Porquinhas da Índia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta abr 17, 2003 3:22 pm

Boa tarde,
Adquiri na semana passada uma porquinha da índia. Ao ler sobre estes animais, referia que são animais mto sociáveis pelo que deviam estar acompanhados. Adquiri outra! Agora estão lá as duas, fartam-se do comunicar e aparentemente tudo está bem a não ser um pequeno pormenor. Qdo estamos a limpar a gaiola, enquanto um limpa e muda aquilo tudo, o outro está a brincar com elas, soltas no chão, mas elas fogem, são muito medrosas. Mesmo assim, a "Punk" (é mto gira, preta com uma "crista" castanha) consegue ser mais calminha que a outra. Embora só lhes façamos festinhas, sem as magoar ou apertar, não perdem o medo...há alguma maneira de fazer com que percam o medo ou vão perdendo com a idade? :roll:
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quinta abr 17, 2003 7:16 pm

Vão perdendo se nunca deixarem de lhes pegar e de andar com elas. Quando as soltam e tentam pegar, etc ofereçam-lhes guloseimas que elas gostem. Um bocadinho de tosta, um bocadinho de maçã, um pedacito de cenoura. Qualquer coisa que não lhes faça mal e que elas gostem muito. E nunca mais lhe dêem isso a não ser na altura em que estão com elas, assim elas começam a associar os donos à guloseima e perdem o medo.

Boa sorte! ;)
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

segunda abr 21, 2003 9:38 pm

Olá a amigo!!!

Eu tenho uma maneira de lhes fazer perder o medo, é a seguinte:
Pões a tus mão dentro da gaiola (elas ao principio vão cheirar e fogem logo; mas não desistas passado alguns dias leva alguma goluseima não tua mão ( elas pegarão na goluseima e fogem para um canto da gaiola; passado algumas semanas e sempre a fazer estes tipos de processos elas começão a subir pelo teu braço sem medo nenhum!!!!
Caso alguma delas ou nenhuma subir, estas são iguais ao meu periquito!!!Este tambem é assim, tem muito medo!!!!!!
O que é preciso é insestires naqueles processos!!!!!!!!!!
Que idade têm elas?
Espero ter ajudado!!!!!!!!
ADEUS

BOA SORTE
cgtorres
Membro Veterano

terça abr 22, 2003 12:30 pm

minidiogo Escreveu:
Que idade têm elas?
Oi. Ajudaste sim, é uma ideia e vou tentar. Têm 3 mesinhos ;)
Tristessa
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 2:11 pm
Localização: 5 Cães+2 canários+1 Rola+1 hamster+2 gatos+1 coelho anão

terça abr 22, 2003 6:22 pm

Olá...

infelizmente tenho o mm problemja, tenho 2 porquinhos q são uns super medrosos :? Já tentei td o q é possivel, mas eles continuam a ter super medo sp q eu me aproximo da gaiola deles....
acho q ñ gostam mm nada de mim, nem de ng q se aproxime ou faça barulho... são mm super assustados de origem!
Espero q tenhas + sorte do q eu estou a ter c/ os meus... até hj esta´a ser 1 tarefa bem complicada :roll:
cgtorres
Membro Veterano

quarta abr 23, 2003 2:10 pm

Tristessa Escreveu: Olá...

infelizmente tenho o mm problemja, tenho 2 porquinhos q são uns super medrosos ? Já tentei td o q é possivel, mas eles continuam a ter super medo sp q eu me aproximo da gaiola deles....
acho q ñ gostam mm nada de mim, nem de ng q se aproxime ou faça barulho... são mm super assustados de origem!
Espero q tenhas + sorte do q eu estou a ter c/ os meus... até hj esta´a ser 1 tarefa bem complicada roll
Sandra, não fiques assim! Faz algumas coisas que aqui sugerem, como seja dar-lhes goluseimas!!!!! As minhas ainda têm alguns repentes, mas já estão um cadinho mais sociáveis!! 8)
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

quarta abr 23, 2003 10:08 pm

Olá Tristessa!!

