Ajuda hurgente para amamentar um coelhinho com menos de 24hs

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
edycarly
Registado: quarta jan 23, 2008 8:06 pm

terça mai 27, 2008 10:23 am

Olá a todos.
Ontem à tarde quando fui dar de comer aos meus coelhos reparei que uma das fêmeas tinha dado à luz dois coelhinhos,no entanto ,não sei porquê,mas regeitou-os,um deles já estava morto,mas o outro estava vivo e muito gelado,peguei nele e troxe-o para casa,coloquei-o numa caixinha com algodão e uma lampada para o manter quentinho,mas agora não sei muito bem como alimenta-lo.
Tenho-lhe dado um pouco de leite de vaca magro morninho,eu acho que ele tem comido,mas não sei ao certo quantas gotinhas de leite ele deve comer,nem quantas vezes por dia.
Ainda à pouco lhe dei um pouquinho de leite,foram mais ou menos 8 a 10 gotinhas de leite,será o suficiente?A que horas lhe poderei dar novamente o leite?
Ele já fez xixi e cócó assim que o retirei da caixinha.
Por favor ajudem-me,adoro animais e não queria por nada perder este pequenino.
Obrigada a todos.
1051979
Registado: domingo set 16, 2007 4:18 pm

terça mai 27, 2008 11:17 am

Olá!
8 a 10 gotinhas é muito pouco!
Não há nenhuma fórmula específica para coelhos; o ideal´, se puderes, é compreares leite em pó numa lója de animais ou num vet e também um biberão para roedores. O leite, nesta fase deve ser dado de 2/2 horas, inclusivé de noite. é trabalhoso, mas foi assim que alimentei quatro chinchilas bébés que tive de separar da mãe.
Tenho uma "receita" de um preparado mas só posso enviar mais logo pois estou a trabalhar e não a tenho aqui comigo.
Boa sorte!!!
edycarly

terça mai 27, 2008 11:27 am

Muito obrigada.
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

terça mai 27, 2008 11:31 am

leite, nesta fase deve ser dado de 2/2 horas, inclusivé de noite.
Coelhos recém-nascidos só devem ser alimentados 2 vezes por dia, e não de 2 em 2 horas... :?

Está um topico criado com o mesmo assunto:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55365
1051979

terça mai 27, 2008 11:40 am

Os do meu irmão foram alimentos assim! Morreu uma.
Concordo que não se deve exagerar, mas duas vezes por dia penso que é pouco. Da ninhada mas minhas chinchilas, a mais pesada tinha 40g e foram alimentadas assim. Mas na dúvida, logo tento falar com a vet dos meus chinchilas.
TheBug
Membro
Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

terça mai 27, 2008 11:49 am

1051979 Escreveu:Os do meu irmão foram alimentos assim! Morreu uma.
Concordo que não se deve exagerar, mas duas vezes por dia penso que é pouco. Da ninhada mas minhas chinchilas, a mais pesada tinha 40g e foram alimentadas assim. Mas na dúvida, logo tento falar com a vet dos meus chinchilas.
Atenção: MUITO IMPORTANTE! Chinchilas não são coelhos, nem devem ser usadas como comparação!

Sistema digestivo e renal dos coelhos bébés não suporta alimentação de 2 em 2 horas. Coelhos comem ao amanhecer e ao entardecer APENAS. Leite de cabra de preferência, ao leite de vaca. Evitar Leite para Cão ou Leite para Gato das lojas de animais (que aliás são IGUAIS, vejam as composições). Procurar Colostro para Coelhos não é fácil, por isso, consultem os tópicos anteriores onde este assunto já foi debatido várias vezes!

Agora, NUNCA comparem chinchilas com coelhos, pois têm metabolismos muito diferentes!
Última edição por TheBug em terça mai 27, 2008 11:53 am, editado 1 vez no total.
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

terça mai 27, 2008 11:52 am

Ontem à tarde quando fui dar de comer aos meus coelhos reparei que uma das fêmeas tinha dado à luz dois coelhinhos
Da ninhada mas minhas chinchilas, a mais pesada tinha 40g e foram alimentadas assim.
Percebes a diferença...coelhos...chinchilas? :roll:

As chinchilas nascem todas formadas, com pelo, grandes e passam o dia com a mãe..
Os coelhos nascem cegos, sem pelo, pequenos e a mãe está com eles poucos minutos por dia.
edycarly

terça mai 27, 2008 11:53 am

Obrigada pela vossa ajuda.
Acabei de lhe dar mais umas gotinhas.
Mesmo que só se deva alimentá-lo duas vezes por dia"de manhã e ao entardecer",penso que meia duzia de gotinhas de leite seja muito pouco nesta etapa.
Será que fiz mal dar-lhe estas últimas gotas?
TheBug
Membro
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

terça mai 27, 2008 11:57 am

Neste caso não é muito, pois é mesmo muito pouco.

Vê o tópico referido acima pelo DieselCar, pois está lá tudo bem explicado pela Búzio, uma Criadora de coelhos com larga experiência. Lê esse tópico antes de mais nada! O coelho deve ficar com uma banda branca visível na barriga depois de comer. É o leite que ingeriu e quando se vê bem, então parece ter a dose certa...
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
edycarly

terça mai 27, 2008 12:06 pm

Devo parecer-lhes muito ignorante,e de facto sou-o.
Mas sinto-me uma barata tonta com tudo isto,tenho muito medo de não estar a fazer o correcto.
Obrigada a todos.
TheBug
Membro

terça mai 27, 2008 12:30 pm

Estás a ter a atitude mais correcta: Quem não sabe pergunta!

Muitos dos maus tratos de que os animais são vítimas, inocentemente?, são aplicáveis ao facto do "acho que", "penso que", "se fosse eu...", etc.

A melhor coisa a fazer é sempre aquela que estás a fazer. Se não sabemos o que fazer, o melhor é estar quieto e perguntar a quem saiba.

O objectivo principal dos Fóruns de Discussão é mesmo esse:

Perguntar e obter respostas. Responder e gerar discussão. Aprender com tudo isto!

PS: Discussão não é "Confronto violento", vulgo "Porrada", apesar de ser o que muitos preferem e por isso os fóruns caiem frequentemente no "descambado inútil" em vez de cumprirem a sua função!

Boa sorte com o coelhito! E lê bem o tópico referido pelo Diesel_Car!
edycarly

terça mai 27, 2008 12:55 pm

Obrigada pela compreensão.
Em tempos eu e a minha mãe alimentamos um gatinho bebé com uma seringa,mas ele já tinha pelo menos uma semana de vida o que nos facilitou a tarefa. Mas o coelhinho é tão pequenono que não me atrevo a dar-lhe o leitinho com uma.
Já li que existem bbiberons próprios para coelhos,é verdade?onde será que os posso encontrar?
TheBug
Membro

terça mai 27, 2008 1:00 pm

Nas lojas de animais. És de que zona?

Cuidado com as Lojas: Biberão para coelho bébé, é mesmo MUITO pequeno (falo da teta, claro). Em caso de não encontrares, recorre à seringa, com cuidado para não se engasgar, ou procura uma Pipeta em qualquer farmácia...
1051979

terça mai 27, 2008 1:01 pm

Também assim aprendo.... :(
Espero que tudo corra bem!!!
edycarly

terça mai 27, 2008 1:04 pm

Eu sou da Marinha Grande.
Responder

Voltar para “Exóticos”