Nos primeiros dias de casa, as dúvidas crescem!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Justhalo
Membro Júnior
Registado: quinta ago 14, 2008 11:03 am

segunda ago 25, 2008 9:29 am

Cá estou eu, a dar notícias dos meus ricardinhos!
Obélix: o macho balofo- Come até mais não e só gosta de dormir... Desfaço-lhe o ninho para fazer exercício físico ( como o thor faz ao seu), e também passeia à noite. Se dou uma cenoura à Chicha, ele vai lá de mansinho a tirar a comida à pobre coitada, que já come pouco. Já dorme no meu colo (pudera! só pensa em dormir!).
Quando acorda por qualquer tipo de barulho, faz um guincho do tipo " não me chateiem, que quero dormir!

Chicha: A arisca, o oposto do Obélix - Não pára quieta... Comprei uma roda, está sempre a correr nela. Come pouco. Já lhe dei um pêssego e comeu-o bem, mas em pouca quantidade. É mais desconfiada, mas está a habituar-se.

Os dois beijam-se muito, mas às vezes o Obélix é um pouco bruto e ela queixa-se.

Quanto às dúvidas...
Tanto exercício não fará mal à Chicha?
As unhas não necessitam de ser cortadas?
Tanto um como outro têm uma falha no pêlo, há algo que possa fazer para o pêlo ficar melhor? (no meu chinchila, um criador enviou-me 1/4 de um comprimido, que não me recordo o nome, e o pêlo melhorou).
Alguém neste fórum falou do frio... Que cuidados a ter? É que eu mudei-me para a Covilhã, e não propriamente a cidade mais quente do país...
P. S: a minha cunhada tirou umas boas fotos, depois colocou aqui. Como não conheço bem o funcionamento deste site, queria perguntar se há outra maneira de colocar fotos sem ser via poetsites, ou se é só desse modo que se colocam?
Obrigada
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda ago 25, 2008 10:29 am

Justhalo Escreveu:Cá estou eu, a dar notícias dos meus ricardinhos!
Obélix: o macho balofo- Come até mais não e só gosta de dormir... Desfaço-lhe o ninho para fazer exercício físico ( como o thor faz ao seu), e também passeia à noite. Se dou uma cenoura à Chicha, ele vai lá de mansinho a tirar a comida à pobre coitada, que já come pouco. Já dorme no meu colo (pudera! só pensa em dormir!).
Quando acorda por qualquer tipo de barulho, faz um guincho do tipo " não me chateiem, que quero dormir!

Chicha: A arisca, o oposto do Obélix - Não pára quieta... Comprei uma roda, está sempre a correr nela. Come pouco. Já lhe dei um pêssego e comeu-o bem, mas em pouca quantidade. É mais desconfiada, mas está a habituar-se.

Os dois beijam-se muito, mas às vezes o Obélix é um pouco bruto e ela queixa-se.

Quanto às dúvidas...
Tanto exercício não fará mal à Chicha?
As unhas não necessitam de ser cortadas?
Tanto um como outro têm uma falha no pêlo, há algo que possa fazer para o pêlo ficar melhor? (no meu chinchila, um criador enviou-me 1/4 de um comprimido, que não me recordo o nome, e o pêlo melhorou).
Alguém neste fórum falou do frio... Que cuidados a ter? É que eu mudei-me para a Covilhã, e não propriamente a cidade mais quente do país...
P. S: a minha cunhada tirou umas boas fotos, depois colocou aqui. Como não conheço bem o funcionamento deste site, queria perguntar se há outra maneira de colocar fotos sem ser via poetsites, ou se é só desse modo que se colocam?
Obrigada
Começando pelo exercicio ou falta dele. Em relação ao macho nbão te preocupes demasiado com isso. Regra geral os machos são maiores e ficam mais fortinhos que as fémeas. O meu está o dobro da Kika. Por outro lado o comportamento deles não é completamente rígido e acima de tudo são inteligentes. O meu que era mais calão já começou a fazer muito mais exercicio e já o vejo mais vezes na roda que a minha Kika.