Sabias que o meu periquito também é assim???
Isso pode ser uma fase que o porquinho da india esteja a passar!!!
Já experimentaste ir a algum lado(tipo veterinário)?
ADEUS E FICA BEM
heartzinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 24, 2003 9:03 am

Os porquinhos da india são animais muito sociaveis mas muito timidos. Não podem querer mudar a sua forma de viver totalmente. A conquista com os porcos da india é conseguir que nos reconheçam pelo cheiro e voz e que não fujam de nós. Quanto ao resto, como por exemplo po-lo no chão e ele desaparecer é normal ele fazer isso e não podem exigir que ele seja mansinho sempre!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta abr 25, 2003 11:39 pm

já tive dois casos. porquinhos que nunca perderam a timidez e outros bastante sociáveis(relativamente a humanos). acho que é uma questão de paciência, mas também do temperamento da espécie (pois sendo a dona a mesma é caso de perguntar porque uns ficaram mais mansos do que outros). de qualquer modo, sempre que fazia um movimento brusco, era ver porquinhos a fugir por todos os lados. aproveito para dizer que hoje chegaram a minha casa dois novos residentes - o joão e a noor - porquinhos da índia peruanos. a gata mimi é que não achou muita piada... :D
Tristessa
Membro

segunda mai 12, 2003 8:12 pm

Boas a todos...

infelizmente a minha tentativa de fazer amizade com os meus porquinhos ñ deu mm resultado..

Na 6ª feira cheguei a casa e a Nikita estava morta :(
Ñ faço a minima ideia do porquê... mas o q é certo é q agora só lá está o porquinho sozinho.. e parece-me bastante triste... já quase ñ come....

A vida ás xs é mm mt triste...... :|
heartzinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 13, 2003 8:20 am

Olá tristessa,

É sempre triste quando um bicho nosso, pelo qual nos afeiçoamos, parte. :( Mas não te podes deixar abater. A reacção do outro é normal porque sente a falta, não tenhas dúvidas disso.
Eu tive 2 machos 2 anos e um morreu. Andei uma semana a chorar... Mas a vida continua. E nós iremos sempre vê-los partir antes de nós.
Coragem e dá todo o apoio ao que resta que bem precisa. Quem sabe uma nova companhia? :)

P.S.- Curiosidade: que idade tinha ele? Alguma anormalidade no seu comportamento antes de partir?
Tristessa
Membro

terça mai 13, 2003 8:33 am

Olá heartzinha...

eu tinha a porquinha há mt pouco tempo.. por isso até fiquei admirada do q aconteceu.. Ela está em minha casa á coisa de 3 meses... e ela tinha praí 2 meses qd foi pra cá...

Ñ notei nada de mt anormal naquele dia... sei q no dia anterior ela fartou-se de fazer "barulho" mas de x em qd eles fazem mt isso...
Estava td em ordem.. até lhes dei 1 hortaliça ora eles se regalarem...

Eu até pensei q o porquinho tb "ia" c/ ela.. pq qd lá cheguei ele estava c/ 1 respirar mt rápido e como se estivesse c/ asma...
Ñ consigo entender... tenho mta pena pois era 1 porquinha mt bonita e a + querida deles os 2 :|

Tlv 1 dia lhe arranje uma companhia.. mas tb ñ sei como ele irá reagir...

A ver vamos....
cgtorres
Membro Veterano

quinta mai 15, 2003 5:34 pm

Tristessa Escreveu: Boas a todos...

infelizmente a minha tentativa de fazer amizade com os meus porquinhos ñ deu mm resultado..

Na 6ª feira cheguei a casa e a Nikita estava morta (
Ñ faço a minima ideia do porquê... mas o q é certo é q agora só lá está o porquinho sozinho.. e parece-me bastante triste... já quase ñ come....

A vida ás xs é mm mt triste...... |
Sinto muito Tristessa :(
Não deu qualquer sinal do que ia acontecer.... eu sugiro que não o deixe sozinho. Pode entrar numa de depressão e falecer também...
Uma beijoca de ânimo... ;)
_emienm_boy_
Membro
Registado: domingo fev 16, 2003 6:26 pm
Localização: 12 gerbos da mongólia, 2porquinhos da índia, 1 cão, 1 piriquito, alguns peixes.

quinta mai 15, 2003 11:08 pm

tristessa tb sinto muito:cry:! mas o conceilho que dao é verdade! arranja + um para o que tah sosinho nao fikar muito triste!

boa sorte para os teus, os nossos, e os voços animais!
rem
Membro
Registado: quinta ago 22, 2002 8:18 pm
Localização: 6 mandarins, 2 aquários, 4 cães, 1 tartaruga e 1 gato
Contacto:

sexta mai 16, 2003 8:40 am

Ois Cgtorres

Como todos os animais ela vai perdendo o medo, então se ela é novinha ainda mais rápido vai ser ;)

Boa sorte!!!

Bjokas
Rem
:D
Responder

Voltar para “Exóticos”