POR FAVOR ! PDI A MORRER !

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado jan 17, 2009 10:11 pm

PauloC1 Escreveu:Eu não sei se alguns de vocês têm consciência é que nem toda a gente deste forum é autonoma, adulta e independente. E que para além disso, há quem não esteja à distância de 2 paragens de metro do veterinário.
É obvio que a acção correcta a tomar seria ir ao vet, mas dado que a user em causa tem apenas 16 anos e mora fora de um cidade grande, se calhar, neste caso, as 'bocas' e os 'raspanetes' deviam ser dados tendo isso em conta. ;)

Boas Paulo

Desta vez também não concordo contigo e por vários motivos, começando por aqui:
terezinha14 Escreveu: Estivemo-nos a informar (eu e a minha mãe) e descobrimos que foi por andar a darlhes mais ração do que vegetais ..
Será que a mãe também não é independente ?


Mais... logo ali ao lado, bem perto de Góis, mais propriamente na Lousã, quantos Vets queres à distância de um telefonema ?

Centro de Atendimento Médico Veterinário da Lousã
Rua Gil Vicente, 4 A, R/c Dt.º, 3200-243 Lousã
T: 239 994 847

Centro Veterinário Miranda Corvo
Avenida Padre Américo, Ed.Torre Sol, Lj.V, 3220-179 Miranda do Corvo
T: 239 531 566

Vetlouzan-Centro Médico Veterinário
Avenida Coelho da Gama, 2C, A, 3200-200 Lousã
T: 239 992 476


Paulo.... 16 anos ??????? Com esta idade, vejo-os(as) a desenrascarem-se muito bem, quando é para irem à discoteca ou para passarem horas ao telefone com os(as) amigos(as), mas quando se trata de ligar ao vet por causa dos animais.... é tudo uma cambada de atadinhos.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

sábado jan 17, 2009 10:11 pm

Paulo, o problema é que um fórum é o pior sítio para se pedir que se adivinhe a doença de um animal e o tratamento. Comprendo que não vivem todos em cima do veterinário, compreendo que nem todos têm a autonomia que deveriam para poderem responder a emergências. Eh pah, mas quem quer mesmo, pede à família, mexe-se, não fica à espera de uma lista de palpites num fórum. Acho que ma pessoa assustada, como se admitiu a user em questão, não fica à espera dos palpites mais ou menos certeiros enquanto o animal se esgota.
Bem, no final das contas, a pessoa tem a liberdade de fazer o que quiser, o animal é dela, e se quiser pode deixá-lo morrer, é a verdade, por mais que choque. Mas se - e repetindo-me - admitiu-se assustada e preocupada é porque aparentemente não os queria perder e por isso a sua aparente inércia em relação à situação é paradoxal.

Foram nesse sentido as minhas "bocas" :wink:
karrla
Membro Veterano
Mensagens: 284
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
Localização: 22 ao todo.
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

domingo jan 18, 2009 2:27 am

monchichi Escreveu:bem... karrla... eu penso que nao é nao preceber o seu ponto de vista... pois por mim eu tambem gostaria de dizer a um user que tem um pdi com diarreia para lhe dar isto e aquilo... infelizmente podemos estar enganadas e essa diarreia nao ser apenas uma diarreia mas sim um sintoma de uma doença mais grave nao nós nao sabemos e nao podemos tratar... assim como se pode induzir uma diarreia para tratar de outros problemas intestinais ou quando um porquinho ingere algo que nao devia... mas um user inesperiente iria fazer isso sem consultar um vet... pois seria mais barato... e mais comodo, etc.... e talvez o pdi ficasse bem.... ou talvez acabasse por morrer por nao ter o tratamento qe merecia...
Por isso o mais sensato é mesmo ir ao vet... pois se fosse possivel dar consultas online... acredite que muitos os vets o fariam depois de fecharem a clinica... e ainda ganhavam com isso... mas nao é ético...
Claro que por vezes as pessoas sao irónicas... ou frias... mas isso é porque há sempre mais alguem que tenta curar o porquinho com conselhos tirados da net...
E a verdade é que sao quase nulos o user veterinarios por aqui... o que quer dizer que tudo o que sabemos é por experiencia... e nao por estudos... o que nos deixa todos em pé de igualdade... e nenhum user pode estar à espera que o outro se faça de vet e curo o seu animal... assim como os user mais experientes já estao a ficar um pouco fartos de explicar que em caso de doença ou anomalia do animal, se deve contactar um vet....
Nao vou ser que ninguem ataca ninguem... porque seria mentira... mas tambem há pessoas que pedem ajuda... e nao ficam satizfeitos com a resposta que recebem... e passam a ser antipaticos....
Quando se pergunta... e aceita a resposta que se recebe, evita-se muita confusao....

