olá daniel.
tudo o que os outros foristas disseram acho muito correcto. no entanto com 15 anos acho que já deves ter consciência suficiente do que é ter um animal, é uma responsabilidade que temos de ter até ao fim da vida dele.
se os teus pais estão realmente de acordo em acolher um hamster, então força!
o dinheiro é uma coisa complicada e eu também passo por isso. no meu caso também houve mais aceitação dos hamsters quando se aperceberam que não haveria muita despesa de manutenção. sim, de manutenção, mas aconselho a fazer um mealheiro para algum caso de emergência!!!
nos hipermercados existem gaiolas não caras que são minimamente grande e seguras. são uma boa opção se adquirires hamsters anões (acho que os sírios ficam apertados nos tubos...) as gaiolas vão até aos 17€ de 1 andar e até aos 23€ de 2 andares. uma questão que gosto nestas gaiolas é o facto de terem o tecto de acrílico, o que lhes impede de treparem demasiado e ferirem-se, mas à volta é grade e permite boa ventilação
não gosto particularmente de caixas de arrumação e faunários, mas isto é a minha opinião pessoal, não quer dizer que vivam lá mal...
quanto a despesas de manutenção, são essencialmente comida,
lã para ninho e litter. no meu caso, compro lã por menos de 2€ (90grs) e para 2 hamsters dura cerca de mês e meio no inverno e 2 meses no verão, litter compro em aparas, 1 kgs é cerca de 1,60€ e dura +- 2 meses. a comida não consigo especificar porque é misturada com a da esquila e não contabilizo bem, compro para aí de 3 em 3 meses e por menos de 5€ encho uma lata de 1,5 kgs

dou legumes frescos mas isso não fica contabilizado porque é uma porção que tiro dos legumes da nossa alimentação (por vezes cascas e talos, etc)
informa-te também em
http://cph.ninho-pt.org/
boa sorte e
pondera bem todos os factores de teres um animal de estimação que deve ser cuidado e respeitado!