Necessito de umas dicas sobre coelhos anoes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
diogob
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 12:10 am

sexta jun 20, 2003 12:02 am

ola! Brevemente vou adoptar um coelho, mas para alem de achar que sao adoraveis nao os conheço mt bem. se poderem deixem-me umas dicas sobre o que eles gostam, como os ensinar, e tudo o que acharem importante!
obrigado,
diogo
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta jun 20, 2003 8:44 pm

se fores mais específico no que pretendes, posso dar-te umas dicas ;)
diogob
Membro

sexta jun 20, 2003 11:45 pm

precisava de saber quase tudo: que dimensoes deve ter a gaiola, qual a melhor comida? que vacinas tem que levar? quando deve ir pela primeira vez ao vet? :roll:
buzio
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 4:59 pm

bem, vamos começar pelo vet, logo que tenhas o teu coelho em casa deves levá-lo ao vet, para fazer um exame gera, aí (não sei o nome da vacina, nunca perguntei), o vet se encarregará de marcar as consultas e vacinação. quanto ao tamanho da gaiola depende se o teu coelho vai andar à solta ou não. no meu caso, tinha gaiolas de metro cúbico para coelhos "problemáticos" ou novas ninhadas, de resto tinha-os acomodados num viveiro bastante grande. para os que estão dentro de casa, se andarem muitas vezes soltos, só tens que ter em atenção se a gaiola é suficientemente grande para se mexerem à vontade e darem uns "saltinhos", se não andarem muitas vezes à solta, quanto maior melhor, sempre com brinquedos para se distrairem. (logo, o tamanho depende do espaço e disponibilidade dos donos). no caso da alimentação, a que existe própria para coelhos anões é suficiente, mas podes sempre dar vários vegetais como a cenoura, salsa... evita dar alface, pois apesar de gostarem muito, tem um forte efeito diurético e provoca diarreias. cuidado com as plantas de casa e da rua (se os levares) podem ser venenosas (da rua, em pouca quantidade podem comer serralhas e urtigas que das que conheço, são mais vulgares). para habituares o teu coelho a fazer as necessidades no mesmo local, não é difícil. eu costumava mantêlos fechados na gaiola alguns dias, depois tirava a parte de cima da gaiola. como os coelhos já têm uma aptidão natural para fazer a maioria das necessidade fisiológicas no mesmo sítio, normalmente costumam voltar à caixa para o fazerem, se não, limpar muito bem o local (errado) onde fizeram e colocar lixívia, perfume ou outro odor forte que eles não gostem, ou mesmo deslocar o tabuleiro para o local que eles escolherem, de qualquer modo, raramente alguém se livra de umas "c****itas" espalhadas pela casa. desculpa o "testamento". ;)
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

domingo jun 22, 2003 1:44 am

Líxivia é TÓXICA...utilizar vinagre em vez dela (desinfecta, retira o dor e afasta-os do local). As urtigas não são muito aconselháveis, excepto se forem dum quintal próprio, sem pesticidas (as da rua têm poluição dos tubos de escape, urina de cães e provavelmente produto para matar ervas daninhas). Dá salsa em vez delas.

dúvidas: consulta www.rabbit.org e os outros sites que estão na página dos coelhos na arca.

Que Deus abençoe o teu coelho

maria
buzio
Membro Veterano

domingo jun 22, 2003 7:45 pm

a lixivia, se usada em limpeza do chão neste caso, não faz mal nenhum, mas também costumo usar o vinagre, na altura não me lembrei.
as urtigas e quaisquer outras ervas podem ser dadas, mas confia-se na capacidade de discernimento do dono, claro, não vamos andar a apanhar urtigas na beira da estrada para dar aos nossos coelhos. no meu caso, como tenho quinta, tenho confiança nos produtos que de lá posso retirar. as urtigas são muito nutritivas e antigamente fazia-se sopa de urtigas para as pessoas, mas hoje em dia o consumo de vegetais silvestres esta "em baixa" :| ;)
CeNoUrInhas
Registado: sábado fev 01, 2003 6:09 pm
Localização: Coelho anão (coelhA) , 2 Labradores, um Gatinho Peixes de água fria

domingo jun 22, 2003 8:19 pm

OiX =) Caso estejas interexado há 1 livro acerca d coelhos anões k está mto bem estruturado e dá um grande leke d informações bastante extenso acerca d cm deves cuidar do teu coelhino... Podes encontrá-lo na Bertrand e xama-se "Coelhos Anões", Monika Wegler (Colecção habitat)
Espero k t ajude! :lol:
Beijinhos pa tds!
diogob
Membro

sexta jun 27, 2003 4:34 pm

obrigado pelas dicas :D , estou a começar a paprender algumas coisas! quanro ao livro da colecçao habitat ja o comprei e li, mas achei que para quem pouco sabe, pouco mais fiquei a saber!!! :?
quando e que um coelho pode sair de ao pe da mae? no livro falam em 8 semanas, nao e mt?
buzio
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 10:15 am

não acho muito, era a idade com que eu separava os meus (entre as oito e dez semana), pois assim aproveitava, para além de já estarem suficientemente desenvolvidos, já saiam de junto da mãe com as "nocões básicas" de como ir ao caixote...
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta set 12, 2003 1:33 pm

Eu não sei muito de coelhos vou tentar dar umas dicas.
1º-DEVE TER ESPAÇO.
2º-SE NÃO GOSTAR DE RAÇÃO SECA DÁ-LHE VEGETAIS E FRUTA.
3º-A ÁGUA DA TIGELA DO COELHO TEM DE SER MUDADA TODOS OS DIAS.
4º-SE LARGAR PELO ESCOVA-O SUAVEMENTE. ;)
QUANDO EU SOUBER MAIS EU CONTO-TE.

BJS

:D
gus
Membro
Registado: quarta jun 04, 2003 4:07 pm

sexta set 12, 2003 2:11 pm

Oi!
A minha coelha está numa gaiola de 64cm comprimento, 44cm largura e 44cm altura e tem um pequeno 1º andar (metade da gaiola, porque a outra metade e para ela se por em pé), eu só a solto á tarde e mesmo assim nao eé todos os dias( e no fim de semana o dia todo ) eu solto-a no jardim, mas se não tiveres jardim nao faz mal, tens é que ter muita atenção porke eles gostam mt de roer e roem TUDO! A minha tem a mania de roer os fios da electricidade e ja várias vezes o fez (á duas semanas provocou um cutocircuito)!!!!!!!!! :idea: Na gaiola não ponhas tigela com água pois eles sujam-na logo, e melhor por uma espécie de biberão (ha nas lojas de animais). Comem ração e legumes, tambem lhe dou um bloquinho de minerais k ela lambe (loja de animais). Na gaiola deves por um tromkinho pekeno ou um pau k ele possa roer porke os dentes dos coelhos nãoparam de crescer e têm de os gastar de alguma maneira ou então vais ter ke o levar ao dentista para k ele lhos serre (e kuase nenhum faz isso) pois ele não vai conseguir comer com uns dentes enormes! eles precisam de serradura e para fazerem chichi não há melhor k pedrinhas de gato na gaiola (tiram o cheiro do chichi e absorvem). São o maximo e não dão mt trabalho (apesar do testamento) compra um! ajudei??
Responder

Voltar para “Exóticos”