... e não só!
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

sábado mai 17, 2008 8:19 pm

Eles andam á solta numa área cheia de arvores de jardim e de fruto, até agora não se vê nada ruido, a pessoa nem fazia ideia que eles se reproduziam assim, o vendedor disse que era dificil eles reproduzirem-se e ele trouxe o casal descansado.
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

sábado mai 17, 2008 9:26 pm

Apesar de tudo, deve ser bastante engraçado ver um jardim cheio de esquilos a saltar de um lado para outro, contentes e felizes da vida!

Mas é necessário ter cuidado, porque se tiverem acesso à rua...
... era uma vez!

Fiquem bem
Jmiguel
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
TheBug
Membro

domingo mai 18, 2008 12:32 pm

Estamos a falar de Esquilos de que espécie?

Esclareça-se que esta pergunta tem a ver com os tais esquilos que se espalharam pelas árvores do terreno e não com o início do tópico.

Para a autora do tópico deixei antes uma outra pergunta, referente à idade do seu sibiricus, mas não respondeu ainda.

(Eu estranho muito estas coisas: a autora já esteve online 3 ou 4 vezes desde que respondi ao seu tópico, em simultâneo comigo e isso é visível, mas nunca respondeu à minha questão. Afinal, não queria ajuda e saber algo mais sobre eles?)
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

domingo mai 18, 2008 1:58 pm

ola a todos!! desculpem nao ter dito nada durante este longo periodo mas a vida as vezes nao nos proporciona grandes tempos de lazer pelo que so agora consegui ca vir...

Bem, vou começar por contar em que ponto da situação vai o motivo pelo qual abri este topico... o maluco do esquilo ja voltou ao seu estado "normal"... ja esta manso outra vez e bem brincalhão (so vendo...). A femea ja foi comprada (apesar de eu achar que foi uma compra arriscada porque depois passei na loja onde tinham femeas - o que é raro porque muitas lojas so vendem machos por motivos monetários visto que se houver criação de particulares os lojistas deixam de vender... - mas naquela loja as condiçoes eram simplesmente horriveis...uma gaiola de hamster, como o forista disse, com paletes de esquilos amontoados (mesmo amontoados) e sem espaço quase para darem uns passinhos)! Enfim, continuando...compraram a esquila mas ela ja é muito crescida e com grande personalidade e neste quase mes ainda nao houve qualquer tipo de evolução em termos de domesticação.
TheBug Escreveu: Ao contrário do que se pensa (e do que as lojas vendem) os esquilos coreanos não são dóceis, nem afáveis, nem domesticáveis, nem sociáveis.
Os Eutamias sibiricus são solitários, independentes e irrequietos. Mestres da fuga e da dentada. Quando são muito jovens, são perfeitamente meigos (ou parecem), pois identificam-nos com os seus progenitores, ou membros grandes da tribo. Nessa altura enganam bem e todos pensamos que são assim meiguinhos e fáceis de manter ao ombro, chegando a passear com eles pela rua.

Um dia, a maturidade chega, NÃO É O CIO, é a Maturidade. Os esquilos têm fases distintas no seu crescimento e um dia sentem-se os maiores do mundo e nada os segura. Nessa altura, passam a querer fugir sempre, mordem, não deixam agarrar-se, refugiam-se noite e dia e deixamos de os poder usar como faziamos antes, pois já não são os nossos meninos.

Quando compraram os esquilos não vos disseram que ao passarem dos 6 meses para a frente (normalmente entre os 6 e os 12 meses) as coisas iam mudar e nunca mais lhes iam pegar da mesma maneira, pois não?
:wink:
Quanto a isto que disse nao acho que seja de todo verdade porque, na minha opiniao, irá depender bastante do temperamento de cada animal e da educação que teve (pk ao contrário do que diz eles podem ser domesticados sendo que quanto mais novinhos mais facil é). O meu esquilo é jovem, nao sei precisar a idade dele porque foi comprado numa loja de animais e ao contrario do esquilo do meu namorado, nunca lhe deu a parvalheira da agressividade. O meu esquilo é docil, abana o rabo como se fosse um cao, bate com as patinhas no chao como os gatos a fazer massagens ao seu dono, lambe-nos quando lhe fazemos festinhas, trepa-nos e salta pra cima de nós SEM motivos (tipo comida é um bom motivo...lol), come à mao e ate da nossa boca, deita-se nos nossos braços.......etc etc etc., mas também tem a sua personalidade. So se aproxima e deixa fazer festinhas de quem quer e QUANDO quer. Acho que ja passou os 6 - 12 meses de vida dele e ele continua assim... porque? nao me pergunte...secalhar é do mimo e liberdade que tem!

