Anão ou Orelhudo, eis a questão...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça mai 27, 2003 12:31 am

Olá a todos!
Há uns anos tive uma coelhinha anã, a Laurinda, que morreu com mixomatose :( :( :( :(
Agora estou a pensar em adquirir um outro coelho, mas estou indecisa entre um anão ou um orelhudo. Alguém me pode dar mais informações sobre os orelhudos?
Obg :D :D :D
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta mai 28, 2003 10:57 am

nunca tive um orelhudo, mas a minha madrinha teve um orelhudo belier. gosto mais da personalidade dos orelhudos, pois são mais calmos que qualquer das raças de anões que fiz criação. segundo a minha madrinha, o único senão do belier é o comprimento de suas orelhas, que podem ficar realmente grandes (li num site que podiam chegar aos 60 cm, mas questiona a veracidade desta informação), por isso a minha madrinha tinha de ter muito cuidado com o intreior das orelhas, por causa dos fungos, otites e outros, e com o exterior, pois como raspavam no chão por vezes feria as orelhas ou "queimava", por arrastá-las, ela chegava as vezes a por um elástico (daqueles grossos de algodão, para não magoar) a prender as orelhas para o coelho não as arrastar pelo chão (eram especialmente compridas as orelhas do coelho dela). de qualquer modo, era um doce de coelho, muito calmo e atento.
no caso dos coelhos anões, a minha preferência vai para o holândes. podes ver fotos e descrição sumária no site seguinte (embora não goste muito deste site, pois não é de especialidade, mas em termos de fotos é dos melhores). www.esec-conde-s-bento.rcts.pt/cursos/coelhos/racas.htm
MMPA
Membro Veterano

quarta mai 28, 2003 2:50 pm

Obg pelas dicas,
estava indecisa entre um anão e um orelhudo exactamente por essa questão, das otites, fungos, o arrastar das orelhas... :roll:
Mas optei por um angorá, ou melhor, uma angorá;). Vou buscá-la hoje ao fim da tarde!!! :D :D :D :D
Mais tarde dou notícias********* :lol:
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quarta mai 28, 2003 7:11 pm

Espero que tenhas adoptado um em vez de comprares ;-)

beijinhos

maria
MMPA
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 12:48 am

Olá!!!
por acaso comprei, mas por um valor simbólico :oops:
Antes de ir buscar a Matilde ;) procurei em lojas, e em criadores, mas como não gosto de comprar animais como quem compra pão ou arroz, fui buscá-la a casa de um sr que teve uma ninhada.
É LIIIIIIIIIIIIINNNNDA :D :D :D :D Estou toda babada!!!!!!!! :lol: :lol:
Quando chegou estava um pouco assustada, é muito pequenina, tem pouco mais de 2 meses, mas já esteve a brincar e a saltitar pela sala, só falta aprender a usar o tabuleiro ;)
Já tinha saudades de ver uma bolinha de pelo a saltitar pela casa!!!!
:D :D :D :D
cenoura
Membro
Registado: quinta out 31, 2002 12:41 pm

quinta mai 29, 2003 9:39 am

Parabéns pela coelhinha! São uns bichinhos lindos!
A minha Cenourinha já tem quase quatro anos, e é um amor.
Só um conselho cuidado com a quantidade de comida, os coelhos têm tendência para engordar, falo por experiência própria! :oops:
buzio
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 1:41 pm

cuidado com a alface, pois se dada em excesso (apesar deles adorarem) causa muitas vezes diarreia. não solte a coelha sem supervisão, pois costumam roer tudo e mais alguma coisa (especialmente fios de electricidade, telefone, plantas que podem ser tóxicas para eles). atenção, como já se disse anteriormente, ao excesso de peso, pois pode causar bastantes problemas ao coelho, tanto em vitalidade cõmo de saúde. não se esqueça da vacinação do coelho. especilamente os coelhos anões, são muito sensíveis e a vacinação é uma semi-garantia.
MMPA
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 2:06 pm

