pdi e o seu espaço

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
pedrorafael6
Membro Veterano
Mensagens: 508
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Localização: O meu Irmão :p

segunda mai 11, 2009 9:41 pm

boa noite!

hoje "discuti" com uns colegas e uma senhora de uma loja de animais o facto de ter um PDI numa caixa de arrumações!

A minha opinião é que ao contrario dos hamsters que necesitam de se exercitarem bastante os PDI podem-se manter bem e com higiene numa daquelas caixas de arrumações de plastico e bem espaçosas :wink:

a opinião da da senhora da loja foi meio termo ela por um lado concordava comigo por outro cria era vender uma gaiola visto que uma colega minha tinha ideia de comprar lá um PDI

gostaria de saber a vossa opinião?? eles de facto podem "ser felizes" numa dessas caisxas?
o nome caixa de arrumações parece sinistro lol mas parece-me a mim um bom sitio para os PDIs

cumps, Pedro Oliveira
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda mai 11, 2009 10:31 pm

Para mim uma caixa de arrumações é algo mau para um PDI. Principalmente se for branca e ele não puder ver nada a não ser as "paredes".

E que história é essa de "ao contrário dos hamsters, que precisam de se exercitar..."? Um PDI não precisa de se exercitar? Está a brincar, certo? Um PDI deve exercitar-se. Só lhe fará bem.

A senhora da loja provavelmente queria vender uma gaiola (todos precisamos de dinheiro), mas ela tem toda a razão. Um PDI não pode ser muito feliz numa caixa de arrumações. E ainda por cima estando sozinho.

Arranje-lhe uma gaiola. Ele não merece passar o resto da vida numa caixa de arrumações.
pedrorafael6
Membro Veterano
Mensagens: 508
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Localização: O meu Irmão :p

segunda mai 11, 2009 10:38 pm

Arranje-lhe uma gaiola. Ele não merece passar o resto da vida numa caixa de arrumações.[/quote]

O PDI não é para mim isto apenas surgiu de uma conversa. Quanto ao exercitar-se pelas pesquisas que tenho feito os PDIs são animais que se dão muito á "preguiça" não ligando sequer muitas das vezes a pequenas escadas e coisas assim. Obviamente necessitam de algum exercicio mas penso que o espaço que uma gaiola proporciona a "caixa" também o faz.

cumps, Pedro Oliveira
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda mai 11, 2009 11:01 pm

Eles não ligam a escadas, porque não são bichos trepadores. O espaço deve ser-lhes fornecido na horizontal, ou seja em comprimento e não em altura.
miklos
Membro Veterano
Mensagens: 1182
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda mai 11, 2009 11:11 pm

E o Pedro gostava de viver numa caixa de arrumações ?

Os porquinhos adaptam-se e o facto de parecerem preguiçosos nos seus pequenos espaços não quer dizer que não apreciem grandes espaços. Um prisioneiro numa pequena cela também se adapta, pois não pode ir a muito lado.

Quando os vemos num espaço amplo e grande vemos que eles também correm e se exercitem. Claro que apreciam fazer as suas sestas, mas sendo um animal que pode atingir mais de 1 kg e 25 cm de comprimento tem de ter o seu espaço. A gaiola pode ter plataformas, pois eles gostam de as subir e descer, não podem é ser muito ingrimes, pois não são dados a escaladas, mas que fazem o seu exercicio isso fazem. Por isso quanto mais espaço possa ser dado a um porquinho é um favor que se faz ao animal e não devemos ser egoistas.

Para além disso os porquinhos são animais sociais e devem ser mantidos aos pares (do mesmo sexo, senão procriam muito), daí a gaiola, espaço ou parque para eles não deve ser pequena ( min 1mx50cm). Se as gaiolas são muito caras, pode-se tentar fazer parques arranjando outros materiais (ex:madeiras, cloroplast).
Última edição por miklos em segunda mai 11, 2009 11:13 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda mai 11, 2009 11:12 pm

Uma parte dos roedores têm rodas para se ecercitarem, mas os PDIs embora "pachorrentos" também precisam do seu exercício, ou seja, algumas horas diárias fora da gaiola para se exercitarem.

E uma caixa de arrumação não proporciona a ventilação duma gaiola, isso aliado às toxinas que a urina liberta pode tornar-se perigoso para o animal.
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda mai 11, 2009 11:14 pm

Bom, o espaço que uma casa proporciona, uma barraca também o faz. Isso não significa que vamos todos viver em barracas, certo?

Se é para ter um animal em casa, deve ter todas as condições necessárias e merecidas. Viver numa caixa não é agradável para ninguém.

Quanto ao exercício, é lógico que não ligam muito a escadas, pois são animais que gostam de ter os pés bem assentes na terra. Altura não é com eles. Andam rasteirinho. Por isso, uma gaiola (gaiola, não caixa) comprida é o melhor que pode dar a um porquinho.

Gosta tanto de animais (pelo que diz a sua ssinatura) e acha que não é necessário dar o melhor a um porquinho? Que mais vale poupar uns eurinhos do que dar uma casa de jeito a um porquinho? Pense bem nisso. Pense bem se não vale a pena gastar algum dinheiro para dar felicidade a um animal, que só nos dá paz e amor incondicional.

hoje "discuti" com uns colegas e uma senhora de uma loja de animais o facto de ter um PDI numa caixa de arrumações!
Isto foi o que me fez pensar que tinha um porquinho seu a viver numa caixa de arrumações. Li bem. A frase é que não foi lá muito bem construída. :P
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda mai 11, 2009 11:59 pm

