Algumas duvidas urgentes - Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Froz3n
Membro
Registado: domingo jul 20, 2008 12:22 pm

domingo jul 20, 2008 12:55 pm

Olá a todos, desde mais agradeço a vossa disposição para me poderem tirar algumas duvidas.

Eu e a minha namorada temos uma Chinchila novinha, com os seus 8 mesitus, desde que nasceu :)

Ela tem estado bem, salta, dorme, come, bébé, toma banho depois da brincadeira e como já sabe que depois do banho é hora de ir para casa, ela vai toda contente e adormece na sua gaiola.

Agora as duvidas..

- Por vezes, quando ela está a brincar, tem a mania de passado 20 mins de brincadeira, começar a fazer barulhinhos, mini-ginchos como se tivesse a tentar falar, mas faz estes barulhos enquanto corre, ou simplesmente para nas nossas pernas ou perto de nós e começa a fazer esses barulhos.
Nós ficamos preocupados que ela esteja a sentir-se mal ou cansada e damos-lhe a areiazinha e ela depois vai para casa. O que poderá ser??

- Costuma-mos deixar a parte de cima da gaiola, por ser muito grande perto da casa, ela sobe la para cima, mas como aquilo é em grade, ela como é óbvio magoar-se-a lá em cima. Como habitua-la a não subir lá para cima??

- Ontem foi um dia inesquecível... Nunca nos aconteceu tal antes, e daí o meu motivo para ter ido ler ainda mais sobre chinchilas para tentar encontrar solução para o que aconteceu... Isto é, ela ontem estava a brincar, a "tentar" roer os sapatos, pois nunca consegue, mas estava a correr e a saltar toda feliz, e ela tem um brinquedo, mais propriamente uma caixa de cartão, que tentou roer, e foi após isso, que lhe deu um género de ataque... Ela começou por baixar a orelha direita e a contorcer-se toda, enrolou a caudinha, e não tinha equilíbrio quase nenhum, e tentar morder/raspar com a parte esquerda do focinho que estava atrofiada no rebordo da caixa da gaiola e da sua casa... Parecia um genero de uma caembria na cara, parecia que estava mesmo mesmo mal, como em choque... Mas também notei que entretanto alguém entrou no sitio onde estávamos e ela voltou a por-se de pé, mas logo a seguir voltou ao mesmo... Foi horrível assistir! Ela pareceu recuperar aos poucos, re-ganhou o equilíbrio, tentou voltar a vir roer os sapatos, mas sempre com a orelha atrofiada, e passado um bocado, a orelha voltou a estar boa, tomou banhoca e voltou para a casa como se nada fosse... Foi horrível a situação :cry: , e gostaria de saber, o que terá acontecido? E que se deve fazer??

Peço desculpa pelo grande testamento, mas estou mesmo preocupado, e gostaria de saber a vossa opinião e a melhor ajuda possível :)

Muito Obrigado por terem lido e espero as vossas respostas!
Froz3n
Membro

segunda jul 21, 2008 12:49 pm

Ninguem sabe? Nem que fosse uma luzinha sobre o ultimo caso ajudava.
Em todo o caso, vou a vet dia 28 de Julho, mas até lá gostaria mesmo que me dessem alguma opinião...
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

segunda jul 21, 2008 5:00 pm

Froz3n Escreveu: Agora as duvidas..

- Por vezes, quando ela está a brincar, tem a mania de passado 20 mins de brincadeira, começar a fazer barulhinhos, mini-ginchos como se tivesse a tentar falar, mas faz estes barulhos enquanto corre, ou simplesmente para nas nossas pernas ou perto de nós e começa a fazer esses barulhos.
Nós ficamos preocupados que ela esteja a sentir-se mal ou cansada e damos-lhe a areiazinha e ela depois vai para casa. O que poderá ser??
Suponho que esse guinchos sejam de alegria e de satisfação, pois a minha chinchila também o faz e nunca teve problemas. Se ela estivesse cansada, ela própria saberia parar e muito provavelmente encostar-se-ia e deitava-se de lado num canto qualquer. xP

- Costuma-mos deixar a parte de cima da gaiola, por ser muito grande perto da casa, ela sobe la para cima, mas como aquilo é em grade, ela como é óbvio magoar-se-a lá em cima. Como habitua-la a não subir lá para cima??

