Coelho|Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

sexta mai 08, 2009 7:34 pm

Olá a todos os foristas,

apesar de ainda faltar bastante para o próximo ano lectivo eu preferia me informar desde já bem cedo para que tome a melhor decisão mesmo que essa seja mesmo nao ter nenhum animal :cry:

eu sou um apaixonado por animais especialmente exóticos como já devem ter reparado pelas participações por aqui pela arca

bem vou ao assunto, acontece que de certeza quase absoluta que no próximo ano lectivo vou estudar para longe de casa, e terei o meu espaço (sozinho ou não, ainda nao sei) e aconteçe que gostaria imenso de levar um dos seguinte animais comigo: uma chinchila ou um coelho anão. Gostaria imenso que me falassem acerca das diferenças no que diz respeito á sociabilização dos dois bem como a vossa experiencia pessoal acerca do que acharem relevante dizer

Muito Obrigado, Pedro Oliveira
PS: sempre que for necessário eu terei possibilidades para me dirigir a um vet( ou não conhece-se eu os meus pais capazes de passar portugal inteiro pelos seus PETS), até porque sei que o coelho necessita de algumas vacinas
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

sexta mai 08, 2009 7:56 pm

ola pedrorafael6...

ora bem quanto a chinchilas nao posso opinar pois nunca tive nenhuma nem tao pouco estive perto de uma (excepto em lojas de animais :? )

eu tenho um coelho belier, e é simplesmente 5*,pois ele interage bastante connosco (como pedir comida, pedir para sair da gaiola, brincar tambem, etc.), é muito divertido (basta solta lo e é ve lo aos saltos todo contente por todo lado). é muito meigo, nunca mordeu nem tentou sequer, e é lindooooo. :D

mas este é o caso do meu coelho, porque a minha irmã tem 2coelhos tambem (nao sao de raça pura talvez seja esse o problema), que ja nao têm nada a ver pois sao mais agressivos (as vezes mordem e nao conseguimos pegar lhes porque eles começam a contorcer se todos e a arranhar), se andam á solta nunca vêm ter connosco, basicamente as poucas vezes que mostram felicidade por nos ver é na hora de lhes colocar comida :lol:

é apenas a minha experiencia, outros foristas terão outras.

agora quanto á chinchila vai ter mesmo de esperar por alguem que conheça a espécie pois nao tenho a minima experiencia.

P.S.- tambem estou a estudar longe de casa, e comigo tenho a cotonete (hamster sirio que é meu), e o alphabetto (betta combatente do meu namorado). sao os nossos bebes. :D
pensa tambem que depois ao fim de semana e nas ferias (claro!) quando fores a casa tens de levar o bichinho contigo (pelo menos eu levo, visto que vou de carro, de comboio era complicado).
pesa os pros e contras para tomares a decisão mais acertada.

boa sorte :wink:
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

sexta mai 08, 2009 7:59 pm

ola...

entao é assim... antes de mais quando fores para fora e viver numa casa alugada... com ou sem companhia, tens que saber se o senhorio premite ou nao teres um animal de estimaçao...

Depois tens que ter em mente que no caso da chinchila, se viveres com companhia pode ser muito complicado... isto porque as chinchilas sao activas de noite... e dificilmente consegues dormir no mesmo quarto com elas... (elas porque nao convem teres só uma) pelo que terás que as por ou num hall de entrada, ou outro sitio... mas pode sempre calhar te uma companhia com sono leve... e queixar se dos teus bichinhos....

Os coelhos nesse sentido já sao bem mais tranquilos... podes arranjar uma cerca... ou entao (se bem educados) deixa lo solto pelo teu quarto... (cuidado com cabos de tv, pc, etc...) Nao necessitam de companhia de um segundo animal... mas requerem atençao do dono... Necessitam de ser vacinados... (encontras mais facilmente um vet que trate um coelho do que uma chinchila....)

No fim cabe te a ti tomar a decisao... acredita que é muito bom ter um PET quando se está longe dos pais e amigos... até porque a sua companhia pode diminuir o stress... e a ansiedade que sentirás antes de frequencias, exames, etc...

Tem apenas em atençao de que deves ter respeito por aqueles que vivem contigo.... e se estás a pensar fazer muitas viagens... pois nenhum destes animais pode ficar sozinho se estiveres a pensar em passar os fins de semana em casa...

Espero ter te ajudado um pouco...

Boa sorte...
pedrorafael6
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 8:47 pm

SofiaCM e monchici muito obrigado pelas vossas respostas.

