2 pdi juntos - duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

sábado jun 13, 2009 4:02 pm

Ola boa tarde a todos, quero tirar algumas duvidas. Tenho um porquinho da india o Eurico mas ele está sosinho. Ando a ver de outro para fazerem companhia um ao outro.

1 - A pouco tempo comprei um pdi para oferecer a uma amiga de prenda de anos, até ao dia de anos ficou na minha casa junto com o Eurico. Ele era ainda pequenino. O Eurico passava os dias (e noites) a fazer uns sons que nunca tinha ouvido, aquele tipico "brrr" mas mais baixinho e sempre a roçar-e no pequenino, as vezes parecia que queria ir para cima dele. Isto é mesmo tipico deles? É por uma questao de hierarquia? Gostaria que me explicassem esta situação. É que durante essa semana parecia que nem durmia, pois estava sempre a fazer isso no pequenino.

Recentemente levei o Eurico a casa dessa minha amiga para ver o amigo, aconteceu exactamente o mesmo mas desta vez foi ao contrario, era o pequenino (que ja esta mais crescido) a fazer aquilo ao Eurico.

2 - Quando adquirir outro porquinho da india convem ser ainda novinho ?

3 - Quanto á gaiola, a que tenho de momento não dá para ter os 2, ficam com pouco espaço, mas ja estou a tratar do assunto. Vi uma gaiola, que por acaso é baratissima, grande. Quer dizer, é ligeiramente mais larga em cumprimento e largura que a que ja tenho, mas em altura é bastante grande, permitindo que possa fazer mais 1 ou 2 andares até. A questao é, quando há mais andares na gaiola e com uma rampa de acesso eles sobem lá para cima na boa? Para explorarem mais o seu espaço? Ou apenas se ficam pelo res do chao nao se aventurando a ir para outros andares ?

Acho que por agora nao me recordo de mais questoes e peço desculpa pelo testamento (os meus topicos sao quase todos assim :oops: )
Diabinha95
Membro
Registado: domingo abr 12, 2009 3:12 pm

sábado jun 13, 2009 8:17 pm

Oi!
Vou tentar responder ás tuas perguntas:
1ª: Eu tenho um macho e uma fêmea, e o macho faz exactamente o mesmo que o teu. E eles têm a mesma idade. Nunca soube o que era mas acho que é uma forma de mostrar quem manda. Também fazem o mesmo (o dois, não só o macho) quando lhes dou festas pelo sentido contrário do pêlo, uma coias que eles odeiam...

2ª: Sim, convém ser mais novinho. Porque se não fosse, poderia arranjar guerras entre eles. Sendo que, aquele que vai chegar, mais novo que aquele que já lá antes estava, o mais velho irá mostrar quem manda e o outro terá respeito pelo mais velho.

3ª: Os porquinhos da índia são muito terrestres por isso, se decidires fazer pisos, convém que não sejam muito altos, porque podem cair e magoarem-se. Se os pisos forem altos tenta fazer as rampas o menos inclinadas possível.

Espero ter ajudado. :wink: Se estiver errada nalguma coisa corrijam-me.
Boa sorte! :)
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado jun 13, 2009 8:42 pm

Diabinha95 Escreveu:Oi!
1ª: Eu tenho um macho e uma fêmea, e o macho faz exactamente o mesmo que o teu. E eles têm a mesma idade. Nunca soube o que era mas acho que é uma forma de mostrar quem manda. Também fazem o mesmo (o dois, não só o macho) quando lhes dou festas pelo sentido contrário do pêlo, uma coias que eles odeiam...
Tem a certeza que odeiam? É que os porquinhos fazem esse som quando gostam de alguma coisa. Eu cheguei a fazer experiências com as minhas porquinhas, a dar-lhes festas de formas diferentes, em locais diferentes, à procura desse som característico.

Quanto a fazer esse som na presença de outro porquinho (e "saltar-lhe para a espinha), sim, trata-se de uma questão territorial. Para mostrar quem manda.

De resto não tenho nada a acrescentar. Já foi tudo respondido.
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

sábado jun 13, 2009 10:07 pm

Ola

nada há a acrescentar ao que já te disseram...

