Coelho anão duvida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Patraka
Membro
Registado: sábado abr 05, 2003 4:45 pm

domingo jun 22, 2008 9:18 pm

Boa noite!

Perguntaram me se gostaria de adoptar um coelho anao, so que para alem de não saber muito sobre a sua alimentaçao e higiene, etc...outras pessoas tem me dito que estes quando atingem a maturidade que o chichi deles cheira muito mal...e que a gaiola acaba sempre por ficar a cheirar muito mal, mesmo que se mude de 15 em 15 dias...mas outras pessoas dizem que não... :?
E queria saber por quem tem se sempre é verdade ou não...
E se tambem podiam ajudar por dizer algum coidados mais importante que deva ter com este(se deve ser desparizado, se percisa de vacinaçao, tamanho de gaiola adequado,etc...)

Cumprimentos!
SaraAmiga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 31, 2008 4:55 pm

domingo jun 22, 2008 9:23 pm

Ola.
Aconselho a todos que podem a ter um coelho anão.
Tenho o meu a 6 meses e nao me arrependo nada.
O xixi dos coelhos nao cheira assim tão mal, e se tiver sempre a gaiola limpa nao a problema. Necessita de limpar pelo menos uma vez por semana, porque se nao realemente cheira mal.
Não custa nada ter um coelho, sao uma optima companhia.
Mas para ter um, é preciso ter noçao dos preços.
Não compre uma gaiola muito pequena, pois eles tem necessidade de andar, e solto pelo menos 1 hora por dia. A coelhos, que fazem as necessidades nas camas ou nos tapetes, mas e preciso ensina-lo que esta errado. Um wc para coelhos e optimo para isso.
Compre tambem coisas para roer, pois os dentes crescem, e com calcio, e assim ja nao.
Os coelhos tem de ir de 6 em 6 meses ao veternario para serem desparixado, e levar a vacinação.
Aconselho a ir ao site coelho anao la encontrara todas as informaçoes que necessita.
http://www.coelhoanao.com/forum/
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

domingo jun 22, 2008 9:25 pm

Patraka Escreveu:Boa noite!
(...)mesmo que se mude de 15 em 15 dias...mas outras pessoas dizem que não... :?
E se tambem podiam ajudar por dizer algum coidados mais importante que deva ter com este(se deve ser desparizado, se percisa de vacinaçao, tamanho de gaiola adequado,etc...)
Cumprimentos!
Salvo algumas excepções, todos os animais precisam de manutenção semanal na sual gaiola/viveiro.
Todos os animais têm o seu cheiro característico e cada pessoa tem a sua própria sensibilidade aos cheiros. Mas pela experiência que já tive com coelhos, uma boa limpeza semanal é suficiente.
Sobre os cuidados que pergunta: sim precisa de desparasitação e vacinação; o tamanho da gaiola, quanto maior for, melhor!
Boa sorte!
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

domingo jun 22, 2008 9:27 pm

Patraka Escreveu:Boa noite!

Perguntaram me se gostaria de adoptar um coelho anao, so que para alem de não saber muito sobre a sua alimentaçao e higiene, etc...outras pessoas tem me dito que estes quando atingem a maturidade que o chichi deles cheira muito mal...e que a gaiola acaba sempre por ficar a cheirar muito mal, mesmo que se mude de 15 em 15 dias...mas outras pessoas dizem que não... :?

Cumprimentos!
Se limpar só de 15 em 15 dias é capaz de realmente ficar a cheirar muito mal. A regularidade da limpeza depende muito do animal em questão, da gaiolam, etc. Eu limpo semanalmente, mas a minha coelha está num quintal, devidamente protegida. Se lhe der uma higiente adequada não acredito que o cheiro se torne insuportável, até porque pode ensinar o seu coelho a fazer as necessidades num sítio específico. Quanto às restantes dúvidas... O coelho precisa de vacinação (deve consultar um veterinário), tamanho de gaiola, quanto maior melhor, mas penso que como mínimo 80 cm de comprimento por 40 de largura é bonzinho. Mesmo sendo a gaiola grande, é indispensável que solte diariametne o seu coelho para "hora de recreio", para ele poder correr e brincar, eles adoram! Uma boa alimentação (uma boa ração e ocasionalmente legumes e fruta) também é importante. Aconselho-a a fazer uma pesquisa, para assimilar toda a informação necessária. :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Patraka
Membro

domingo jun 22, 2008 9:28 pm

Obrigado saraAmiga :wink: , vou ja pesquisar esse forum!
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

domingo jun 22, 2008 9:28 pm

Esqueci-me de uma coisinha. A altura da gaiola deve ser tal que permita ao coelho por-se em pé! :wink:

Boa sorte :)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
logomorfo
Membro Júnior
Registado: domingo mai 18, 2008 8:01 pm

segunda jun 23, 2008 1:11 pm

Quanto à higiene da gaiola, depende do que se use e qual o tamanho da gaiola. Limpo de 4 em 4 dias mas uso litter para o chão da gaiola, que confirmo ser melhor que aparas de madeira ou serradura, nunca usei areia, acho que não se deve usar mas já vi granuado argiloso para coelhos à venda. Os coelhos têm uma urina com o cheiro activo, mas não se nota se urinarem no litter porque este absorve e neutraliza completamente o cheiro. As fezes são bolitas quase secas que não sujam nada a não ser a sua presença, são optimos fertilizantes para plantas. O pêlo do coelho não cheira mal. O único mau cheiro que o meu tem são bufas ocasionalmente quando evacua uma bolita ou mesmo sem evacuar.
Quanto à alimentação, água, feno, ração para coelho que ele goste, vegetais e frutas (pesquisar quais se podem dar) e algumas glusseimas em pouca quantidade.
Quanto à desparasitação e vacinação, pesquisa sobre as doenças dos coelhos e fica ao teu critério, só vacinei o meu porque frequentemente vai para uma varanda aberta e não fosse um mosquito picá-lo, que são os principais vectores de doenças para o coelho.
O tamanho da gaiola depende de si, quanto maior melhor, se tiver espaço e quisser gastar...se o pretender soltar. O meu tem uma gaiola média, o dobro do tamanho dele, mas anda quase sempre à solta quando estou em casa.
O coelho é um óptimo animal de estimação, fácil de cuidar e pareçe um gato quanto ao comportamento, com a possibilidade que colocá-lo na gaiola quando não se está em casa, coisa que não se pode fazer com os gatos.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Patraka
Membro

segunda jun 23, 2008 3:26 pm

Obrigado a todos, ficai mais esclarecida :) ...agora só mais uma pergunta acham que posso ter o coelho em contacto com a minha cadela e o meu gato?! o meu gato sei que não lhe deve fazer mal...apenas o vai querer perseguir, pois quando morava em Guimarães tive uma altura k tínhamos coelhos a solta no quintal, e ele nunca lhe tocou, apenas correu atrás deles, quando chegava mais perto parava para dar avanço ao coelho :lol:
Maryleaum
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 7:51 pm

segunda jun 23, 2008 7:30 pm

a minha coelha não gosta de gatos e tenho 4 cadelas com as quais ela se dá lindamente. por isso...
teka89
Membro Júnior
Registado: segunda mar 10, 2008 10:08 pm

segunda jun 23, 2008 10:52 pm

Isso é uma questao de habito, o meu coelho fuge do hamster do meu irmao, ja os gatos anda sempre de volta deles!
É habitua los a viver em conjunto tanto se podem dar bem com nao criarem simpatia.
Responder

Voltar para “Exóticos”