cauda molhada... contágio??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jan 27, 2009 11:35 am

Olá, bom dia!!

O meu hamster, o meu velhinho, morreu ontem... :cry:
Encontrei-o no ninho, enroladinho e com uma substância amarelada muito mal cheirosa...
Suponho que a doença cauda molhada não tenha sido a principal causa, mas como ele estava muito velhinho e fraquinho, foi fatal...
Eu andava feliz porque nos últimos dias ele andava muito activo, quando lhe colocava a comida, embora às vezes tivesse de o "obrigar" a sair do ninho, ele corria a gaiola toda, trepava as grades, ía à roleta...
Domingo foi um dos dias em que tive de o "obrigar" a sair, mas ele saiu, eu ainda lhe fiz uns mimos, dei-lhe um pouco de cenoura e ele levou-a para o ninho... ele estava bem...
Ontem quando lá cheguei encontrei-o assim :|

Sei que essa doença pode apresentar sintomas nos 7 dias anteriores a aparecer... mas, como disse anteriormente, ele estava bem, estava activo, comia bem...
A doença atacou-o do nada e levou-mo sem eu ter tempo de fazer fosse o que fosse :(

Agora a minha preocupação são os outros 3...
Estão todos em gaiolas separadas, nenhum deles teve contacto com o que adeceu, mas as gaiolas estão todas próximas... E a doença deve-o ter atacado de uma forma tão forte que nem ele teve como reagir, já que o ninho, no local onde ele estava, estava ensopado com aquela substância, e o resto da gaiola estava limpinha...
Como é o contágio dessa doença??
Será que se pode transmitir através do ar??
Deverei eu ficar alerta com os outros 3?? Eles estavam todos bem, fortes, como sempre foram...

Desde já, obrigada!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça jan 27, 2009 11:52 am

Moreirinha, o hamster tem dimensões muito reduzidas, e quando morrem entram em decomposição muito rapidamente. Acho que foi esse liquido que você viu......se tudo estava bem no dia anterior.... e ele fazia cocozinhos.

Desinfecte a gaiola como puder e mantenha-se vigilante, mas olhe que não acho que tenha sido cauda molhada.....foi idade mesmo.

De resto...lamento por si.
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 9:34 am

angeleyes20 Escreveu:Moreirinha, o hamster tem dimensões muito reduzidas, e quando morrem entram em decomposição muito rapidamente. Acho que foi esse liquido que você viu......se tudo estava bem no dia anterior.... e ele fazia cocozinhos.
Não me parece que fosse decomposição... aquilo parecia sair do anus, ele tinha o rabinho todo envolvido naquilo e, além disso, tinha morrido à pouco tempo...
Já tive outros hamsters e nenhum deles ficou assim depois de morrer... ele estava velhinho, mas entraria em decomposição assim tão depressa??

De qualquer das formas... já estive a examinar os outros 3 e eles parecem-me bem...

Obrigada!
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

quarta jan 28, 2009 11:55 am

Não entres em pânico porque pode não ter nada a ver com essa doença.

Se o hamster já era velhinho é muito provável que seja essa a principal causa de morte. Além disso que viste a sair do ânus poderia ser simplesmente fezes, visto ele ter perdido o controlo dos músculos. Uma das minhas hamsters, que morreu com cerca de 2 anos, quando a tirei da gaiola morta estava molhada por baixo. Deduzo que fosse do próprio xixi.

De qualquer forma lava bem a gaiola, como disse a angeleyes20, e vai observando os outros.
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta jan 29, 2009 8:49 am

Os outros parecem-me bem... o macho está pachorrento, mas isso ele sempre foi... acho que já não há motivos para preocupações...
A minha fêmea mais velha, apesar de ter a mesma idade do meu velhinho, está grande e forte e é a mais activa dos três...

Obrigada!!
Responder

Voltar para “Exóticos”