URGENTE Bulha entre porquinhos-da-índia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

quarta dez 03, 2008 8:54 pm

ola a todos.

Estou com um problema que não sei como resolver e preciso da vossa ajuda... tenhos os meus dois porquinhos-da-índia desde o mês de Agosto; na altura, um tinha cerca de 11 meses e o mais novo cerca de 4 meses. Segundo o que o criador me disse, sempre tinham estado juntos e, de facto, estão juntos na gaiola e nunca tive problemas de maior, apenas uma ou outra dentada por causa da comida ou do território. Acontece que hoje o mais velho, sem motivo aparente, tornou-se muito agressivo e literalmente atacou o mais novo... nem um pittbull fazia tanto alarido... conclusão... dentadas, feridas (felizmente superficiais) e pêlos por todo o lado... tratei os ferimentos e por quatro vezes tentei junta-los novamente... na esperança que lhes tivesse passado a pancada... mas não consigo, voltaram a atacar-se e não se largavam por nada... tive de os tentar separar com as minhas maozinhas... coitaditas delas... Portanto, alguem sabe o que fazer numa situação destas? devo separá-los por umas horas.. uns dias... para sempre? estou com medo de os voltar a juntar... por receio que as consequências sejam mais graves... poderá ser por o mais velho estar agora a entrar na idade adulta e a impor-se mais? poderão ser ciumes...? é que noto que o mais velho não gosta que faça festas ao mais novo... põe-se sempre no meio (nem sei s é possível este comportamento nos porcos.. ciumes)...?

ajudem-me....

obrigada[/b]
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta dez 03, 2008 11:08 pm

Boa noite,

Se os manter separados nunca mais os poderá voltar a juntar, pois quanto mais tempo os porquinhos estiverem separados mais dificil será uma futura junção.

Por vezes quando o mais novo entra na idade adulta podem aparecer esse tipo de conflitos, não é uma regra, mas por vezes acontece. Qual a dimensão do espaço em que estão ? Por vezes se o espaço é pequeno, principalmente entre machos há maior tendência para originar conflitos e numa gaiola ou parque maior quando um porquinho está num dia de mau humor o outro sempre pode procurar outro canto da gaiola para ficar. Agora se não tiverem muito espaço fica mais dificil isso acontecer.

No entanto se continuarem muito agressivos ( morder mesmo e não apenas uns pêlos levantados ) a única via é separá-los. Normalmente não há grandes problemas entre machos que cresceram e sempre viveram juntos, mas se de repente deixam de gostar do companheiro nada poderá ajudar a que fiquem bons de novo um com o outro.
Se o espaço da gaiola for grande e tiverem 2 casinhas, uma para cada um e 2 pratos de comida ajuda a resolver potenciais conflitos.

Sobre ciumes não me parece, penso que será mais uma questão de dominância e agora o mais pequeno está a tentar por em causa o estatuto do mais velho que não quer deixar de ser o chefe da gaiola.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LiveToRock
Membro

quinta dez 04, 2008 1:30 pm

a gaiola penso que tem as medidas mínimas adequadas a dois porquinhos...80 x 50 x 44 cm... podia ser maior, de facto, mas não tenho mais espaço. Tentei novamente juntá-los e não consigo, se não os separar ferem-se. Se tiver de partir para a hipotese de os separar, vivendo cada um deles na sua gaiola, é possível soltá-los juntos? gaiolas separadas resolvem as lutas por territorio e comida, mas em outras situações (como estarem ao colo juntos ou darem um giro pela casa) podem conviver sem se chatearem? ou tenho a partir de agora que os encarar, não como um "casal", mas como dois porquinhos de vida independente? não queria privá-los da companhia um do outro...
miklos
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 04, 2008 10:41 pm

Penso que soltá-los juntos será dificil, mas pode tentar. Em relação ao colo penso que não haverá problemas, pois normalmente costumam ficar quietos nessa altura. Realmente foi pena que a situação surgi-se assim de repente, pois normalmente quando eles estão assim sozinhos sem fêmeas por perto é raro haver problema.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

quinta dez 04, 2008 11:20 pm

Não consegues maneira de colocar um gradeamento a dividir a gaiola, assim além de não se conseguirem atacar tb não ficavam sozinhos, pois podem ver-se e cheirar-se... digo eu.... :lol:
miklos
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 05, 2008 2:01 pm

karrla Escreveu:Não consegues maneira de colocar um gradeamento a dividir a gaiola, assim além de não se conseguirem atacar tb não ficavam sozinhos, pois podem ver-se e cheirar-se... digo eu.... :lol:
Não me parece boa ideia, pois além do espaço ficar muito mais pequeno para cada um, deixa-os em stress e muito mais agressivos, na minha opinião. Nesse caso vale mais dois espaços separados onde não se possam ver.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LiveToRock
Membro

sexta dez 05, 2008 8:24 pm

obrigada pelas sugestões :D em princípio vou tentar primeiro dividir ao meio uma outra gaiola maior (entretanto dei aqui um jeito em casa de modo a caber) porque eles - apesar de continuarem a brigar quando os junto - espreitam pelas grades e chamam um pelo outro quando estão separados ... vá-se la perceber :? lol se entretanto vir que não resulta, volto a colocá-los em gaiolas separadas :D
Responder

Voltar para “Exóticos”