Ratazana - Preciso dos vossos sábios conselhos!
olá!
Ok, vou contar brevemente (ps:quando reli cheguei à conclusao que não fui tão breve assim) a história de como fiquei com a minha ratazana, a Acácia, mais ou menos por acidente...
Eu sou uma amante de répteis. Tenho duas cobras (guttatas) e 3 geckos (macularius) e só não tenho mais porque além das cobras e dos geckos tenho uma mãe. LOL
Mas pronto... sempre vi ratazanas como comida para cobras e pronto. Nunca me interessei por roedores....
ATÉ QUE!
Fui a uma exposiçao expor Ragdolls (note-se, já lá vão 2 cobras e 7 gatos. já percebem porque é que para mim ratazanas são comida de bicho?) e passei por uma jaula daquelas para pôr os pintos e assim, fundo em grade, toda enferrujada, nojenta, vazia excepto uma tigela com àgua suja e umas 15 ratazanas, ainda pequeninas, mas não bébés, quase todas magras e cheias de feridas...
Falei com o senhor. As que não fossem vendidas no fim do dia seguinte iam ser mortas para alimentar as cobras. (quem não as dava naquele estado as minhas cobrinhas era eu!)
Segundo dia, manhâ ainda, e já lá iam por metade das bichas. Fim do dia e já só restavam duas, e já a exposiçao estava fechada e como tal aquelas duas iam ser mortas... e eu não ia deixar isso acontecer! Por elas, porque tinha pena de serem só duas a ficar para trás, e pelas pobres das cobras, que ai não morriam dois bichos mas quatro!
eram um macho preto e a minha acácia, uma himalayan.
um amigo lá dos gatos ficou com o preto e eu com a minha (que nessa altura disseram que era albina)
3 euros...
não estava a pensar ficar com ela (só porque a minha mae odeia ratos, especialmente com rabo), mas sim dar a um amigo que tem já várias, mas a minha mae quando a viu disse que odeia o rabo "mas ela tem um focinho tão querido!" e não ma deixou dar. (e ainda bem que não porque arranjei uma amiga e peras! estou sempre com ela em cima a dar-lhe mimos e a brincar com ela, todas as noites dou-lhe o jantar à mão, que ela não quer de outra forma, enfim... é a minha menina ^^)
Fiquei com ela, esteve quase a morrer, esteve de veterinario, levou com vacinas e medicamentos a valer e agora que é linda, saudavel, super super meiga e acima de tudo EXTREMAMENTE activa, tenho pena de
a) a ter sózinha (embora eu a tenha sempre comigo e brinque muito com ela se estiver em casa, passo muito tempo fora com a escola)
b) de a ter naquela gaiola. (não que seja pequena... ela espaço tem... mas a Acácia é muito activa, e se é para juntar outra ratita vai ser mesmo preciso uma gaiola nova...)
tenho-a nesta gaiola, que foi o que se arranjou: http://www.icasa.com/ica/images/productos/HAM5.JPG
acho que tem 35 por 50 cm ou algo assim, mas é relativamente baixa. tem a base toda livre e dois meios andares.
o que queria saber é
se alguem tem uma gaiola boa para ratazanas para venda? ou se me sabe aconselhar um site ou assim que venda a preços decentes?
se alguém tem uma ratinha para dar/vender, que faça companhia à Acácia? não quero saber da cor, desde que tenha um bom temperamento, que isso é que importa ^^ Sou de Setúbal.
já agora, acham que ela aceita uma ratazana nova? eu comprei-a no inicio de dezembro e ela esteve no veterinário até 4 de janeiro, por isso tecnicamente, estou com ela há +- 1 mês.
quando a comprei ela fazia lembrar os ratos adultos congelados de tamanho pequeno/médio em tamanho, por isso ainda é novinha vá lá... (opá, parece tão mal de mim compará-la aos ratos mortos. mas nao sei como dizer o tamanho xD)
bem... olhando para isto ficou um pouco grande, mas ok. admiro quem leu tudo e agradeço também! espero que me possam responder...
obrigada!
cumprimentos aos bichos e respectivos donos!
PS: não tenho fotos dela ainda, mas prometo mostrar mal tiver. ela é linda linda linda! e a feridas sararam todas sem marcas, excepto um pequeno rasgão na orelha, mas é mesmo pequenino. é toda muito perfeitinha a Acácia ^^ valeu os meus 3 euros dem dúvida! lol
Ok, vou contar brevemente (ps:quando reli cheguei à conclusao que não fui tão breve assim) a história de como fiquei com a minha ratazana, a Acácia, mais ou menos por acidente...
Eu sou uma amante de répteis. Tenho duas cobras (guttatas) e 3 geckos (macularius) e só não tenho mais porque além das cobras e dos geckos tenho uma mãe. LOL
Mas pronto... sempre vi ratazanas como comida para cobras e pronto. Nunca me interessei por roedores....
ATÉ QUE!
Fui a uma exposiçao expor Ragdolls (note-se, já lá vão 2 cobras e 7 gatos. já percebem porque é que para mim ratazanas são comida de bicho?) e passei por uma jaula daquelas para pôr os pintos e assim, fundo em grade, toda enferrujada, nojenta, vazia excepto uma tigela com àgua suja e umas 15 ratazanas, ainda pequeninas, mas não bébés, quase todas magras e cheias de feridas...
