Ratazana - Joaninha
-
- Membro
- Registado: sexta out 20, 2006 1:20 pm
- Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi
Olá
No passado sábado fui a setúbal buscar a Joaninha (ratazana), que já estava reservada mas que eu só fui buscar depois de ter as acomodações preparadas.
Eu ainda tenho um pouco de receio em mexer-lhe não vá ela dar umas dentadinhas, mas solto-a todos os dias para ela se exercitar.
O que eu gostaria que os experientes na matéria me dissessem é como a devo treinar. Ela ontem veio para o meu colo e fez logo as necessidades, como a devo ensinar?
Elas costumam morder?
Falem-me dos vossos animais para eu aprender um pouco com quem já sabe.
Obrigado
No passado sábado fui a setúbal buscar a Joaninha (ratazana), que já estava reservada mas que eu só fui buscar depois de ter as acomodações preparadas.
Eu ainda tenho um pouco de receio em mexer-lhe não vá ela dar umas dentadinhas, mas solto-a todos os dias para ela se exercitar.
O que eu gostaria que os experientes na matéria me dissessem é como a devo treinar. Ela ontem veio para o meu colo e fez logo as necessidades, como a devo ensinar?
Elas costumam morder?
Falem-me dos vossos animais para eu aprender um pouco com quem já sabe.
Obrigado
-
- Membro
- Registado: domingo abr 12, 2009 3:12 pm
Olá Lena,
Eu tive gerbos da mongólia (sei que não é a mesma coisa), mas eles ao principio deixavam sempre presentinhos e xixis, mas com o tempo os cocos pararam, mas os xixis continuaram sempre.
O que podes sempre fazer é contar o tempo que a Joaninha se aguenta sem fazer nada e logo que começar poem-na na gaiola e depois voltas a pegar nela. Assim ela sabe que sempre que fizer ela volta para a gaiola.
Boa sorte com a tua menina
Eu tive gerbos da mongólia (sei que não é a mesma coisa), mas eles ao principio deixavam sempre presentinhos e xixis, mas com o tempo os cocos pararam, mas os xixis continuaram sempre.
O que podes sempre fazer é contar o tempo que a Joaninha se aguenta sem fazer nada e logo que começar poem-na na gaiola e depois voltas a pegar nela. Assim ela sabe que sempre que fizer ela volta para a gaiola.
Boa sorte com a tua menina

-
- Membro
- Registado: domingo abr 12, 2009 3:12 pm
De nada
Ficamos à espera então das fotos da tua menina

Ficamos à espera então das fotos da tua menina

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am
Tenho ratazanas há relativamente pouco tempo e há por aí gente com mais experiência que eu.
No entanto, posso dizer-te como fiz com as minhas. Escolhi um sítio da casa onde não tivesse nada. Como tenho um quarto vazio, escolhi esse quarto (mas na falta disso, o sofá serve). Meti a gaiola no chão e soltei-as. De 5 em 5 minutos, metia-as dentro da gaiola. Entretanto, elas começaram a entrar na gaiola sozinhas. Hoje, é muito raro fazerem algo fora da gaiola.
Quanto a morderem... as minhas apenas tentaram provar os meus dedos, ou seja, metem os dentinhos e apertam um pouco mas não magoa nem faz sangue sequer.
Aqui, evito ao máximo que as pessoas metam os dedos por entre as grades (porque podem ir lá com as mãos a cheirarem a algo a que eles achem piada e...). Por isso, a quererem mexer em alguma das minhas ratazanas, ou abrem a gaiola e lhes fazem festas ou pegam ao colo, ou então não mexem.
No entanto, posso dizer-te como fiz com as minhas. Escolhi um sítio da casa onde não tivesse nada. Como tenho um quarto vazio, escolhi esse quarto (mas na falta disso, o sofá serve). Meti a gaiola no chão e soltei-as. De 5 em 5 minutos, metia-as dentro da gaiola. Entretanto, elas começaram a entrar na gaiola sozinhas. Hoje, é muito raro fazerem algo fora da gaiola.
Quanto a morderem... as minhas apenas tentaram provar os meus dedos, ou seja, metem os dentinhos e apertam um pouco mas não magoa nem faz sangue sequer.
Aqui, evito ao máximo que as pessoas metam os dedos por entre as grades (porque podem ir lá com as mãos a cheirarem a algo a que eles achem piada e...). Por isso, a quererem mexer em alguma das minhas ratazanas, ou abrem a gaiola e lhes fazem festas ou pegam ao colo, ou então não mexem.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p> Não me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Quando são jovens acho que do nervosismo e insegurança, soltam presentes e xixis, mas depois deixam de o fazer, quanto ao pegar deves pegar ja do inicio ou mais tarde vai ser mais dificil ou pode até não deixar...
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
-
- Membro
- Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi
Obrigado a todos pela ajuda e pelas dicas.
Agora e como já referi num outro tópico, vou procurar outra menina, que gostava que fosse dumbo, para lhe fazer companhia pois sei que elas gostam. se souberem de alguém da minha zona, Setúbal, que tenha uma a mais, por favor digam.
Mais uma vez, muito obrigado
Agora e como já referi num outro tópico, vou procurar outra menina, que gostava que fosse dumbo, para lhe fazer companhia pois sei que elas gostam. se souberem de alguém da minha zona, Setúbal, que tenha uma a mais, por favor digam.
Mais uma vez, muito obrigado
-
- Membro

