Raçao chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
CristinhO
Membro Júnior
Registado: sexta mar 07, 2008 12:40 am

sábado mar 07, 2009 2:39 am

Encontrei uma raçao numa loja designada por chinchila complete ...

Esta razao é considerada a melhor ?
amsobral
Membro
Registado: domingo fev 26, 2006 9:36 pm

sábado mar 07, 2009 11:27 pm

Essa ração é muito boa e como o nome indica é muito completa para proporcionar uma excelente boa forma para as chinchilas.
No entanto tens também da mesma marca da Versele-laga a DUO, esta não tem muitas guloseimas, somente botões de roseira brava e passas (que também são necessárias para o bom funcionamento dos intestinos delas), tudo o resto é 100% granulado, e é uma ração muito boa também e com a vantagem de ter uma óptima relação qualidade/preço que acaba por ficar muito mais barata que a Complete.
A que uso para a minha chin é a da Duo sendo recomendada por uma criadora de chinchilas. :D
CristinhO
Membro Júnior
Registado: sexta mar 07, 2008 12:40 am

domingo mar 08, 2009 3:23 am

Pois ...eu uso a complete e tem mesmo bastantes guloseimas e queria ver se mudava a raçao :\ ..

E Quanto a gaiola, fizeste ou compraste???
amsobral
Membro

domingo mar 08, 2009 8:20 pm

Podes continuar a dar essa ração, tiras mas é as guloseimas em excesso e vais dando esporadicamente. O problema neste tipo de rações é que as chins comem 1º as guloseimas e deixam para o fim o granulado que é o que lhes faz realmente bem. O que eu faço com a minha chin é dar-lhe a ração (granulado), e só lhe dou 2 passas 1 vez por semana em dias diferentes e o mesmo acontece com os botões de roseira brava.
Se algum dia quiseres mudar para esta ração a Duo, já sabes que tens que fazê-la gradualmente para evitar distúrbios intestinais.
Quanto à gaiola, ainda é de uma coelha que eu tive e como é grande aproveitei-a só coloquei foi uma plataforma que comprei a madeira Pinho não tratado no AKI e uma casa para ela se abrigar. Como ela só tem ainda 7 meses de idade tou a pensar comprar-lhe uma mais para a frente e quando estiver melhor de finanças, mas vou ter que pesquisar muito bem, desde navegar na net e ir a armazéns. As lojas estão fora de questão devido a serem caríssimas.
palocas
Membro
Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india

domingo mar 08, 2009 10:06 pm

Eu tenho usado a Chinchilla Complete da Versele-Laga, mas não vejo nenhuma guloseima lá, a unica coisa é que as pellets vêm em três cores, verde, castanho claro e castanho escuro, mas são todas do mesmo tamanho, forma e corte.
Será que eu não me dei conta das ditas guloseimas? É que tenho examinado as pellets e parecem-me todas de idêntica composição por dentro, somente mudando a cor.
Também alterno de vez em quando com uma ração para chinchila á base de timothy hay e que são todas verdes, pequenas e grossas, mas os meus chins não gostam lá muito dessa.
Será que alguma coisa me tem escapado?
amsobral
Membro

domingo mar 08, 2009 10:43 pm

Palocas em relação à ração Complete como disse ao CristinhO conheço mas só mesmo de nome a que uso para a minha chin é a da Duo também pertence à versele-laga, e esta tem muito poucas guloseimas só mesmo as passas e botões de roseira brava, tudo o resto é granulado, é evidente que quando lhe dou ração tenho que por estas guloseimas de parte, porque em excesso tb não são favoráveis para os intestinos das chins, dou-lhe tipo 2 vezes por semana.
Só quem pode responder à tua questão é mesmo o CristinhO. :D
VSGR1979
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

segunda mar 23, 2009 6:02 pm

Boa tarde!

Nas minhas chinchilas uso simultaneamente Complete e Duo. A Complete não tem qualquer tipo de guloseima; é um granulado rico em fibra.
Penso que haja alguma confusão...pois da Versele-Laga, a que tem mais guloseimas é a Nature e jamais a Complete.
amsobral
Membro

sábado mar 28, 2009 5:39 pm

VSGR1979 Escreveu:

Penso que haja alguma confusão...pois da Versele-Laga, a que tem mais guloseimas é a Nature e jamais a Complete.
Sem dúvida, inicialmente dava a Nature à minha chin, porque desconhecia que existia a da Duo, e reparava que tinha muitas guloseimas, acabava sempre por andar a tirá-las e só dava à minha chin algumas com moderação. Em relação à Complete como já tinha dito inicialmente só conheço de nome e os conselhos que estava a dar ao CristinhO eram baseados no que ele se estava a referir a essa ração e que por sinal mencionava que tinha muitas guloseimas. Sendo assim já fiquei esclarecida, excesso de guloseimas só mesmo a da Nature..... :)
hdmik
Registado: quinta abr 02, 2009 1:45 pm

quinta abr 02, 2009 2:10 pm

hey,

sou novo por aqui, vi este topico e achei bastante interessante pois acabei de adquirir uma chinchilla. eu uso um rolo de negativos de fotografia para ter a quantidade certa de raçao (dirijam-se a qualquer loja de fotografias que eles oferecem) o problema é que eu dou de manha e durante o dia a minha chinchilla come tudo. por isso a duvida é se dou mais a noite p ela comer durante a madrugada ou nao deixo nada. alguem me pode dar umas sugestoes? ou alguem que seja entendida no assunto me possa ajudar? obrigado