A questão não é dizer qual o tratamento, pois eu sei que os users são apenas donos que adoram os seus animais, alguns com estudos outros com experiências, eu não quero nem devem ser dadas soluções a problemas que não conhecemos, não quero que ninguém venha para aqui diagnosticar doenças sem ver o animal e nem saber realmente de que sintomas padece. Não pretendo que aconselhe tratamentos sem ver o animal e sem perceber de veterinária, apenas acho que as pesoas podem ser mais sensíveis e fazer ver que estes sintomas podem ser algo de muito grave que não se curam com "mesinhas" ensinadas pela avó, que devem recorrer ao veterinário para as ajudar só e simplesmente isso. Acho absolutamente insensível para quem vem desesperado tentando pedir ajuda e apanha com : vá ao vet!
se formos a ver normalmente esses topicos são colocados pelas camadas mais jovens, que dependem dos pais e de uma serie de coisas já aqui ditas para poderem ter um animal de estimação, e quando esses animais não são muito desejados pelos pais o mais certo é não os quererem importunar com as doenças de animais que eles proprios não queriam em casa... eu já tenho uma idadezinha, mas já tive 14 anos e sei o que é querer ter um animal de estimação e ter que lutar muito para o ter, e depois como é com o vet? os pais estão puro e simplesmente nas tintas para o bicho que o filho tem e prometeu ser ele a limpar a gaiola e depois acontece estas coisas... Agora dizem vocês, ou alguns de vocês: então não tenham!!!
... mas todos sabemos que as coisas não funcionam bem assim, então custará alguma coisa, pedir aao user que vá ao veterinário explicando que o animal corre perigo de vida se não fo medicado?
custará alguma coisa dizer as coisas de uma forma que sensibilize e faça com que tome consciencia que tem que agir?
mas não... as pessoas aqui gostam de ser rudes, brutas, ás vezes mal educadas. Gostam de atirar pedras em vez de amparar e aconselhar.
Monchichi, a minha luta tem sido apenas essa. eu não resmungo por não se dar a solução a um PDI com diarreia, eu resmungo pela maneira como as pessoas respondem mal e grosseiramente umas ás outras. Só isso!
se for a ver até eu resmunguei com o user que colocou o topico, porque só depois de 5 dias é que veio pedir ajuda... poderia ter vindo assim que notou os pequenos com diarreia, e ter-lhe iam dito com certeza que o melhor seria consultar um vet. eu propria diria, mas como não gosto de ser insensível ter-lhe ia explicado que consequencias teria caso não consultasse, ou o porquê de ser tão urgente consultar um vet.
è a maneira como se responde a quem do outro lado procura um amparo ás vezes em situações de desespero, pk nós nunca sabemos porque razão a pessoa não foi ao vet, e com certeza não será pelo prazer de ver o animal sofrer...
"Olha os outros como se fosses tu mesmo"
stellar1
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Localização: 2 cães, 7 porquinhos-da-índia e 2 coelhos

domingo jan 18, 2009 2:37 am

karrla Escreveu: :cry: :cry: :cry: infelizmente Stellar eu sei que essa foi para mim, apesar de já termos conversado em privado sobre e porquê, creio que vc percebeu foi nada do meu ponto de vista...
olhe só posso lamentar e pôr um ponto final.
Engana-se karrla, tenho que lho dizer, pois o post que escrevi está escrito sem falar na primeira pessoa... Apenas estava a constatar factos e sabe muito bem que grande parte das discussões que ocorrem nos tópicos se referem a isto... Eu posso entender o seu ponto de vista, mas isso não me obriga a concordar com ele, não estando com isto dizer que estou em desacordo!

Mas sou-lhe sincera, eu pela experiência que tenho em PDI's, que é pouca, pois a que tenho há mais tempo comigo ainda vai fazer um ano este mês que veio para cá, mas eu consigo avaliar quando os meus animais estão bem ou não... Os animais de alheios, é-me dificil, só visualizando e mesmo assim não sou uma profissional da área... Eu posso confessar que sou quase uma "viciada" em vet, pois preocupo-me imenso com a saúde, pois está completamente ligada com o bem-estar do animal e com a minha própria saúde... Por isso, eu pelos meus respondo, pelo dos outros, se não tenho experiência ou conhecimento, o mais sensato é encaminhar para ajuda profissional...
StellaR ;)
stellar1
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Localização: 2 cães, 7 porquinhos-da-índia e 2 coelhos

domingo jan 18, 2009 2:40 am

Karrla, esclareça-me só uma dúvida: neste tópico qual é a resposta ideal?
StellaR ;)
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

domingo jan 18, 2009 9:16 am

karrla Escreveu: è a maneira como se responde a quem do outro lado procura um amparo ás vezes em situações de desespero, pk nós nunca sabemos porque razão a pessoa não foi ao vet, e com certeza não será pelo prazer de ver o animal sofrer...

