familia junta?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
chinworld
Mensagens: 3
Registado: domingo mar 29, 2009 4:38 pm

domingo mar 29, 2009 4:45 pm

Ola!
Ofereceram-me uma chinchila preta veludo à 4 anos atrás, passados dois anos decidi comprar um macho beje heterozigótico.
Tiveram bebés, quase dois bebés por ano... Mas são tão lindos que eu não consigo ficar sem eles...
Já tenho 6... e sei que não vai ficar por aqui...
Criei um viveiro de 3m de comprimento, 2m de largura e 1.5m de altura com vários esconderijos, tocas, tubos, troncos....


Será que nestas condições posso ter a família toda junta?
Ninoquinha
Membro Veterano
Mensagens: 3190
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo mar 29, 2009 6:42 pm

Machos e fêmeas? Tudo junto?
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
chinworld
Mensagens: 3
Registado: domingo mar 29, 2009 4:38 pm

domingo mar 29, 2009 7:03 pm

Peço desculpa, mas sinceramente não achei que haveria algum mal... até porque elas na vida selvagem vivem em grupos enormes...

Sempre me disseram que as chinchilas fazem casais para a vida toda... porque é que não podem estar juntas?

Sendo assim irei separa-las o mais depressa que puder.

As femêas depois de separadas podem ver os machos? ou a separação tem de ser total? Estava a pensar em por uma grade a meio da gaiola....
Ninoquinha
Membro Veterano
Mensagens: 3190
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo mar 29, 2009 7:17 pm

Apenas perguntei se iam ficar todos juntos, machos e fêmeas. Isso vai fazer com que nasçam mais crias e vai chegar a uma altura que vai ter um número elavado. Para além do risco que correm as fêmeas que estão sempre a parir. Vai desgastar as fêmeas. E já para não falar que são todos do mesmo sangue.

Confesso que pouco sei sobre chinchilas, mas eu não os deixaria juntos. É apenas a minha opinião. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
chinworld
Mensagens: 3
Registado: domingo mar 29, 2009 4:38 pm

domingo mar 29, 2009 9:49 pm

Pensei que a frase inferior fosse para mim... e realmente senti-me ofendida porque trato os meus animais todos como se fossem os meus bebés.

E o facto de ter perguntado se os posso manter todos juntos, é porque quero estar informada sobre a situação...

Se os mantenho juntos corro o risco de ter mais filhos... Mas o pai e a mão não fazem casal para a vida toda? Se assim for, o risco da consanguinidade será só no caso dos irmãos procriarem... e em relação a isso tenho mesmo que ponderar...

Gostava de os separar, mas também queria que eles mantivessem o contacto... a pergunta que coloco é se apenas houver uma rede a separa-los poderá haver lutas entre machos?

Obrigada pelos conselhos
Ninoquinha
Membro Veterano
Mensagens: 3190
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo mar 29, 2009 10:27 pm

chinworld Escreveu:Pensei que a frase inferior fosse para mim... e realmente senti-me ofendida porque trato os meus animais todos como se fossem os meus bebés.

É apenas a minha assinatura e dado que a Rita é nova aqui, nem vou comentar isso. :lol:

E o facto de ter perguntado se os posso manter todos juntos, é porque quero estar informada sobre a situação...

Se os mantenho juntos corro o risco de ter mais filhos... Mas o pai e a mão não fazem casal para a vida toda? Se assim for, o risco da consanguinidade será só no caso dos irmãos procriarem... e em relação a isso tenho mesmo que ponderar...

Como disse, pouco sei sobre estes animais, mas creio que o meu medo seja esse mesmo. :wink:

Gostava de os separar, mas também queria que eles mantivessem o contacto... a pergunta que coloco é se apenas houver uma rede a separa-los poderá haver lutas entre machos?

Acho que o contacto que cada grupo irá ter entre si seja o suficiente para eles serem mais que felizes. O problema é manter um animal sozinho. Como parto do princípio que tenha mais que um macho e mais que uma fêmea, não acho que seja necessário ter os dois sexos juntos.

Obrigada pelos conselhos


Agora, acho muito bem que a Rita queira saber mais sobre estes animais.
Isto que eu lhe disse, era o que faria se tive vários animais do mesmo sexo. Juntava as fêmeas num lado e os machos no outro.

Boa sorte com os seus meninos. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
celsodiogo
Membro
Mensagens: 129
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
Localização: kira - pit bull
dark - pit bull

segunda mar 30, 2009 2:06 am

Boa noite pouco sei tambem sobre esta raça, mas regra geral manter as femeas no mesmo espaço que os machos mas separar por uma rede penso que vai gerar conflitos pois as femeas tendem a estar varias vezes no cio e isso levara os machos a seguir o seu instinto de querer procriar. isto claro na minha opinião.
<p>perante as adversidades o homen tem a necessidade de coabitar junto da natureza.quando isso nao &eacute; possivel aranja sempre maneiras.ja&nbsp;que nao pode viver na natureza traz a natureza ate si.</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Abra&ccedil;os celso</p>
Nadeshda
Membro
Mensagens: 144
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

segunda mar 30, 2009 9:09 pm

Olá.

A verdade é que as chins não fazem casal para toda a vida... procriam com quem lhes aparece à frente, o que, no seu caso, inclui as crias. Por isso, o ideal seria separar femeas para um lado e machos para o outro. Porém, não sei se a rede será suficiente para impedir conflitos :? Aí não faço ideia porque não faço criação :?

Em último caso, e caso pretende continuar a criar, pode fazer três gaiolas... uma para o seu primeiro macho e femea (o casal), outra para as crias femeas e outra para as crias macho. Assim, evita uma série de problemas e pode continuar a ter bebés ;)
pedrolm
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

terça mar 31, 2009 10:15 am

ou entao pode fazer a operaçao aos machos ou as femeas!imforme-se no seu vet
VSGR1979
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

quinta abr 02, 2009 10:46 am

Olá, bom dia!

Percebo o que diz quando abriu o tópico, pois tenho também muitas chinchilas que nunca vendi.
Tenho várias famílias, juntos há alguns anos (machos e fêmeas) e nunca tive qualquer tipo de problemas, pois os machos estão castrados.
Se quiser realmente manter machos e fêmeas terá mesmo que pensar na castração dos machos para que não haja disputa pelas fêmeas em época de cio( o que pode levá-los à morte).
Para fazer a castração deverá recorrer a um vet. de exóticos e efectuar a castração antes de os machos atingirem a maturidade, pois se assim não for, corre o risco de existir uma gestação consaguínea que pode correr bem , ou não...
De qualquer a maneira a divisão separada por uma rede em que machos e fêmeas podem interagir, não aconselho, pois na época de cio, apesar de não estarem juntos, existirá sempre a disputa pela fêmea uma vez que os machos identificam os odores...Falo porque tal já me aconteceu e estavam em gaiolas afastadas.
Pense bem...o conselho que lhe dou é a castração. Não sei de onde é. Se quiser posso dar-lhe o contacto da veterinária das minhas chinchilinhas. Boa sorte.
VSGR1979
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

quinta abr 02, 2009 10:49 am

E, se por acaso optar pela castração, opte sempre por castar os machos.
É uma cirurgia muito mais simples, muito mais barata e muito menos dolorosa, do que a esterilização das fêmeas.
Responder

Voltar para “Exóticos”