Porquinho da india - cortar as unhas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

terça fev 10, 2009 6:39 pm

Ola boa tarde a todos. Tenho um porquinho da india a uns meses. É tao lindooo :D Vejo que as unhas de tras estao muito compridas , inclusive uma delas ja se partiu e tudo qd se empuleirou na gaiola e outra esta lascada. Nos podemos cortar lhe as unhas em casa? Ja li qualquer algo sobre isso aqui no forum e diceram que sim, mas que no veternario tambem o faziam. Bom de qualquer forma fui tentar cortar lhe uma unha mas so mesmo a pontinha para experimentar e ele estava muito sossegadinho. Mas logo que meti o corta unhas a prender a unha ele começou a fazer uns guinchinhos e agora não pára de tremer !! Nem cheguei a cortar nada com medo de o aleijar :S doi lhes a cortar as unhas? é normal? tenho muito medo de o magoar :(
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

terça fev 10, 2009 6:47 pm

o corte de unhas e um precesso delicado e deve ser feito por quem sabe , cortar a unha por si nao doi , se o porquinho tiver as unhas brancas e mais facil que em unhas pretas .

Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
ShyFairy
Membro Veterano

terça fev 10, 2009 6:50 pm

Pois ele so tem uma unha preta eheh. O meu receio era que ele se mexe- se muito mas nao, ele fica muito quietinho o que seria facil para cortar as unhas. Ja tentei novamente e consegui cortar um bocadinho, mas continua a tremer muito, nunca o tinha visto a tremer
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

terça fev 10, 2009 7:25 pm

Pode sempre fazer como eu fiz quando tive a minha primeira porquinha. Passei no vet e pedi-lhe para me ensinar. :wink: Ela cortou duas unhas e a seguir cortei eu as restantes. E foi assim que aprendi. (E não, não me levou nada por me ensinar isso. :wink: ).

Boa sorte com a sua menina. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
ShyFairy
Membro Veterano

terça fev 10, 2009 8:06 pm

Ninoquinha Escreveu:Pode sempre fazer como eu fiz quando tive a minha primeira porquinha. Passei no vet e pedi-lhe para me ensinar. :wink: Ela cortou duas unhas e a seguir cortei eu as restantes. E foi assim que aprendi. (E não, não me levou nada por me ensinar isso. :wink: ).

Boa sorte com a sua menina. :wink:
Pois eu tambem pensei logo em ir ao veternario. Mas quando la fui a veternaria parecia nao ter muito jeito para lhe pegar:S ela ate tinha medo q ele lhe morde-se (é um menino e nao uma menina:P) por isso pensei logo, se nem para lhe pegar tem jeito para cortar as unhas muito menos :o Mas ja consegui cortar duas, agora tou a deixa lo acalmar-se. tento mais logo ou amanha o resto. tem de ser devagarinho. ele fica a tremer e eu nao quero magoa-lo ou assusta-lo de forma nenhuma.
Ja agora desculpem a minha ignorancia, mas os porquinhos da india têm de levar vacinas ou algo do genero seguido pelo veternario? eu levei-o ao vet uma vez qd o trouxe ca para casa ,para consulta de rotina e para ver se estava tudo bem com ele e isso. A vet disse que nao era preciso vacinas nem nada do genero. Mas como nao fiquei muito confiante com ela ... :?
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

terça fev 10, 2009 8:17 pm

ola

cortar as unhas em si não doí, só quando te aproximas muito ou até mesmo cortas o sabugo, por isso tens de o fazer com muito cuidado e sobretudo num sitio bem iluminado, porque nas unhas pretas é difícil perceber até onde vai o sabugo.

deixo-te um link sobre o corte de unhas para veres

http://www.rodentswithattitude.co.uk/ge ... pping.html

Em relação ao teu porquinho tremer... é normal :D simplesmente não está a gostar, de modo geral não gostam de cortar as unhas... mesmo que não lhes doa. Também tens o teu porquinho há pouco... com o tempo ele vai-se habituando. Dá-lhe uma guloseima qualquer para se distrair (salsa é uma boa opção) :wink:
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

terça fev 10, 2009 8:22 pm

não, os porcos não precisam de vacinas :D
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sábado fev 14, 2009 1:11 am

Olá

Eu acho que os porquinhos são uns maricas.

O Cuí nunca parava quieto e também "chorava", mas era feitio.

O Y-toy deixa-me cortar, fica quieto, mas já reparei que se corto mais rente ao sabugo ele faz um sonzinho baixinho, muito maricas, penso que deva sentir qq coisa, mas só uma impressão.

O mais importante é ter confiança, a partir daí começa a ser mais fácil. Mas se tens medo de cortar demais, o melhor é cortar um bocadinho com mais frequência. Com o corte regular penso que o sabugo "recolhe" e fica mais pequeno. Mas a dica principal é que o sabugo regra geral vai até à curva da unha. Depois da curva é mais seguro cortar.

Boa sorte.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Ly1985
Membro
Registado: sábado out 11, 2008 3:25 pm
Localização: 4 porquinhos da Índia, 2 Esquilos Coreanos, 2 Mandarins, 1 epanhuel, 1 caniche, 1 coelho

sábado fev 14, 2009 4:05 pm

Peço desculpa se estou enganada mas creio que sim os porquinhos tem ser desparasitados. Isso implica uma vacina de 4 em 4 meses no vet.
Ninoquinha
Membro Veterano

sábado fev 14, 2009 5:25 pm

a desparasitação faz-se via oral. :wink:

Vai seguir pm.
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

sábado fev 14, 2009 6:34 pm

atenção que pode se fazer tb por via oral , atenção aos produtos e quantidades , nem todos e por via oral.

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
Ninoquinha
Membro Veterano

sábado fev 14, 2009 7:41 pm

Eu só conheço os produtos de desparasitação que são usados por via oral. Mas já não digo nada... :wink:
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

segunda fev 23, 2009 3:25 am

[Editado pela moderação (zitapets)]

O fármaco utilizado para desparasitação interna de cavia porcellus é administrado tanto oralmente como injectável.
A desparasitação externa é feita com um produto para o efeito e administrada na pele.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

segunda fev 23, 2009 3:28 am

LiveToRock Escreveu: cortar as unhas em si não doí, só quando te aproximas muito ou até mesmo cortas o sabugo
Dói quando o sabugo é cortado, daí o corte ter que ser efectuado com bastante cuidado em unhas escuras, uma vez que não se vê o sabugo. Deve cortar-se um pouco de cada vez só até ao ponto de não tocarem no chão e "encaracolar".
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Ninoquinha
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 8:29 pm

[Editado pela moderação (zitapets)]

Vamos lá ver se nos entendemos. :wink: Acho que os injectáveis são de evitar, se há forma de desparasitar sem causar esse incómodo ao animal. Mas isto sou eu a pensar. :wink:
Última edição por Ninoquinha em segunda fev 23, 2009 9:54 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Exóticos”