Roedores e Crianças

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
LemmyLuv
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 2:15 pm
Porquinhos da India - Pinguim e Inácio
Tartarugas - Ariel e Eric

quinta mar 27, 2008 12:05 pm

Olá!

Antes de mais, quero pedir desculpa se parecer leiga em alguns aspectos... :oops:

Quando era pequena tive Hamsters e já tive um coelho anão, neste mometo só tens cães e uma tartatuga que apareceu lá no meu quintal.

A minha filha está quase a fazer 4 anos, e todos os dias me pede um ratinho, isto porque a minha sobrinha tem um hamster, e ela cada vez que lá vai farta-se de brincar com ele.

Já sei que se ela tiver um "ratinho" vai ser só para fazer umas festinhas porque tudo o resto vou ter de ser eu a fazer, embora já tenha tinho roedores anteriormente, ultimamente tenho lido sobre eles.
Uns com uns cuidados, outros com outros, mas sei que saberei cuidar do meu futuro "neto".

Só não sei qual escolher porque ela é muito pequena, e tenho medo que se o bichinho for muito pequeno que ela o magoe.
Tanto com os cães como com a tartaruga ela é muito meiga.

Não sei se compre/adopte um ou não. alguem com mais experiencia me dá uns conselhos ou dicas?

Obrigado :wink:
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

quinta mar 27, 2008 12:19 pm

não tenha medo avançe com isso!!
se lhe explicar acho que ela não fará mal ao ratinho e voçê sempre pode vigiar um bocadinho!!
acho que deveria comprar um hamster sírio que esteja habituado a ser manuseado!!
é mesmo o ideal, são os hamsters maiores de todos e são muito muito meigos!!
se tiver mais alguma dúvida especifique melhor que os foristas respondem com todo o prazer!! :D
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

quinta mar 27, 2008 12:33 pm

mas agora lembrei me de outra coisa...porque não um porquinho, é ainda menos provável que morda e também é bem maior!!!
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
Bodom
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato

quinta mar 27, 2008 1:56 pm

Concordo com o Orelhase3!!
O hamster sirio e o maior de todos e o mais meigo!
Assim a sua filha poderá brincar com ele pois por ser o maior não consegue fugir tão facilmente como os outros hamsters!
É o mais indicado!! :wink:
Acho que deve arranjar um para a sua filha pois ela ira ficar contente com o hamster!!
Mas atenção nem todos os hamsters sirios são meigos, alguns não se deixam pegar e podem ferrar!!
Mas quando for comprar o hamsters veja qual e o mais calmo!!
Ah!! e aconselho a comprar um macho pois as fêmeas na época do cio largam um cheiro intenso e desagradável
Espero ter ajudado! :D
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta mar 27, 2008 2:37 pm

Se optar por um porquinho também será um boa escolha, pois é um animal maior e de fácil manuseamento, para além da sua afabilidade. O ideal é ter sempre dois porque na maioria do tempo eles estão na gaiola e como é um animal social é melhor ter a companhia de outro da mesma espécie (convém ser do mesmo sexo para evitar uma grande criação) de forma a não passar os dias "aborrecido" na gaiola.

Em crianças de pequena idade o animal deve ser sempre manuseado com a supervisão do adulto e a criança deve aprender que este não é um brinquedo e sim um ser vivo e respeitado como tal.

Por vezes acontece que as crianças aborrecem-se ao fim de um tempo e o animal perde o encanto, por isso como estes podem viver alguns anos convém os pais estarem cientes e preparados para fazer o trabalho todo.
Última edição por miklos em quinta mar 27, 2008 2:42 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quinta mar 27, 2008 2:41 pm

Se fosse a si comprava antes uma ratazana domestica, pelo que ouço dizer melhor não há mas visto que a mãe e você, você e que tem de escolher!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
LemmyLuv
Membro

quinta mar 27, 2008 3:04 pm

Obrigado pelas respostas :lol:

Se não estivesse disposta a tratar do animal, nem me tinha proposto a dar-lhe o "ratinho".
Tambem já tinha pensado no bicho sozinho na gaiola, e como sei que há especies que vivem melhor com companhia, 2 será sempre melhor.

