ouriços

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
LenaLeal
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 1:20 pm
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

segunda mar 31, 2008 1:27 pm

tenho andado a "sondar" os preços e condições para os ouriçitos que será uma das futuras aquisições e deparo-me com alguma informação, algumas vezes contraditória.
1.º existem os pigmeus africanos e os orelhas grandes certo?
2.º estas raças são ambas permitidas em portugal?
3.º não precisam de documento que as acompanhe, para além da factura
4.º com que idade se separam dos pais?
5.º para arranjar animais bem jovens, qual a melhor altura do ano?
6.º qual a espécie mais aconselhada.
7.º quais os preços médios?

Desde já, muito obrigado pela ajuda
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

terça abr 01, 2008 11:10 am

LenaLeal Escreveu:tenho andado a "sondar" os preços e condições para os ouriçitos que será uma das futuras aquisições e deparo-me com alguma informação, algumas vezes contraditória.
1.º existem os pigmeus africanos e os orelhas grandes certo?
2.º estas raças são ambas permitidas em portugal?
3.º não precisam de documento que as acompanhe, para além da factura
4.º com que idade se separam dos pais?
5.º para arranjar animais bem jovens, qual a melhor altura do ano?
6.º qual a espécie mais aconselhada.
7.º quais os preços médios?

Desde já, muito obrigado pela ajuda
Vou tentar responder às sias questões, dentro dos meus conhecimentos:
1º Sim, existem ambos. Em relação aos de orelhas grandes, sempre tenho ouvido dizer que não procriam, pelo menos em cativeiro (mas não tenho esta informação como 100% certa)
2º Sim, ambas são permitidas em Portugal
3º Apenas necessitam de documento de compra (factura ou VD)
4º Normalmente as crias saem da companhia da mãe quando completam os 2 meses.
5º Estes animais em cativeiro não têm uma altura certa para reprodução, desde que tenham as condições certas para tal.
6º Na minha opinião, prefiro mesmo os Ouriços Pigmeus Africanos
7º Os preços podem variar de criador para criador e de loja para loja. Mas podem variar entre os 120 e os 150 euros.

No entanto, há mais uns pontos que eu gostaria de enunciar:
- Estes animais não têm tolerância ao frio, por isso precisam de um aquecimento extra no Inverno (geralmente entre Outubro e Março)
- São animais solitários, não se devendo manter acompanhados. No caso de querer que acasalem, não devem mesmo estar juntos, mas sim serem juntos para o efeito.
- São animais insectívoros, motivo pelo qual devem ter uma alimentação variada e específica.

Espero ter ajudado.
Boa sorte
LenaLeal
Membro
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

terça abr 01, 2008 12:37 pm

muito obrigado pela informação, foi muito esclarecedora.
eu não conheço os de orelhas grandes, só me disseram que para além de serem mais baratos, eram mais sociáveis e penso que são um pouco maiores que os outros
Aymara
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 10:16 pm

No que diz respeito aos ouriços de orelhas grandes, como lhe disse, não tenho experiência com eles.
Mas no que diz respeito aos Pigmeus africanos, posso garantir-lhe que dos muitos exemplares que me passaram pelas mãos, como também daqueles que foram meus durante anos, em nenhum deles vi ponta de agressividade. Os menos manuseados, estranhavam a presença e faziam um barulhinho e enrolavam-se para se esconderem, mas depois de ganharem alguma confiança, era muito fácil pegar-lhes, pois caminhavam para a mão.

Boa sorte com a futura aquisição. :)
LenaLeal
Membro

terça abr 01, 2008 10:27 pm

:?
pois, agora vou tentar ver onde posso arranjar um mais económico, quer dizer tentar arranjar mais barato.
obrigado pelas informações
Aymara
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 11:14 pm

Às vezes encontram-se alguns de criadores particulares, bem mais baratos que nas lojas!
É uma questão de ires procurando em alguns sites que têm classificados de animais.

Boa sorte!
Ourico
Membro
Registado: segunda ago 13, 2007 4:00 pm
Localização: Gatos Bosques da Noruega e Europeus Comuns, Alaskan Malamute & Ouriços Pigmeus Africanos

domingo abr 20, 2008 8:03 pm

Sim se procurar muito bem na net existe quem venda mais barato. ;)

Saudações
<p>Os insensatos, que acreditam serem s&aacute;bios, s&atilde;o inimigos de si mesmos; fazem m&aacute;s a&ccedil;c&otilde;es, das quais, por fim, s&oacute; colhem frutos amargos.</p>
<p>Pensamento Budista
</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo abr 20, 2008 11:24 pm

Ourico Escreveu:Sim se procurar muito bem na net existe quem venda mais barato. ;)

Saudações
Tem é de procurar muito bem :lol: 8)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

terça abr 22, 2008 2:29 pm

Uma curiosidade.
Conheço quem tenha um ouriço que apanhou na horta, não sei que raça é considerada, nesse caso não tem documento de venda isso é proibido?
Tambem já encontrei alguns no campo é usual verem-se, nunca fiquei com nenhum porque não sei cuidar deles.
foka77
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 11:11 am

terça abr 22, 2008 2:36 pm

SandraNunes Escreveu:Uma curiosidade.
Conheço quem tenha um ouriço que apanhou na horta, não sei que raça é considerada, nesse caso não tem documento de venda isso é proibido?
Tambem já encontrei alguns no campo é usual verem-se, nunca fiquei com nenhum porque não sei cuidar deles.
PENSO que levar para nossas casas qualquer animal da nossa fauna seja ilegal
SandraNunes
Membro Veterano

terça abr 22, 2008 3:47 pm

Á muitas especies de passaros que estão protejidas,isso sei, mas mesmo assim sei de muita gente que as compra ilegalmente a pessoas que as vão apanhar no mato.
Os ouriços nunca ouvi falar, mas vejo muitos, até na estrada já os vi.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça abr 22, 2008 6:04 pm

Não é por se verem muitos ou poucos ouriços que deixa de ser proibido apanhá-los.

TODOS os animais da nossa fauna é proibido apanhar e manter em cativeiro, sejam eles aves, répteis ou mamíferos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
foka77
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 11:11 am

terça abr 22, 2008 6:39 pm

kitten Escreveu:Não é por se verem muitos ou poucos ouriços que deixa de ser proibido apanhá-los.

TODOS os animais da nossa fauna é proibido apanhar e manter em cativeiro, sejam eles aves, répteis ou mamíferos.
ta confirmado :D
SandraNunes
Membro Veterano

terça abr 22, 2008 6:52 pm

Tambem tinha essa sensação por isso é k perguntei, mas confirmo o que disse é usual ver até na horta, mas nunca pensei em ficar com nenhum porque acho que tira-los do seu meio é maltratar o animal nem tinha ideia de como trata-lo.
As aves sei que é proibido mas não sabia se extendendia tambem aos outros animais.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça abr 22, 2008 6:56 pm

estende-se a todos os animais da nossa fauna, ou quase todos pelo menos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”