guaxinim

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo dez 07, 2008 10:27 am

Olá a todos!

Andava eu a visitar uns sites de lojas de exoticos só por curiosidade, quando me deparo com um anuncio de venda de guaxinins!!!

Pesquisei um pouco mais, e em sites como o OLX tambem encontrei!!

É só impressão minha ou isto é ilegal?!

Saudações,

Cláudio Saraiva
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo dez 07, 2008 10:58 am

Apesar de não ser animal que eu quisesse, não é ilegal.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
c_saraiva
Membro Veterano

domingo dez 07, 2008 11:03 am

:o não é?!

tendo em conta a inteligencia e capacidade de adaptação dos guaxinins, qualquer dia temos guaxinins por ai a solta :roll: com todos os problemas que isso pode trazer a nossa fauna :|
ozzyekika
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am

domingo dez 07, 2008 12:16 pm

Para que nao seja ilegal os animais têm que ser registados...
kitten
Membro Veterano

domingo dez 07, 2008 12:18 pm

Ah é? e registados onde?
Madalena Marques
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

domingo dez 07, 2008 12:22 pm

ainda nao sao nem legais nem ilegais...mas pelo que sei nao é o melhor animal para estimaçao
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo dez 07, 2008 12:26 pm

então se não são legais nem ilegais, são o que?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo dez 07, 2008 12:27 pm

pedrolm Escreveu:ainda nao sao nem legais nem ilegais...mas pelo que sei nao é o melhor animal para estimaçao
Isso não existe, se não está abrangido por nenhuma proibição é legal...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
c_saraiva
Membro Veterano

domingo dez 07, 2008 12:30 pm

Não sei o que pensam sobre o assunto, mas a mim parece-me preocupante... :|
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo dez 07, 2008 12:53 pm

C-saraiva, acredite que a mim tb me preocupa a facilidade com que as pessoas adquirem este tipo de animais. sei (não por experiencia propria, mas por relato de pessoas que conheço) que não são animais nada fáceis...

mas tal como me preocupo com os guaxinins tb me preocupo com o boom que tem havido de animais exóticos.

mas como em tudo, aqui só temos que rezar para que sejam donos responsáveis, e que no caso de não quererem mais os seus animais, não decidam abandoná-los no meio da rua!!!
c_saraiva
Membro Veterano

domingo dez 07, 2008 1:29 pm

omega2 Escreveu:C-saraiva, acredite que a mim tb me preocupa a facilidade com que as pessoas adquirem este tipo de animais. sei (não por experiencia propria, mas por relato de pessoas que conheço) que não são animais nada fáceis...

mas tal como me preocupo com os guaxinins tb me preocupo com o boom que tem havido de animais exóticos.

mas como em tudo, aqui só temos que rezar para que sejam donos responsáveis, e que no caso de não quererem mais os seus animais, não decidam abandoná-los no meio da rua!!!
Exactamente...

Mas o problema não passa só pelos donos os abandonarem na rua...os guaxinins tanto quanto sei são extremamente inteligentes e habeis pelo que facilmente poderão conseguir escapar do cativeiro...
E essa inteligencia e habilidade associados ao facto de ser um predador oportunista fazem com que seja facil para eles colonizar novos habitats o que pode ser devastador para a fauna desses mesmos habitats... :|
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo dez 07, 2008 2:00 pm

também não é com proibicionismos que vamos lá. toda a gente sabe que proibir não acaba com o problema, apenas o esconde dos olhos do grande público. Se há incapazes para manter este tipo de animais, tb há os capazes. Para mim o importante era cortar um pouco com a política proibicionista, tal como a estamos a ver hoje em dia, e sim apostar no desenvolvimento de legislação que proteja realmente os animais e que cuide das suas condições de vida, bem como criar políticas de fiscalização que realmente funcionem.
Sei que não parece ter nada a ver com o tópico a minha resposta, mas no fundo tem: ter ou não ter, proibir ou não proibir.
kitten
Membro Veterano

domingo dez 07, 2008 2:13 pm

Pois, a questão aqui é se são ou não ilegais e o facto é que não são. Quanto à questão de eventualmente poderem fugir, nessa não acredito muito, são efectivamente animais muito hábeis, basta terem o 5º. dedo oponível para serem capazes de abrir tudo, mas são animais inteligentes e desde que tenham alimento dali não devem sair.

O problema passa é pelo abandono e isso estou convicta que mais tarde ou mais cedo vai acontecer
Madalena Marques
c_saraiva
Membro Veterano

domingo dez 07, 2008 2:26 pm

kitten Escreveu:O problema passa é pelo abandono e isso estou convicta que mais tarde ou mais cedo vai acontecer

Pois, tanto quanto sei não são muito bons como animais de estimação...
Bgamer
Membro
Registado: domingo ago 31, 2008 7:37 pm

segunda dez 08, 2008 8:10 am

então quer dizer que não faz mal ter um guaxinim e outros animais(legais) desque se responsabilizem e tenham cuidado com as desvantachem de ter um animal assim?
Responder

Voltar para “Exóticos”