De facto acho as ratazanas bem interessantes, já li que são bastante meigas e inteligentes assim como asseadas, mas se calhar para uma criança acho o porquinho da India mais "fofo".

De qualquer maneira ela só faz anos nos primeiros dias de maio, por isso ainda tenho algum tempo para decidir qual escolher e depois disso estuda-lo bem, para só depois comprar tudo o que será preciso e o dito "ratinho".

até lá, toda a ajuda é bem vinda.

Obrigado :wink:
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta mar 27, 2008 4:27 pm

se optar por hamster, opte por um sírio!!! mas atenção, que é incomum os sírios não serem solitários. (esses não costumam gostar de companhia...e vivem bem sozinhos)

porque não porquinho ou rat doméstica? =) (desses n percebo nada mesmo)
maxigor
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 3:08 pm

quinta mar 27, 2008 4:35 pm

Olá a todos!
Queria só compartilhar a minha experiência :).

Eu tenho um menino de 2 anos, e até há bem pouco tempo tive 2 porquinhos, por quem ele sentia uma curiosidade enorme, passando o tempo a mexer na gaiola, nos bebedouros, e querendo pegar neles, o que eu não permitia por ser ainda tão novinho. Mas assim que eu pegava num, não lhe tirava a mão de cima, e ensinei-lhe a fazer festas com jeito ( o que não é fácil, ele dava-lhes sapatadas, tadinhos). Pouco a pouco fui dando-lhe legumes para ele próprio ir por na gaiola e ele adorava, sentia-se muito crescido...

Um dos meus porquinhos morreu e ele quase todos os dias fala nele, e diz que ele fugiu para a rua...

Acho que é muito importante para as crianças terem animais e a seu tempo cooperarem. Tb tenho uma cadela e são amissíssimos.
Como a menina tem 4 anos já irá interagir muito mais, vai ser muito divertido!
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

quinta mar 27, 2008 7:12 pm

Quando li este topico pensei logo que era mais giro para ela uns porquinhos. Pelo que sei os hamsters sao mais frageis, frageis ao ponto de se se apertarem demasiado, os olhos saltam fora da orbita :? Para além disso os porquinhos normalmente sao mais de ficar no colo e brincar e têm mais pelo para ela fazer festinhas :wink: Reflita sobre o assunto e subtilmente até pode levar a sua filha a uma loja de animais onde existam os 2 tipos para ela ver qual prefere!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
Bodom
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato

quinta mar 27, 2008 7:24 pm

Sim um porquinho será melhor para uma criança!!!
Mas nao se esqueça!!! como ja foi dito compre dois pois eles gotam de viver em conjunto!!!
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

quinta mar 27, 2008 7:50 pm

Pode optar tambem por chinchilas :wink: :wink:
LemmyLuv
Membro

quinta mar 27, 2008 9:05 pm

acho que estou mesmo inclinada para o porquinho, já estive a ver mais sobre eles.

:D

pelo tamanho parece-me o melhor. vou ter de arranjar 2 assim. convem comprar ainda bébés certo?

mais uma vez obrigado
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

quinta mar 27, 2008 9:11 pm

Lamento, mas não posso concordar com o TiagoGrilo... a chinchila não se deixa manusear com facilidade e mesmo que consiga a confiança de um adulto, com uma criança é bem mais complicado! É preciso ter em atenção que a criança em causa tem 4 anos e não vai conseguir pegar numa chinchila!
Mas concordo perfeitamente com os porquinhos da índia! :D
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta mar 27, 2008 11:38 pm

Olá,

Não necessitam de ser propriamente bébés, podem ser jovens adultos, pois os bébés são pequenos e nervosos e muito ágeis, o que pode tornar o manuseamento complicado para uma criança de 4 anos fazer festinhas.

Em relação a serem 2 é uma boa ideia, mas convém ter a certeza que são do mesmo sexo. Se pensar mesmo em avançar com a ideia aconselho a que contacte um criador da região onde mora, que lhe poderá dar mais informações e onde pode adquirir porquinhos saudáveis com mais segurança. Infelizmente em muitas lojas ( há excepções ) não sabem manter os porquinhos em boas condições, nem distinguir o sexo dos animais e dão muitas vezes conselhos errados.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”