Que se passa com o meu porquinho ??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
terezinha14
Membro Júnior
Registado: sexta set 26, 2008 8:10 pm

sexta set 26, 2008 8:14 pm

Boa noite.
Já estive a dar uma olhadela por alguns sites, e reparei que o meu porquinho da índia faz um sons muito agudos que se referem segundo sei, ao pedir comida. Mas a verdade é que se estivesse sempre a dar-lhe comia conforme ele pede ele iria estar gordissimo. Depois também faz outros sons que segundo também sei, quer dizer que está stressado e/ou triste.
O que fazer para que tal não aconteça ?
Não quero ver o meu animal triste...
Se alguém me puder ajudar ... :o :(
Obrigada e um resto de um bom trabalho neste site.
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

sexta set 26, 2008 9:41 pm

e o seu porquinho está sozinho ou tem companhia? se não tiver companhia se calhar é o que lhe falta, pois eles são animais que vivem em grupo e entram em stress devido á solidão...
Xcorpion
Membro
Registado: sábado nov 24, 2007 9:29 pm

sábado set 27, 2008 12:36 am

Isso mesmo...acho que a Karrla disse tudo...nada melhor do que uma companhia... :wink:
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

sábado set 27, 2008 11:15 am

Ou senão pode ser uma "peça rara", como uma que eu tenho cá em casa, que mesmo tendo companhia, mesmo com comida, sempre que me vê por perto começa aos "gritos". O teu porquinho pode ser um pouco eufórico. Mas sou da opinião do que te disseram, porquinhos da índia tem de se ter dois no mínimo... E olha que em relação a trabalho, não há grande acréscimo. Só de 3 para cima é que a coisa aperta... Isto é pela experiência!
StellaR ;)
terezinha14
Membro Júnior

sábado set 27, 2008 4:13 pm

Obrigada.
Vou tentar convencer os meus pais a ter outro.
Ela é femea, por isso convinha arranjar outra femea certo ?
Não estou com vontade de ter ninhadas =/
Mas não há possibilidades de haver luta nem nada dessas coisas entre elas, pois não ?
Talvez seja esse mesmo o problema, se bem que também acho que ela é um pouco eufórica, porque sempre que me vê põem-se a fazer barulhos.
Obrigada =]
stellar1
Membro Veterano

sábado set 27, 2008 4:28 pm

Eu também só tenho fêmeas, por acaso tenho sorte e posso trazer para aqui fêmeas já adultas, como mais jovens, que não tenho problemas, porque sei como elas reagem.

Em relação à tua menina, como forma de precaução, arranja-lhe uma companheira novinha, para evitar possíveis conflitos. Mas isso por si só, não quer dizer que ela deixe de fazer barulho, mas é recomendável arranjares-lhe uma parceira...

Em relação à comida, as minhas também estão sempre famintas, sempre que vou para o pé delas chiam como doidas, por me associarem à comida, mas como a ração está controlada, nas horas vagas elas entreem-se com o feno e a alfafa, quando ponho... :wink:
StellaR ;)
terezinha14
Membro Júnior

sábado set 27, 2008 4:50 pm

Obrigada pelas indicações.
Mas ando também com um certo receio de a minha porquinha da india :wink: andar a comer demais.
Como tenho aulas e ninguém está em casa das dez às seis é muito complicado impor-lhe horários de alimentação.
Sugeres alguma coisa ?
Por este motivo , de ela passar tanto tempo sozinha, quero-lhe arranjar mesmo uma nova companhia.
Esta foi uma colega minha que tem 14 me deu, se lhe pedir outra, como ela já conviveu com ela decerteza, acho que não tem mal.
Muito obrigada por me esclareceres as minhas dúvidas.
Mas como é a minha primeira vez não quero errar. Ela não tem culpa de eu não estar bem informada :(
stellar1
Membro Veterano

sábado set 27, 2008 5:04 pm

Eu sinceramente, a nivel da alimentação das minhas porquinhas faço o seguinte:

:arrow: Feno: sempre à disposição;
:arrow: Ração: duas vezes ao dia; como tenho 3, dou três colheres de sopa de ração de manhã e outra dose à noite.
:arrow: Verduras e fruta (muito raramente): quando chego a casa, que costuma ser por volta das 4/5 horas, depende.
:arrow: Verifico se têm água suficiente para o período que vão estar sozinhas.

