Chinchila - dentes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
isabelmap
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm
Localização: 2 chinchilas e peixes

domingo mai 24, 2009 2:11 pm

Olá

A nossa chinchila está doente... pesquisei na net e penso que o nome que se dá é oclusão dentária (ou algo parecido). Os dentes cresceram muito, a baba escorreu para o queixo e o pelo fica com um aspecto molhado e amarelado. Já é a 3ª vez que lhe cortamos os dentes no vet. mas agora ela praticamente deixou de conseguir comer, não por falta de fome mas algo que tem a ver com os dentes. A vet já lhe viu tudo, diz que não tem feridas nem nada a não ser que, em comparação com a nossa outra chinchila tem um desvio na arcada dentária... será por isso que não consegue comer? Tentámos dar-lhe fruta pois é mais mole que granulado, agora já nem isso e além disso acho que está a desenvolver uma diarreia... que havemos de fazer????????
SMMMJ
Mensagens: 8
Registado: quarta abr 29, 2009 6:59 pm
Localização: 4 cadelas SRD; 1 gata; 1 gato; 1 Tartaruga faces rosadas

domingo mai 24, 2009 3:02 pm

http://www.cheekychinchillas.com/index.html

este site tem muita informação, espero que seja útil.

aconselho a ir a um veterinário especializado em exóticos com a maior urgência.
minetoo
Membro Veterano
Mensagens: 299
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm
Localização: Gata, casal Chinchila, Peixes (cadela e pássaros)

terça mai 26, 2009 10:36 am

Olá,

Eu tenho uma chinchila que tem o mesmo problema dentário... de 3 em 3 meses +/- temos de lhe cortar os dentes, toma uma medicação e fica pronta para as curvas...
No entanto, sempre que vem do Vet, como está muito sensivel dos dentes e por forma a não desnutrir, o vet aconselhou darmos, com a ajuda de uma seringa, papa dos bébés (que eles adoram!) Mas não pode ser uma papa qualquer, tem de ser a que ele prescreveu, pois as Chinc´s sao intolerantes ao leite e derivados! Para variar, também se pode dar daqueles boiões de papa de frutas para bébé, eu dou de frutos da Nestlé (sem lactose ou adição de açicares).

No entanto, no teu caso, Não deves dar nada disto, deves procurar um vet que perceba de chinc´s (se precisares de ajuda, posso tentar saber com uma amiga minha de Lx um bom Vet) o mais rápido possível, uma vez que já está com diarreia e não come!
isabelmap
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm
Localização: 2 chinchilas e peixes

quarta mai 27, 2009 10:10 am

Olá

Obrigada pelas vossas respostas.

Neste momento estamos nesta fase:

Telefonei para a vet por causa de ela não comer e da diarreia. Ela aconselhou-me a cortar a comida em pedacinhos bem pequenos e dar ultralevur (diluido em agua) um ou 2 mililitros de 2 em 2 horas. O que eu estou a fazer é o seguinte... Comecei por dar maça, banana, cenoura, tosta e granulado, td partido em pedaços pequenos, devagar vou começando a retirar a fruta e substituir por mais tosta e granulado. Em vez de dar o medicamento de 2 em 2 horas tenho andado a dar 2x por dia, depois dou-lhe a comida, deixo-a tomar varios banhos (ela passa muito a zona que parece molhada pela areia mas acho que isso é bom) e pronto. As minhas duvidas... será que a comida que lhe dou chega?Gostava de lhe dar um suplemento qualquer para a fortalecer mas tenho medo pois não sei o que hei-de dar. Será que ela vai continuar por muito tempo sem conseguir mastigar?

Pesei-a 2 vezes (dia sim dia não), tinha uma diferença de 5g para menos, será que isso é significativo ou não preciso desesperar?
Neste momento dá-me ideia que as fezes já não estão moles, mas também ainda não me parecem com o formato normal ( tenho 2 chinchilas na gaiola por isso as vezes torna-se um pouco complicado de controlar bem).

Será que devo consultar outro veterinário? Gosto muito da vet onde levo a minha chinchila, mas será que estou a ser bem aconselhada??

Isabel
amsobral
Membro
Mensagens: 70
Registado: domingo fev 26, 2006 9:36 pm

quarta mai 27, 2009 9:09 pm

isabelmap Escreveu:Olá
... Comecei por dar maça, banana, cenoura, tosta e granulado, td partido em pedaços pequenos, devagar vou começando a retirar a fruta e substituir por mais tosta e granulado.
Olá isabelmap,
Não sendo uma perita na matéria mas de certa forma tendo já alguns conhecimentos através de criadores de chinchilas, penso que NUNCA devias dar fruta fresca, só mesmo desidratada. A chinchila não é um coelho e podes crer que têm um sistema digestivo muito mais sensível, cuidado com o que dás.
Se a tua chin está de diarreia deves tentar desfazer tostas e dar-lhe (visto que ela tem dificuldades em mastigar e o feno nesta altura também seria aconselhável), e retira a ração. Tenta observar se ela bebe água se não tenta com uma seringa, ela não pode desidratar.
De qualquer das formas, é urgente ires ao Vet o quanto antes. Tenho conhecimento de um vet especilista em exóticos em Oeiras, procura na Net o nome Vetoeiras e marca uma consulta para o Dr. Rui Patrício, vais ver que não te arrependes.
Boa sorte e vai dando notícias da tua chin.
isabelmap
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm
Localização: 2 chinchilas e peixes

