Porquinho da Índia - Dúvidas de principiante...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Di1975
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm
Localização: Muitos...

quarta jun 11, 2008 7:53 pm

mOreirinha01 Escreveu:eu também dou bastante feno, ao bocado esqueci-me de o mensionar... mas dou-lhe sempre feno :!:
Feno é a única coisa que podem comer sem limite de dose. É rico em celulose, óptimo para eles, indispensável à dentição e, curiosamente, também um "passa-tempo" para eles :D
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta jun 12, 2008 9:30 am

Bom dia,

Ontem levei os meus porquinhos ao vet, uma primeira consulta e foi apenas uma consulta informativa, embora tenho sido miniosamente avaliados pelo vet ;)

Vou dar informações que me foram passadas ontem, espero ajudar, embora algumas já sejam repetidas, então cá vai:

- o segredo de um porquito feliz e saúdavel é um bom feno, verde e com um cheiro agradavel, se tiverem sempre feno, não morrem à fome pelo contrário, o feno ajuda no desbaste dos dentes molares e nos da frente, ajuda a eliminar os pêlos que possam engolir quando se lambem, e como são animais que não vomitam, se ganharem bola de pêlo (tal como os gatos), a unica forma de as tirar do estomago deles é só operando, por isso o feno é importantissimo porque ajuda a eliminar estes pêlos.

- caso os dentes não tenham a ajuda do feno para serem desbastados, crescem em demasia (uma vez que estão em constante crescimento) provocando dores e mal estar aos animais. Verifique sempre se a linha dos dentes da frente esta direita e não na diagonal, caso estejam na diagonal, consulte um vet, significa que os dentes molares estão muito grandes.

- quanto à alimentação, o feno sempre disponível, a ração em pouca quantidade (ser dada mais como guloseima, os meus por acaso não pegam muito), dar fruta rica em vitamina C, fruta acida que contem maior quantidade desta vitamina (maça, kiwi, laranja), cenoura e pimento (ricos em vitamina A), e outros legumes que possam eventualmente gostar, mas tudo isto em pouca quantidade, fazendo assim com que comam mais feno (é como as crianças se tiverem batatas fritas não vão comer os legumes).

Acho que disse o mais essencial :wink: , mas não será de todo má ideia ir a um vet especializado, tirar todas as dúvidas, mesmo a nível do corte das unhas e da limpeza do saco anal.

O vet receitou também o desparazitante e umas vitaminas C (só para o caso de não comerem em condições a fruta), mas como deve entender, não irei colocar aqui o nome dos medicamentos :wink:

Espero ter ajudado :wink: felicidades para o porquinho (é super parecido com o meu Casanova)
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jun 12, 2008 11:11 am

antes de mais, obrigada a todos :D

mas agora ainda fiquei mais confusa :!:
o porquinho não está bem... está muito esquisito... :o

fui lá agora...
fui dar-lhe comida, pesa-lo e pegar nele um bocadinho, brincar com ele...
enfim...
na comida ele ainda não pegou, deve ter ficado à espera que eu saísse para ir comer... :?
o peso, está com 480g (mais ou menos), ou seja, foi um aumento pequeno, mas ele parece-me mais cheínho...
uma coisa que também notei foi que está com os olhos bem mais brilhantes :!:

o problema, agora, parece-me a personalidade dele...
se antes limitava-se a ficar quieto e encolhido, quando lhe pegava, ou quando me aproximava da gaiola, hoje está completamente diferente :o
"roubei-lhe" a casinha e ele começou a correr de um lado para o outro...
peguei nele e ele começou a espernear e a tentar fugir...
voltei a pegar nele e ele começou a fazer um barulhinho, quase inaudível... um tuctuctuc... será que estava a bater com os dentes :?: o tal som de ameaça :?: :o
voltei a colocá-lo na gaiola...
voltei a pegar nele e ele não voltou a fazer o barulho, no entanto senti uma picada no dedo... fiquei com a sensação que me tinha mordido...
mas voltei a colocá-lo na gaiola...
quando voltei a pegar nele ele começou a procurar-me o braço e mordeu-me :o foi uma mordida de aviso, não me maguou, foi uma mordida bem fraquinha... mas mordeu :o
ele ainda não confia em mim... no entanto, de medricas, passou a agressivo, assim, de um momento para o outro :!:
estou confusa... li que os porquinhos eram animais dóceis e que era muito raro morderem e este nunca tinha mordido ninguém :!:
será isto agressividade ou estaria a brincar :?:

desde já, obrigada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta jun 12, 2008 11:53 am

Quanto ao facto de os olhos estarem mais brilhantes é bom sinal, um dos sinais em que algo se passa com os porquitos é a falta de brilho nos olhos. ;)

São animais meigos, mas quando não querem ser incomodados (todos temos dias em que acordamos de rabo para o ar :wink: ), são capazes de bater os dentes ou morder por forma a demonstrar que não pretendem ser incomodados.