Falei com o senhor. As que não fossem vendidas no fim do dia seguinte iam ser mortas para alimentar as cobras. (quem não as dava naquele estado as minhas cobrinhas era eu!)
Segundo dia, manhâ ainda, e já lá iam por metade das bichas. Fim do dia e já só restavam duas, e já a exposiçao estava fechada e como tal aquelas duas iam ser mortas... e eu não ia deixar isso acontecer! Por elas, porque tinha pena de serem só duas a ficar para trás, e pelas pobres das cobras, que ai não morriam dois bichos mas quatro!
eram um macho preto e a minha acácia, uma himalayan.
um amigo lá dos gatos ficou com o preto e eu com a minha (que nessa altura disseram que era albina)
3 euros...
não estava a pensar ficar com ela (só porque a minha mae odeia ratos, especialmente com rabo), mas sim dar a um amigo que tem já várias, mas a minha mae quando a viu disse que odeia o rabo "mas ela tem um focinho tão querido!" e não ma deixou dar. (e ainda bem que não porque arranjei uma amiga e peras! estou sempre com ela em cima a dar-lhe mimos e a brincar com ela, todas as noites dou-lhe o jantar à mão, que ela não quer de outra forma, enfim... é a minha menina ^^)
Fiquei com ela, esteve quase a morrer, esteve de veterinario, levou com vacinas e medicamentos a valer e agora que é linda, saudavel, super super meiga e acima de tudo EXTREMAMENTE activa, tenho pena de
a) a ter sózinha (embora eu a tenha sempre comigo e brinque muito com ela se estiver em casa, passo muito tempo fora com a escola)
b) de a ter naquela gaiola. (não que seja pequena... ela espaço tem... mas a Acácia é muito activa, e se é para juntar outra ratita vai ser mesmo preciso uma gaiola nova...)
tenho-a nesta gaiola, que foi o que se arranjou: http://www.icasa.com/ica/images/productos/HAM5.JPG
acho que tem 35 por 50 cm ou algo assim, mas é relativamente baixa. tem a base toda livre e dois meios andares.
o que queria saber é
se alguem tem uma gaiola boa para ratazanas para venda? ou se me sabe aconselhar um site ou assim que venda a preços decentes?
se alguém tem uma ratinha para dar/vender, que faça companhia à Acácia? não quero saber da cor, desde que tenha um bom temperamento, que isso é que importa ^^ Sou de Setúbal.
já agora, acham que ela aceita uma ratazana nova? eu comprei-a no inicio de dezembro e ela esteve no veterinário até 4 de janeiro, por isso tecnicamente, estou com ela há +- 1 mês.
quando a comprei ela fazia lembrar os ratos adultos congelados de tamanho pequeno/médio em tamanho, por isso ainda é novinha vá lá... (opá, parece tão mal de mim compará-la aos ratos mortos. mas nao sei como dizer o tamanho xD)
bem... olhando para isto ficou um pouco grande, mas ok. admiro quem leu tudo e agradeço também! espero que me possam responder...
obrigada!
cumprimentos aos bichos e respectivos donos!
PS: não tenho fotos dela ainda, mas prometo mostrar mal tiver. ela é linda linda linda! e a feridas sararam todas sem marcas, excepto um pequeno rasgão na orelha, mas é mesmo pequenino. é toda muito perfeitinha a Acácia ^^ valeu os meus 3 euros dem dúvida! lol
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm
podes introduzir outra na boa so faz é bem, ai em setubal á bue pessoal com ratz é qustao de se xegarem é frente
boa sorte
boa sorte
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
já agora se alguém souber onde há ratazanas domesticas aqui perto tb agradecia que me dissessem onde.. eu estou a pensar em criar para alimentar as minhas cobras tenho e medo de depois não conseguir mata-los mas depois logo se vê..
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
As ratazanas aceitam muito bem novos "inquilinos" na sua gaiola, e até agradecem, pois são animais comunitários e ficam muitas vezes infelizes quando estão sozinhas.
Relativamente à gaiola, é procurar numa qualquer petshop, ou em sites online. Eu comprei a minha no GirafaOnline, custou à volta de 40€, e é bem grande, é de chinchila. No entanto, para 2 ratazanas, não é necessário uma tão grande.
Eu por acaso agora não tenho nenhuma prenhe, mas há quem tenha, e de certeza que não se importarão de lhe oferecer uma
.
Dentro de pouco tempo vou cruzar as minhas, para alimento, se nessa altura ainda não tiver a sua ratazana, terei todo o gosto em oferecer-lhe uma.
A sua é fêmea certo? Se não pretende ter todos os meses uma ninhada, aconselho a aquisição de outra fêmea
Xuga
Relativamente à gaiola, é procurar numa qualquer petshop, ou em sites online. Eu comprei a minha no GirafaOnline, custou à volta de 40€, e é bem grande, é de chinchila. No entanto, para 2 ratazanas, não é necessário uma tão grande.
Eu por acaso agora não tenho nenhuma prenhe, mas há quem tenha, e de certeza que não se importarão de lhe oferecer uma

