Alimentaçao e banhos a hamsters siberianos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
jahmya
Mensagens: 6
Registado: quinta mai 22, 2008 4:34 pm

terça fev 24, 2009 3:43 pm

Boa tarde!
Tenho um hamster siberiano e tenho 2 grandes duvidas!Uma delas é se para além da 'ração' que lhe dou, posso dar-lhe outro tipo de comida, como queijo ou algumas verduras. Já li nalguns lados que se pode dar mas fico sempre com duvida e tenho medo de fazer mal ao meu menino =)
Outra das dúvidas que tenho é sobre banhos! Pode-se dar banho aos hamsters?eu confesso que,normalmente, todas as semanas o limpo com uma toalhita dos bebés... será que estou a fazer mal?

Obrigada *
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça fev 24, 2009 4:29 pm

banho: se desejar coloque uma "banheira" com areia (deve ser areia e não pó) de banho de chinchila. Desaconselho os toalhetes porque eles também se limpam podendo ingerir os químicos dos toalhetes. Banho com água...só no verão para refrescar e são eles que voluntariamente os tomam...e mesmo assim prefiro azulejos "refrigerados" no fundo da gaiola

Outras comidas: queijo: nããão. Sei que há videos na net que mostram isso mas é mesmo muito pouco saudável pelo teor de gordura e não só.
verduras: grande parte sim! evite as que têm muita água como a alface.
Pode dar um pouquinho de cenoura...bróculos....
Deve dar quantidades que ele consiga comer...tipo um cubinho de 2mm por 2mm de cenoura e retirar o que ele não comer, nunca deixando a apodrecer na gaiola.
Devem ser guloseimas e não a maior parte da comida do hamster. Como ração aconselho a versele-laga premium hamster anão... não é cara e até agora só tenho a dizer bem dessa marca. Evite a todo custo ração com muita semente de girassol.

E,.....
:D parabéns pela aquisição.
jahmya
Mensagens: 6
Registado: quinta mai 22, 2008 4:34 pm

terça fev 24, 2009 7:16 pm

Muito obrigada... Agora já sei como devo fazer =) Mais logo ja lhe vou dar um pouquinho de cenoura!!
Agora é só ir à procura dessa tal areia... e diga-me outra coisa. Deixo a 'banheira' sempre na gaiola ou tiro-a?

Já tenho o Vasco há quase um ano.. e para tirar as duvidas todas resolvi pedir ajuda :D
Muito obrigada :P
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

terça fev 24, 2009 8:48 pm

Olá!

Quanto à alimentação está dito. Queijo não é aconselhável. Cenoura, bróculos, feijão-verde, maçã, sempre em bocadinhos pequeninos e só de vez em quando, tal como disse a angeleyes20.

A areia não é essencial. Ou seja, alguns gostam e rebolam-se lá, outros não ligam, outros usam como casa-de-banho. Ou seja, não é algo que seja indispensável para o bem estar do hamster.

Mas se quiser mesmo comprar então ponha durante uns minutos, 15 minutos por exemplo, e depois tire, porque a maioria acaba por lá ir fazer os chichis e cocós e tornam-se a rebolar pelo que não se torna higiénico.
jahmya
Mensagens: 6
Registado: quinta mai 22, 2008 4:34 pm

terça fev 24, 2009 9:27 pm

Mesmo à pouco dei-lhe um bocadinho de cenoura.. penso que adorou porque teve ali entretido a roer :D
Agora tenho mesmo que experimentar essa tal areia e ver o que acontece :wink:
Mais uma vez obrigada :P
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta fev 25, 2009 12:35 am

se não puser a areia, não faz mal.

os hamsters limpam-se por si proprios e não necessitam de mais nenhuma limpeza extra. por vezes pensamos que estamos a fazer bem, mas podemos provocar-lhes alguma doença ;)

dê-lhe banho APENAS quando ele tiver alguma mancha ou sujidade que não saia nem por nada, e se isso acontecer, banho rápido, agua morninha, cuidado com os químicos, e secar muuuuito bem, evitar correnter de ar.
jahmya
Mensagens: 6
Registado: quinta mai 22, 2008 4:34 pm

quarta fev 25, 2009 9:09 pm

Olá =)
Em relação ao banho: com água morninha e colocamos algum produto tipo algum shampoo de hamsters (nem sei se há hihi)? :lol:
Quanto à areia ainda nao fui ver disso... mas tenho que ir ! mas quer dizer que se nao tiver areia pra ele tomar banho nao faz mal nenhum, não é? ( já tou na dúvida se compro ou não) :o

Obrigada e beijinhos :wink:
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

quarta fev 25, 2009 9:50 pm

Esqueçam os banhos.
Muito menos aos hamsters anões. Caso excepções, em que o hamster caia dentro de alguma lata de carvão, por exemplo 8) , não há necessidade de banhos.

É mais provável provocar uma doença respiratória no animal do que lhe causar algum bem-estar por tomar banho!
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta fev 26, 2009 12:10 am

É mais provável provocar uma doença respiratória no animal do que lhe causar algum bem-estar por tomar banho!

cito a xikiliana porque tou preguiçosa. caso não se tenha percebido: no verão uma hamster minha "despejava" o bebedouro de pipeta para se encharcar. Encostava um tubo de cartão.... -.- deixou de ter tubos essa.
pedrorafael6
Membro Veterano
Mensagens: 508
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Localização: O meu Irmão :p

sábado mar 07, 2009 10:21 pm

dizem que os hamsters adoram uvas passas porém só deve de ser dado como goluseima ou seja com menos frequencia e em menos quantidades :lol:
pedrorafael6
Membro Veterano
Mensagens: 508
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Localização: O meu Irmão :p

sábado mar 07, 2009 10:24 pm

dizem que os hamsters gostam muito de uvas passas porém só deve de ser dadas como guloseimas, ou seja, em menor quantidade e com menos frequencia :lol:
pedrorafael6
Membro Veterano
Mensagens: 508
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Localização: O meu Irmão :p

sábado mar 07, 2009 10:39 pm

desculpem a repetição mas foi sem querer nao sei o que se passou... :evil: :oops:
Responder

Voltar para “Exóticos”