Furoes legais?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
aanaa
Membro
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

sábado mai 23, 2009 5:22 pm

Boas a todos, sou estudante de veterinaria e vim de Erasmus para a Polónia onde os furões (que eu nem nunca tinha visto) andam com trelas ,nos bus, estão nos cafés com os donos... enfim, como se fossem caezinhos mas mais portateis ;p Como tenho tido imenso contacto com eles no Hospital veterinario desta universidade(que tem um departamento so para animais exoticos) gostaria muito de adquirir um mas sempre achei que eram ilegais. Falei com 2 veterinarios e para meu espanto ambos me disseram que não era proibido (a nao ser para caçar) pois as leis da uniao europeia permitem-no.
No entanto já tenho visto alguns sites na net a discutir sobre a sua legalização... alguem me pode ilucidar?sao legais ou nao sao legais?
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado mai 23, 2009 5:46 pm

Em Portugal são ilegais. Provavelmente dos poucos países do mundo. Diz-se que foram domesticados no egipto ainda antes do gato. São coisas que não fazem sentido.

Provavelmente poderá adquirir um no estrangeiro se viajar com ele para o nosso país com a respectiva documentação legal.

Se o fizer, informe-se, pois podem ser domesticados como cães e gatos, mas são muito mais complexos e requerem muitos mais cuidados.
aanaa
Membro
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

sábado mai 23, 2009 6:03 pm

Que pena serem ilegais...nem faz sentido nenhum. Penso que devemos então ser o unico país da UE =s é mais uma tristeza que este país nosdá...falta de actualização das leis.

As pessoas que os possuem tem-nos de forma ilegal, portanto? não há forma de através de um documento de que o animal não é para caça(ou assim alguma coisa) que permita ter estes animais como animal de companhia?
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

sábado mai 23, 2009 7:42 pm

mesmo que sejam legais nos outros paises , ao entrar em portugal acho que é proibido, mesmo que tenha os papeis todos
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado mai 23, 2009 8:38 pm

Em Portugal, infelizmente os furões ainda são ilegais como animais de companhia e não adianta ter papeis que os legalizam nos outros países. Dê uma olhada neste foro http://www.pcexper.pt/furoes.servebbs.org/

Contudo, os veterinários e a Direcção Geral de Saúde, apoiam a nossa petição para os legalizar e não têm colocado impedimentos à entrada deles no nosso país, via avião. Sei de alguns casos que entraram assim.
E se quer um, tente ver nas companhias aéreas quais as que permitem trazê-lo consigo e compre-o aí. De preferência que não seja Marshall.
Zahn
Membro Veterano

sábado mai 23, 2009 8:57 pm

Então imaginemos que um espanhol, vá, tem um furão e por qualquer razão muda-se para cá. Se tiver a documentação do animal, registo de compra incluído, não o poderá ter cá de qualquer forma? O que faz ao seu pet?

Atenção que não estou a por em causa o que já aqui foi dito, estou sim a perguntar apenas para satisfazer a minha curiosidade.

E quem diz um espanhol diz qualquer outro cidadão ou emigrante de outro país onde sejam legais.
MHZ
Membro Veterano

sábado mai 23, 2009 9:07 pm

Terá de fazer o que todos os portugueses, donos de furões, fazem...escondê-los... :D
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado mai 23, 2009 9:29 pm

MHZ Escreveu:Terá de fazer o que todos os portugueses, donos de furões, fazem...escondê-los... :D
Esconder o quê?? :twisted: :twisted: não existem furões como pet... :twisted: :twisted: :twisted: são porquinhos da india mais esguios e brincalhoes...
...furões??? Náaaaa
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Zahn
Membro Veterano

sábado mai 23, 2009 9:59 pm

MHZ Escreveu:Terá de fazer o que todos os portugueses, donos de furões, fazem...escondê-los... :D
:o

De carro não seria difícil, mas se o dono e pet vêm de avião? :S
MHZ
Membro Veterano

sábado mai 23, 2009 10:14 pm

Native Escreveu:
Esconder o quê?? :twisted: :twisted: não existem furões como pet... :twisted: :twisted: :twisted: são porquinhos da india mais esguios e brincalhoes...
...furões??? Náaaaa
:D :lol:
MHZ
Membro Veterano

sábado mai 23, 2009 10:16 pm

Zahn Escreveu:[
De carro não seria difícil, mas se o dono e pet vêm de avião? :S
Como acima já disse, os veterinários e a Direcção Geral de Saúde, apoiam a nossa petição para os legalizar e não têm colocado impedimentos à entrada deles no nosso país, via avião. Sei de alguns casos que entraram assim.
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sábado mai 23, 2009 10:17 pm

Sim, Portugal é atrasadissimo por os furões serem ilegais, não haja dúvida... É obvio que os veterenários não se opõem, quantos mais "pacientes" melhor, agora quem realmente se importa com a conservação da NOSSA natureza não pensa assim.
MHZ
Membro Veterano

sábado mai 23, 2009 10:21 pm

Não é pelo que diz, pela conservação da natureza que eles ainda não estão legalizados.

Se fosse por isso, então o resto dos países da União Europeia, seriam uns descuidados...
CHGA
Membro Veterano
Registado: terça abr 07, 2009 9:15 pm

sábado mai 23, 2009 10:24 pm

Eu tambem acho que isso nao pode ser justificaçao para tudo, porque desde que haja controle, tudo pode ser feito. Porque afinal de contas. Eles existem na mesma. Certo? Sendo assim mais valia saber que existem e quantos existem para melhor se controlar.
E se fossemos todos a zelar a 1000% pela nossa natureza, um forum de exoticos nao fazia sentido.. Pois são isso mesmo :arrow: exóticos!
<strong>"A man who dares to waste one hour of time has not discovered the value of life." </strong> &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Charles Darwin
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sábado mai 23, 2009 10:35 pm

Mas o perigo do furão é a sua grande adaptabilidade, o que não se passa com todas as espécies exóticas que são vendidos como animais de estimação, reproduzem-se muito rapidamente, escapam muito facilmente, são omnivoros, iam alimentar-se de muitas das nossas espécies mais ameaçadas, como lagartos, cobras, rãs, ovos de aves, etc... Não me intrepretem mal, é um animal a que acho muita piada e provavelmente daria um exelente animal de companhia, o problema está no seu perigo para as nossas espécies. Não podemos ser egoístas a esse ponto.
Responder

Voltar para “Exóticos”