Também concordo que é muito bom ter um PET por perto e felizmente conto cá em casa com um cãozinho e um hamster Sirio. :lol: :wink:

quanto ao facto de deixar os animais no fim de semana com alguem, não me parece que isso aconteça, levarei comigo certamente, evitando claro o stress e tudo que lhe possa causar a viagem por isso mesmo escrevi aqui e pedi ajudas, como aconteçeu com o senhorio que não me estava a lembrar por exemplo desse promenor

Beijinhos para as duas e obrigado

espero mais opiniões
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

sexta mai 08, 2009 9:01 pm

o senhorio e caso queiras entar numa residencia universitaria (aí é praticamente certinho que nao podes ter animais) :lol:

mas quanto ao senhorio é uma questao de logo de inicio perguntares se admitem animais (mas diz qual é o tipo de animal porque geralmente caes e gatos nao sao muito bem aceites), o meu é na boa que nunca poe os pes ca em casa, as minhas colegas de casa tambem tento ter cuidado (por exemplo como a cotonete é uma siriative de comprar uma roda de ferro porque as de plastico sao muito pequenas, e aquilo andava a chiar muuuuuuuuito, tive de arranjar solução para que nao incomodasse ninguem).

mas nao ha nada que nao tenha solução, so tens mesmo de pensar em todas as hipoteses para depois nao teres que o deixar com os teus pais e ficares na mesma sem um bichinho para te fazer companhia enquanto estas longe dos teus amigos e familiares.

quanto ao stress da viagem, a cotonete ao inicio nao gostava muito mas agora todo o caminho dorme :lol:

nao tens de agradecer, quando precisares de alguma coisa em que eu possa ajudar ja sabes. :D

txau txau
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

sexta mai 08, 2009 10:55 pm

Tem em atenção que há coelhos que também gostam muito de fazer barulho pela noite, como roer as grades da gaiola, atirar o prato da comida contra estas ou ao chão, etc...

Muito honestamente acho que só devias pensar em ter animais depois de estares estabelecido, para que possas então com calma ser objectivo na tua decisão de ter um animal.

Às vezes (principalmente quando vamos morar fora de casa) há situações condicionantes que nem esperávamos, logo seria mais prudente aguardares e após estares com tudo resolvido no 1º mês ou assim, então conseguirás resolver tudo pausadamente.
pedrorafael6
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 12:28 pm

Muito bem, gostaria que me informem acerca da Castração :lol: quanto mais pesquisa mais confuso fico :roll: pois as opiniões são muito diversas!

Pela vossa experiência a castração é perigos? altera o comportamento do animal para melhor???

obrigado,

cumps, Pedro Oliveira
<p>&nbsp;</p>
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

sábado mai 09, 2009 1:11 pm

pedrorafael6 Escreveu:Muito bem, gostaria que me informem acerca da Castração :lol: quanto mais pesquisa mais confuso fico :roll: pois as opiniões são muito diversas!

Pela vossa experiência a castração é perigos? altera o comportamento do animal para melhor???

obrigado,

cumps, Pedro Oliveira
Tenho a experiencia de 3 coelhos castrados e o perigo é minimo , embora não deixem de existir(relativamente à esterilização das fêmeas que é cirurgia aberta, logo envolvendo mais riscos).

Quanto ao comportamento, foi notável a melhora a nível comportamental, tanto a nível de litter training (muitos têm mania de urinar pela casa quando marcam, sem contar com as dezenas de conguitos), como a nível de comportamento em relaçao a nós donos, tornando-se mais dóceis.

A nível de bonding entre eles isso também facilitou, pois antes da castração tal seria impossivel (e mesmo castrando foram preciss semanas de bonding e longas horas que se fosse agora não poderia disponibilizar).

Ainda bem que se informa antes de comprar ( como muita gente faz por impulso, o que sinceramente...), continue a ler, tem muitos sites com boa informação como o rabbit.org e depois quando estiver numa casa e tiver devidamente esclarecido, aí sim veja se ter um coelho será o melhor para si (e para ele) ou nao.
pedrorafael6
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 3:08 pm

walder obrigado pelo seu testemunho
:wink: abraços
<p>&nbsp;</p>
DoraJoy
Membro Júnior
Registado: quarta abr 15, 2009 1:55 pm

