Raçao chinchila
Essa ração é muito boa e como o nome indica é muito completa para proporcionar uma excelente boa forma para as chinchilas.
No entanto tens também da mesma marca da Versele-laga a DUO, esta não tem muitas guloseimas, somente botões de roseira brava e passas (que também são necessárias para o bom funcionamento dos intestinos delas), tudo o resto é 100% granulado, e é uma ração muito boa também e com a vantagem de ter uma óptima relação qualidade/preço que acaba por ficar muito mais barata que a Complete.
A que uso para a minha chin é a da Duo sendo recomendada por uma criadora de chinchilas.
No entanto tens também da mesma marca da Versele-laga a DUO, esta não tem muitas guloseimas, somente botões de roseira brava e passas (que também são necessárias para o bom funcionamento dos intestinos delas), tudo o resto é 100% granulado, e é uma ração muito boa também e com a vantagem de ter uma óptima relação qualidade/preço que acaba por ficar muito mais barata que a Complete.
A que uso para a minha chin é a da Duo sendo recomendada por uma criadora de chinchilas.

Podes continuar a dar essa ração, tiras mas é as guloseimas em excesso e vais dando esporadicamente. O problema neste tipo de rações é que as chins comem 1º as guloseimas e deixam para o fim o granulado que é o que lhes faz realmente bem. O que eu faço com a minha chin é dar-lhe a ração (granulado), e só lhe dou 2 passas 1 vez por semana em dias diferentes e o mesmo acontece com os botões de roseira brava.
Se algum dia quiseres mudar para esta ração a Duo, já sabes que tens que fazê-la gradualmente para evitar distúrbios intestinais.
Quanto à gaiola, ainda é de uma coelha que eu tive e como é grande aproveitei-a só coloquei foi uma plataforma que comprei a madeira Pinho não tratado no AKI e uma casa para ela se abrigar. Como ela só tem ainda 7 meses de idade tou a pensar comprar-lhe uma mais para a frente e quando estiver melhor de finanças, mas vou ter que pesquisar muito bem, desde navegar na net e ir a armazéns. As lojas estão fora de questão devido a serem caríssimas.
Se algum dia quiseres mudar para esta ração a Duo, já sabes que tens que fazê-la gradualmente para evitar distúrbios intestinais.
Quanto à gaiola, ainda é de uma coelha que eu tive e como é grande aproveitei-a só coloquei foi uma plataforma que comprei a madeira Pinho não tratado no AKI e uma casa para ela se abrigar. Como ela só tem ainda 7 meses de idade tou a pensar comprar-lhe uma mais para a frente e quando estiver melhor de finanças, mas vou ter que pesquisar muito bem, desde navegar na net e ir a armazéns. As lojas estão fora de questão devido a serem caríssimas.
-
- Membro
- Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
- Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india
Eu tenho usado a Chinchilla Complete da Versele-Laga, mas não vejo nenhuma guloseima lá, a unica coisa é que as pellets vêm em três cores, verde, castanho claro e castanho escuro, mas são todas do mesmo tamanho, forma e corte.
Será que eu não me dei conta das ditas guloseimas? É que tenho examinado as pellets e parecem-me todas de idêntica composição por dentro, somente mudando a cor.
Também alterno de vez em quando com uma ração para chinchila á base de timothy hay e que são todas verdes, pequenas e grossas, mas os meus chins não gostam lá muito dessa.
Será que alguma coisa me tem escapado?
Será que eu não me dei conta das ditas guloseimas? É que tenho examinado as pellets e parecem-me todas de idêntica composição por dentro, somente mudando a cor.
Também alterno de vez em quando com uma ração para chinchila á base de timothy hay e que são todas verdes, pequenas e grossas, mas os meus chins não gostam lá muito dessa.
Será que alguma coisa me tem escapado?
Palocas em relação à ração Complete como disse ao CristinhO conheço mas só mesmo de nome a que uso para a minha chin é a da Duo também pertence à versele-laga, e esta tem muito poucas guloseimas só mesmo as passas e botões de roseira brava, tudo o resto é granulado, é evidente que quando lhe dou ração tenho que por estas guloseimas de parte, porque em excesso tb não são favoráveis para os intestinos das chins, dou-lhe tipo 2 vezes por semana.
Só quem pode responder à tua questão é mesmo o CristinhO.
Só quem pode responder à tua questão é mesmo o CristinhO.

