Lasius flavus - comportamento bizarro
Boas.
Tenho uma colónia de L flavus num tubo há cerca de 2 meses e tal (15 obreiras), inserido num outworld de plástico com uma camada de areia de meio cm. Desse tenho um tubo que liga ao formicarium, mas que ainda não está a ser usado.
Há 2 semanas, com a chegada do calor, algumas obreiras começaram a sair do tubo para ir explorar e beber água dos algodões que coloco...mas ficam lá...ou seja, já encontrei 2 mortas junto ao algodão da água com mel (que pelo cheiro, acho que a solução fermentou no algodão e se tornou toxica - avaliar pelo cheiro semelhante a alcool, mas já a substitui), as outras estão no algodão com água...e ficam lá dias e dias sem voltar para o tubo onde estão as irmãs e a rainha...não ligam nenhuma a insectos mortos, não levam água nem alimentos às outras, e este ciclo vicioso leva a que a rainha e as outras estejam em risco e eu não tenha pupas, nem desenvolvimento da colónia.
Temp: 26º
Humidade: 40%
Não uso tampas. Também usam água com mel ou preferem água com açúcar?
Tenho uma colónia de L flavus num tubo há cerca de 2 meses e tal (15 obreiras), inserido num outworld de plástico com uma camada de areia de meio cm. Desse tenho um tubo que liga ao formicarium, mas que ainda não está a ser usado.
Há 2 semanas, com a chegada do calor, algumas obreiras começaram a sair do tubo para ir explorar e beber água dos algodões que coloco...mas ficam lá...ou seja, já encontrei 2 mortas junto ao algodão da água com mel (que pelo cheiro, acho que a solução fermentou no algodão e se tornou toxica - avaliar pelo cheiro semelhante a alcool, mas já a substitui), as outras estão no algodão com água...e ficam lá dias e dias sem voltar para o tubo onde estão as irmãs e a rainha...não ligam nenhuma a insectos mortos, não levam água nem alimentos às outras, e este ciclo vicioso leva a que a rainha e as outras estejam em risco e eu não tenha pupas, nem desenvolvimento da colónia.
Temp: 26º
Humidade: 40%
Não uso tampas. Também usam água com mel ou preferem água com açúcar?
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
Eu acho que tas a ter preocupação a mais...15obreiras não é nada. Espera pelo menos mais meio ano e aí sim já começas a ver muita movimentação;)
Por enquanto isso não dá para colónia , logo elas passam mais tempos nos tuneis a ajudar a rainha e a procurar pequenas fontes de alimento que chegue só para elas;)
Por enquanto isso não dá para colónia , logo elas passam mais tempos nos tuneis a ajudar a rainha e a procurar pequenas fontes de alimento que chegue só para elas;)
Acho que não percebeu a parte de elas estarem no exterior do tubo e não em túneis, e não levarem nem água nem comida à rainha que está no interior do tubo com um punhado de obreiras que nunca se ausenta. Ou seja, tenho 2 grupos de obreiras, um no exterior (que permanece sempre lá) e outro no interior a ajudar a rainha. O meu problema e a minha única preocupação é o facto da rainha não estar a ser alimentada, por «subalternas» desobedientes. Longe de mim querer movimentação para já...miguelabm Escreveu:Eu acho que tas a ter preocupação a mais...15obreiras não é nada. Espera pelo menos mais meio ano e aí sim já começas a ver muita movimentação;)
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
Podem estar ainda a "conhecer terreno"...e alias...voce tem nas em vigilancia 24h sobre 24h?
Sendo assim não tem certeza se estao ou nao a alimenta la.
A minha primeira colonia, morreram quase todas as obreiras ficando só uma e a rainha...no tempo em que eu olhava via sempre a obreira pelo "aquario" e nunca a vi com a rainha...engraçada é que passado ano e meio eu tinha uma colonia bem formada de Lasius flavus;)
A minha primeira colonia, morreram quase todas as obreiras ficando só uma e a rainha...no tempo em que eu olhava via sempre a obreira pelo "aquario" e nunca a vi com a rainha...engraçada é que passado ano e meio eu tinha uma colonia bem formada de Lasius flavus;)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
- Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados
eu uso algodao apenas com agua, e açucar a parte, e a minha rainha tinha posto ovos, mas desapareceram

<p>é tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
<p> </p>
A minha vigilância consiste em coisas muito simples: contagem. Se eu conto sempre 4 obreiras que não saem de cima dos algodões e as outras que estão no tubo, e no dia seguinte as mesmas, e no dia seguinte e no dia após esse, ninguém me diz que são sempre as mesmas formigas, mas então porquê sempre 4 e não 5? Tendo em conta que formigas ainda não fazem contas...as formigas são sempre as mesmas, certo?miguelabm Escreveu:Podem estar ainda a "conhecer terreno"...e alias...voce tem nas em vigilancia 24h sobre 24h?
E eu nunca ouvi das pessoas que têm colónias, terem de passar por morte quase total da mesma, para poder florescer, a não ser no Inverno que não é o caso. Portanto essa morte massiva não me parece um bom exemplo.
Experimentei colocar água com uma seringa e agulha hipodérmica dentro do tubo, de forma a colocar apenas gotas e elas desataram a beber (sinal de sede?), já os insectos continuam a não ligar nenhuma.
Quanto à alimentação, alterno água açucarada (que não gostam lá muito) e mel, que tem o inconveniente como descobri da pior maneira, que se estiver muito tempo ao calor, fermenta e fica com um cheiro meio alcoólico (formei hidromel sem saber