Olá!
Obrigada pelos conselhos,apesar de ser o meu 2º coelho anão, acho que ainda tenho muitas coisas para aprender ;)
Ela não sabe beber pelo biberão, será que vou conseguir ensiná-la? É que a minha outra coelha sempre bebeu assim, além disso acho mais prático, não se suja tanto...
Alguém me pode aconselhar um vet na zona de Oeiras, ou Lisboa?
Obg :D
buzio
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 4:47 pm

vet, não sei, não sou daí, mas relativamente ao biberon, aperta-o um bocado e deixa o chão junto a ele húmido, ela logo irá entender, ou então coloca-a perto dele e aperta-o para que ela veja que está lá água. estou certa que ela descobre facilmente a utilidade do biberon. boa sorte...
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

sexta mai 30, 2003 7:26 pm

Olá...

se souberes ler em inglês, vai a www.rabbit.org para saberes TUDO sobre coelhos. É um dos melhores sites. Ainda há outro mas não sei a morada de cor, contudo, creio que o enviei para a página dos coelhos aqui da arca.

Felicidades para todos os coelhos

maria

PS- aconselhei a adoptar porque existem sempre pessoas que não podem ficar com um coelho porque descobrem que são alérgicos. Assim, nem vc pagava nada, e a outro dono ficava descansado.
MMPA
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 7:39 pm

Olá :D
Já estou a convencer a Matilde a beber pelo biberon, mas ela continua a preferir a taça... :roll: põe as patas lá dentro e faz um 2 em 1, bebe e toma banho! Tenho que andar atrás dela com o biberon, mas ela ainda não está lá muito convencida...:|
Quanto ao site, já lá fui espreitar, continuo é sem arranjar vet. :(
Se me puderem dar a morada de algum agradecia.
Beijocas
;)
buzio
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 9:47 pm

para mmcoelho: um site excelente, mesmo nas pesquisas, nunca o encontrei (ou nunca o abri), tantas coisas que demorei tanto tempo a aprender com os meus coelhos anões (se eu soubesse...), podia ter resolvido determinados assuntos, como o treino para fazer as necessidades, muito mais facilmente, além disso, muitas coisas novas, pois estamos sempre a aprender...
Minotaur
Membro Júnior
Registado: domingo jun 15, 2003 7:50 pm

domingo jun 15, 2003 8:18 pm

MMPA:

eu sei que o que eu vou perguntar não pertence bem ao tópico, mas gostava de lhe colocar uma questão.
Eu tenho uma coelha de 3 anos e à mto que penso em ter um cão, tenho medo que sejam incompatíveis. Como vi que tem um labrador e uma colha, gostava muito da sua opinião.

Obrigada :)
MMPA
Membro Veterano

domingo jun 15, 2003 8:50 pm

Olá Minotaur! :D
Fez muito bem em perguntar! A Matilde está comigo em Lisboa, os meus cães estão no Alentejo, por isso ainda só se viram uma vez... ;) Mas a Laurindinha (a minha 1ª coelha) dáva-se muito bem com uma cocker, às vezes andavam a fugir uma da outra, uma por medo das mordidelas outra por medo das arranhadelas :oops:Nunca as deixei sózinhas, sempre tive medo que a cadela matasse a Laurinda, e quando a soltava tinha que ter sempre alguém a vigiá-las. Mesmo quando a Laurinda estava na gaiola tinha que ter cuidado porque a cocker tentava virar a gaiola e arranhava as grades, mas nunca houve nenhum azar.
Sei que não fui grande ajuda, mas se precisra de perguntar mais alguma coisa já sabe...;)
Minotaur
Membro Júnior
Registado: domingo jun 15, 2003 7:50 pm

segunda jun 16, 2003 12:01 am

Muito obrigada pela resposta! ;)

Tal como eu pensava, é capaz de não ser uma boa ideia ter uma coelha e um cão no mesmo sítio, sem vigia e sem preocupações.
Já ouvi várias opiniões, mas realmente acho que cães e coelhos juntos só muito bem vigiados!

Apesar de gostar imenso de cães....acho que vou dar prioridade à minha coelha fofa e deixa-la sem uma companhia canina mas descansada.

:)
Responder

Voltar para “Exóticos”