Coelho com dentes que não param de crescer! O que fazer???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
DebyCris
Registado: domingo abr 12, 2009 8:30 pm

segunda abr 13, 2009 12:12 pm

Ola, sou do brasil e tenho um coelho chamado Fofo. Ele ja tem quase 1 ano e alguns meses o dente dele começou a crescer fora do normal. Tive que levar ao vet para cortar por 2 vezes ja e me cobraram muuuito caro e fora que deram anestesia geral nele. Tenho medo de ficar dando sempre anestesia geral nele e acontecer alguma coisa e fora tb que é muito caro. Queria saber se alguem conhece alguma soluçao mais pratica!Obrigada!
Texxuga
Membro
Registado: segunda ago 04, 2008 10:57 am

segunda abr 13, 2009 12:42 pm

Há coisas no mercado, próprias para eles desgastarem os dentes.
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda abr 13, 2009 12:45 pm

Não há muito a fazer.

Os dentes nos coelhos estão sempre a crescer e se crescem anormalmente devem ser cortados regularmente para evitar que o coelho tenha problemas com a comida.

Para prevenir este tipo de problemas tem de se dar uma dieta rica em fibras (por exemplo ter feno sempre disponivel).
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

segunda abr 13, 2009 1:57 pm

Quais são os dentes que crescem demasiado, os da frente ou de trás? É que os da frente normalmente até dá para cortar sem anestesia.

Ainda assim, apesar de poder ser algum problema genético que os faça crescer demasiado rápido, a maior parte das vezes é apenas porque eles não comem feno e assim não desgastam os dentes. Eu sei que no Brasil é difícil achar feno, mas vai ter de o fazer a menos que queira cortar os dentes do bicho de mês a mês.

Arranje-lhe também madeira não tratada para ele roer.
DebyCris

segunda abr 13, 2009 3:52 pm

Olha, pessoal, ele vive em um quintal cheio de coisas para ror mas não roe e nao sei porque. Acho que o problema é genetico mesmo, mas sera que eu propria nao poderia cortar os dentes dele? Uma vez eu ouvir falar de um alicate que cortar os dentes demasiadamente grande...se alguem souber de alguma coisa sobre isso me falem! Obrigada!
Loriath
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 1:09 am

Eu fiz uma pergunta muito simples, e sem essa pergunta respondida não lhe posso dizer se pode ou não cortar os dentes... Que dentes crescem demais? Os da frente ou de trás?

(e vive no quintal ao frio, à chuva e ao calor??)
DebyCris

terça abr 14, 2009 11:59 am

A ultima vez que eu levei ao vet a Doutora disse que tantos os dentes de cima como os de baixo estavam grandes e tinham que cortar, tanto que ele teve que receber anestesia geral e como eu moro no Brasil a maioria das vezes é calor, agora que o tempo ta melhor, mais fresco!
DebyCris

terça abr 14, 2009 12:02 pm

Quando chove ele so pega chuva quando quer porque tem um monte de lugar onde ele possa ficar, o quintal é bem grande . Quando começa a chover ele gosta de ficar na chuva, so quando fica mais forte que ele sai correndo pra se esconder!
Loriath
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 1:38 pm

... eu não perguntei se eram os de cima ou de baixo... Perguntei se eram os da frente ou de trás.

E nem comento o facto de ele apanhar chuva e calor assim :o
DebyCris

terça abr 14, 2009 4:48 pm

Olha, eu não sei exatamente porque ele não deixa eu olhar mas acho que sao os da frente e os de tras tb segundo a vet. Quanto a chuva e o calor, aqui no Brasil isso é muito comum, ja tive outros coelhos que se adaptaram bem, não sei se é este o fato de vc ter posto esta carinha.
Loriath
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 5:01 pm

E quanto tempo duraram esses outros coelhos?

Se são os dentes de trás, dificilmente haverá maneira de cortar sem anestesia.

Ponha-o a comer feno. Se ele não quiser, tire a ração, que a fome há-de apertar e ele come, contrariado ou não.
DebyCris

terça abr 14, 2009 5:38 pm

Olha, eu ja cheguei a ficar com uma coelha por ate 3 anos mas depois eu tive que dar ela, e assim tb foi com outros coelhos meus, tive que acabar dando. Mas nunca tiveram problema de saúde, ou ficaram gripados devido a chuva. Só o Fofo que está com os dentes grandes mas fora isso ele vive super bem, sem problema. A minha vizinha tb tem duas coelhas bem peludas e apesar do calor vivem normal.
Vou ver se acho feno para dar a ele. Obrigada por me responder.
Loriath
Membro Veterano

quarta abr 15, 2009 12:40 am

Mas por que raio tem coelhos em casa se os acaba por dar consecutivamente?? É desporto criar coelhos e dá-los de seguida?!

Ah, e os coelhos podem durar até aos 10 anos, por isso 3 anos não é nada... Se calhar o calor e a chuva não fazem tão bem assim.
DoraJoy
Membro Júnior
Registado: quarta abr 15, 2009 1:55 pm

quarta abr 15, 2009 7:22 pm

DebyCris Escreveu:Olha, eu ja cheguei a ficar com uma coelha por ate 3 anos mas depois eu tive que dar ela, e assim tb foi com outros coelhos meus, tive que acabar dando. Mas nunca tiveram problema de saúde, ou ficaram gripados devido a chuva. Só o Fofo que está com os dentes grandes mas fora isso ele vive super bem, sem problema. A minha vizinha tb tem duas coelhas bem peludas e apesar do calor vivem normal.
Vou ver se acho feno para dar a ele. Obrigada por me responder.
Vai ver se acha feno para ele?
O feno é a base da sua alimentação! é fundamental que ele tenha feno sempre disponível. o feno é super importante tanto para a flora intestinal como para o desgaste natural do dentes. quanto mais duro, melhor!
Delfina
Loriath
Membro Veterano

quarta abr 15, 2009 11:55 pm

DoraJoy Escreveu:Vai ver se acha feno para ele?
O feno é a base da sua alimentação! é fundamental que ele tenha feno sempre disponível. o feno é super importante tanto para a flora intestinal como para o desgaste natural do dentes. quanto mais duro, melhor!
Enfim, e depois estranham que tenham de deixar balúrdios no vet... Mas pronto, quem acha que um coelho que dura 3 anos é muito... :roll:
Responder

Voltar para “Exóticos”