É realmente uma boa pergunta, pois a minha faz exactamente o mesmo e não arranjo maneira de evitar que isso aconteça. O melhor que tem a fazer é por cima de gaiola colocar um cartão para que enquanto ela andar lá em cima não enfiar nenhuma das patinhas nas grades.
Entretanto, se arranjar uma solução melhor, eu estou aqui para aprender! ; D

- Ontem foi um dia inesquecível... Nunca nos aconteceu tal antes, e daí o meu motivo para ter ido ler ainda mais sobre chinchilas para tentar encontrar solução para o que aconteceu... Isto é, ela ontem estava a brincar, a "tentar" roer os sapatos, pois nunca consegue, mas estava a correr e a saltar toda feliz, e ela tem um brinquedo, mais propriamente uma caixa de cartão, que tentou roer, e foi após isso, que lhe deu um género de ataque... Ela começou por baixar a orelha direita e a contorcer-se toda, enrolou a caudinha, e não tinha equilíbrio quase nenhum, e tentar morder/raspar com a parte esquerda do focinho que estava atrofiada no rebordo da caixa da gaiola e da sua casa... Parecia um genero de uma caembria na cara, parecia que estava mesmo mesmo mal, como em choque... Mas também notei que entretanto alguém entrou no sitio onde estávamos e ela voltou a por-se de pé, mas logo a seguir voltou ao mesmo... Foi horrível assistir! Ela pareceu recuperar aos poucos, re-ganhou o equilíbrio, tentou voltar a vir roer os sapatos, mas sempre com a orelha atrofiada, e passado um bocado, a orelha voltou a estar boa, tomou banhoca e voltou para a casa como se nada fosse... Foi horrível a situação :cry: , e gostaria de saber, o que terá acontecido? E que se deve fazer??

Tenha MUITO CUIDADO com as caixas que lhe dá para roer. Eu já tive oportunidade de dar um 'saltinho' ao petsite do seu menino e vi lá uma grande caixa de cartão, que penso ser de uma impressora. Esta caixa não deve ser dada porque contém químicos que podem ser bastante perigosos para a saúde dele! APENAS devem ser dadas caixas para eles roerem, que não tenham químicos, nem tintas, nem nenhum tipo de plásticos.
Existem muitos brinquedos próprios para eles roerem que podem ser feitos por nós ou mesmo comprados em qualquer petshop.

Por ser mais prático para responder eu optei por responder ás questões por baixo das mesmas mas a azul!

Queria também chamar a ATENÇÃO que agora durante o verão (grandes vagas de calor), as chinchilas não devem ser soltas para se exercitarem, porque ao correrem, elas sobreaquecem e como o ambiente já está quente, não é bom para a saúde delas. E se dentro da gaiola existir uma roda de exercício, esta deve ser retirada pela mesma razão em cima enunciada.

Boa sorte :wink:
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Froz3n
Membro

segunda jul 21, 2008 5:14 pm

Obrigado pela sua resposta, de facto viu bem essa caixa de impressora, mas apenas teve 1 dia no sitio dela, e ela nem trincou, apenas queria saltar para cima dela, mas nada de mais, de resto as caixas que tem são todas de cartão, o que penso que não represente nenhum problema.

A caixa que ela roeu antes do ataque é simples, não tem qualquer tipo de cor, é puro cartão "castanho" lol... É possível as chins terem cãibrias? Poderá ter sido disso ou algum bocado que ficou preso na bochecha ou na garganta qualquer coisa... ??

:) Em relação aos barulhos, fiquei mais descansado então...