quinta mai 28, 2009 10:55 am

Olá

Infelizmente venho com mais noticias da minha chinchila, e digo infelizmente pois as noticias são péssimas. Eu nas ultimas 2 semanas, ao contrário do que possam estar a pensar, já tinha ido 3 vezes com ela ao vet, e além disso ainda lhe liguei por causa da diarreia. E também sei que a fruta fresca não lhes faz bem mas por outro lado também sei que situações drásticas exigem medidas drásticas e a fruta fresca (e mole) era a unica coisa que lhe conseguia dar, feno ela não come, granulado também não (já experimentei molhar e ela não come) e a tosta é um sacrificio.
Ontem fui a um vet diferente, estive imenso tempo a falar com ela e quando lhe disse o que se passava e que não entendia ela disse-me o que lhe estava a acontecer pois ela própria já tinha tido 3 chinchilas com o mesmo problema. O que se passa é: os dentes incisivos (os da frente) estavam bem, tinham sido cortados e por aí tudo ok, o problema seria nos molares (dentes de trás) que eu juro que nem fazia ideia que as chinchilas tinham dentes atrás! O que acontece é que por alguma razão (um habito alimentar que se alterou, uma ração que enjoou, deixar de comer feno), os dentes deixaram de ter o desgaste natural que devem ter. Ao continuarem com o crescimento natural sem desgaste eles tiveram de arranjar por onde crescer, resultado, os molares têm uma estrutura paralela com raizes em zig-zag, neste momento estão todos tortos e ao não conseguirem crescer mais em comprimento (pois batem uns nos outros) começaram a crescer para cima, ou seja, pelas raizes. Neste caso as raizes vão na direcção do maxilar inferior e as de cima do superior, em baixo a situação não é tão critica mas em cima as raizes começam a afectar os olhinhos e neste momento estão a escassos milimetros da entrarem na cavidade cerebral.
Resumindo, o meu pequenito tem aquele pelinho molhado no peito pois a boca não fecha bem e porque começam mesmo a ter dificuldade em engolir e a baba escorre molhando o pelo e causando peladas. Um dos olhinhos está a ficar com uma infecção devido aos dentes pois estão a chegar muito acima e é por isso que ele não consegue mastigar, porque apesar dos dentinhos da frente estarem bem os de trás estão a estragar tudo e ele tem muitas dores.

Apesar de tudo isto ele continua com a mesma genica de sempre e a unica alteração foi o comer. Perguntei quais eram as opções à vet e ela disse-me que em alguns casos dá para dar uma anestesia geral e tentar limar os dentes, visto que a boca deles é um canal muito pequenino isto é uma coisa horrivel para a chinchila, a boca fica ferida, a anestesia geral é sempre um perigo para um animal tão pequeno e pior que tudo esta é uma doença irreversivel, ou seja, uma vez que acontece, continua sempre a acontecer. No caso do nosso Bob, os dentes de um lado ainda estão mais ou menos, mas do outro estão péssimos, e mais alguns milimetros podem perfurar o cerebro, causando sintomas neurológicos A dra. disse-me que nesta fase só cortando e que eles não têm hipotese de fazer isso, além de que a cura (se é que houvesse) não seria a longo prazo.

Depois de tudo isto perguntei como poderia acabar com o sofrimento dele...
Touxe-o para casa, estou a dar-lhe fruta esmagada pois é o que ele gosta e consegue comer razoavelmente bem, neste momento estou pouco interessada em diarreias (já curei a que ele tinha) e estou a despedir-me dele, coisa que não será fácil mas pronto, prefiro ser eu a sofrer um pouco do que estar a sujeitá-lo a isto.

E pronto, aqui fica este testamento para que o possam ler e decidir... ou de acharem que sou insensivel por mandar o meu lindo Bob para dormir ou de guardarem estas palavras como referência pois afinal existem mais casos destes do que possam imaginar e quem sabe se detectado bem cedo, embora irreversivel, não consigam ajudar as vossas chinchilas melhor do que eu consegui ajudar a minha.