Não faço ideia o que você encara como desespero.

Desespero para mim, e no que aos animais diz respeito, é eu ter um animal que de um momento para o outro apresenta sinais de doença grave e eu tenho de correr, desesperado, este mundo e o outro, à procura de um local onde lhe prestem os cuidado de saúde necessários.

Ter um animal em sofrimento durante 5 dias e recorrer a um fórum da net em busca dessa ajuda, não é desespero, é irresponsabilidade.

Não é a primeira vez, nem será certamente a ultima, que um simples telefonema, me tem resolvido diversas situações, que no momento, me pareciam graves.

Quem tem tempo e possibilidades para recorrer à net, terá também o mesmo tempo e possibilidades para pegar num telefone e ligar a um veterinário.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Ninoquinha
Membro Veterano
Mensagens: 3190
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo jan 18, 2009 12:07 pm

karrla Escreveu: custará alguma coisa, pedir aao user que vá ao veterinário explicando que o animal corre perigo de vida se não fo medicado?custará alguma coisa dizer as coisas de uma forma que sensibilize e faça com que tome consciencia que tem que agir?
mas não... as pessoas aqui gostam de ser rudes, brutas, ás vezes mal educadas.
Oh Karrla, o que eu escrevi a bolt é o que pretendo comentar. A Karrka está cá há relativamente pouco tempo. Deixe-se ter uns aninhos de arca, sempre a responder às mesmas coisas "dia sim dia dim" que vai ver. Chega a um ponto e já não vai falar com calma ou de forma que sensibilize.

E consciência é o que mais falta a este tipo de user. Porque quem vê um animal (que já mal se mexe) doente há 5 dias e nada faz, não tem consciência.

Relativamente ao que disse sobre os pais se estarem a "borrifar" para o facto do animal estar doente... é mais uma vez falta de consciência e responsabilidade. Porque se na hora H não vão sequer ajudar o filho e o seu animal, então mais vale fazerem valer a sua posição de pais e dizerem não quando o filho lhes pede para ter um animal de estimação. Mas o problema é mesmo esse. Se nem os pais têm responsabilidade e consciência... :roll:

(E se estão a pensar que o animal pode fazer parte da educação de uma pessoa, então levá-lo ao vet quando ele não está bem é passar um valor à pessoa que se chama responsabilidade. Quando temos "nas mãos" um ser dependente de nós (em todos os sentidos) aprendemos a ser responsáveis ao tratar dele. Ou pelo menos deveriamos aprender. :roll: )
Última edição por Ninoquinha em domingo jan 18, 2009 12:12 pm, editado 1 vez no total.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo jan 18, 2009 12:08 pm

16 anos?? e não tem autonomia para apanhar um autocarro, taxi ou outro meio de transporte para levar os animais ao vet??

em cinco dias nem pai nem mãe se predispuseram a ir com a filha levar os bichos ao vet?

desculpem lá mas isso a mim soa me muito mal. com 16 anos já eu era mais que responsável pelos meus animais (nessa altura já tinha uma égua que estava à minha responsabilidade!) e já conseguia perfeitamente desenrascar me no que fosse necessário!

o que me custa é ver que no meio desta história há duas porquinhas da india que estão (ou estavam) a passar mal e a dona não se preocupou o suficiente com elas para arranjar maneira de as levar ao vet...
karrla
Membro Veterano
Mensagens: 284
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
Localização: 22 ao todo.
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

