Boas, gostaria algumas informaçoes sobre porquinhos da india, cuidados basicos, preço, gostaria de ter um apenas e so para animal de companhia e gostaria de me informar mais um pouco sobre eles, logo nao estaria intereçado em nenhuma raça em particular apenas um rafeirinho.
Obrigado.
Porquinhos da India
olá.
geralmente nas lojas de animais esses rafeirinhos custam 7€50.
quanto aos cuidados a ter com eles e as condiçoes nao posso falar pois nao tenho experiencia com porquinhos e nao estou bem informada, alguem com experiencia virá ajudá lo nisso.
kanto a mante lo sozinho nao costuma ser muito aconselhavel nos porquinhos pois sao animais muito sociaveis e apreciam a companhia de outros da mesma especie.
se de facto so desejar ter um terá de dispensar lhe muito tempo para que ele nao se sinta sozinho e para "adopta lo" como o seu companheiro.
bem acho que nao posso ajudar posso ajuda lo muito mais.
boa sorte
geralmente nas lojas de animais esses rafeirinhos custam 7€50.
quanto aos cuidados a ter com eles e as condiçoes nao posso falar pois nao tenho experiencia com porquinhos e nao estou bem informada, alguem com experiencia virá ajudá lo nisso.
kanto a mante lo sozinho nao costuma ser muito aconselhavel nos porquinhos pois sao animais muito sociaveis e apreciam a companhia de outros da mesma especie.
se de facto so desejar ter um terá de dispensar lhe muito tempo para que ele nao se sinta sozinho e para "adopta lo" como o seu companheiro.
bem acho que nao posso ajudar posso ajuda lo muito mais.
boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 02, 2009 10:17 pm
Estou a escrever com a minha porquinha da india no colo.
Estes bichinhos precisam de uma gaiola ampla, litter, feno, comida apropriada, e vegetais diariamente.É conveniente sim,ter 2 porquinhos, mas ter 1 também é possivel. Eu só tenho uma, porque de momento nao posso ter mesmo mais.
Estes bichinhos precisam de atenção e paciencia...
Há quem diga que cheiram mal, que o xixi também cheira mal...enfim, isso não é bem verdade.Primeiro de tudo, acho que nenhum xixi cheira a flores nao é mesmo?
Tudo depende da higiene que tens com o teu bichinho. O porquinho da india, tende a escolher um sitio particular para fazer o seu coco, o que nao quer dizer q tb nao o faça no resto da gaiola.Todos os dias, vou com uma pá, e retiro aquela parte que tem xixi e coco.Para além disso, passados cinco dias mais o menos, depois de ter mudado o cerrim da gaiola, volto a mudar, e limpo muito bem a gaiola. Logo, não há cheiro nenhum...
Estes bichinhos precisam de uma gaiola ampla, litter, feno, comida apropriada, e vegetais diariamente.É conveniente sim,ter 2 porquinhos, mas ter 1 também é possivel. Eu só tenho uma, porque de momento nao posso ter mesmo mais.
Estes bichinhos precisam de atenção e paciencia...
Há quem diga que cheiram mal, que o xixi também cheira mal...enfim, isso não é bem verdade.Primeiro de tudo, acho que nenhum xixi cheira a flores nao é mesmo?
Tudo depende da higiene que tens com o teu bichinho. O porquinho da india, tende a escolher um sitio particular para fazer o seu coco, o que nao quer dizer q tb nao o faça no resto da gaiola.Todos os dias, vou com uma pá, e retiro aquela parte que tem xixi e coco.Para além disso, passados cinco dias mais o menos, depois de ter mudado o cerrim da gaiola, volto a mudar, e limpo muito bem a gaiola. Logo, não há cheiro nenhum...
-
- Membro Veterano
Tens aqui um site óptimo com todo tipo de material que podes precisar, desde gaiolas, camas, trelas, feno, comida, suplementos(o feno já é um suplemento)...A proposito, é essencial dar cenoura e outros alimentos com vitamina C ao teu porquinho.
http://www.girafaonline.com/
Exemplo de uma gaiola razoavel, que encontras à venda em qualquer loja de animais por aproximadamente 20 euros
http://www.girafaonline.com/catalog/pop ... p?pID=3458
http://www.girafaonline.com/
Exemplo de uma gaiola razoavel, que encontras à venda em qualquer loja de animais por aproximadamente 20 euros
http://www.girafaonline.com/catalog/pop ... p?pID=3458
Posso também partilhar os meus conhecimentos, quanto a gaiola quanto maior melhor, essa é a primeira. Quanto ao cheiro ha materiais que evitam que sintam esses cheiros do xixi , eu uso cats best e até agora foi o melhor que ja comprei pois com esse material para o fundo da gaiola nunca mais se sentio o cheiro a urina.Em todo o caso, á que limpar a gaiola com alguma frequencia, eu so preciso mudar uma vez por semana, uma vez que o cheiro nunca fica intenso e ele nao é de sujar muito.
Água sempre disponivel em bebedouros de biberon. Feno sempre ,sempre disponivel. Ração para porquinhos uma vez ao dia, ou duas vezes mas em pouca quantidade. Vegetais frescos sempre todos os dias: cenouras, broculos, coentros, salsa, pepino, pimentos, pero...ha uma grande variedade se bem que nao se deve abusar da fruta.
Quanto ao facto de só querer um, entao aconcelho a dispensar de muito tempo com o seu porquinho, eles sao animais muito sociaveis e apreciam muito a companhia de outros porquinhos, pelo menos 1. Não é aconcelhavel ter apenas um porquinho. Eu tambem so tenho um, mas apenas porque o queria conhecer bem e aprender e a conhecer realmente o que é um porquinho da india e também porque tinha quase o dia todo para tar com ele. Uma vez que agora, infelizmente, ja nao disponho de tempo para estar sempre com ele, apenas uma parte do dia, e notei uma grande diferença nele, anda mais mole, menos activo, até me parece triste, dai ter pedido um outro porquinho pois é mesmo essencial que ele conviva com outro.
Boa sorte
Água sempre disponivel em bebedouros de biberon. Feno sempre ,sempre disponivel. Ração para porquinhos uma vez ao dia, ou duas vezes mas em pouca quantidade. Vegetais frescos sempre todos os dias: cenouras, broculos, coentros, salsa, pepino, pimentos, pero...ha uma grande variedade se bem que nao se deve abusar da fruta.
Quanto ao facto de só querer um, entao aconcelho a dispensar de muito tempo com o seu porquinho, eles sao animais muito sociaveis e apreciam muito a companhia de outros porquinhos, pelo menos 1. Não é aconcelhavel ter apenas um porquinho. Eu tambem so tenho um, mas apenas porque o queria conhecer bem e aprender e a conhecer realmente o que é um porquinho da india e também porque tinha quase o dia todo para tar com ele. Uma vez que agora, infelizmente, ja nao disponho de tempo para estar sempre com ele, apenas uma parte do dia, e notei uma grande diferença nele, anda mais mole, menos activo, até me parece triste, dai ter pedido um outro porquinho pois é mesmo essencial que ele conviva com outro.
Boa sorte

