luta entre chinchis
-
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
- Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)
tenho duas chinchilas, a molly e a poppy, k estao juntas na mm gaiola desde k as comprei em setembro de 2007. sempre se deram bem mas ha uns meses atras começaram a lutar de vez em kando, especialmente kando lhes punha comida.
nunca foi nada de grave e eventualmente acabou por deixar de acontecer.
agora comprei uma gaiola nova, maior k a outra k tinha, e as lutas voltaram e agora lutam todos os dias. hj lutaram kando keriam beber agua mas axo k comprando outro bebedouro talvez evite isso. mas kanto ás outras vezes nao sei o k fazer.
sera por ser uma gaiola nova e ainda nao tarem habituadas?
nunca foi nada de grave e eventualmente acabou por deixar de acontecer.
agora comprei uma gaiola nova, maior k a outra k tinha, e as lutas voltaram e agora lutam todos os dias. hj lutaram kando keriam beber agua mas axo k comprando outro bebedouro talvez evite isso. mas kanto ás outras vezes nao sei o k fazer.
sera por ser uma gaiola nova e ainda nao tarem habituadas?
Pelo que sei não é aconselhável juntar na mesma gaiola chinchilas do mesmo sexo. Provavelmente estão na época do cio e estão a marcar território, tornando-se agressivas uma com a outra. O que eu te aconselhava era separá-las porque podem vir a magoarem-se a sério, e já li em alguns sites que quando lutam entre si uma das manifestações é mandarem "guinchos" de urina para cima da outra e como deves saber isso é prejudicial para elas, uma vez que não se podem molhar e pode provocar fungos.
Boa sorte.
Boa sorte.
Claro que se pode juntar chinchilas do mesmo sexo. As chinchilas são animais que vivem em comunidade e se o dono não quiser fazer criação, pode muito bem juntar duas chinchilas do mesmo sexo. Eu até estou prestes a juntar dois chinchilas meus (ambos machos).
Agora, quanto ao comportamento dessas chins, sinceramente não sei como ajudar e nem vou fingir que sei, pois não quero dar conselhos errados.
Agora, quanto ao comportamento dessas chins, sinceramente não sei como ajudar e nem vou fingir que sei, pois não quero dar conselhos errados.
GSfanatic quando estava a aconselhar o veela a separá-las estava só a tentar ajudar e não sou nenhuma perita no assunto nem estou a mandar postas de pescada para o ar. Acho que os fóruns existem para trocarmos ideias uns com os outros e não deitar abaixo quem tenta de certa forma ajudar.
De quaquer das formas veela e uma vez que já tens as chins juntas a algum tempo tenta fazer o que abaixo menciono, se quiseres claro, tu é que decides o que fazer não estou a impor nada a ninguém:
- Deixa cada uma em gaiolas separadas, mas perto uma da outra para que se vejam e cheirem
- Ir aproximando as gaiolas, sob vigilância, para que se habituem ou voltem a habituar-se à proximidade uma da outra
- Trocá-las de gaiola, dia sim, dia não, ou de 2 em 2 dias, sem limpar as gaiolas, para que se habituem ao cheiro uma da outra. Este procedimento deve durar entre 8 e 10 dias.
- Tenta nova aproximação em espaço neutro - a gaiola que será das duas deve estar limpa e sem cheiros
É natural que elas se persigam por um bocadinho, mas sem agressões violentas.
No caso de ainda não se aceitarem, volta a repetir a "terapia" anterior.
Boa sorte
De quaquer das formas veela e uma vez que já tens as chins juntas a algum tempo tenta fazer o que abaixo menciono, se quiseres claro, tu é que decides o que fazer não estou a impor nada a ninguém:
- Deixa cada uma em gaiolas separadas, mas perto uma da outra para que se vejam e cheirem
- Ir aproximando as gaiolas, sob vigilância, para que se habituem ou voltem a habituar-se à proximidade uma da outra
- Trocá-las de gaiola, dia sim, dia não, ou de 2 em 2 dias, sem limpar as gaiolas, para que se habituem ao cheiro uma da outra. Este procedimento deve durar entre 8 e 10 dias.
- Tenta nova aproximação em espaço neutro - a gaiola que será das duas deve estar limpa e sem cheiros
É natural que elas se persigam por um bocadinho, mas sem agressões violentas.
No caso de ainda não se aceitarem, volta a repetir a "terapia" anterior.
Boa sorte
-
- Membro
- Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
- Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india
Foi-me dito por uns criadores de chinchilas que duas fêmeas juntas podem causar mais problemas do que dois machos juntos. Pelo que entendi, tem a ver com elas entrarem no cio e também por serem mais dominantes do que os machos.
Aliás essa foi uma das razões pelo qual eu escolhi ter dois machos juntos. Até á data não se têm "pegado" um com o outro, embora tenha plena consciência que possam um dia acordar e decidirem que já não se suportam, e aí terei de os separar mesmo.
Seja como for, após uma pequena conversa com os mesmos criadores, cheguei á conclusão que as fêmeas são sempre mais "problemáticas" do que os machos... mas vou ter oportunidade de comprovar isso pessoalmente pois não resisti e reservei uma fêmea beje que entretanto já nasceu.
Aguarde pela resposta de outros foristas mais experientes para a aconselharem.
Boa sorte!
Aliás essa foi uma das razões pelo qual eu escolhi ter dois machos juntos. Até á data não se têm "pegado" um com o outro, embora tenha plena consciência que possam um dia acordar e decidirem que já não se suportam, e aí terei de os separar mesmo.