Eu vi por ai no fórum, que uma maneira de a ensinar a não subir para sítios ou fazer coisas que não deve, é depois disso castigar-lhe, ou seja, soprar-lhe no focinho que elas odeiam... Mas como deve imaginar, fazer isso a chin não é algo que me agrade de todo, e recuso-me a fazer :x

Em relação a soltar a chin, eu costumo solta-la de 2 em 2 dias, porque sempre li que elas precisam nem que seja de um bocadinho de atenção e de sair da gaiola todos os dias, nem que seja 15 minutinhos, e a roda, realmente terei que a tirar? Mas isso não será demasiado extremo já? Ou seja, ela depois não apanha uma "seca"? É que a roda é o "brinquedo" favorito dela :)

Obrigado mais uma vez e espero resposta :)
jmiguel15
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 5:28 pm

Froz3n Escreveu:Obrigado pela sua resposta, de facto viu bem essa caixa de impressora, mas apenas teve 1 dia no sitio dela, e ela nem trincou, apenas queria saltar para cima dela, mas nada de mais, de resto as caixas que tem são todas de cartão, o que penso que não represente nenhum problema.

A caixa que ela roeu antes do ataque é simples, não tem qualquer tipo de cor, é puro cartão "castanho" lol... É possível as chins terem cãibrias? Poderá ter sido disso ou algum bocado que ficou preso na bochecha ou na garganta qualquer coisa... ??

:) Em relação aos barulhos, fiquei mais descansado então...

Eu vi por ai no fórum, que uma maneira de a ensinar a não subir para sítios ou fazer coisas que não deve, é depois disso castigar-lhe, ou seja, soprar-lhe no focinho que elas odeiam... Mas como deve imaginar, fazer isso a chin não é algo que me agrade de todo, e recuso-me a fazer :x
Eu também!

Em relação a soltar a chin, eu costumo solta-la de 2 em 2 dias, porque sempre li que elas precisam nem que seja de um bocadinho de atenção e de sair da gaiola todos os dias, nem que seja 15 minutinhos, e a roda, realmente terei que a tirar? Mas isso não será demasiado extremo já? Ou seja, ela depois não apanha uma "seca"? É que a roda é o "brinquedo" favorito dela :)
A roda eu acho melhor tirar! O brinquedo favorito da minha também é a roda, mas com este calor, eu não arrisco e tirei! Em relação ao soltar se faz mesmo questão de a soltar então faça-o no período mais fresco do dia, ou seja, a noite! xP
Eu neste verão já arrisquei em soltá-la, mas depois arrependi-me, porque me pareceu que ela não estava a sentir-se muito bem.

Obrigado mais uma vez e espero resposta :)

Froz3n
Membro

segunda jul 21, 2008 5:32 pm

E em relação a
:) Obrigado e cumprimentos, agradeço a ajuda :)
jmiguel15
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 5:34 pm

Isso é uma pergunta a que não sei responder pois, nunca ouvi a falarem de caimbras em chinchilas. É mais provável a opção de que algo lhe tenha ficado preso na garganta. (Neste aspecto é melhor esperar por alguém mais especializado na área da veterinária! :D)

Froz3n
Membro

segunda jul 21, 2008 5:40 pm

Estou a ver, de facto ela tem que ir, mas só dia 29 é que poderá ir :cry:

Outra pergunta, imaginemos que damos um palito a chin para ela roer, e ela desfaz-o que é um instante, a seguir podemos dar outro? Ou é aconselhável dar-lhe X coisas para roer por dia? Não sei se ela poderá desgastar depois demasiado os dentes, ou simplesmente fazer-lhe mal :(

Daí mais vale prevenir que remediar!