domingo jan 18, 2009 11:58 pm

Mas eu parece-me que falo uma lingua diferente de todos aqui. Eu não censuro quem manda ir ao vet, eu não sou a favor de se dar soluções sem o animal ser visto por quem entende do assunto, eu não estou de acordo que não se tome atitudes quando o animal está doente e simplesmente venha para aqui pedir ajuda, o que eu quero dizer é que não devem ser tão rudes, tão bruto, tão grosseiros, tão sei lá mais o K!
Custa responder aos tópicos sem ser com pedras na mão??????
É que se for para obter respostas assim é melhor nem perguntar...
Se alguém mais ignorante (ignorante no sentido de não ter muitos conhecimentos sobre...) chega e abre um tópico fica tudo alvoraçado e é apedrejado á vez!
Se alguém chega e escreve mal umas palavras é apedrejado á vez!
Se alguém chega e escreve com abreviaturas é apedrejado á vez!
Épá tenham calma... a vida é pra viverem um dia de cada vez, porque aqui ninguém sabe se vai ter o dia de amanhã...
custa muito entender que o que eu quero dizer não tem a ver com a solução aos problemas mas sim a maneira como falam uns com os outros???
Bolas pá! mas será que eu não escrevo em português????
E Stellar eu não pretendo que concorde comigo, nem você nem ninguém, afinal o que seria do amarelo se não fosse o mau gosto não é verdade, mas pra lhe dizer a verdade e sendo que vai seguir a carreira que vai seguir, gostaria de lhe ver mais sensíbilidade, aquela que tem para com os animais, deveria servir tb para as pessoas pk é isso que vc vai fazer lidar com pessoas sensibilizadas.
e vc não falou em nomes, mas eu de parva não tenho nada e sim! a carapuça serviu-me por isso lhe estou a dizer isto, e vou continuar a bater o pé sempre que ver este tipo de situações!
Não é nada comigo, é certo, mas hoje em dia as pessoas estão-se nas tintas umas para as outras e cada um vive na sua "redoma de ar puro" , ninguém se importa se ofendeu o outro, ou se o outro ofendeu alguém eles que se entendam que não é nada comigo... é pena as pessoas terem-se tornado tão individualistas, não olhem o proximo, e só saibam atirar as pedras ... enfim para mim o assunto morreu pois já vi que não vou chegar a lado nenhum com este "paleio todo".
e pra menina do tópico, por favor dê notícias sobre as meninas, que afinal isso é o mais importante.
Já consegui ir ao vet? qual a evolução delas?
"Olha os outros como se fosses tu mesmo"
terezinha14
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta set 26, 2008 8:10 pm

domingo jan 25, 2009 7:47 pm

Queria só vir informar de que as minhas porquinhas estão bem de saúde .
Não gostei de ser de certas coisas que aqui li , até porque lá por verem adolescentes de 16 anos a irem para discotecas como li em comentários e afins, não quer dizer que todos sejam assim !
Estava em dúvida e àquelas horas só me lembrei de vir aqui .
Sim , foi irresponsabilidade e pelos vistos em vez de tentarem ajudar criticaram =X
todos erramos e aposto que todos vocês já erraram pelo menos uma vez com os vossos animais de estimação.
Pelos vistos fiz demasiado 'chimfrim' à volta de uma coisa que lhes passou rapidamente . Demorei cinco dias a ficar preocupad é verdad , já percebi tudo isso, e pelos vistos mais cinco dias e foi o suficiente para as duas melhorarem e estarem todas contentes aos pulos neste momento no meu quarto !
Pode até ter sido por a ter mudado de local . Estas estavam comigo no quarto e eu mudei-as para a lavandaria durante uns dias e elas devem-se ter ressentido e deixaram de comer .
Aquele tal sangue desapareceu e agora bebem agua e comem ração e vegetais tal como antes de terem adoecido .
Já agora , aproveito para pedir para não criticarem a minha mãe, por favor !
É a última vez que visito este fórum, mas agradeço a todos à mesma.
anne20
Membro Veterano
Mensagens: 305
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Localização: Shin Chan e Hiroshi (europeus comuns)

terça jan 27, 2009 1:13 pm

Eu nao li os posts todos, mas acho que criticaram demasiado e em alguns pontos concordo plenamente, porque quem nao se quer responsabilizar nao devia ter animais, mas acho que nao é so o transporte ou apanhar um metro e ir parar ao veterinario que conta...Eu nao li em sitio nenhum, no pouco que li, da parte monetária da coisa... Secalhar nao é assim tao facil uma pessoa com 16 anos chegar ao pé dos pais e dizer "Olha, preciso ir ao vet com as duas PDI e preciso de dinheiro...", secalhar levava uma resposta torta que andava de lado! E via-se sozinha com um encargo destes... Nós nao sabemos as condiçoes das pessoas mas criticamos muito!!! Outra coisa é verdade... Quem nao tem possibilidades para pagar um vet quando é necessário também devia pensar duas vezes antes de adquirir o animal... pois estamos sempre sujeitos a necessitar de consultar um vet!!!

Ainda bem que as porquinhas estao bem... Força e espero que tudo isto te alerte e dê consciencia para agires da forma mais correcta numa futura vez que elas precisem de ti! ;)
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”