Contudo o morder também pode ser por dor ou por algo se passar com o animal, a falta de vitamina C provoca-lhes dores nas articulações :wink:

Eu já fui mordida, uma vez porque estava com as mãos a cheirar a fruta e uma outra vez por estar a pentear, e o fulano como não gosta de ser penteado e naquele dia estava mais mal disposto decidiu morder-me. Mas às vezes sinto essas mordidas leves :wink: um deles até puxa o dedo até à boca com as patas :D

Os meus tanto venhem ter comigo, como a seguir fogem a sete pés :lol: acho que já é normal eles terem estas variações :lol: :lol: por isso se ele hoje, esta mais mimalho e amanhã não, é normal :wink:
Nihx
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: quarta ago 08, 2007 10:45 pm
Localização: 2Cães,1Porquinho da Índia,5Chinchilas, 1Coelho Anão,2Gerbos da Mongólia, 1Canário,1Betta,1Murganho

quinta jun 12, 2008 2:46 pm

As novas atitudes dele podem também ser vistas como um sinal de que o porquinho está a ganhar confiança! Muitas vezes os animais quando estão com medo e num local desconhecido ficam como que "petrificados", incapazes de fugir ou morder e apenas quando ganham confiança fazem as suas exigências e revelam o seu verdadeiro estado de espírito.
Por isso, pode não ser necessariamente mau, pois pode significar que se está a começar a sentir em casa.
<p>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados" Mahatma Gandhi</p>
Di1975
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm
Localização: Muitos...

quinta jun 12, 2008 3:02 pm

ailsa Escreveu:Vou dar informações que me foram passadas ontem, espero ajudar, embora algumas já sejam repetidas, então cá vai:
xiiiiiii... :D
Assim é que eu gosto de donos! :wink: Muito bem. Ficou bem ressalvada a questão da dentição, que tb referi ontem por causa do feno.
Feno sempre :idea: :idea: :idea: :D
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta jun 12, 2008 3:23 pm

Di1975 Escreveu:
xiiiiiii... :D
Assim é que eu gosto de donos! :wink: Muito bem. Ficou bem ressalvada a questão da dentição, que tb referi ontem por causa do feno.
Feno sempre :idea: :idea: :idea: :D
Eu não sou loira mas......... :oops: não entendi a sua resposta, não sei se foi em termos de gozo, por repetir o que já tinham dito, se foi pelo lado positivo :oops: :oops:

Mas como a minha intenção foi ajudar e porque este mundo dos porquinhos só tem um mês e meio na minha vida, também tento manter-me informada :wink:
Di1975
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm
Localização: Muitos...

quinta jun 12, 2008 3:59 pm

ailsa Escreveu:Eu não sou loira mas......... :oops: não entendi a sua resposta, não sei se foi em termos de gozo, por repetir o que já tinham dito, se foi pelo lado positivo :oops: :oops:

Mas como a minha intenção foi ajudar
:o :o :o :?:

Não entendeu a minha resposta... Era um elogio.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
danhusky
Membro Veterano
Mensagens: 314
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm
Localização: caes , gatos roedores

quinta jun 12, 2008 4:48 pm

Nunca é demais repetir se , entra melhor nas cabeçinhas das pessoas



Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
Di1975
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm
Localização: Muitos...

quinta jun 12, 2008 5:08 pm

danhusky Escreveu:Nunca é demais repetir se , entra melhor nas cabeçinhas das pessoas
É isso, é isso...
Evitam-se aquelas coisas que eu vejo por aí. Não digo isto por mal, espero que mais ninguém me interprete mal :oops: mas só quero que os cavia porcellus sejam entendidos e tenham donos informados para os poderem tratar 5*****! :wink:
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta jun 12, 2008 5:41 pm

Di1975 Escreveu: :o :o :o :?:

Não entendeu a minha resposta... Era um elogio.
Foi a parte do xiiiii que me deixou confusa :lol: :lol: :lol: deve ser o calor :wink:

Pois o que eu mais quero é que os meus durem muitos anitos :D
Não é para desviar o tópico mas aqui fica uma fotos dos meus Biju (cinza) e Casanova (branco), ambos Trupe Cuí
Imagem
Di1975
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm
Localização: Muitos...

quinta jun 12, 2008 7:22 pm

ailsa Escreveu:aqui fica uma fotos dos meus Biju (cinza) e Casanova (branco)
Mto bonitos os porquinhos :wink:
2º Casanova que conheço :D :D
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
jmiguel15
Membro Veterano
Mensagens: 485
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

quinta jun 12, 2008 7:43 pm

Muito lindos mesmo! :wink:
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
monchichi
Membro Veterano
Mensagens: 202
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

quinta jun 12, 2008 10:12 pm

boas... peço desculpa por tar a invadir... mas tenho um pergunta, que provavelmente podia abrir um topico novo... mas como vejo que voces têm porquinhos de pelo comprido... queria perguntar se é normal a as femeas roerem o pelo dos outros porquinhos de pelo longo...
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jun 12, 2008 10:16 pm

Quando fui comprar o feno desconhecia que fosse parte essencial para a alimentação e para manter os dentes em bom estado, comprei porque me disseram que ele gostava de comer feno :!: Agora até fiquei admirada com os beneficios do feno :o
Já lhe estive a ver os dentinhos e parecem-me em muito bom estado :D

Realmente... É bem parecido com o Casanova :!:

Aqui fica uma foto mais recente do Rocky :!:

Imagem
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”