Crias de rato Canguru

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Martagil
Membro Júnior
Registado: sexta mar 28, 2008 1:03 am

terça nov 18, 2008 1:41 pm

Há muito tempo que não andava por aqui, mas gostaria de partilhar com todos vós o facto de os meus ratos cangurus terem sido papás.
Foi uma enorme surpresa para nós, até porque quando os adquirimos pedimos especificamente dois elementos do mesmo sexo, pois não pretendiamos fazer criação. No entanto, o Ziggy viria a revelar-se "a" Ziggy, e no dia 13 de Outubro deu à luz uma ninhada de 3 ratinhos.
Ficámos um bocado em pânico, até porque como nunca nos apercebemos que ela estava grávida, apesar de a acharmos mais gordinha (comia muito mais do que o Saltarico), nunca os separámos e ela deu-lhe uma valente tareia - coitado do Saltarico. Só quando fomos mudá-lo de gaiola é que nos apercebemos da existência das crias... Ontém já sairam do ninho e estão lindos, os meus "netinhos".
Estão ainda muito trapalhões, mal se aguentam em pé, a partir de agora penso que vão começar a exercitar-se, pois so agora, como disse sairam do ninho.
Vou tentar tirar algumas fotos, até aqui não quis fazê-lo, nunca os importunámos enquanto estiveram no ninho, apenas ouviamos os seus guinchinhos e percebíamos que estavam bem.
Assim que tiver as fotos faço um post.
Martagil
Membro Júnior

terça nov 18, 2008 2:52 pm

Esqueci-me de dizer que o papá Saltarico se encontra bem e totalmente recuperado. Tivemos de mudá-lo de gaiola, para uma um pouco mais pequena, mas está totalmente recuperado e parece-nos que continua um ratinho feliz.
Agora estamos com muito receio de voltar a juntá-los, porque de facto não pretendíamos aumentar a prol, e devido a falsos pressupostos acabámos por ter uma ninhada. Falo em falsos pressupostos, porque na loja nos garantiram que seriam dois exemplares do sexo masculino.
Bom, tirando os maus tratos que a Ziggy infligiu ao Saltarico, tudo acabou por correr bem, e estão todos bem de saúde, incluindo a mamã e os filhotes. Percalços destes não voltarão a acontecer connosco.
Fomos entretanto à loja onde os adquirimos e dissemos à senhora que afinal os dois machos eram um casal e que agora tínhamos 3 crias em casa. Reacção da senhora: "ai que bom, são tão dificeis de arranjar que eu compro-lhe as 3 crias". Dá para crer nisto?
Não temos intenção de vender nenhum dos ratinhos, até porque não pretendemos fazer negócio com eles, Um deles já tem família adoptiva, uma colega da minha filha, que tem alguns roedores (esquilo, porquinho da india, coelhos e chins). penso que ficará em boas mãos, pois já falei com a mãe da menina que me pareceu idónea e responsável.
Assim que tiver fotos da família faço um Post.
bem hajam a todos
Martagil
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça nov 18, 2008 2:58 pm

Martagil, não fez o tpc correctamente. Não são ratos cangurus, são gerbos e provavelmente da mongólia.
Os gerbos são animais sociais, a partir do momento em que separou o casal o mais certo é não conseguir voltar a juntá-los.
Não deixe a fêmea sozinha, deixe ficar pelo menos uma fêmea da ninhada e tente juntar da ninhada um macho com o pai.

