Ola
fizeste muito bem em informares-te antes de adquirires o animal
Bom... são animais fantásticos! super inteligentes e completamente conscientes do que os rodeiam. Conhecem os donos e criam uma relação com eles... também sabem muito bem de quem não gostam lol a minha hamster odiava a minha mãe... nunca queria que ela lhe pegasse e mordia-a sempre que ela lhe pegava! com as outras pessoas era uma doce! Não sei se fazem todos isso, mas quando soltava a minha e a chamava ela vinha sempre ter cmg. A principal diferença entre os sírios e os outros é que os sírios são mais "dados", lá está, ligam-se mais às pessoas. São mais fáceis de manusear, os outros são mais irrequietos gostam mais que os deixem sossegados na vida deles, embora o sírio nunca vá ser animal de colo... também adoram correr por todo, mas quando estão cansados ou com sono enrolam-se na tua roupa e adormecem. Em suma, têm uma personalidade e carácter fantásticos.
Em relação à gaiola no quarto... não te aconselho. O hamster não faz muito cheiro (geralmente lavar a gaiola 1 vez por semana é suficiente), mas como é para estar num quarto convém que laves a gaiola 2 vezes por semana não ter cheiros nenhuns... é preciso que tenhas tempo para isso. Depois (e o maior problema) os hamsters são animais noctívagos, ou seja, dormem de dia e à noite estão activos... sobretudo a andar na rodinha da gaiola, portanto, duvido que consigas dormir, mas podes tentar.
Em relação aos gastos... não são muitos.
1º Apenas a gaiola na primeira vez (atenção com as gaiolas, algumas são perigosas, se quiseres mais informações depois ponho noutro comentário ou mando mensagem).
2º A comida é barata (compra versele laga), um saco dá para muito tempo. Convém dar legumes e frutas de vez em quando
2º O que sai um pouco mais caro é o litter (cilindros de madeira prensada)... podias por aparas de madeira que são mais baratas, mas o sistema respiratório dos hamsters é muito sensível e vai-lhes fazer mal, não te aconselho. Um saco de litter custa ai uns 7 euros e deve tar para 2 meses... não sai muito caro.
4º Depois tens de comprar ninho (também há barato nos hipermercados) e tens de mudar todas as semanas. .
Penso que não gastas mais de 5 ou 6 euros por mês
Deixo-te alguns links com a informação que precisas. Chamo-te apenas a atenção para 2 coisas muito importantes: pé de meia para quando houver alguma problema ires ao ver, é mesmo muito importante ires sempre que notares algo de estranho, os hamsters são muito sensíveis se não forem tratados não resistem. Depois... NUNCA lhes dês DOCES!! NUNCA NUNCA muito menos CHOCOLATE! e também nada de coisas pegajosas que fiquem presas nas bolsas. Ok?
Preços, não me lembro mas acho que não são mais de 5 ou 6 euros.
http://justhamsters.no.sapo.pt/
http://www.cphamster.pt/
e claro, a informação aqui do site.
Sempre que precisares de alguma coisa diz