Vou hoje também ver de azulejos para arrefecer a casa dela, e estou a pensar comprar 4, enquanto 2 estão no frigorífico, outros 2 estão na casinha dela, e vou trocando...
Algum conselho para tal? Enrolamos os azulejos em alguma coisa, ou põem-se lá puro e simplesmente? (Visto que ela ira aquecer o azulejo e poderá depois surgir alguma agua do aquecimento :? )

Cumprimentos!
jmiguel15
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 5:51 pm

Outra pergunta, imaginemos que damos um palito a chin para ela roer, e ela desfaz-o que é um instante, a seguir podemos dar outro? Ou é aconselhável dar-lhe X coisas para roer por dia? Não sei se ela poderá desgastar depois demasiado os dentes, ou simplesmente fazer-lhe mal :(
Não tem problema absolutamente nenhum. A minha menina dentro da gaiola tem muita coisa de madeira para quando lhe apetecer ir roer e desgastar os dentes. Eles nunca desgastam de mais! ;D

Vou hoje também ver de azulejos para arrefecer a casa dela, e estou a pensar comprar 4, enquanto 2 estão no frigorífico, outros 2 estão na casinha dela, e vou trocando...
Algum conselho para tal? Enrolamos os azulejos em alguma coisa, ou põem-se lá puro e simplesmente? (Visto que ela ira aquecer o azulejo e poderá depois surgir alguma agua do aquecimento :? )
Eu o ano passado não usei nenhum tipo de material para refrescar a gaiola, mas este ano vai ser muito mais quente e comecei a arranjar maneiras de prevenir o sobreaquecimento. Também estou a usar a técnica dos azulejos, mas apenas uso 2, enquanto um está no frigorífico o outro está dentro da gaiola. Mas, não sei porquê, a minha menina não gosta de se deitar em cima dos azulejos por isso ás vezes uso uma caixa de plástico onde ponho dentro covetes de gelo. Encosto esta embalagem à porta da casotinha da minha menina e assim refresco o ambiente dentro da casinha dela. Mas tudo isto tem um senão que é a água que se vai formando com a mudança de temperatura de dentro do frigorífico para o ambiente exterior, por isso, é necessário ir limpando.

TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

segunda jul 21, 2008 7:05 pm

"Ela começou por baixar a orelha direita e a contorcer-se toda, enrolou a caudinha, e não tinha equilíbrio quase nenhum, e tentar morder/raspar com a parte esquerda do focinho que estava atrofiada no rebordo da caixa da gaiola e da sua casa... Parecia um genero de uma caembria na cara, parecia que estava mesmo mesmo mal, como em choque... Mas também notei que entretanto alguém entrou no sitio onde estávamos e ela voltou a por-se de pé, mas logo a seguir voltou ao mesmo... Foi horrível assistir! Ela pareceu recuperar aos poucos, re-ganhou o equilíbrio, tentou voltar a vir roer os sapatos, mas sempre com a orelha atrofiada, e passado um bocado, a orelha voltou a estar boa, tomou banhoca e voltou para a casa como se nada fosse... "

Boa tarde, a minha chinchila macho teve os mesmos "sintomas" e segundo o vet foi uma convulção devido ao calor :? ..as chinchilas sofrem bastante com o calor por isso é necessario usar tecnicas para refrescar a gaiola.... a tecnica do azulejos é muito boa...mas como as minhas chins não ligam pevas ao azulejo eu tentei outra tecnica....em vez de ser azulejos ponho 2 pratos a vez...também se pode por uma ventoinha ou ar-condicionado mas nunca em contacto directo pois pode causar problemas respiratorios graves.
PS- as vossas chins são lindas :D 8)
Froz3n
Membro

segunda jul 21, 2008 7:36 pm

Muito Obrigado TiagoGrilo e jmiguel15!

A tua informação da convulsão espero que não seja "mortal" ou que cause danos futuros :(

De qualquer das maneiras, estou um bocado confuso... O jmiguel15 disse:
ás vezes uso uma caixa de plástico onde ponho dentro covetes de gelo. Encosto esta embalagem à porta da casotinha da minha menina e assim refresco o ambiente dentro da casinha dela. Mas tudo isto tem um senão que é a água que se vai formando com a mudança de temperatura de dentro do frigorífico para o ambiente exterior, por isso, é necessário ir limpando.
Estou a ponderar usar a sua técnica já amanha, visto que só tenho os azulejos na 4a feira, mas, onde e como mete exactamente, a caixa de plástico? Visto que não pode estar ao alcance dela porque o plástico é altamente prejudicial para ela roer...