Gerbos sozinhos são infelizes.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Martagil
Membro Júnior

terça nov 18, 2008 3:05 pm

olá Kitten

Não são de facto gerbos da mongólia, são gerboas, mais vulgarmente designadas por ratos-canguru.
De facto sinto que não fiz correctamente o tpc, aliás não fiz de todo, porque como disse estava convicta de que tinha dois rapazes. Felizmente tudo correu bem.
Por acaso já tinhamos equacionado a hipótese de ficarmos com um de cada, mas ainda nem sabemos o sexo dos bébés, só ontem sairam do ninho e ainda nem lhes pegámos.
De qualquer modo é uma possibilidade muito forte de ficarmos com dois deles. Tenho no entanto receio de juntar uma das crias com o Saltarico, tenho medo que lhe possa fazer mal.
Obrigada pelo tópico. Ajudou-me imenso quando me registei neste forum, antes de adquiri os meus meninos, deu-me sempre sábios conselhos.
M. cump.
Martagil
Moxito
Membro
Registado: terça out 14, 2008 8:54 pm

terça nov 18, 2008 4:50 pm

Gerboas??
Não será um Gerbo Egípcio?
É o único roedor que vulgarmente é conhecido por rato-canguru.
:wink:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça nov 18, 2008 4:59 pm

Editado:

Gerbo-da-Mongolia
Imagem
jerboa (jaculus orientalis)
Imagem
Gerbo-do-egito (Pallid Gerbil)
Imagem

Qual dos 3 é?
Última edição por Nazgul93 em terça nov 18, 2008 7:06 pm, editado 5 vezes no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
kitten
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 5:26 pm

O da 2ª. foto é uma jerboa (jaculus orientalis) e não um gerbo do egipto.

Informação para a Martagil http://homepage.ntlworld.com/jean.wright93/jj/jj.htm
Madalena Marques
Nazgul93
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 5:39 pm

Boas,

Kitten jaculus orientalis penso que nao seja.

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/gerbo_egipcio/409

Penso que a 2ª foto se trata de um Gerbo do egito, jaculus jaculus
e penso tambem que tenha como nome comum,Rato-canguru.

Cumps :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

terça nov 18, 2008 6:45 pm

vejam o seguinte link e esclareçam as dúvidas:
http://www.gerbil.info/html/jaculus.htm
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
kitten
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 6:56 pm

Aymara, eu sei a diferença :wink: , a informação que o Nazgul colocou e que foi retirada daqui da arca de noé segundo me parece é que não está correcta

Este é um gerrbo do egipto (Pallid Gerbil)

Imagem

http://www.gerbils.pwp.blueyonder.co.uk ... pallid.htm
Madalena Marques
Nazgul93
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 6:57 pm

Vendo melhor,a Kitten tem razao,trata-se de um orientalis,
mas por outro lado a pagina da arca esta mal :o.

vou editar.

cumps :wink:
<strong>

tenebrio2
Membro
Registado: terça jul 01, 2008 1:30 am

terça nov 18, 2008 7:04 pm

boas

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/ziggy/23896

Vejam as fotos dos da Martagil e esclareçam as duvidas.

abraços
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

terça nov 18, 2008 8:07 pm

Exactamente kitten... foi isso que eu quis mostrar... que tu estás certa :P

Os da Martagil são os Jaculus orientalis :D
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
kitten
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 8:10 pm

:wink: :wink:
Madalena Marques
Martagil
Membro Júnior

quarta nov 19, 2008 9:23 am

Bom dia a todos,

Efectivamente os meus meninos são gerboas (juculus orientalis). Temos fotos no petsite.
Estes são de facto ratinhos amistosos, sociáveis e fáceis de manusear, embora a minha experiência me diga que é mais fácil com os machos do que com as fêmeas. O Saltarico foi sempre mais fácil de manusear do que a Ziggy.
Quanto às crias assim que começarem a sair mais do ninho (ainda saem muito pouco) pretendemos começar logo a manuseá-las, assim habituar-se-ão mais facilmente. Os nossos meninos (mais velhos) saem muitas vezes das gaiolas, mas temos de ter todas as portas fechadas, porque eles são velozes e rapidamente vão esconder-se atrás dos móveis.
mas brincam soltos muitas vezes na sala, que é muito ampla e com poucos moveis. Estamos a pensar habituar as crias logo desde cedo a ficarem soltas. O que vos parece? Não temos experiência com crias, pois os papás vieram cá para casa já adultos.

M. Cump.
Martagil
Responder

Voltar para “Exóticos”