Seja como for, após uma pequena conversa com os mesmos criadores, cheguei á conclusão que as fêmeas são sempre mais "problemáticas" do que os machos... mas vou ter oportunidade de comprovar isso pessoalmente pois não resisti e reservei uma fêmea beje que entretanto já nasceu.

Aguarde pela resposta de outros foristas mais experientes para a aconselharem.
Boa sorte!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm
as chinchilas vivem em grupos matriacais , isso e obdecem a uma femea que por norma e a mais velha e sabia , em cativeiro se as duas quiseresm este posto e complicado e acredita que podem ter tantos ferimentos que acabam por morrer , eu usava trios ate um dia , nunca mais
Daniel
Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
Eu disse isso? É que tenho a sensação de que apenas discordei (algo que até dá jeito em fóruns) e depois não aconselhei nada porque EU (e somente eu) não queria dar conselhos errados. Nem sempre se deve ler nas entrelinhas. Neste caso a amsobral leu coisas que eu não escrevi. Cuidado com essas coisas.amsobral Escreveu:GSfanatic quando estava a aconselhar o veela a separá-las estava só a tentar ajudar e não sou nenhuma perita no assunto nem estou a mandar postas de pescada para o ar. Acho que os fóruns existem para trocarmos ideias uns com os outros e não deitar abaixo quem tenta de certa forma ajudar.
concordo plenamente com esta afirmação, até porque como o velho ditado diz "cada cabeça sua sentença.Eu disse isso? É que tenho a sensação de que apenas discordei (algo que até dá jeito em fóruns)
"e depois não aconselhei nada porque EU (e somente eu) não queria dar conselhos errados.
Já somos dois Apenas sugeri não obriguei.
Nem sempre se deve ler nas entrelinhas.
Sem dúvida, mas neste caso o que escreveu deu-me a sensação de estar a ironizar o que teu tinha dito. Se o intrepretei mal só tenho a pedir desculpas.
Neste caso a amsobral leu coisas que eu não escrevi. Cuidado com essas coisas.
Tenho sempre cuidado e não gosto de censurar ninguém nem provocar até porque estamos aqui para ajudar-mos uns aos outros, acho que é para isso que também servem os fóruns.
Se reparar nos outros users também não aconselham a juntar chinchilas do mesmo sexo especialmente se forem fêmeas que é este o caso. Acho que não disse nada de outro mundo quando estava a sugerir ao meela para separá-las.
Continuação de um bom dia para si.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm
eu quando tenho dois animais que lutam independentemente do sexo e da especie separo , neste caso acredite se nao separar ou fica com grandes danos ou a morte , como disse mais acima antigamente tinha trios , mas um dia duas andaram a luta foi remedio santo separei tudo .
Daniel
Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
Até agora não me lembro de ver alguém dizer "aconselho a não juntar chinchilas do mesmo sexo". Tenho visto "se quiser fazer criação, junte casais, mas se não estiver interessado em criação, aconselho a juntar chins do mesmo sexo". Em todos os animais há a possibilidade de incompatibilidades, mas no caso das chinchilas não existe tanto receio em juntar dois animais do mesmo sexo. Como eu disse, eu estou a tentar juntar os meus dois chins e quando fui fazer perguntinhas aos "experts", estes não me disseram que era má ideia juntá-los. Eu, que sou ainda muito verde nestas andanças, sigo aqueles que já têm estes animais há bastante tempo.
Agora, se estas duas chins se dão mesmo muito mal, é melhor separá-las. E talvez a user deva seguir os passos que a amsobral indicou. Mas como disse, não quero correr o risco de dar conselhos errados.
Agora, se estas duas chins se dão mesmo muito mal, é melhor separá-las. E talvez a user deva seguir os passos que a amsobral indicou. Mas como disse, não quero correr o risco de dar conselhos errados.

