AJUDA crias de ratazanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
TitoInes
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

quinta abr 02, 2009 6:59 pm

boas tenho 3 ratazanas 2femeas e um macho. tiveram as 2 uma ninhada cada, nao os contei para nao andar a mexer, por isso nao sei quantos era mas eram +/- 12 em cada ninhada, mas uma tirou os filhos a outra e agora tive a ver e tem la +/- 14 das 2 ninhadas mas tem la muitos mortos deve ser metade metade.. o que fazer? e qual a razao? eu li que ate era bom ter as femeas juntas..
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta abr 02, 2009 7:59 pm

TitoInes Escreveu:boas tenho 3 ratazanas 2femeas e um macho. tiveram as 2 uma ninhada cada, nao os contei para nao andar a mexer, por isso nao sei quantos era mas eram +/- 12 em cada ninhada, mas uma tirou os filhos a outra e agora tive a ver e tem la +/- 14 das 2 ninhadas mas tem la muitos mortos deve ser metade metade.. o que fazer? e qual a razao? eu li que ate era bom ter as femeas juntas..
Que tal tirar os mortos?
É só uma ideia...
Sim as fêmeas devem ficar juntas mas não depois de parirem, como já pudeste comprovar...
TitoInes
Membro Veterano

quinta abr 02, 2009 8:39 pm

e que tal um pouco de calma.. porque ja tirem... so estam 6 vivos.. mas eu li que devem estar sempre juntos porque ajudam-se umas as outras a tomar conta dos filhos... mas pelos vistos nao e bem axim
CFFJ
Membro Júnior
Registado: domingo jan 18, 2009 10:44 am

quinta abr 02, 2009 8:49 pm

eu tambem ja li que devem estar SEMPRE juntas.. em varios sites.. devem morrer esmegados. penso eu.. mas nao sei o que te diga
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta abr 02, 2009 9:04 pm

Pois, se leu, leu mal. Há ratazanas que não têm qualquer problema na altura de parirem, como é o caso das minhas, e há as outras que tentam levar tudo para o ninho.
Logicamente uma só ratz não consegue criar 24 crias e com a furis de roubar e da mãe ir tirar acabam por matá-los.
Agora pergunto-lhe, já as separou? Ou está à espera que matem o resto?
O macho continua junto das fêmeas? Se continua veêm aí mais 2 ninhadas dentro de pouco tempo.
Porque motivo mantém um trio? Tem assim tantas cobras para alimentar?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
TitoInes
Membro Veterano

quinta abr 02, 2009 9:30 pm

eu tenho 5 i o meu cunhado tem 2.. entao devo meter a femea sozinha antes de parir? agora nao sei quais sao os filhos de cada uma como e que separo? :? nao sei mesmo o que fazer
kitten
Membro Veterano

quinta abr 02, 2009 9:46 pm

E o que interessa agora quais são os filhos de cada uma? Se são 6 ponha 3 em cada uma, não tem muito que saber.
Madalena Marques
TitoInes
Membro Veterano

quinta abr 02, 2009 9:49 pm

mas posso mexer neles? e que tembem li que nao se pode mexer.. afinal nao vale a pena pesquizar..
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta abr 02, 2009 10:54 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]

Eu se fosse a si, revia bem o que anda a ler, porque o que não falta aqui na arca são tópicos a dizer que mexemos nas ratazanas desde que nascem.
Não se deve mexer é nos Mus...
kitten
Membro Veterano

sexta abr 03, 2009 8:51 am

Titoinês, as ratz em norma deixam mexer nas crias, o mais que lhe poderá acontecer é levar alguma dentada.
Agora volto a perguntar-lhe, tem o macho junto com as 2 fêmeas? Se tem prepare-se para 23 dias (mais dia menos dia) após os partos ter novas ninhadas e se mantiver sempre o macho junto será sempre a esse ritmo o que irá esgotar as fêmeas em 3 tempos.

Separe o macho das fêmeas e separe as fêmeas nesta ocasião, está visto que elas assim não vão conseguir criar os bebés e irão acabar por matá-los a todos.
Madalena Marques
TitoInes
Membro Veterano

sexta abr 03, 2009 2:55 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]

agradeço entao a quem me ajudou nao vou voltar a repetir o mesmo erro e vou tentar de imediato remediar o já cometido...
piriii
Membro
Registado: sábado abr 05, 2008 9:20 pm

sexta abr 03, 2009 10:03 pm

voce já devia saber isto antes de ter as rats. a pressa dá nisto! agora daqui a 3 meses mais ou menos é que as femeas podem voltar a engravidar.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sábado abr 04, 2009 3:51 pm

piriii Escreveu:voce já devia saber isto antes de ter as rats. a pressa dá nisto! agora daqui a 3 meses mais ou menos é que as femeas podem voltar a engravidar.
Elas engravidar...pode ser logo a seguir a parirem 8) Mas se quer voltar a ter as femeas prenhas novamente deve esperar um certo periodo de tempo para nao as desgastar tanto...eu normalmente espero 3a6 meses nas minhas que estao como "pet",
piriii
Membro
Registado: sábado abr 05, 2008 9:20 pm

sábado abr 04, 2009 6:57 pm

era isso que queria dizer :roll:
kitten
Membro Veterano

sábado abr 04, 2009 8:29 pm

Isso depende da ratz, do nº. de crias e do estado do animal depois de parir. Eu tenho ratz que já fizeram 2 ninhadas seguidas pelo facto de não terem por exemplo amamentado, porque as crias são mortas para alimento.
O que há a ser é razoável. É lógico que uma fêmea que poderá durar 2 anos, a parir consecutivamente vai durar metade do que seria normal.

De qualquer modo nenhuma das minhas ratz faz pausas superiores a 2 mêses entre ninhadas.
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”