Eu referia me a que esta a haver preocupação sem precisar se calhar;)
A alimentação nesta altura se elas não pegarem ainda ao açucar/mel/afins...existem uns gels com vitaminas que esse pegam sempre, de acordo com a minha experiencia e várias pessoas de outros foruns com formigas. Mais tarde, quando forem umas +-50 ja pegam noutras coisas a vontade. Sem problemas. Eu nas primeiras especies que tive foi dessa maneira. Creio que só uma que mais tarde veio é que pegou logo no mel e insectos.
A alimentação nesta altura se elas não pegarem ainda ao açucar/mel/afins...existem uns gels com vitaminas que esse pegam sempre, de acordo com a minha experiencia e várias pessoas de outros foruns com formigas. Mais tarde, quando forem umas +-50 ja pegam noutras coisas a vontade. Sem problemas. Eu nas primeiras especies que tive foi dessa maneira. Creio que só uma que mais tarde veio é que pegou logo no mel e insectos.
Que gel é?
Existem umas soluções de mel já feitas, que se vendem online, mas em gel nunca vi, nem li em nenhum fórum. Mas já estou por tudo.
Existem umas soluções de mel já feitas, que se vendem online, mas em gel nunca vi, nem li em nenhum fórum. Mas já estou por tudo.
-
- Membro Veterano
- Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados
psy não te posso ajudar porque o meu formicarium, é daqueles de gel, a rainha ja fez uma catrefada de y«tuneis, e outra vez ja tem bues ovos, pode ser que seja desta, alimento, meto um grilo dead em cima, com o açucar, e um algodao com agua de lado, tudo separado
<p> </p>
<p> </p>
Há novidades Psy?
Mas é facil mandar vir de fora.
Google it
Em Portugal nao é fácil.moskitos Escreveu:oh pá...... onde é se arranjam as Lasius flavus????? gostava de arranjar uma coloniazita.
Mas é facil mandar vir de fora.
Google it

<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Novidades há algumas.
Ao falar no forum em inglês e depois de várias perguntas e respostas (todos eles diziam coisas para fazer que eu já tinha feito), resolvi tapar o outworld com papel de revista de modo a ficar o mais escuro possível. Tirei os algodões exteriores e resolvi colocar com uma agulha mel para dentro do tubo e colocar um algodão com água logo à entrada do tubo de forma a fazer com que as formigas não tenham de sair pelo tubo. A opinião geral era que a solução do mel que fermentou, matou todas as formigas que se alimentaram do mesmo...umas primeiro, outras depois. Assim, desde há 2 semanas que não tenho mortes, e talvez devido ao calor e ao escuro, a rainha já meteu ovos que se estão agora a desenvolver em pupas (uns 6)
Portanto vou esperar que a colónia aumente em número para depois lhes dar liberdade de novo.
Quanto ao arranjar rainhas lasius flavus, em Portugal não é muito fácil, nem mesmo as niger (falo por mim claro). Normalmente as rainhas que nós vemos são messor barbarus/lusit na altura de setembro...eu pelo menos nunca vi rainhas de lasius, por talvez serem muito mais tímidas e mais pequenas. Eu e outras pessoas que eu conheço, mandaram vir. Há muito pessoal que dá/vende futuras rainhas de niger. Flavus já é mais difícil, porque é mais raro.
O meu próximo projecto é mesmo as Messor. HUGE!
Ao falar no forum em inglês e depois de várias perguntas e respostas (todos eles diziam coisas para fazer que eu já tinha feito), resolvi tapar o outworld com papel de revista de modo a ficar o mais escuro possível. Tirei os algodões exteriores e resolvi colocar com uma agulha mel para dentro do tubo e colocar um algodão com água logo à entrada do tubo de forma a fazer com que as formigas não tenham de sair pelo tubo. A opinião geral era que a solução do mel que fermentou, matou todas as formigas que se alimentaram do mesmo...umas primeiro, outras depois. Assim, desde há 2 semanas que não tenho mortes, e talvez devido ao calor e ao escuro, a rainha já meteu ovos que se estão agora a desenvolver em pupas (uns 6)

Quanto ao arranjar rainhas lasius flavus, em Portugal não é muito fácil, nem mesmo as niger (falo por mim claro). Normalmente as rainhas que nós vemos são messor barbarus/lusit na altura de setembro...eu pelo menos nunca vi rainhas de lasius, por talvez serem muito mais tímidas e mais pequenas. Eu e outras pessoas que eu conheço, mandaram vir. Há muito pessoal que dá/vende futuras rainhas de niger. Flavus já é mais difícil, porque é mais raro.
O meu próximo projecto é mesmo as Messor. HUGE!

-
- Membro Veterano
psy a minha rainha é messor
<p> </p>
<p> </p>
Pois, eu estou à espera de as ver em setembro. Já tenho até uns tubos preparados para ter várias e poder escolher a melhor, soltando ou dando depois as restantes.
Para além de se abastecerem de cereais, detectaste alguma grande diferença? São pouco tímidas como as myrmica? Eu sei que elas gostam de calor e têm algumas castas de tamanho considerável.
Para além de se abastecerem de cereais, detectaste alguma grande diferença? São pouco tímidas como as myrmica? Eu sei que elas gostam de calor e têm algumas castas de tamanho considerável.