jpmf Escreveu:[...]
Ah! outra coisa. Não deves ter uma ratazana sozinha e sim 2. Pode ter 2 machos ou 2 fêmeas, mas uma sozinha nunca, pois são animais de colonia e devem viver sempre acompanhados.
Concordo contigo, mas existem raras execpções...
Tenho uma gaiola enorme com 6 ratazanas fémeas, apesar de por vezes haver algum atrito e "confusão", acabam sempre por dormir todas juntas... Noutra gaiola tenho 2 ratazanas fémeas (cortesia do Native) e também se dão lindamente, estas então quase, para não dizer, NUNCA andam à bulha...
A minha primeira ratazana foi um macho. Quando li que deviam viver aos pares, passado 2 ou 3 semanas, comprei o Aragon (ambos vieram da mesma loja e nasceram na mesma altura).Desde pequenos que viviam juntos e davam-me razoavelmente bem. O Elfo era passivo, enquanto que o Aragon era rebelde e queria ser o lider... Resultado, quando o Elfo ficou com cataratas e meio cego (é albino de olhos vermelhos), o Aragon começou a atacá-lo (elo mais fraco). Hoje vivem separados e sozinhos e nem por isso deixam de ser menos ratazanas... Acho que é só uma questão de hábito, mais nada...