E é este o meu esquema. Até agora não tenho tido problemas... Mas outros users, podem ter outros truques, que poderão partilhar contigo. :wink:
StellaR ;)
stellar1
Membro Veterano

sábado set 27, 2008 5:07 pm

Quando coloquei verduras e fruta (muito raramente), estou a referir-me à fruta, pois verduras é todos os dias, a fruta é só de vez enquando, devido aos níveis de açúcar.
StellaR ;)
terezinha14
Membro Júnior

sábado set 27, 2008 5:14 pm

obrigada. nem sabes como os teus comentários me ajudam.
Só mais uma última pergunta e desculpa estar a ser tão chata :S
Mas na gaiola dela, puz uma casinha pequenina feita de cartão, um tecto baixinho de cartão também com vários paus que ela vai roendo às vezes e um paninho onde ela muitas vezes se enrosca, o chão está com pequenas bolas que absorvem os xixis e os cheiros dos cócós.
Depois claro tenho o bebedouro e a tacinha de plastico que veio com a compra da gaiola mas que só meto quando lhe meto comida.
Até agora, (só a tenho há três semanas) tenho lhe dado só couves, cenouras e bocadinhos de maças e salsa e ervas verdes às vezes. mas secalhar devia ser melhor comprar-lhe ração também, certo ?
Falta-lhe mais alguma coisa ? or exemplo, já ouvi falar em bolas de feno, mas isso compra-se nas lojas ou faz-se ?
Desculpa mesmo e muito obrigada.
Um resto de bom fim de semana * :)
terezinha14
Membro Júnior

sábado set 27, 2008 5:16 pm

Ahh e farta-se de me 'dar beijinhos' penso eu que sejam.
Sempre que a pego ao colo, passado um pouco ela começa a lamber os meus dedos, às vezes seguida com uma mordidela muito suave, mas é raro. Não tenho as mãos a saber a comida nem a outra coisa qualquer, pelo menos nem sempre.
Acho que é um sinal de afecto ou estou enganada ?
Acho que já está tudo.
Obrigada :D
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

sábado set 27, 2008 5:25 pm

terezinha14 Escreveu:Ahh e farta-se de me 'dar beijinhos' penso eu que sejam.
Sempre que a pego ao colo, passado um pouco ela começa a lamber os meus dedos, às vezes seguida com uma mordidela muito suave, mas é raro. Não tenho as mãos a saber a comida nem a outra coisa qualquer, pelo menos nem sempre.
Acho que é um sinal de afecto ou estou enganada ?
Acho que já está tudo.
Obrigada :D
Não tenho muita experiência em porquinhos da india, mas acho que isso de ela lamber os dedos é falta de cálcio. Podes pensar em pôr-lhe dentro da gaiola uma pedra de cálcio para ela ir roendo. Se eu estiver enganado, corrijam-me por favor. :D
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
stellar1
Membro Veterano

sábado set 27, 2008 5:36 pm

jmiguel15 Escreveu: Não tenho muita experiência em porquinhos da india, mas acho que isso de ela lamber os dedos é falta de cálcio. Podes pensar em pôr-lhe dentro da gaiola uma pedra de cálcio para ela ir roendo. Se eu estiver enganado, corrijam-me por favor. :D
Isso das lambidelas nunca é por falta de cálcio, quando muito por falta de sais, que eles tentam tirar do nosso suor.
Mas o melhor é mesmo comprar ração, pois tem todos os elementos necessários para uma boa alimentação. Há muitas marcas, mas a mais recomendada é a Versele-Laga.
Em relação a dares-lhe ervas verdes, tens que ter muito cuidados, pois pode haver ervas que podem ser tóxicas ao teu animal. Entre os legumes, tens muita variedade... Se procurares em sites de criadores, encontras lá muita informação sobre isso.
Acerca das bolas de feno, já tive uma, que comprei numa loja de animais, que servia de casinha também e elas vão comendo... O problema é que como passam lá muito tempo a dormir e isso, fazem lá as necessidades e há sempre o risco de comerem o feno já urinado. Feno dá-lhe em abundância, de preferência num suporte próprio e podes comprar ou senão fazes como eu, eu trago da minha avó.
StellaR ;)
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

sábado set 27, 2008 5:40 pm

terezinha14 Escreveu:obrigada. nem sabes como os teus comentários me ajudam.
Só mais uma última pergunta e desculpa estar a ser tão chata :S
Mas na gaiola dela, puz uma casinha pequenina feita de cartão, um tecto baixinho de cartão também com vários paus que ela vai roendo às vezes e um paninho onde ela muitas vezes se enrosca, o chão está com pequenas bolas que absorvem os xixis e os cheiros dos cócós.
Depois claro tenho o bebedouro e a tacinha de plastico que veio com a compra da gaiola mas que só meto quando lhe meto comida.
Até agora, (só a tenho há três semanas) tenho lhe dado só couves, cenouras e bocadinhos de maças e salsa e ervas verdes às vezes. mas secalhar devia ser melhor comprar-lhe ração também, certo ?
Falta-lhe mais alguma coisa ? or exemplo, já ouvi falar em bolas de feno, mas isso compra-se nas lojas ou faz-se ?
Desculpa mesmo e muito obrigada.
Um resto de bom fim de semana * :)
A ração é muito importante, eles não podem comer só verduras e feno. Atenção a isso, uma alimentação equilibrada, evita muitas chatices e idas ao vet.
stellar1
Membro Veterano

sábado set 27, 2008 5:43 pm

Em relação às lambidelas, muito sinceramente não te sei dizer se é afecto... Pois as minhas ou me ignoram ou me tentam dar trincas... São muito ariscas!! A única que tinha mais meiga, infelizmente já partiu... :cry:
StellaR ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”