Dúvida: Procriação de coelhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
RickRoll
Registado: segunda jan 26, 2009 8:11 pm

terça jan 27, 2009 8:13 pm

Olá gente, meu coelho tem 5 meses e gostaria de saber até qual idade preciso esperar ele atingir para estar completamente desenvolvido e poder acasalar.

obrigado!
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

terça jan 27, 2009 9:15 pm

Uma questão que lhe quero colocar é o porquê de querer que o seu coelho procrie?
StellaR ;)
RickRoll

terça jan 27, 2009 9:30 pm

Porque eu quero q ele tenha coelhinhos...eu já tive coelhos antes, um casal que vivia solto, só que eu não sabia a idade correta deles e logo, não sabia quando eles começaram a procriar, por isso estou perguntando agora.
gemeas123
Membro
Registado: sexta set 19, 2008 3:35 pm

terça jan 27, 2009 9:41 pm

1º Assegure-se que a coelha tem mais de 8 meses e menos de 3 anos.
2º Verifique o estado de saúde e condição física.
3º Assegure-se de que não possui nenhuma patologia congénita passível de ser transmitida às crias (dificuldades de mobilidade, patologia dentária...).
4º Determine a raça da coelha ou, caso seja arraçada, as que lhe deram origem e de qual se aproxima mais. Será sempre preferível criar com coelhos de raça e pense duas vezes antes de procriar outros.
5º Veja as falhas que a sua coelha tem comparando-a com os standards da raça. Veja a postura, tamanho e distribuição do pêlo, cores, corpo, patas, cauda... Essencialmente veja todas as características que devia ter e falhas que ela apresenta.
6º Saiba determinar padrões de cores, pois facilmente poderá enganar-se. Não se podem cruzar todas as cores e padrões...

Depois da coelha, o que deve procurar no macho:

1º Não deve possuir nenhuma patologia congénita passível de ser transmitida às crias.
2º Deve ser da mesma raça.
3º Deve conseguir cobrir as falhas da sua coelha (p.e. se a sua coelha tiver orelhas grandes demais, tente arranjar um macho com orelhas mais pequenas).
4º Deve ser de uma cor compatível, para que não saiam coelhos com cores não aceites e sejam maus exemplares.
5º Deve ser mais pequeno que a fêmea, de modo a evitar láparos muito grandes que provoquem maiores dificuldades no parto.
6º Nunca deve usar um orelhudo para procriar com um coelho de orelhas erectas, pois os láparos sairão com as orelhas enormes e espetadas.

Fonte: http://ocoelhoanao.blogspot.com/search/ ... %A7%C3%A3o
este site é muito informativo, talvez devesse ler antes de pensar em acasalar os coelhos... :wink:
outro site bom é www.coelhoanao.com e o seu fórum: www.coelhoanao.com/forum/
RickRoll

quarta jan 28, 2009 2:31 pm

Obrigado pelas informações, e realmente, agora estou repensando se vou mesmo colocar meu coelho para procriar
gemeas123
Membro

quinta jan 29, 2009 1:08 am

Mas nada te impede de criar... tens é que ter a certeza da raça do teu coelho e arranjar uma da mesma raça...
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

quinta jan 29, 2009 1:56 pm

Tem é de se assegurar que se algo correr mal durante a gravidez, parto ou os primeiros dias dos coelhos sabe identificar os sinais e agir em conformidade. Que não é só juntar os coelhos certos e já está.
gemeas123
Membro

quinta jan 29, 2009 6:53 pm

sim, tens razão Loriath...
Eu se calhar disse da maneira errada, mas só queria dizer que não é proibido criar coelhos, tem é que se pensar muito bem antes de o fazer por causa dos custos monetários, a coelha perde tempo de vida, etc, etc....
Responder

Voltar para “Exóticos”