Pois miguelabm, mas não sou, sou da zona de Setúbal, quer dizer daqui a Setúbal ainda são 50 km, mas como vou lá algumas vezes.....
Pode ser que haja alguma alma caridosa aqui da zona que tenha e que ofereça a companhia à Joaninha.
-
- Membro Veterano
É impossível que as minhas ratazanas tenham vindo do Entroncamento até Viana do Castelo e vocês, aí a "5 minutos" de vários criadores, não resolvam facilmente uma entrega.
(É certo que uma das rataz veio por boleia, mas várias vezes me desloquei pessoalmente até Lisboa para ir buscar animais, simplesmente, porque queria mesmo muito o bicho.)
Faz lá um esforcito, Lena, e vai buscar a dumbinha para fazer companhia à linda Joaninha.
(É certo que uma das rataz veio por boleia, mas várias vezes me desloquei pessoalmente até Lisboa para ir buscar animais, simplesmente, porque queria mesmo muito o bicho.)
Faz lá um esforcito, Lena, e vai buscar a dumbinha para fazer companhia à linda Joaninha.

-
- Membro
É claro que eu vou, Ninoquinha, só que ainda ninguém me disse que me arranjava uma.
Só para ter uma ideia, a Joaninha e o Sansão e a Dalila (Uromastyx) vieram de Setúbal, a Kyara (DB) veio de Vialonga e o Adão e a Eva (Riopa Fernandi) vieram de Santarém, a Estrelinha veio de Lisboa, como vê eu até faço esforço de ir a alguns lados. No entanto se fosse em Setúbal eu poderia ir mais cedo, só isso.
Por isso fico à espera da companhia para a Joaninha.
Abraços
Só para ter uma ideia, a Joaninha e o Sansão e a Dalila (Uromastyx) vieram de Setúbal, a Kyara (DB) veio de Vialonga e o Adão e a Eva (Riopa Fernandi) vieram de Santarém, a Estrelinha veio de Lisboa, como vê eu até faço esforço de ir a alguns lados. No entanto se fosse em Setúbal eu poderia ir mais cedo, só isso.
Por isso fico à espera da companhia para a Joaninha.
Abraços
-
- Membro Veterano
Então, contacta os criadores daí de perto e pergunta se não têm nenhuma dumba para venda. Não fiques é à espera que sejam eles que tomem a iniciativa, como é lógico. 

Lembrei-me de uma regra que tenho e aconselho a quem dou ratazanas, nunca dar guloseimas pelas grades, para evitar que comecem a achar que tudo o que entra pelas grades é comida e trinquem e pode ser dedo;)...guloseimas dou dentro da gaiola ou fora
para habituar a lamber os dedos sem morder, um dedo besuntado de iogurte costuma resultar, se elas derem uma trinquinha a tentar descobrir onde acaba o iogurte e começa o dedo, pode dar-se um toque de repreensão no nariz e dizer não. Um sitio tambem bom para brincarmos é com uma manta velha em cima da cama e solta-las lá