O som que referiste à partida deve ser territorial...(uma vez que disseste que o mais velho se roça e que estão muito tempo a fazer isso)

Tens de ter sempre cuidado especialmente com dois machos. Eles começam a fazer esse som, como te disseram, para estabelecem a hierarquia entre eles... se vires que começam a ficar um pouco mais "enervados" como começaram a levantar o focinho ou a dar "cuzadas" :lol: é porque o mais provável é não se estarem a dar bem... certifica-te que tens uma taça de comida e uma casita para cada (ou nenhuma e dormem os dois no chão)... porque frequentemente dá azo a "lutas" por comida ou espaço. Vou-te dar o meu exemplo... tenho dois porquinhos com uma diferença de 7 meses, sempre estiveram juntos desde que o mais novo foi separado da mãe e já estavam juntos quando os comprei (o Kiko ja tinha quase um aninho quando veio cá para casa...) e no entanto, sem mais nem menos, mesmo do nada, começaram a brigar.... foi até hoje, nunca mais os consegui juntar e ainda bem que por acaso estava em casa senao acabava mal... eram pêlos e sangue por todo o lado. Portanto, mesmo estando habituados e sendo um mais novo (e também mesmo tendo espaço e taças de comida para cada um) deves preparar-te para o facto de eventualmente eles não se darem bem, com machos é um pouco mais complicados do que com as fémeas.

De qualquer forma, sim, deves comprar sempre um mais novo ou uma fêmea "castrada" (diz-se castrada para as fêmeas? tive uma branca...) :lol:

No que respeita à gaiola... não interessa muito a altura que eles não são muito aventureiros, mas há excepções! os meus por exemplo... gostam de subir a tudo o que podem (coitadinhos, como é óbvio não conseguem mais do que a altura de um degrau mas já é um bom exercício) e saltar do sofá para o chão... o Péricles fugiu um dia da gaiola e ainda tou para perceber como fez a proeza. Depende da personalidade dos porquinhos.... Só experimentando. 2 pisos é demais... podes experimentar apenas 1 piso se tiveres largura/comprimento suficiente para teres uma rampa pouco inclinada (caso contrário eles não conseguem subir).

Deixo-te um video precisamente sobre rampas para porquinhos. Vais logo reparar (como no filme) que eles não se sentem muito motivados no início, mas depois de perderem o medo não tenhas duvidas que vão adorar!

http://www.youtube.com/watch?v=eIYt9VIXMtM

(consegui escrever um testamento maior que o teu!) :lol:
ShyFairy
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 11:57 pm

Esse video tá engraçado, tem um belo espaço para os porquinhos. E lá está as redes que ando a procura e nao acho :( QUanto á rampa, será mais deitada do que a que é apresentada no video, logo penso que nao haverá muita dificuldade em subi-la.

Quanto aquele som que referi, o meu faz isso muitas vezes quando estou a fazer festinhas, mas verdade seja dita que ja li varias contradiçoes em varios sites, alguns referem que esse som é porque eles nao gostam, outros referem que é porque estao a gostar.. enfim. Acho que o meu so nao gosta qd faço festas do lado contrario do pelo mas de resto ele faz esse som varias vezes.

Mas quando tive cá aquele porquinho com ele, vou ser sincera, aquele som que ele fazia ja se tornava irritante lol porque era o dia e noite inteiros a fazer isso ao mesmo tempo que se roçava no outro.

Mas agora digam-me lá acham que mais vale tentar fazer um espaço tipo como este do video que seja mais espaçoso (confesso que nao tenho assim tanto espaço mas pronto) ou poderei apostar na tal gaiola ? a gaiola é grandita e tal , dá para ter um segundo andar com uma rampa a vontade. Se conseguisse arranjar o coroplast e aquelas redes tornava-se mais facil :S
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

domingo jun 14, 2009 10:08 am

Olá,

A rampa do video é enorme!
Um dos meus porquinhos saltava e gostava das "alturas", mas acho essa rampa perigosa...

Sobre a questão das gaiolas, as redes (ou grades) vendem-se na La Redoute. (ou pelo menos costumavam ter).

O Coroplast- ou polipropileno alveolar - vende-se em lojas que vendem acrílicos. Se fores de Lisboa, em Benfica existe uma loja que vende.

Se não puderes ter uma gaiola grande, porque não construir um parque?
Pessoalmente, acho que a vantagem de uma gaiola grande é a higiene do animal (ou animais). Ter espaço suficiente para fazer as necessidades, comer e deitar-se sem que seja tudo no mesmo sítio! Mas de qualquer forma é bom poderem sair, explorar um pouco, terem espaço para correr até!

Já vi pessoas, até aqui do fórum, que usaram uma cerca de madeira (penso que encontras facilmente em lojas de bricolage) como recinto fechado para os porquinhos andarem à vontade num espaço controlado.

Sobre a introdução de um novo animal, vê estes links:
http://porquinhos.no.sapo.pt/ (link adquirir porquinhos - dicas para juntar dois porquinhos)
http://piggietalk.blogspot.com/2007/01/ ... rt-ii.html (como eu fiz com os meus)

Espero que ajude :D
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
ShyFairy
Membro Veterano

domingo jun 14, 2009 10:55 am

Ja li os links. Ja tenho algumas dicas importantes.

