Viva,
Estou aqui com umas dúvidas acerca de Roborovskis que gostaria de tentar esclarecer.
Estou a ponderar a compra de 2 hamsters da espécie referida.
A ideia inicial era a compra de um casal, pela ideia de ser "O" casal. Mas como tenho lido em diversos depoimentos, é extremamente fácil aparecerem ninhadas, quando juntos. Ora como a ideia era mantê-los juntos (a não ser que se dessem mal) ficamos um pouco apreensivos...
Assim:
1- no caso de compra de um casal numa loja de animais, existe problemas em deixa-los procriar? Isto pq à partida não se saberá se são irmãos.
2- Evitando o casal, é preferível ter duas fêmeas ou dois machos juntos na mesma gaiola? Isto pela questão dos conflitos. Qual o "casal" mais facilmente adaptável?
Obrigado!
Hamster Roborovski
Olá!
Ter um casal implica diversas coisas:
1. Separações temporárias para não desgastar a fêmea. Mesmo se tratando de roborovskis acontece a fêmea engravidar logo a seguir a uma ninhada. Ou seja, teria ninhadas consecutivas o que é extremamente desgastante.
2. Ter cuidados extra durante a gestação e amamentação, quer a nível de materiais na gaiola quer de alimentação.
3. Saber sexar as crias e separá-las na altura devida.
4. Ter a quem as dar/vender.
Posto isto aconselho dois individuos do mesmo sexo, de preferência machos, visto nos hamsters as fêmeas serem o sexo mais territorial. Alerto ainda para o facto de, apesar de os robbies serem umas espécie comunitária e de, geralmente, viverem bem em grupo, acontece, por vezes ter de se separar. De preferência compre dois irmãos que estejam habituados a estar juntos.
Quanto à compra em loja eu normalmente não aconselho muito. Ou tem cuidado e escolhe uma boa loja (infelizmente no que toca a pequenos roedores não são muitas que os têm em boas condições) ou muito dificilmente lhe saberão sexar os hamsters.
Mando mp
Ter um casal implica diversas coisas:
1. Separações temporárias para não desgastar a fêmea. Mesmo se tratando de roborovskis acontece a fêmea engravidar logo a seguir a uma ninhada. Ou seja, teria ninhadas consecutivas o que é extremamente desgastante.
2. Ter cuidados extra durante a gestação e amamentação, quer a nível de materiais na gaiola quer de alimentação.
3. Saber sexar as crias e separá-las na altura devida.
4. Ter a quem as dar/vender.
Posto isto aconselho dois individuos do mesmo sexo, de preferência machos, visto nos hamsters as fêmeas serem o sexo mais territorial. Alerto ainda para o facto de, apesar de os robbies serem umas espécie comunitária e de, geralmente, viverem bem em grupo, acontece, por vezes ter de se separar. De preferência compre dois irmãos que estejam habituados a estar juntos.
Quanto à compra em loja eu normalmente não aconselho muito. Ou tem cuidado e escolhe uma boa loja (infelizmente no que toca a pequenos roedores não são muitas que os têm em boas condições) ou muito dificilmente lhe saberão sexar os hamsters.
Mando mp