Olá!
Estou com uma grande preocupação.
Tenho uma coelhinha, a Rosa, que veio para a minha posse já com uns meses porque a dona não a queria. Tenho-a há 4 meses e ela rapidamente habituou-se a mim e embora nunca tenha sido uma coelha especialmente meiga, gostava de carinhos e festinhas, em especial na cabeça. No entanto, sempre que eu ia tirar algo que estivesse dentro da gaiola, ela rosnava e tentava atacar a minha mão.
Fiz-lhe uma gaiola com 2 m2 e de costumo soltá-la num quintal com relva.
A Rosa tem uma paixão por um dos gatos, um persa muito meiguinho. Persegue-o e tenta acasalar com ele, mas além do coitado ser gato, é castrado e passa a vida a fugir dela.
Há perto de 2 semanas quando, ao anoitecer, fui apanhá-la para a colocar na gaiola, ela fartou-se de tentar fugir e não queria que a apanhasse.
A partir desse dia, não posso mais tocar-lhe, nem em nada dentro da gaiola. Ela fica completamente desnorteada: rosna imenso, tenta atirar-se a mim e não deixa sequer que lhe faça festinhas.
De resto, come bem e quando entro na divisão onde está, ela empina-se pela gaiola acima, como fazia antes para eu a retirar de lá. Mas mal abro a gaiola, rosna e esconde-se na casota.
O que estará a acontecer com ela?
Coelha agressiva
-
- Registado: quarta mar 12, 2008 3:34 pm
Kike - raça lion head
eu penso q ela deverá estar com o cio.
a minha coelha tb qd está nessa altura, ninguém pode tocar na menina nem mesmo na gaiola e rosna pra gente...
mas ao fim d uns dias isso paasa-lhe e volta a ser a mesma coelhinha fofinha e q toda a gente pode fazer-lhe festinhas e miminhos.
por isso n t preocupes q isso é normal, e daqui a uns dias passa-lhe a má disposição.

a minha coelha tb qd está nessa altura, ninguém pode tocar na menina nem mesmo na gaiola e rosna pra gente...
mas ao fim d uns dias isso paasa-lhe e volta a ser a mesma coelhinha fofinha e q toda a gente pode fazer-lhe festinhas e miminhos.
por isso n t preocupes q isso é normal, e daqui a uns dias passa-lhe a má disposição.

Beijinhos meus e lambidelas da Minnie para todos.
Que mania de atribuir a agressividade ao cio, as coelhas só tem cio induzido, na presença de um macho, se só acontece dentro da gaiola cá para mim está a ser territorialanabela83 Escreveu:eu penso q ela deverá estar com o cio.
-
- Membro
- Registado: quarta abr 16, 2008 10:10 pm
- Localização: bogui, tete e crias, noddy e tobias, mia e nél, peixinhos e brevemente fafi
olha em relacao ao cio nao sei, tenho um coelho mas é macho. ele sempre teve tendencia para rosnar e tentar morder-me, principalmene quando o ia apanhar para por na gaiola, mas desde que comecou a ter companhia acalmou e agora ja raramente me rosna ( só quando mexo na comidinha dele, isso é sagrado)

lambidelas do bogui
Tenho o meu primeiro coelho, ummacho, há 4 meses e antes de o ter já lia este fórum para me informar. Verifiquei que muito usuários têm coelhos agressivos e quando lia isso ficava com receio que o meu "viesse" assim.Felizmente ele é muito manso, nunca me mordeu, adora e pede festas na cabeça, nariz e ao poucos (confiança mútua) já lhe toco na boca. Por experiência com outras espécies as fêmeas foram sempre menos mansas, mais agitadas e nervosas.
Do que li em vários locais as coelhas são mais temperamentais devido ás eternas culpadas hormonas e instintos de maternidade, apesar dos coelhos serem mais territoriais. Constatei que existem vários coelhos e coelhas agressivos, não deve haver um sexo mais agressivo nos coelhos , corrigam-me se tiver enganado.
Creio que muitos dos comportamentos agressivos, sem ser por instinto, se devem à forma como são tratados juntamente com a sua "personalidade", pois tal como as pessoas sei que por vezes também se passam dos carretos quando os chateamos demais. Tenho notado que o coelho é um animal que necessita do espaço dele, tipo o gato, deixas-te a coelha explorar o jardim, ela adorou? talvez o tenha adoptado como casa e ficou zangada por a prenderes na gaiola (são suposições, infelizmente ela não fala).Solta-a numa divisão (segura) da casa se quizer a tua companhia irá ter contigo, caso contrário não a persigas, não a agarres a não ser quando for mesmo necessário. Não esperes que ela passe de um pitbull para a madre Teresa num dia..tendo em conta o possível tratamento que levou na casa dos outros donos..com o tempo poderás ter sorte.
Do que li em vários locais as coelhas são mais temperamentais devido ás eternas culpadas hormonas e instintos de maternidade, apesar dos coelhos serem mais territoriais. Constatei que existem vários coelhos e coelhas agressivos, não deve haver um sexo mais agressivo nos coelhos , corrigam-me se tiver enganado.
Creio que muitos dos comportamentos agressivos, sem ser por instinto, se devem à forma como são tratados juntamente com a sua "personalidade", pois tal como as pessoas sei que por vezes também se passam dos carretos quando os chateamos demais. Tenho notado que o coelho é um animal que necessita do espaço dele, tipo o gato, deixas-te a coelha explorar o jardim, ela adorou? talvez o tenha adoptado como casa e ficou zangada por a prenderes na gaiola (são suposições, infelizmente ela não fala).Solta-a numa divisão (segura) da casa se quizer a tua companhia irá ter contigo, caso contrário não a persigas, não a agarres a não ser quando for mesmo necessário. Não esperes que ela passe de um pitbull para a madre Teresa num dia..tendo em conta o possível tratamento que levou na casa dos outros donos..com o tempo poderás ter sorte.
Porque não a castra? Além de contribuir para a longevidade da coelhita acalma-a e muito dado terminarem esses picos hormonais, em termos gerais acalmam e muito, contribuindo posteriormente a sua vontade de a reconquistar, para uma maior afectividade mutua.