Boa tarde!
Nas minhas chinchilas uso simultaneamente Complete e Duo. A Complete não tem qualquer tipo de guloseima; é um granulado rico em fibra.
Penso que haja alguma confusão...pois da Versele-Laga, a que tem mais guloseimas é a Nature e jamais a Complete.
Nas minhas chinchilas uso simultaneamente Complete e Duo. A Complete não tem qualquer tipo de guloseima; é um granulado rico em fibra.
Penso que haja alguma confusão...pois da Versele-Laga, a que tem mais guloseimas é a Nature e jamais a Complete.
Sem dúvida, inicialmente dava a Nature à minha chin, porque desconhecia que existia a da Duo, e reparava que tinha muitas guloseimas, acabava sempre por andar a tirá-las e só dava à minha chin algumas com moderação. Em relação à Complete como já tinha dito inicialmente só conheço de nome e os conselhos que estava a dar ao CristinhO eram baseados no que ele se estava a referir a essa ração e que por sinal mencionava que tinha muitas guloseimas. Sendo assim já fiquei esclarecida, excesso de guloseimas só mesmo a da Nature.....VSGR1979 Escreveu:

hey,
sou novo por aqui, vi este topico e achei bastante interessante pois acabei de adquirir uma chinchilla. eu uso um rolo de negativos de fotografia para ter a quantidade certa de raçao (dirijam-se a qualquer loja de fotografias que eles oferecem) o problema é que eu dou de manha e durante o dia a minha chinchilla come tudo. por isso a duvida é se dou mais a noite p ela comer durante a madrugada ou nao deixo nada. alguem me pode dar umas sugestoes? ou alguem que seja entendida no assunto me possa ajudar? obrigado
ps. a raçao que uso é a da votakraft for kids e é mt boa
sou novo por aqui, vi este topico e achei bastante interessante pois acabei de adquirir uma chinchilla. eu uso um rolo de negativos de fotografia para ter a quantidade certa de raçao (dirijam-se a qualquer loja de fotografias que eles oferecem) o problema é que eu dou de manha e durante o dia a minha chinchilla come tudo. por isso a duvida é se dou mais a noite p ela comer durante a madrugada ou nao deixo nada. alguem me pode dar umas sugestoes? ou alguem que seja entendida no assunto me possa ajudar? obrigado
ps. a raçao que uso é a da votakraft for kids e é mt boa
Olá hdmik e sê benvindo a este fórum, vais ver que vais gostar de trocar ideias e aprender com outras pessoas.hdmik Escreveu:hey,
por isso a duvida é se dou mais a noite p ela comer durante a madrugada ou nao deixo nada. alguem me pode dar umas sugestoes? ou alguem que seja entendida no assunto me possa ajudar? obrigado
Essa técinca do rolo de filme a servir como medida de ração já tinha ouvido falar e é uma boa alternativa eu continuo a optar pelas 2 medidas de colher de sopa mas cada um tem a sua "mania".
Quanto à questão de a tua chin comer tudo durante o dia e chegar à noite e já não ter nada, acho estranho, dado que são animais nocturnos e são mais activos durante a noite, comendo e estando acordados nessa altura, durante o dia estão practicamente a dormir, raramente saiem do abrigo para comerem e em tanta quantidade como disses. A única hipótese que estou a ver é ela se calhar estar num sítio agitado e não consegue dormir. Estes animais gostam muito de sossego durante o dia porque ao contrário de outros, dormem mesmo não passam pelas brasas. Tenta experimentar dar-lhe só de comer durante a noite e feno pela manhã.
Boa sorte.