sábado mai 09, 2009 7:26 pm

olá

eu tenho uma coelha anã mini, a Dora, que é muito meiga e sociavel. Ela está numa gaiola no meu quarto mas solto-a sempre que posso estar com ela. como ela gosta muito de escavar deixo-lhe uma toalha velha a tapar um pouco da gaiola para que ela, com unhas e dentes, a leve para dentro, ou pelo menos tenta, mas fez imenso barulho então tiro a toalha durante a noite para que eu posso dormir em silêncio. dou-lhe comida à noite depois de lhe limpar a gaiola e reabastecer feno e água frescos. ultimamente tenho acordado durante a noite para lhe retirar a tigela por causa do barulho. Quanto à sujidade.. acredita que é muita. varro a chão do meu quarto todos os dias por causa do pelo, pó, resto de feno, e cocos. Para além disto, rói mobília e o cheiro que deixa é relativamente forte.
Também já tive um coelho anão que nos primeiros meses era muito brincalhão, até à primeira mordidela. Ao contrario da Dora, o Mogli ficava solto (porque eu tinha pena dele, coitado, ficava o dia todo preso quando eu nao podia ir a casa) durante o dia com comida e bebida disponíveis e acho que foi isto que o fez ficar tão agressivo, pois todo o meu quarto passou a ser propriedade dele e ele pretendia marcar território. Mostrava-se agressivo quando me aproximava, nem para o por e tirar da gaiola eu pegava nele com medo de ser mordida. e olha que tenho mais de meia dúzia de cicatrizes muito feias nas minhas mãos e braços. A gaiola da Dora está em cima de um móvel por isso há obrigatoriamente contacto físico e troca de carinho quando é para sair e para entrar. Quando deixava o Mogli solto pelo quarto tinha de ter o cuidado de todos os dias de manha, antes de ir para a escola, de fazer a cama e colocar uma manta que impedisse o acesso aos lençóis, cobertores e almofadas e de deixar o quarto arrumadíssimo para que ele não me estragasse nada. e quando voltava tinha o quarto muito, muito sujo! e ás vezes o que menos nos apetece, depois de um dia cansativo, e limpar o quarto!

Eu também devo ir estudar para longe de casa para o ano e já pensei em leva-la comigo mas acho que nao vai ser possivel. a questão do transporte... não vejo alias nu
nenhuma solução senão deixa-la aos cuidados do meu pai, o que me vai custar muito. A viagem que pretendo fazer e de cerca de 3h30s, 2 ou tres comboios e 1 camioneta.

Bem, é muito complicado
Não é para desencorajar, espero ter ajudado. (a mim soube-me bem falar e também me ajudou a reflectir sobre o assunto)

Cumprimentos
Delfina
pedrorafael6
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 9:12 pm

Muito obrigado Delfina pelo seu testemunho :P

sim, de facto estes animais dão bastante trabalho. Eu trato do meu hamster e sei o que é (imagino um animal como o coelho ou uma cinchila) mas de facto gostava de um maior relação e interação, que um hamster não consegue dar apesr de pegar no meu pelo menos 2 vezes ao dia :P

Delfina diga-me uma coisa, tem o seu menino castrado??

obrigado,

cumps, Pedro Oliveira
<p>&nbsp;</p>
CHGA
Membro Veterano
Registado: terça abr 07, 2009 9:15 pm

sábado mai 09, 2009 9:25 pm

Parece que andamos todos no mesmo barco. Eu tambem vou para o ano sair de casa, mas nao posso deixar a chin que vou adquirir com os meus pais=s
Ela tem que ir comigo. Nao me perguntem como, nao sei. Arranjo maneira certamente. :lol:
Nao, agora a serio, estou deveras preocupado com isso. Claro que a viagem dela seria de 45 min, e a fazer nas horas frescas. Ela ate pode ser que nao ligue e venha o caminho a dormir. Esperemos que sim..
Mas tenho de conseguir uma forma de a ter no apartamento para onde vou.
:roll:
<strong>"A man who dares to waste one hour of time has not discovered the value of life." </strong> &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Charles Darwin
pedrorafael6
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 9:44 pm

CHGA de facto esta fase dos 17/18/19 anos de idade é um bocado complicada mas estamos aqui para a ultrapassar lol

já agora diga-me por favor o porquê de adquirir uma chinchila ou seja o que o levou a optar por esse animal. Parecem-me maravilhosos :lol:

obrigado,
cumps, Pedro Oliveira
<p>&nbsp;</p>
CHGA
Membro Veterano
Registado: terça abr 07, 2009 9:15 pm

sábado mai 09, 2009 9:51 pm

Sempre me fascinaram muito. E daquelas coisas. Nao sei explicar. Acho-os completamente fantasticos, entao aquelas correrias, os pulos, as brincadeiras, o banho de areia, aqueles bigodes enormes, o pelo. Nao sei bem o porque mas sempre gostei muito de chinchilas, e optei por este momento para ter um. Mas ha o reverso da medalha. E que se por um lado vou sair de casa os meus pais ja nao opinam tanto que depois so ligo ao bicho, por outro lado ando a fazer tudo por tudo para ver se nao o tenho que deixar ca.
Gosto mais dos chin do que dos coelhos(o outro animal na sua opçao) tambem pelo rabo. Acho o rabo dos chins lindo. Depois gosto do fucinho, da maneira como colocam as patas. De tudo!! LoL
<strong>"A man who dares to waste one hour of time has not discovered the value of life." </strong> &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Charles Darwin
pedrorafael6
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 9:53 pm

sim compreendo :wink:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”