Eu guardo as minhas lãs, materiais com que faço os meus crafts em caixas dessas de plástico, realmente são espaçosas, mas para um animal de estimação...por favor.
Concordo com as respostas que foram dadas, não me parece de todo de bom senso acondicionar o seu animal de estimação, que tanto deveria gostar, numa caixa de arrumações.
Existem gaiolas a bons preços, só tem que procurar bem.
Também deveria fazer uma pesquisa sobre Pdi´s ;)
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça mai 12, 2009 1:16 am

Se reparar no fórum, o tópico anterior é precisamente sobre como fazer gaiolas para pdi. Tem soluções baratas e melhores que a caixa, pode mostrá-lo ao seu amigo que vai ficar com o porquinho, de certeza alguma ideia lhe há de agradar :wink:
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça mai 12, 2009 8:34 am

Desculpem mas não vejo nada de errado em estar numa caixa de plastico espaçosa sem tampa ou numa gaiola com grades do tamanho da caixa de arrumações, ou numa cerca desse tamanho desde que o espaço seja o suficiente para o animal, para alem de numa caixa de arrumações não estar sugeito a correntes de ar e no inverno ser muito mais fácil manter o animal quentinho. Ninguem gostava de viver numa barraca como tambem ninguém gostava de viver numa prisão com grades... para o porquinho da india isso não deve ter diferença desde que o espaço reúna todas as condições.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
LiveToRock
Membro
Mensagens: 135
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

terça mai 12, 2009 11:15 am

bom... também não sou nada a favor das caixas. Os PDI são animais super curiosos... adoram cuscar tudo, a gaiola de grades é óptima por isso, eles gostam de se empoleirarem nas grades para espreitar cá para fora. Ter os animais numa caixa de arrumações vai isola-los do exterior... os meus adoram ver tudo, o que faço, que raio de barulho é aquele que ouviram, quem chegou a casa, etc... parecem as velhotas às janelas :lol:. Toda a gente que conheço se apercebe deste comportamento nos seus PDI´s e também acham que o fazem porque gostam.

Em relação ao argumento de que a gaiola é uma prisão de grades... bem... a caixa é uma prisão de paredes, vai dar ao mesmo... e ainda é mais claustrofóbica. O que faz com que deixe de ser uma prisão, é ter um espaço grande, amplo... e aberto para o exterior (daí as grades), que ninguém deve negligenciar. As correntes de ar... se o dono for cuidadoso nem sequer deixa a gaiola perto de janelas ou portas. Prefere a gaiola de plástico para quê? para não ter trabalho de se incomodar com isso? Assim é só dar comida e bebida e pronto tá a andar... os porcos sobrevivem. Primeiro pensa-se no que é melhor para eles e depois o dono sacrifica-se se for necessário para fazer a sua vida de acordo com as necessidades dos animais, não foi assim que as nossas mães nos criaram? os animais são também da família.

Prisão é sim manter o animal sempre fechado... os PDI não são calões... não gostam de estar fechados e pronto. Toda a gente que tenha PDI deve saber que assim que eles se apanham no chão começam a correr e saltar que nem uns tontos :D Duvido que haja alguma coisa de que eles gostem mais (pelo menos falo pelos meus animais)

comprar uma caixa só para não gastar dinheiro numa boa e grande gaiola com todas as condições e normas de segurança (sim, sei que são caras... e não me digam que é por outro motivo que não compram...que não vou nessa) é uma estupidez... é o preço de um almoço ou de um depósito de gasolina. Não é uma futilidade! é uma necessidade...
pedrorafael6
Membro Veterano
Mensagens: 508
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Localização: O meu Irmão :p

terça mai 12, 2009 1:14 pm

obrigado pelas vossas opiniões

cumps, Pedro Oliveira
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça mai 12, 2009 1:41 pm

Não posso concordar pois já vi á venda gaiolas para pdi bem mais pequenas que muitas caixas, e tenho a certeza que aqui no forum alguns os mantêm nessas gaiolas mais pequenas que as caixas maiores, uma caixa também não precisa de ser alta, conheço uma das melhores e premiadas criadoras de porquinhos de Portugal e nem um único está em gaiola, não estão em caixas, mas têm uma parede acrílico opaco de cerca de um palmo de altura a toda a volta e os curiosos dos PDI continuam a empoleirar-se e espreitar quando querem ver o que se passa, e para mim conta a sabedoria e experiência de varios anos na criação e manutenção de uma especie e não a opinião de quem acha que só os acessórios comerciais para o efeito abrangem as necessidades do animal, como ja disse não é por ser uma caixa ou uma cerca opaca que um porquinho é mais ou menos feliz se todo o resto for respeitado a nível de alimentação, higiene espaço e atenção. Agora talvez seja menos estético para o dono e acho que é mais isso que se está a dar importância aqui. não estou a discutir que caixas sejam melhores que gaiolas mas sim que as caixas são também uma boa alternativa e nada de tão errado ou criminoso como quiseram fazer parecer.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
pedrorafael6
Membro Veterano
Mensagens: 508
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Localização: O meu Irmão :p

terça mai 12, 2009 2:55 pm

não a opinião de quem acha que só os acessórios comerciais para o efeito abrangem as necessidades do animal, como ja disse não é por ser uma caixa ou uma cerca opaca que um porquinho é mais ou menos feliz se todo o resto for respeitado a nível de alimentação, higiene espaço e atenção.

eu também penso assim, mas pelo que tenho visto o facto de ter algo mais fosco em vez de umas grades faz muita diferença!! só tenho que respeitar

cumps, Pedro Oliveira
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça mai 12, 2009 2:58 pm

Native acho que a questão das caixas era mais o tamanho...
Se for grande, comprida e arejada, parece bem :D
Mas o Pedro sugeria caixas com o argumento de que os porquinhos não precisam de exercício, por isso julgo que seriam mais pequenas...
Responder

Voltar para “Exóticos”