Tem atenção no entanto que eu não desfaço o ninho a não ser aquando da muda de substrato e lavagem. O que eu faço é ir colocando material novo de quando em vez para eles irem juntando ao ninho. Tenta evitar ao máximo pertubar a toca deles. Mesmo que tenhas que levantar a toca de madeira tenta não mexer muito no feno (e outro material que tenhas fornecido para a "ninho") nem no armazem de comida que eles vão juntando lá dentro.Quando vires aquilo cheio de ração vais de rir à brava.... É que nem tudo o que ves eles estarem a "comer" está de facto a ir para baixo.... :twisted:

As fémeas parecem comer menos que os machos e têm regra geral uma personalidade mais submissa perante eles. A minha ´no entanto é muito querida comigo. Em relação ao exercicio "excessivo" da tua a minha também era uma maluca mas está agora um pouco mais calma. Eles têm fazes, não te preocupes.

Se vires no entanto que ela não come tanto como queria por casua do macho tens que garantir que sempre que colocas a comida de manha ela é a primeira que lá chega e dás -lhe um tempinho antes de deixares o macho aproximar-se. Depois eles que se entendam....

Unhas... em principio não é preciso cortares. Basta colocares lá ums pedras pesaditas, para aí com uns 10 cm, e se tiverem uma parte um pouco rugosa melhor ainda. Eu tenho 2 pedras na minha gaiola e numa deles podemos ver claramente as marcas das unhas deles lá marcadas. Eles utilizam-na mesmo para as limar. Ver se me lembro de tirar um foto para colocar aqui.

Em relação ao frio não me parece que vá haver grande problema a não ser que o interior da tua casa, e em especial da divisão onde eles estão seja muito fria. Deves fornecer muito material para eles fazerem uma toca bem quetinha. Para além de feno dá também papel de cozinha (que ajuda a isolar) rolos de cartão do papel de cozinha, e se necessário cobre parte da gaiola com uma toalha, em especial para evitar correntes de ar fria. Mas não te preocupes muito que eles são bem rijos.

Em relação ao pelo não te preocupes. Em primeiro lugar é muito normal eles terem marcas no pelo. Por outro lado essas marcas acabam por recuperar. O meu kiko teve uma conjuntivite no olho direito, e ficou com a a face toda inchada. Não sei se foi um acidente ou a kika a ajudar mas de um dia para o outro a inflamação desapareceu, drenada por um "novo orifício" bem no meio da face acima do nariz. Com um tratamento diário numa semana estava quase bom e agora mal se consegue ver qualquer marca no pelo. E olha que era um senhor buraco... :(

Quanto às fotos coloca no imageshack e depois posta aqui o link. Não te esqueças é de colocar a imagem na dimensão mais adequada para posts em fóruns (está lá a opção).
Thorgarth
Membro Veterano

terça ago 26, 2008 11:56 am

Aqui deixo uma foto da pedra que utilizo para eles limarem as unhas.

http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?i ... oto=206008
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça ago 26, 2008 11:58 am

Atenção que não são assim tão rijos, no Inverno se não tiverem uma temperatura amena hibernam.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Thorgarth
Membro Veterano

terça ago 26, 2008 12:31 pm

kitten Escreveu:Atenção que não são assim tão rijos, no Inverno se não tiverem uma temperatura amena hibernam.
Em tempos tive a ver informação sobre a hibernação, que neste caso é mais um estado de torpor com periodos um pouco mais activos, mas a informação não é muita em termos de cativeiro, mais virada para a sua actividade no habitat natural. Mas pelo quadro que estive a estudar só a partir dos 15º é que é possivel eles começarem a entrar em torpor, mas o mais certo é mesmo se for um pouco inferior. Em torpor eles tendem para atingir uma temperatura interna semelhande ao do solo onde estão pelo que chegam por vezes mesmo a atingir quase os 0º :o . Sendo que estão dentro de casa, se a divisão for minimamente aquecida e com alguns cuidados não deverá haver necessidade de eles hibernarem.... em último caso tem que se colocar uma forma de aquecimento suplementar na gaiola, ou uma lâmpada de cerâmica ou um tapete/cabo térmico.
Responder

Voltar para “Exóticos”