Um abraço
Isabel
minetoo
Membro Veterano
Mensagens: 299
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm
Localização: Gata, casal Chinchila, Peixes (cadela e pássaros)

quinta mai 28, 2009 11:05 am

Olá isabel,

Nem sei por onde começar....há tanta coisa a dizer e responder à tua ultima intervenção.... mas o mais importante neste momento é tentar solucionar o problema (dentro dos possiveis) ao teu chinc´......
Como eu já te tinha dito, a minha chinchila tem esse mesmo problema de dentes!! Por isso ela vai de 3/3 meses ao vet cortar os dentes (da frente e de tras - o que se justificar na altura!)
Tens de ir a um bom médico de exoticos, e parece-me que a amsobral já te deu uma boa dica, LIGA de imediato!

É verdade que as anestesias gerais podem ser problemáticas, mas entre o deixar morrer em agonia ou tentar de tudo.... eu escolhia a 2ª hipótese!

Quanto à tua Vet..... :twisted: ; está mais que visto que nada sabe de exóticos e só te esteve a empatar! é um grande problema neste país... os Vet (quase todos) pensam que são de "clinica geral"..... enfim!
minetoo
Membro Veterano
Mensagens: 299
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm
Localização: Gata, casal Chinchila, Peixes (cadela e pássaros)

quinta mai 28, 2009 3:55 pm

Isabel,

Enviei PM, recebeste?
isabelmap
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm
Localização: 2 chinchilas e peixes

quinta mai 28, 2009 4:15 pm

Recebi e respondi, obrigada.
amsobral
Membro
Mensagens: 70
Registado: domingo fev 26, 2006 9:36 pm

sexta mai 29, 2009 12:02 pm

Lamento imenso o que está a acontecer com o teu chin isabelmap. :cry:

No entanto também sou da opinião do minetoo em não baixares os braços e procurares ajuda de alguém que conhece esta espécie, pelo menos ficas com a consciêncoa limpa e tentaste.
Liga para a Vetoeiras, expõe a situação por telefone e vê o que eles te dissem mas é importante mencionares que já foste a vários vets e estás desesperada que alguém te ajude de verdade, se não encontrares o nº manda-me uma mp, vais ver que eles são impecáveis.
Compreendo que já deves ter gasto muito dinheiro mas se o conseguires salvar compensa o sacrifício e angústia que imagino que tenhas estado estes últimos dias.
Boa sorte e força.
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta mai 29, 2009 3:53 pm

Bem, nem sei o que dizer numa situação destas...querida Isabel, também me foi indicado o Dr. Rui Patricio, apesar de ainda não ter sido necessário, pelas informações que tenho de outras pessoas com exóticos, é um excelente Vet. Não baixes os braços.
Espero que tudo corra bem.
Força...aqui ficamos a aguardar noticias.
Beijinhos
aanaa
Membro
Mensagens: 94
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

segunda jun 01, 2009 7:57 pm

Isabelp, antes de mais quero deichar-lhe o meu apoio nesta altura dificil que está a passar.
Espero que o vet de exoticos tenha conseguido resolver-lhe o assunto do seu chin.
Neste momento estou fora de portugal e sei que nestes casos geralmente tiram-se os dentes e fica o assunto resolvido. se forem os da frente que são usados para prender o alimento basta passar a dar pedacinhos mais pequenos, se forem os de trás dá se comida molinha.
Tenho uma amiga que teve um coelho anão com o mesmo problema e acabou por eutanasiar e vejo hoje que foi uma morte desnecessária.
Não sei se o vet terá sugerido esta opção(que nem sei se é comum em portugal), mas se calhar vale a pena sugerir-lhe isso....?
Concerteza tomarão os 2 em conjunto uma resolução que será sem duvida a melhor po chin, disso não tenho duvidas, mas se a solução fosse mante-lo vivo de certeza que todos ficavam mais felizes de certeza

Vá dando noticias que estou a torcer pelos2
isabelmap
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm
Localização: 2 chinchilas e peixes

quarta jun 03, 2009 10:41 pm

Obrigada a todos

Posso dizer que fiz a ultima tentativa e apesar de não ser nada barato e realmente ja ter gasto bastante não é por aí pois ele merece.

O Dr. Rui já o viu, disse que estava mal mas que ia tentar e depois se via com o andamento da coisa. Cortou-lhe os dentes de trás (disse que não se podia arrancar) e ficou a medicamentos durante 8 dias. Infelizmente está a perder o apetite, a vivacidade e o peso de dia para dia, por isso... vou esperar pela semana que vem, vou falar com o dr. e então ele ajudar-nos-á a decidir o que deve ser feito.

Isabel
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta jun 04, 2009 12:54 am

Vou estar a torcer por vocês, espero que em breve tenhamos boas noticias.
Beijinhos
amsobral
Membro
Mensagens: 70
Registado: domingo fev 26, 2006 9:36 pm

quinta jun 04, 2009 8:50 am

Fico contente por não teres baixado os braços, sei que o dinheiro também faz falta e infelizmente os veterinários não são nada baratos.
Mas o teu chin está em boas mãos. Vais ver que a medicação vai começar a fazer efeito e ele vai melhorar.
Também estou a torcer pelos 2.
Boa sorte.
Responder

Voltar para “Exóticos”