Secalhar as suas experiencias foram diferentes e dai ter a sua opiniao e é bom que cada um tenha uma opiniao que advem das nossas vivencias pessoais.... o mesmo acontece com os esquilos e qualquer animal, comportam-se consonante as vivencias que tiveram ao longo da sua vida!

k0zh4x tal como o the bug disse, convem que pesquises sobre o assunto na net. Se souberes ingles melhor ainda. Sites portugueses existem poucos mas neles tens as informações mais importantes para começares, e depois conforme as coisas vao surgindo podes ir perguntando aqui no forum porque nós estamos ca para ajudar dentro do pouco que sabemos. Quanto às informações que te dao nas lojas de animais, cuidado porque na maior parte das lojas nao existem "profissionais" em animais exoticos, sao tao ou menos leigos no assunto como nós por isso convem filtrares aquilo que te dizem e recomendam que nem sempre é o ideal pró esquilo. O meu esquilo custou 35 euros e adaptei uma gaiola de passaro às necessidades do esquilo. O meu exemplo de gaiola nao é o melhor porque é uma gaiola relativamente pequena mas nao me arrependo de a ter comprado porque ele so a usa para dormir (e mesmo assim sou eu que o meto na cama dele porque ele prefere as minhas malas, tapetes e essas coisas fofas e macias). O meu esquilo anda solto o dia todo no meu quarto mas se optares por fazer o mesmo tens que primeiro andar de olho porque eles como roedores podem fazer asneiras que por vezes podem ser perigosas para eles (tipo roer cabos electricos ou assim). O meu nem sabe descascar amendoins (lol) e nunca roi nada (mas que exemplo de roedor este) por isso tou descansada! Tens que tentar adequar a sua gaiola para parecer ao maximo o seu habitat e ele nao se aborrecer e stressar (uma das causas de morte é o stress). Na minha gaiola tenho um tronco em que um dos ramos vai dar à casinha dele que também é de madeira, tem também uma escadinhas em madeira (prefere a madeira nao tratada ao plastico porque é um material mais natural e semelhante ao habitat deles). Um cuidado importante que deves ter é o tipo de material que colocas na casinha dele, existe no mercado tipo algodão com várias cores que é terrivel para estes animais porque podem prender as patinhas nos fios de algodao e dai gerar necrose(morte) dos dedinhos ou patinha do animal para além do bolor que forma (o que é um nojo). Eu compro uma especie de palha natural muito fininha que é propria para os ninhos. Os bebedouros convem que sejam daqueles com a esfera pois sao mais higienicos pelo facto da água nao estar em contacto directo com o ar e dai diminuir o risco de criar algas e da água ficar "choca". Epah sao muitos os pormenores que deves ter em consideração por isso é que é mesmo aconselhavel leres sobre o assunto e se tiveres duvidas perguntares :wink: boa sorte na pesquisa!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
TheBug
Membro

domingo mai 18, 2008 2:12 pm

Acerca do factor Solitário dos Esquilos siberianos, não sou eu, nem a minha experiência que o dizem, mas sim o Conhecimento Universal da espécie. Os Eutamias sibiricus são Solitários e assim estão documentados.
Claro que há sempre excepções e o esquilo em causa pode estar muito mais afável, pois vive numa semi liberdade...

Note-se que avisei, por isso (espero que não) um dia as coisas mudam e depois alguém se vai lembrar do que disse aqui!

Não desejo o mal de ninguém, mas quando se tem um roedor à solta em casa, há que ter cuidados redobrados, pois quando se diz que "se ele roer os fios eléctricos pode ser perigoso para ele", estamos a esquecer-nos da Segurança Pública, pois normalmente esses incidentes terminam em acidentes e chamam-se INCÊNDIO!

Muito cuidado. Eu apenas aviso. Não sou Deus, nem o Diabo!
Responder

Voltar para “Exóticos”