ps. a raçao que uso é a da votakraft for kids e é mt boa
amsobral
Membro

quinta abr 02, 2009 6:05 pm

hdmik Escreveu:hey,
por isso a duvida é se dou mais a noite p ela comer durante a madrugada ou nao deixo nada. alguem me pode dar umas sugestoes? ou alguem que seja entendida no assunto me possa ajudar? obrigado
Olá hdmik e sê benvindo a este fórum, vais ver que vais gostar de trocar ideias e aprender com outras pessoas.
Essa técinca do rolo de filme a servir como medida de ração já tinha ouvido falar e é uma boa alternativa eu continuo a optar pelas 2 medidas de colher de sopa mas cada um tem a sua "mania".
Quanto à questão de a tua chin comer tudo durante o dia e chegar à noite e já não ter nada, acho estranho, dado que são animais nocturnos e são mais activos durante a noite, comendo e estando acordados nessa altura, durante o dia estão practicamente a dormir, raramente saiem do abrigo para comerem e em tanta quantidade como disses. A única hipótese que estou a ver é ela se calhar estar num sítio agitado e não consegue dormir. Estes animais gostam muito de sossego durante o dia porque ao contrário de outros, dormem mesmo não passam pelas brasas. Tenta experimentar dar-lhe só de comer durante a noite e feno pela manhã.
Boa sorte. :D
hdmik
Registado: quinta abr 02, 2009 1:45 pm

quinta abr 02, 2009 6:29 pm

amsobral obrigado pela tua resposta.. so uma duvida, tu das 2 colheres de sopa logo pela manha? nao sera demais? é que o rolo de fotografia pareceme pouco tb..
amsobral
Membro

quinta abr 02, 2009 7:02 pm

hdmik Escreveu:amsobral obrigado pela tua resposta.. so uma duvida, tu das 2 colheres de sopa logo pela manha? nao sera demais? é que o rolo de fotografia pareceme pouco tb..
Não, eu dou essa medida à noite, e não é muito. Representa mais ou menos 30 gr que é a ração recomendável a dar diariamente. Para além disso tenho sempre feno à disposição na gaiola dentro de uma bola de esfera própria para o efeito e dou-lhe alfafa em cubos dia sim dia não.
Não sei se sabes mas o feno é importante para manter as chins saudáveis e beneficia no desgaste dos dentes de trás, já a alfafa deve-se dar moderadamente e esta tb é importante, principalmente a de cubos , ajuda no desgaste dos dentes da frente.
De vez em quando dá-lhe umas guloseimas que existe à venda na loja dos animais mas sempre moderadamente, tipo 2 vezes por semana. De resto se tiveres estes cuidados tens uma chin para a vida toda, eheheh.
Genmaken
Membro Júnior
Registado: quinta abr 16, 2009 4:56 pm

quinta abr 16, 2009 5:07 pm

Olá,

Eu dava ração da Vitakraft (sem guloseimas) em pellets, mas depois vi uma de mesma marca mas em bolas (também sem guloseimas).

Costumo comprar no Jumbo, mas esta das bolas é bastante cara (6€ por caixa) e estou a pensar voltar às pellets.

Quero algo sem quaisquer guloseimas. Dou uma passa/tosta/alfarroba de vez em quando :)

Entretanto vi numa loja as da tal Versele-laga (complete). Acham que são melhores que as da Vitakraft?

Obrigado
amsobral
Membro

domingo abr 19, 2009 6:43 pm

Genmaken Escreveu:Entretanto vi numa loja as da tal Versele-laga (complete). Acham que são melhores que as da Vitakraft?
Como já indiquei mais acima deste tópico, só dou à minha chin Ração Duo da Verselle-Laga a Complete não conheço só mesmo de nome, o mesmo acontece com a ração da Vitakraft.
Na minha opinião, acho que a melhor opção seria comprares da Duo, tem uma boa relação Qualidade/preço e é muito mais barata do que a Complete e nem por isso é inferior é esta. A maioria dos criadores aconselha a da Duo.
Mas atenção ao mudares de ração, tem de ser gradualmente, em que os 1os dias dás mais da ração antiga do que da nova e gradualmente fazes o inverso até chegar a uma altura (+ ou - 2 semanas) em que só dás a nova ração.
É importante que não andes constantemente a variar de ração pode provocar diarreias que podem ser fatais.
Espero ter ajudado. :)
VSGR1979
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

quinta abr 23, 2009 8:41 am

Bom dia!

A vantagem da Chinchila Complete relativamente à Chinchila Duo é que a Complete tem um maior teor em fibra o que há que ter em conta, uma vez que tendo as chinchilas um intestino muito longo necessitam de uma alimentação com um alto teor em fibra.
A fibra pode e deve ser sempre compensada com o feno que deve ser dado diariamente, se possível, não sá para o bom funcionamento intestinal, mas também para promover o desgaste dentário.
A desvantagem da Complete relativemente à Duo é o preço e o cheiro que não é muito apelativo. Por isso misturo sempre a Duo.
Quanto ao preço, quanto maior for a quantidade, mais baixo é o preço.
Como tenho muitas, compro 25 kg da Duo e 8 kg da Complete.
Responder

Voltar para “Exóticos”