Dentro de pouco tempo vou cruzar as minhas, para alimento, se nessa altura ainda não tiver a sua ratazana, terei todo o gosto em oferecer-lhe uma.
A sua é fêmea certo? Se não pretende ter todos os meses uma ninhada, aconselho a aquisição de outra fêmea

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
já agora se alguém souber onde há ratazanas domesticas aqui perto "caldas da rainha" tambem agradecia que me dissessem onde.. eu estou a pensar em criar para alimentar as minhas cobras tenho e medo de depois não conseguir mata-los mas depois logo se vê..
-
- Membro Veterano
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Não será assim tão linear... Se não conseguir matar fica com 12 ou 14 ou mais ratazanas de uma só vez...TitoInes Escreveu:já agora se alguém souber onde há ratazanas domesticas aqui perto "caldas da rainha" tambem agradecia que me dissessem onde.. eu estou a pensar em criar para alimentar as minhas cobras tenho e medo de depois não conseguir mata-los mas depois logo se vê..

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga Escreveu:As ratazanas aceitam muito bem novos "inquilinos" na sua gaiola, e até agradecem, pois são animais comunitários e ficam muitas vezes infelizes quando estão sozinhas.
Eu por acaso agora não tenho nenhuma prenhe, mas há quem tenha, e de certeza que não se importarão de lhe oferecer uma.
A sua é fêmea certo? Se não pretende ter todos os meses uma ninhada, aconselho a aquisição de outra fêmea![]()
Xuga
sim, eu quero mesmo uma femea. se fosse um macho, eu tenho bons amigos numa loja de animais exoticos e tenho cobras e de certeza que se não arranjasse donos dava outro uso às criancinhas... isto é se fosse capaz.
mas eu nem mosquitos consigo matar :\
o raio dos bichos ali a picar-me para depois eu ficar com uma baba enorme e uma comichão tremenda e eu só penso ' mata, mata mata! ahh.... não, coitadinho! ele tem de se alimentar de alguma coisa!' e não mato o desgraçado do mosquito -.-"
por isso, não... não arrisco um macho fértil, mesmo que saiba que as ninhadas não ficariam inutilizadas...
ah! e obrigada pela dica! vou dar uma espreitadela na GirafaOnline. ver se há algo assim pró baratinho. (sim, porque o meu problema é mesmo o dinheiro... quem paga tudo dos meus, agora 6, bichos sou eu. ainda lá vão uns 15/20 euros por semana, e eu ainda não trabalho! xD)
-
- Membro
- Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai
Convém sempre fazer uma introdução em território neutro para se certificar que a ratazana residente não "rejeite" a outra. Se vir que corre bem em território neutro (ou seja, local onde a residente não costuma andar), junte-as num local onde a ratazana residente costuma andar solta. Antes de as juntar na mesma gaiola convém que esta seja completamente limpa e livre do cheiro de qualquer uma delas.texuga Escreveu:As ratazanas aceitam muito bem novos "inquilinos" na sua gaiola, e até agradecem, pois são animais comunitários e ficam muitas vezes infelizes quando estão sozinhas.
Faz muito bem em arranjar uma amiga para a sua ratazana. E é como diz texuga: o melhor a fazer é arranjar uma companhia do mesmo sexo para poderem viver juntas. Se quiser fazer criação o melhor é arranjar dois de cada sexo para que ambos possam ter companhia e juntá-los apenas quando pretende que procriem. Gravidezes consecutivas fazem muito mal à fêmea e encurtam-lhe o tempo de vida.
Quanto à gaiola: gaiolas para hamsters não servirão. O mais aconselhável é arranjar uma gaiola para chinchila/furão ou um aviário com alguma altura para poder colocar plataformas.
-
- Membro Veterano
Por acaso nunca precisei de o fazer com as minhas, sejam machos ou sejam fêmeas... As ratazanas são extremamente tolerantes com os da mesma espécieSiwain Escreveu:Convém sempre fazer uma introdução em território neutro para se certificar que a ratazana residente não "rejeite" a outra. Se vir que corre bem em território neutro (ou seja, local onde a residente não costuma andar), junte-as num local onde a ratazana residente costuma andar solta. Antes de as juntar na mesma gaiola convém que esta seja completamente limpa e livre do cheiro de qualquer uma delas.texuga Escreveu:As ratazanas aceitam muito bem novos "inquilinos" na sua gaiola, e até agradecem, pois são animais comunitários e ficam muitas vezes infelizes quando estão sozinhas.
Faz muito bem em arranjar uma amiga para a sua ratazana. E é como diz texuga: o melhor a fazer é arranjar uma companhia do mesmo sexo para poderem viver juntas. Se quiser fazer criação o melhor é arranjar dois de cada sexo para que ambos possam ter companhia e juntá-los apenas quando pretende que procriem. Gravidezes consecutivas fazem muito mal à fêmea e encurtam-lhe o tempo de vida.
Quanto à gaiola: gaiolas para hamsters não servirão. O mais aconselhável é arranjar uma gaiola para chinchila/furão ou um aviário com alguma altura para poder colocar plataformas.