Quanto ao espaço que tenho é assim, a gaiola está no meu quarto, eu nao tenho assim muito espaço para fazer o tal parque, daí ter pensado naquela gaiola que vi. Mas era bem melhor tentar construir com aquele material coroplast/redes. Eu ja tinha antes visto na la redoute mas nunca cheguei a ver material desse.. ou entao nao estou a procurar correctamente.

Tenho de pensar muitooo muito bem primeiro nas condiçoes.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jun 14, 2009 11:54 am

Quanto às grades, comprei-as recentemente na La Redoute. Vá ao site da La Redoute, escreva "cubo" na barra de pesquisa e voilá, aparecem essas grades.

Quanto ao local onde comprar o prolipropileno alveolar, não sabia que havia também em Benfica. Qual é o nome da loja, sabe? E onde fica exactamente?

Eu encontrei uma loja aqui onde vivo e quase tive um ataque cardíaco quando a senhora me disse o preço daquilo. 50 euros. Só podia estar a gozar! Já li em tanto sítio que o preço varia entre os 5 e os 20 euros e ela vem-me pedir 50?! Tá parva! Fugi da loja a sete pés! Ainda me roubava a carteira! :x
ShyFairy
Membro Veterano

domingo jun 14, 2009 12:29 pm

Ehehehe pois 50 euros... eu nao sei exactamente o preço daquilo mas ja li em varios sitos e varia entre esse preço..5 a 20 euros. Agora 50 ?? Irra.. foge, foge :twisted:

Ja encontrei as tais redes! o pior é que ja tinha visto aquela imagem varias vezes e nunca me apercebi que era aquilo que procurava ops :oops: ihihi

Acho que o coroplast ja encontrei ca em evora, numa loja que está para abrir brevemente !
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

terça jun 23, 2009 10:40 am

Aqui no site dos 3 porquinhos tem a indicação de lojas:

http://os3porquinhos.tripod.com/contactos.htm

A primeira loja é a tal de benfica.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

sábado jul 04, 2009 1:28 pm

os porquinhos não gostam muito de festas na parte traseira, por vezes quando um macho corteja uma femea faz um barulho"tipo tremideira" e uma dança a que se chama rumba, abana só o rabiosque lentamente para a femea.

é essas peças em rede são caras mesmo não compensa, acho mais económico comprar logo uma gaiola grande, a minha custou 130 € é linda e ainda posso fazer mais um piso, já tem porta feno bebedouro comedouro e "casota", já tentei por aki o url da pagina, mas nao consigo, nao sei porquê
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo jul 05, 2009 6:09 pm

Diabinha95 Escreveu:Oi!
1ª: Eu tenho um macho e uma fêmea, e o macho faz exactamente o mesmo que o teu. E eles têm a mesma idade. Nunca soube o que era mas acho que é uma forma de mostrar quem manda.
Entre macho e fêmea significa fazer a corte à fêmea. Entre 2 machos ou 2 fêmeas é um som que se prende com questões territoriais.
Diabinha95 Escreveu: Também fazem o mesmo (o dois, não só o macho) quando lhes dou festas pelo sentido contrário do pêlo
Os porquinhos apreciam festinhas dos donos e esse som é sinal de satisfação. Muitos dos meus fazem isso. :wink:
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 6:10 pm

lobosentado Escreveu:os porquinhos não gostam muito de festas na parte traseira
Mesmo nada... lol :D
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 6:13 pm

ShyFairy Escreveu:3 - Quanto á gaiola, a que tenho de momento não dá para ter os 2, ficam com pouco espaço, mas ja estou a tratar do assunto. Vi uma gaiola, que por acaso é baratissima, grande. Quer dizer, é ligeiramente mais larga em cumprimento e largura que a que ja tenho, mas em altura é bastante grande, permitindo que possa fazer mais 1 ou 2 andares até. A questao é, quando há mais andares na gaiola e com uma rampa de acesso eles sobem lá para cima na boa? Para explorarem mais o seu espaço? Ou apenas se ficam pelo res do chao nao se aventurando a ir para outros andares ?
Para 2 porquinhos da India as medidas mínimas são 1mx50cm. Claro que quanto maior melhor. Eles agradecem sempre, podem movimentar-se muito melhor e dar uns passeios :wink:
Nada de andares nem patamares... Eles não precisam desses extras nem se devem fazer ou comprar gaiolas com patamares pelas razões já indicadas por outra forista: podem cair, magoar-se...
Responder

Voltar para “Exóticos”