-
- Membro
- Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
- Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india
Quando eu comprei o meu primeiro chin, ele estava visivelmente triste e desanimado. Após 3 dias decidi comprar o irmão dele e quando os juntei, eles se reconheceram logo e agora estão muito felizes e dão-se super bem. São animais que andam em grupos e por isso não me parece que fiquem felizes se estiverem sozinhos. Cabe ao dono decidir se quiser juntar um casal ou dois do mesmo sexo, no entanto, pela minha experiencia pessoal, eu acredito que acompanhados sentem-se mais felizes. 

Sem duvida que as chins preferem companhia a estarem sozinhas e ainda por cima se os donos não despendem de muito tempo livre para lhes dar a devida atenção, mas como diz o danhusky e por experîencia que já esteve anteriormente há que ter muito cuidado com os "juntamentos", pode ser fatal. 

Exacto. Por isso mesmo é que eu ainda não juntei os meus na mesma gaiola. Ando a ver como eles se dão estando juntos no meu quarto, soltos. Se houver alguma guerra, eu estarei aqui para os separar. Devo dizer que o mais pequeno (de 3 meses) é um chato de primeira. Onde o mais velho vai, o mais novo vai atrás. Felizmente até agora não vi sinais de violência.amsobral Escreveu:Sem duvida que as chins preferem companhia a estarem sozinhas e ainda por cima se os donos não despendem de muito tempo livre para lhes dar a devida atenção, mas como diz o danhusky e por experîencia que já esteve anteriormente há que ter muito cuidado com os "juntamentos", pode ser fatal.
Eu sempre achei que o Freddie (o mais velho) gostaria de ter companhia, porque ele sempre foi muito paradinho e sempre que via os meus outros animais queria sempre ir para perto deles. A minha mãe e o namorado dela ofereceram-me um novo chin (que eles queriam que fosse fêmea, mas não é

Ainda agora estavam os dois no parapeito da janela, encostadinhos um ao outro.

Mas as chins da veela estão juntas já há um bom tempo. Será que se fartaram uma da outra?

Gsfanatic os procedimentos que estás a ter com os teus chins acho que são os correctos e penso que no teu caso não vai haver problema em juntá-los visto e pelo que dissem os "experts" na matéria não há tanto perigo em juntar machos e tendo em conta que um dos teus é muito novinho, logo não vai querer tomar a pose de lider.
Quanto às chins do meela também não compreendo porque é que ao fim de tanto tempo começaram-se a dar mal, vá-se lá entender os animais.
Mas o meu palpite continua a ser por estarem a atravessar a fase do cio e ambas querem liderar. Vamos torcer para que corra tudo bem.

Quanto às chins do meela também não compreendo porque é que ao fim de tanto tempo começaram-se a dar mal, vá-se lá entender os animais.

Mas o meu palpite continua a ser por estarem a atravessar a fase do cio e ambas querem liderar. Vamos torcer para que corra tudo bem.

-
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
- Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)
pois eu realmente tb nao sei pq é k elas se começaram a dar mal do nada. eu tenho uma unica casota de plastico com uma entrada nesta nova gaiola e seria de esperar k elas se dessem mal ao dormirem as duas juntas, mas nao. nunca lutaram dentro da casota nem nada disso. nem kando as solto elas lutam. costumam andar as duas sempre juntas pelo karto, mas nunca lutam kando estao soltas.
so de vez em kando é k decidem começar á bulha uma com a outra. nunca se aleijaram. ainda so vi uma falha de pelo pekena mas nada de grave.
mas vou esperar mais uns tempos e ver o k acontece. senao pararem la terei k as separar e ficar com duas gaiolas gigantes no quarto. =/
so de vez em kando é k decidem começar á bulha uma com a outra. nunca se aleijaram. ainda so vi uma falha de pelo pekena mas nada de grave.
mas vou esperar mais uns tempos e ver o k acontece. senao pararem la terei k as separar e ficar com duas gaiolas gigantes no quarto. =/