Não, eu dou essa medida à noite, e não é muito. Representa mais ou menos 30 gr que é a ração recomendável a dar diariamente. Para além disso tenho sempre feno à disposição na gaiola dentro de uma bola de esfera própria para o efeito e dou-lhe alfafa em cubos dia sim dia não.hdmik Escreveu:amsobral obrigado pela tua resposta.. so uma duvida, tu das 2 colheres de sopa logo pela manha? nao sera demais? é que o rolo de fotografia pareceme pouco tb..
Não sei se sabes mas o feno é importante para manter as chins saudáveis e beneficia no desgaste dos dentes de trás, já a alfafa deve-se dar moderadamente e esta tb é importante, principalmente a de cubos , ajuda no desgaste dos dentes da frente.
De vez em quando dá-lhe umas guloseimas que existe à venda na loja dos animais mas sempre moderadamente, tipo 2 vezes por semana. De resto se tiveres estes cuidados tens uma chin para a vida toda, eheheh.
Olá,
Eu dava ração da Vitakraft (sem guloseimas) em pellets, mas depois vi uma de mesma marca mas em bolas (também sem guloseimas).
Costumo comprar no Jumbo, mas esta das bolas é bastante cara (6€ por caixa) e estou a pensar voltar às pellets.
Quero algo sem quaisquer guloseimas. Dou uma passa/tosta/alfarroba de vez em quando
Entretanto vi numa loja as da tal Versele-laga (complete). Acham que são melhores que as da Vitakraft?
Obrigado
Eu dava ração da Vitakraft (sem guloseimas) em pellets, mas depois vi uma de mesma marca mas em bolas (também sem guloseimas).
Costumo comprar no Jumbo, mas esta das bolas é bastante cara (6€ por caixa) e estou a pensar voltar às pellets.
Quero algo sem quaisquer guloseimas. Dou uma passa/tosta/alfarroba de vez em quando

Entretanto vi numa loja as da tal Versele-laga (complete). Acham que são melhores que as da Vitakraft?
Obrigado
Como já indiquei mais acima deste tópico, só dou à minha chin Ração Duo da Verselle-Laga a Complete não conheço só mesmo de nome, o mesmo acontece com a ração da Vitakraft.Genmaken Escreveu:Entretanto vi numa loja as da tal Versele-laga (complete). Acham que são melhores que as da Vitakraft?
Na minha opinião, acho que a melhor opção seria comprares da Duo, tem uma boa relação Qualidade/preço e é muito mais barata do que a Complete e nem por isso é inferior é esta. A maioria dos criadores aconselha a da Duo.
Mas atenção ao mudares de ração, tem de ser gradualmente, em que os 1os dias dás mais da ração antiga do que da nova e gradualmente fazes o inverso até chegar a uma altura (+ ou - 2 semanas) em que só dás a nova ração.
É importante que não andes constantemente a variar de ração pode provocar diarreias que podem ser fatais.
Espero ter ajudado.

Bom dia!
A vantagem da Chinchila Complete relativamente à Chinchila Duo é que a Complete tem um maior teor em fibra o que há que ter em conta, uma vez que tendo as chinchilas um intestino muito longo necessitam de uma alimentação com um alto teor em fibra.
A fibra pode e deve ser sempre compensada com o feno que deve ser dado diariamente, se possível, não sá para o bom funcionamento intestinal, mas também para promover o desgaste dentário.
A desvantagem da Complete relativemente à Duo é o preço e o cheiro que não é muito apelativo. Por isso misturo sempre a Duo.
Quanto ao preço, quanto maior for a quantidade, mais baixo é o preço.
Como tenho muitas, compro 25 kg da Duo e 8 kg da Complete.
A vantagem da Chinchila Complete relativamente à Chinchila Duo é que a Complete tem um maior teor em fibra o que há que ter em conta, uma vez que tendo as chinchilas um intestino muito longo necessitam de uma alimentação com um alto teor em fibra.
A fibra pode e deve ser sempre compensada com o feno que deve ser dado diariamente, se possível, não sá para o bom funcionamento intestinal, mas também para promover o desgaste dentário.
A desvantagem da Complete relativemente à Duo é o preço e o cheiro que não é muito apelativo. Por isso misturo sempre a Duo.
Quanto ao preço, quanto maior for a quantidade, mais baixo é o preço.
Como tenho muitas, compro 25 kg da Duo e 8 kg da Complete.