Concordo...cá em casa tambem foi sempre "atira la pa dentro", basta um pouco de atençao no primeiro dia...se nada acontecer tá feito;)texuga Escreveu:
Por acaso nunca precisei de o fazer com as minhas, sejam machos ou sejam fêmeas... As ratazanas são extremamente tolerantes com os da mesma espécie
Embora haja excepções, a Siwain tem uma excepção e eu tambem tive um macho que depois de ser pai e ter tomado conta da ninhada com a fêmea nunca mais pude juntar aos outros machos...mas de modo geral é mesmo observar como se dão e depois de uns arrufos entre eles estabelecem hierarquia e fica tudo bem.
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Mas isso é com machos que ja acasalaram...esses nem pensar juntar.Native Escreveu:Embora haja excepções, a Siwain tem uma excepção e eu tambem tive um macho que depois de ser pai e ter tomado conta da ninhada com a fêmea nunca mais pude juntar aos outros machos...mas de modo geral é mesmo observar como se dão e depois de uns arrufos entre eles estabelecem hierarquia e fica tudo bem.
Tornam se bastante territoriais.
-
- Membro
- Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai
Talvez tenha sido esse o meu problema também. Quando comprei o Bóris ele já tinha estado com uma (ou mais!) fêmea(s). No entanto, quem realmente me criava problemas era o Emil que veio cá para casa pequeno. Esse sim, tinha a mania que era o chefe, mesmo quando era um pequenote de 5 semanas!
Mas não foram só as introduções com o Emil e com o Oliver que correram mal, com o Chuck foi a mesma história e o pobre Bóris acabou por ser esterilizado. Mas a partir daà começou a aceitar muito bem o Chuck. Imagino que no caso dos outros dois o problema estava dos dois lados.
Existem sempre excepções tanto em fêmeas como em machos. Depende muito da personalidade de cada ratazana, e por isso é que aconselho especial atenção no inÃcio. Melhor antes do que depois!

Mas não foram só as introduções com o Emil e com o Oliver que correram mal, com o Chuck foi a mesma história e o pobre Bóris acabou por ser esterilizado. Mas a partir daà começou a aceitar muito bem o Chuck. Imagino que no caso dos outros dois o problema estava dos dois lados.
Existem sempre excepções tanto em fêmeas como em machos. Depende muito da personalidade de cada ratazana, e por isso é que aconselho especial atenção no inÃcio. Melhor antes do que depois!

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
RanhosoDeadzao Escreveu:podes introduzir outra na boa so faz é bem, ai em setubal á bue pessoal com ratz é qustao de se xegarem é frente
boa sorte

@snicky, eu tenho ratazanas fêmeas, posso dispensar-te uma. É Champagne hooded.
5ª feira ao final do dia tenho de ir a Setubal, com uma das minhas fêmeas adulras e entregar outra. Por isso posso levar sempre mais uma.
Tens é de ir ter comigo à loja.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm
picou se o menino foi? nem me lembrava que ias na quinta lol
hahahahaahahha
hahahahaahahha
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>