E na técnica dos azulejos, troca-se os azulejos de quanto em quanto tempo?

Posso por aqui uma foto de como é a gaiola e como está arranjada lá dentro, para me poder ajudar um bocado melhor :)

Cumprimentos!

PS: TiagoGrilo faço das tuas palavras as minhas :P :oops:
jmiguel15
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 7:48 pm

[quote="Froz3n"

A tua informação da convulsão espero que não seja "mortal" ou que cause danos futuros :( É por isso que eu disse que é melhor não a soltar!

De qualquer das maneiras, estou um bocado confuso... O jmiguel15 disse:
ás vezes uso uma caixa de plástico onde ponho dentro covetes de gelo. Encosto esta embalagem à porta da casotinha da minha menina e assim refresco o ambiente dentro da casinha dela. Mas tudo isto tem um senão que é a água que se vai formando com a mudança de temperatura de dentro do frigorífico para o ambiente exterior, por isso, é necessário ir limpando.
Estou a ponderar usar a sua técnica já amanha, visto que só tenho os azulejos na 4a feira, mas, onde e como mete exactamente, a caixa de plástico? Visto que não pode estar ao alcance dela porque o plástico é altamente prejudicial para ela roer...
Eu tenho o plástico ao alcance da chinchila, mas ela não liga nada ao plástico, apenas o usa para se refrescar! ;D Vai ver que ela quando começar a roer e perceber que aquilo não presta já não lhe vai ligar mais! E ACHO que não é assim tão prejudicial como isso, pelo menos nunca tive problemas...

E na técnica dos azulejos, troca-se os azulejos de quanto em quanto tempo?
Nesta técnica, troca-se os azulejos quando estes já não estiverem suficientemente frescos para refrescar a chinchila!

Posso por aqui uma foto de como é a gaiola e como está arranjada lá dentro, para me poder ajudar um bocado melhor :)
Era capaz de ajudar. Ficamos à espera! x)

PS: Faço minhas as vossas palavras! xDDD[/quote]

TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

segunda jul 21, 2008 7:56 pm

sim, infelismente pode e muitas vezes é mortal :? ...eu não posso usar essa tecnica da caixa de plastico...as minhas chinchilas roem tudo o que poderem :lol:
Froz3n
Membro

segunda jul 21, 2008 8:24 pm

Bem aqui fica a gaiola:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como acha e onde acha que devo por? Ela já roeu o arame a volta do bebedouro, portanto nada é impossível para ela, mas com esta gaiola, onde acha que devo por o refresco? Ela adora os andares de cima claro ;)
sim, infelismente pode e muitas vezes é mortal ...eu não posso usar essa tecnica da caixa de plastico...as minhas chinchilas roem tudo o que poderem
A minha bebe também é assim! Espero que ela abra excepção esta vez senão terei que recorrer mesmo ao método dos azulejos.
jmiguel15
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 10:36 pm

Acho que a caixa deve estar situada no sitio onde a sua chinchila passa mais tempo. No meu caso durante o dia, encosto a caixa à porta da casotinha dela. Como ela durante o dia não sai, a caixa não incomoda e refresca o ambiente.

Como já disse anteriormente é preciso ter muito cuidado porque a caixa vai ganhando água à volta e é necessário de (mais ou menos) de meia em meia hora, retirar a caixa da gaiola, limpar a água à volta da caixa e limpar a água que ficou acumulada no sitio onde a caixa estava pousada.
Outra coisa, que também é preciso ter em atenção é que a caixa é preciso estar muito bem fechada que é para as chinchilas não terem acesso ás covetes de gelo que de certeza iram estar muito molhadas e frias de mais para as chinchilas.

Em relação ás chinchilas destruidoras, não são só as vossas, pois a minha também o é, só que como a caixa, em primeiro lugar, é 'muito' grande, e depois é um cilindro, é mais dificil de ela lhe pegar por uma ponta. Outra coisa, é que como está muito calor, ela não se dá ao trabalho de a roer, usa apenas para se refrescar.

Boa sorte! :wink:

Responder

Voltar para “Exóticos”