quanto a isso nao ha problema de serem ambos do mesmo sexo, alias, ate é o ideal porque assim nao tem de se preocupar por eles se reproduzirem nem em castra los.
os porquinhos dao-se bem com outros do mesmo sexo nao ha o problema de existirem brigas (salvo algumas excepçoes, mas pelo que vejo por aqui geralmente nao ha problema)
os porquinhos dao-se bem com outros do mesmo sexo nao ha o problema de existirem brigas (salvo algumas excepçoes, mas pelo que vejo por aqui geralmente nao ha problema)

Quando habituados desde pequenos não existe problema e sendo apenas 2 co-habitam pacificamente. Em grupos maiores só de machos é que começam a surgir questões territoriais com o passar do tempo (crescimento deles).SofiaCM Escreveu:os porquinhos dao-se bem com outros do mesmo sexo nao ha o problema de existirem brigas (salvo algumas excepçoes, mas pelo que vejo por aqui geralmente nao ha problema)
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Vou deixar aqui o texto que escrevi para o meu site, já lhe dará uma ajuda, penso eu:galaxi Escreveu:Boas, gostaria algumas informaçoes sobre porquinhos da india, cuidados basicos, preço, gostaria de ter um apenas e so para animal de companhia e gostaria de me informar mais um pouco sobre eles

"Para além da ração própria e feno sempre disponíveis, poderão dar vegetais, tais como: couve lombarda e portuguesa (só as folhas verdes escuras!), pepino, beterraba, tomate, cenoura, salsa e coentros (não dar a fêmeas grávidas!), pimento, bróculos (os bróculos, por ex., são importantes para compensar os níveis de Vitamina C nos porquinhos, já que estes roedores não sintetizam esta vitamina, pelo que deve ser fornecida diariamente em vegetais frescos e frutas - laranja seria o ideal mas há porquinhos que não a comem), dentes-de-leão (existe feno com este componente), rama de cenoura.
Frutas: maçã, pêra (não muito madura, de preferência pêra rocha), laranja, uvas, cascas de melão e melancia. Cuidado não exagerar na fruta por causa do açucar. Nunca dar alface, até porque nem tem elevado valor nutritivo e provoca diarreia. Figos provocam a morte. Alimentos tóxicos: ervilhas, feijões, batatas.
O feno é extremamente importante na alimentação dos Porquinhos-da-Índia por ser rico em celulose, por ser uma mistura de diferentes ervas e - bastante importante - ajuda imenso no desgaste dos dentes. Este deverá ser seco e com cor verde.
Podem também dar Alfalfa mas apenas 2 vezes por semana e uma pequena porção, pois contém níveis elevados de cálcio que lhes provoca problemas nas articulações e não deve, por isso, ser um substituto do feno (este sim, sempre à disposição e sem limites de dosagem). Utiliza-se a Alfalfa sobretudo em fêmeas gestantes ou a amamentar e nas crias.
Qualquer vegetal ou fruta que fique na gaiola e que já não esteja fresco deve ser logo retirado pois poderá provocar diarreia, além de atrair pequenos insectos devido ao estado de decomposição. Todo e qualquer alimento a que o porquinho não esteja habituado, deve ser introduzido gradualmente e em pequenas quantidades. O mesmo se aplica à ração; se pretende mudar de marca ou até mudar de gama dentro da mesma marca, esta mudança deve ser feita cuidadosamente, misturando a ração que se pretende introduzir com aquela a que o animal já está habituado. Assim evitará que o animal tenha problemas graves que podem, muitas vezes, levar à morte (informação facultada por veterinário de exóticos).
É também muito importante que o animal tenha sempre um bebedouro com água disponível e que esta seja trocada regularmente. No verão trocar diariamente e, se necessário, mais que uma vez por dia."
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Litter não... Nunca areia para gatos.Carminhoss Escreveu: litter
Usar apenas aparas de madeira, carolo de milho (corn cobs) ou prensado de madeira (cat's best).
-
- Membro Veterano
Correcto, eu utilizei essa expressao por ignorancia, achando que seria a designação para o material utilizado nas gaiolas, porque uso aparas de madeira.Di1975 Escreveu:Litter não... Nunca areia para gatos.Carminhoss Escreveu: litter
Usar apenas aparas de madeira, carolo de milho (corn cobs) ou prensado de madeira (cat's best).